Discurso directo com Rui Capo especialista em sinistralidade

O convidado desta edição do programa discurso directo da rádio ecclesia é o senhor rui capo especialista em sinistralidade.

Data de Emissão: 23-11-2022 às 00:00
Género(s): DiscursoEntrevista
 
Discurso directo com Gaspar dos Santos Fernandes

O convidado desta edição do discurso directo chama-se: gaspar dos santos fernandes, solteiro de 35 anos, nascido a 5 de outubro de 1987, filho de gaspar antónio fernandes e de luzia antónio miguel fernandes, natural de luanda, município do cazenga, portador do b.i. n°. 000315868la037, passado pelo arquivo de identificação de luanda, aos 11 de julho de 2021, atualmente residente no município de cacuaco. É cristão, de linhagem da igreja metodista unida.

habitações literárias 

tendo concluído o ensino médio, num período de 3 anos, de 2001 a 2004, no curso de ciências exatas, no centro pré-universitário do município do cazenga.

em 2010, se licenciou pela primeira vez no curso de engenharia de petróleo, na opção pesquisa e produção, pela universidade jean piaget de angola.

concluiu aos 30 de novembro de 2016 a licenciatura em gestão, opção gestão de empresas, pela universidade técnica de angola (utanga), com a média final de 14 valores.

concluiu o 1.º ano do 2.º ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em economia, no ano letivo 2018, tendo obtido aprovação nas seguintes unidades curriculares, na universidade lusíadas de angola, sob o n.º 71 147 417.

atualmente a frequentar o 2.º ano, no curso de direito, pela universidade jean piaget de angola, perspetivando assim a terceira licenciatura.

percurso político

no dia 17 de novembro de 2007, no aniversário do partido (prs), foi quando ingressei nas fileiras do partido, dando assim, o início da minha militância no seio dos renovadores.

em 2008, comecei as minhas atividades no partido no núcleo do km 9 em viana, como militante do mesmo onde com muito zelo, destreza e o bom desempenho pelas tarefas realizadas nas atividades do partido, com muito trabalho demonstrado como militante surge assim, a proposta de trabalhar no secretariado municipal de viana.

já em 2010, passei para o secretariado municipal de viana onde como membro e militante do partido desempenhei a função de secretário adjunto do d.i (departamento de informação), desempenhei a função no período de um (1) ano.

e no ano seguinte (dezembro) de 2011, efetuada a reestruturação novamente o elenco do executivo apresentado para o ano de 2012, onde assim fui eleito como secretário permanente municipal da jurs.

ainda em 2012, na realização da conferência provincial de luanda, fui eleito secretário adjunto do departamento de organização e quadros (d.o.q) do secretariado executivo de luanda e membro do comité provincial de luanda.

já em 2013, como a reestruturação do secretariado provincial após as eleições gerais, fui eleito secretário permanente provincial da jurs em luanda.

em julho de 2017, foi o coordenador ajunto da campanha da candidatura do dr. benedito daniel, no v. congresso que o elegeu como 2.º presidente na história do prs.

em agosto do mesmo ano, eleito pela conferência provincial de luanda como membro do comité nacional do prs.

ainda em 2017, foi eleito secretário permanente nacional da juventude, no congresso do partido que o elegeu como presidente do partido, dr. benedito daniel. função esta que desempenhou até a presente data. 

durante a minha militância os meus feitos foram: recrutamento de militantes com muito êxito, conseguindo assim criar vários núcleos na província de luanda.

Data de Emissão: 09-11-2022 às 00:00
Género(s): Entrevista
 
Discurso directo com o Deputado Olívio Kilumbo

O convidado desta edição do programa discurso directo da radio ecclesia foi o deputad abancada parlamentar da unita Olívio Kilumbo. Abordou varios assuntos

políticos e socias. A posição da angola sobre a guera na ukrania foi tema mais quente no discurso directo.

Data de Emissão: 26-10-2022 às 00:00
Género(s): Entrevista
 
Discursos directo com Neid Lamperd secretária da comissão episcopal da pastoral dos migrantes e itinerantes

A convidada foi irmã Neid Lamperd secretária da comissão episcopal da pastoral dos migrantes e itinerantes, considera uma grande violação dos direitos humanos o facto de existirem em angola refugiados há mais de 10anos sem documentação.

