Tertúlias Essenciais - TEMA: Reflexão em torno da Agenda Angola 2050

Reflexão em torno da Agenda Angola 2050.

Participantes:
Manuel Neto da Costa;
Paulo Inglês;

Graça Campos.

Data de Emissão: 27-05-2023 às 10:00
Género(s): Comentário, Opinião
 
PARTICIPANTES
Tertúlias Essenciais - Revisão Constitucional

Convidados:

Nelson Pestana “Bonavena”;

Reverendo Ntoni-a-Nzinga;

Kizua Gourgel;

Paulo Inglês;

Conceição Vaz;

Sérgio Raimundo;

Cláudio Silva.

Data de Emissão: 20-05-2023 às 10:00
Género(s): Debate
 
PARTICIPANTES
Tertúlias Essenciais - Edição de 13 de Maio de 2023

CONVERSAS ESSENCIAS

O País ainda está sob o trauma do que aconteceu ou não ao Presidente da República na sua ida a Londres, onde era suposto assistir à coroação do Rei Carlos III, quando lhe cai à cabeça outra pedrada, cujo protagonista é, também, o Presidente da República.
Com efeito, numa entrevista que concedeu à cadeia televisiva gaulesa France 24, o Presidente João Lourenço faz suspense sobre se disputará ou não um terceiro mandato. Num país, cuja Constituição estabelece em dois o número de mandatos presidenciais, a tergiversação de João Lourenço a respeito legitima receios de que ele não se conforma com os actuais limites impostos e que estará disposto a esticar a corda.
Atordoados com as tergiversações do Presidente da República, os angolanos tomaram, também, ciência de que o aparentemente intocável Joel Leonardo, presidente do Tribunal Supremo e do Conselho Superior da Magistratura Judicial incluiu um jurista, Carlos Cavuquila, no Júri do Concurso Público Curricular para Recrutamento de 5 Juízes para o Tribunal de Contas.
Condenado a ressarcir o Estado em aproximadamente 30 milhões de kwanzas e estando a ser julgado num outro processo em que o Estado lhe exige a devolução de mais de 1 bilião de kwanzas, a Carlos Cavuquila não se pode reconhecer idoneidade para participar da escolha de juízes do Tribunal de Contas.
O quinteto que irá a jogo esta semana em Conversas Essenciais será composto pelo advogado Sérgio Raimundo, Ana Maria Simões, jornalista, e Cláudio Silva, analista político.
A partir da cidade portuguesa do Porto, André Tiago Lopes, especialista em Relações Internacionais e comentarista da CNN Portugal, gravou para o Conversas Essenciais um curto áudio em que identifica o que lhe parecem ser os principais “buracos” na política externa de Angola, de que têm resultado sucessivos e constrangedores dissabores.
José Luís Mendonça, jornalista, escritor, professor universitário, mas, sobretudo, um angolano que compartilha as dores dos concidadãos, vem a este programa para responder a esta pergunta: O quê é que provoca a contínua degradação das condições de vida dos angolanos?
São os governantes que não prestam; são as instituições que se demitiram das suas responsabilidades ou e a nossa passividade que permite que sejamos tratados como gado na nossa própria terra?
No Conversas Essenciais desta semana as honras da casa serão feitas por Graça Campos e Teixeira Cândido, na sua dupla condição de jogador e árbitro.

Data de Emissão: 13-05-2023 às 10:00
Género(s): Comentário, Debate
 
PARTICIPANTES
Tertúlias Essenciais, Estancar o desemprego e o êxodo de força de trabalho activa

As Conversas Essenciais deste sábado, 06 de Maio, trazem as reacções de dois jovens ao pacote de medidas anunciadas há pouco menos de um mês para, previsivelmente, estancar o desemprego e o êxodo de força de trabalho activa; confrontará a muito propalada melhoria do ambiente de negócios em Angola com a degradação do ambiente para o exercício das liberdades de imprensa e de expressão e tomarão contacto com o livro sobre SISTEMA ELEITORAL ANGOLANO E ELEIÇÕES EM CONTEXTO DE PÓS-GUERRA – UM ESTUDO DAS ELEIÇÕES DE 2008, 2012 e 2017.
Para ”desossar” este conjunto de temas, aos analistas residentes o jornalista e jurista Teixeira Cândido, o árbitro a quem as regras também permitem que jogue, o sociólogo e docente universitário Paulo Inglês, e o jornalista Graça Campos juntar-se-ão a poetisa e engenheira electromecânica Joice Zau, o engenheiro informático e empresário Augusto Firmino e Sérgio Dundão, Mestre em Ciência Política e Relações Internacionais. 