A responsavel diz ainda ser cada vez maior o número de refugiadas que acabam por entrar para a prostituiçao para garantir a sua subsistência, tendo em conta as dificuldades de acesso ao emprego por inúmeras razões.

Data de Emissão: 19-10-2022 às 00:00
Género(s): Entrevista
 
Discurso Directo com o administrador Nelson Muhongo

O convidado desta edição foi o senhor Nelson muhongo administrador do distrito urbano do ngola kiluanje, município de  luanda, jovem militante do mpla. Abordou-se sobre as situações sociais e politicas do distrito.

Data de Emissão: 12-10-2022 às 00:00
Género(s): Discurso
 
Discurso Directo com Escritor e Jornalista José Luís Mendonça

O convidado desta edição foi o Escritor e Jornalista José Luís Mendonça que considera existir sérios problemas no sistema de ensino em Angola. Segundo o académico que falava no programa discurso directo desta Quarta-feira, na Ecclesia, o modelo de gestão do País é a principal causa da desordem que se regista no sistema de ensino em Angola que olha para economia e dá espaço à corrupção.

Data de Emissão: 29-09-2022 às 00:00
Género(s): Entrevista
 
Discurso Directo com futebolista Fabrice Alcebiades Maieco “Akwá”.

O convidado da edição de hoje do programa discurso directo da rádio ecclesia foi o futebolista Fabrice Alcebiades Maieco “Akwá”. Antigo capitão e goleardor  dos palancas negras. De 45 anos de idade, o desportista é o protagonista do golo que propiciou a qualificação inédita de Angola ao Campeonato do Mundo disputado na Alemanha, em 2006.

Data de Emissão: 21-09-2022 às 00:00
Género(s): DesportoEntrevista
 
Discurso Directo com Padre Bonifácio Tchimboto

Tem início nesta Sexta-feira, 16 de Setembro de 2022, o II simpósio bíblico internacional a decorrer em Luanda até ao dia 18 de Setembro.

O director nacional para a Pastoral Bíblica, padre Bonifácio Tchimboto, fala dos contornos deste encontro.

Data de Emissão: 14-09-2022 às 00:00
Género(s): Entrevista
 
Discurso Directo com Francisco Teixeira presidente do Movimento de Estudantes Angolanos

Francisco Teixeira presidente do MEA – Movimento de Estudantes Angolanos foi o convidado desta edição. Em abordagem falou sobre o inicio do ano lectivo, a venda de vagas nas escolas e da entrega gratuita dos livros aos alunos.

Data de Emissão: 07-09-2022 às 13:00
Género(s): DiscursoEntrevista
 
Discurso Directo com Cláudio Hebo Kutuila

Sociólogo e pesquisador social

De 36 anos de idade é natural do Uíge, tem dados o seu contributo para compreensão dos fenómenos sociais e desvendar determinadas dinâmicas sociais que configuram a nossa realidade.

Data de Emissão: 18-08-2022 às 13:00
Género(s): Entrevista
 
Discurso Directo com reverendo Isaias Paixão

o convidado desta edição foi o reverendo Isaias Chicola Paixão da igreja evangelica dos irmãos em angola.

Data de Emissão: 03-08-2022 às 00:00
Género(s): Discurso
 
Discurso directo com o Jurista Bali Chionga

Discurso directo com o jurista Bali Chionga

 

Data de Emissão: 27-07-2022 às 13:00
Género(s): Entrevista
Tópicos(s): Eleições Gerais 2022MPLAUNITA
Discurso Directo com activista Adão Ramos

O convidado desta edição chama-se Adão Ramos é activista pela luta das pessoas com deficiência física.

Data de Emissão: 22-06-2022 às 00:00
Género(s): Entrevista
 
Discurso Directo com o sindicalista André Capita

Convidado:

André Capita, secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Petrolífera de Cabinda (STIPAC)

Data de Emissão: 15-06-2022 às 00:00
Género(s): Noticiário
 
Edição 8 de Junho 2022
 

O convidado do discurso directo foi  o professor catedrático Carlos Mariano Manuel, médico e autor do tratado de história de angola.