Data de Emissão: 06-05-2023 às 10:00
Género(s): Debate
 
PARTICIPANTES
Tertúlias Essenciais - Edição de 29 de Abril de 2023

Eleição do Procurador-Geral da República

Índice de Desenvolvimento Humano

Lei do Orçamento Geral do Estado

Convidados:

Manuel  Neto da Costa – Economista

Fernando Pacheco –  Engenheiro agrónomo e activista

Data de Emissão: 29-04-2023 às 10:00
Género(s): Debate
 
PARTICIPANTES
Conversas Essenciais - Edição de 22 de Abril de 2023

CONVERSAS ESSENCIAS, EDIÇAO 22 ABRIL 2023

Participantes :

1. Fernando Pacheco( agrónomo e comentador da Política Nacional)
2. Cláudio Silva (analista político e empreendedor)
3. Rafael Marques
4. Graça Campos
5. Teixeira Cândido (moderador)

1. A Procuradoria Geral da República apresentou terça-feira as linhas gerais da Estratégia Nacional de Prevenção e Repressão da Corrupção, que vai a consulta pública até dia 18. Os angolanos têm menos de um mês para se pronunciarem sobre a matéria. Ora, não havendo nenhuma estratégia nacional, em quê pilares assenta aquilo que, desde 2018, é descrito como luta contra a corrupção?
Estamos diante da máxima de que, mais uma vez, a carroça se adiantou aos bois?

2. Esta semana, o jornalista e activista Rafael Marques, membro do painel residente deste programa, deu entrada, na Procuradoria Geral da República, de uma denúncia criminal contra o presidente do Tribunal Supremo, Joel Leonardo.
3. O Comité Central do MPLA reuniu terça-feira para debater o “Impacto de Políticas Públicas na vida da Juventude”. O MPLA está no poder há ininterruptos 48 anos e em Setembro deste ano o Presidente João Lourenço completará o sexo ano consecutivo. O Partido que governa o País nunca teve políticas públicas com foco na juventude ou a reunião de terça-feira é uma atabalhoada resposta ao êxodo de jovens a procura de nocas oportunidades?
Por outro lado, políticas públicas estruturantes não produzem efeitos imediatos. De quê forma o Executivo pode estancar esse êxodo?
Além de que, politicas públicas para a juventude não podem ser definidas exclusivamente por um partido. A definição dessas políticas requer o envolvimento de toda a sociedade, a começar pelos próprios jovens. Não podem ser apenas os jovens da JOTA MPLA ou os jovens que estão no Comité Central do MPLA a definir o que é bom ou não para toda a juventude angolana.

4. O Programa Integrado de Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) é um dos instrumentos com que o MPLA acena aos jovens.
No dia 27 de Junho de 2019 quando o lançou o Presidente da República disse que o PIIM previa a construção de raiz ou a conclusão de obras por concluir, de cerca de quatro mil salas de aulas para vários níveis de ensino; no domínio da saúde o Programa previa a construção, reabilitação e apetrechamento de cerca de 200 equipamentos hospitalares de diferentes categorias em vários municípios. Disse, ainda, que as vias de comunicação seriam, igualmente, um domínio contemplado pelo PIIM, estando previstas “a asfaltagem ou terraplanagem de vias e a reabilitação de estradas, sobretudo de vias secundárias e terciárias, sendo importante que sejam privilegiadas vias que facilitem o escoamento da produção agrícola do campo, incentivando assim o aumento da produção, o aumento do emprego e o desenvolvimento local”.
Por razões profissionais ou outras, o Engº Agrónomo Fernando Pacheco e o Jornalista Jaime Azulay têm viajado muito pelo interior do País. Ambos podem partilhar connosco o que os seus olhos têm visto. O PIIM mudou ou não a vida nos municípios?
5. Notas da semana.
A) áudio do Capapinha
B) Notas soltas (graça Campos e…)

 

PARTICIPANTES
Conversas Essenciais, edição com o tema: Que País temos depois de 8 meses das Eleições

Conversas Essenciais, Que País temos depois de 8 meses das Eleições

Convidados:

Tiago Costa

Rui Verde

Paulo Inglês

Graça Campo

Data de Emissão: 15-04-2023 às 10:00
PARTICIPANTES
PUB RADIO PLAY

Relacionados