Data de Emissão: 08-06-2022 às 00:00
Género(s): Entrevista
 
Edição 25 de Maio 2022
 

Convidada: Directora-geral do Conselho da juventude das Igrejas Cristãs de Angola

Laurinda Santos

 

Data de Emissão: 25-05-2022 às 00:00
Género(s): Entrevista
 
Edição 18 de Maio
 

Convidado: Jurista Daniel Gonçalves

Data de Emissão: 18-05-2022 às 00:00
Género(s): Entrevista
 
Edição 11 de Maio 2022
 

Convidado:

 Alfredo Elavoco Pinto

Presidente da Cruz Vermelha de Angola

Data de Emissão: 11-05-2022 às 00:00
Género(s): Entrevista
 
Edição 4 de Maio 2022
 

Convidado:

Francisco Viana

“Ser empresário em Angola é um martírio”, afirmou o Presidente da Confederação Empresarial de Angola, Francisco Viana que está ligado ao associativismo empresarial há muito tempo.

É fundador do Fórum dos Empresários de Língua Portuguesa, com sede em Lisboa, da Associação Empresarial de Luanda e da Confederação Empresarial dos PALOP, ambas com sede em Luanda. Actualmente à frente da CEA (Confederação Empresarial de Angola), constituída por 51 associações empresariais e união de cooperativas das 18 províncias do país, defende o incremento da produção nacional, que necessita de ser a 100%, mas sendo fundamental que traga valor acrescentado à economia. Tem negócios no sector do comércio, construção civil, segurança, indústria e hotelaria e turismo.

Data de Emissão: 04-05-2022 às 00:00
Género(s): Entrevista
 
Edição 27 de Abril 2022
 

Convidado:

Nélson Adelino Dembo, conhecido por Gangsta,

O músico, radialista e activista social nasceu em Luanda no Sambizanga em 1977.

Nos últimos tempos têm se destacado em acções viradas ao bem-estar dos jovens os seus posicionamentos as vezes tem criado inúmeras reacções e recentemente foi detido pelas autoridade policiais porque vamos procurar saber

Prepara-se para avançar para a criação de um partido político.

“Não é exctamente um partido de jovens, nós vamos ter jovens e mais velhos, apenas é que, são os jovens que estão a impulsionar”, começa por explicar Gangsta.

Para a legalização do partido Dembo diz que nas próximas semanas será entregue ao Tribunal Constitucional um processo de reconhecimento da comissão instaladora, para facilitar a recolha de assinaturas dos apoiantes da futura formação política.

Gangsta afirma que é preciso que se olhem para as comunidades com preocupação de desenvolvimento.

O Cazenga, Sambizanga, Chindovava devem ser vistos com uma extrema importância, é importante nos revermos nos problemas do povo”, continua o músico, cuja “inspiração para fazer política vem do fato de ser Angola um país com 45 anos de independência e existirem ainda muitos sonhos adiados”.

“Eu quero contribuir como uma forma de ajudar na reedificação de uma nova sociedade, uma nova postura para uma nova consciência”, afirma.

Gangsta reconhece estar ciente das dificuldades por que passa Abel Chivukuvuku para a legalização do PRA-JA Servir Angola, com que se solidariza.

Data de Emissão: 27-04-2022 às 00:00
Género(s): Entrevista
 
Edição 20 de Abril 2022
 

Convidado: 

Jornalista, escritor e activista político Felix Miranda 

Data de Emissão: 20-04-2022 às 00:00
Género(s): Entrevista
 
Edição 13 de Abril de 2022
 

O convidado do Discurso Directo desta quarta feira 13 de Abril de 2022 chama-se: Frei Mário Rui da Ordem dos Frades Dominicanos.

Data de Emissão: 13-04-2022 às 00:00
Género(s): Discurso
 
Edição 6 de Abril 2022
 

Convidado :

Isildo Tito Marques

Conhecido por ITM, natural de Luanda, estudante do segundo ano no curso de Comunicação Social pela Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto. Desde cedo compreendeu que a “Vida não é um mar de rosas”, por isso, começou a batalhar com olhos focados no desenvolvimento de Angola.

Data de Emissão: 06-04-2022 às 00:00
Género(s): Entrevista
 
Discurso Directo com Joana Tomás secretária-geral da OMA

Convidada:

Joana Domingos dos Santos Filipe Tomás Martins

É filha de Domingos Tomás e de Suzana dos Santos Tomás.

Nasceu no dia 13 de Outubro de 1969, em Calandula, província de Malanje.

LICENCIATURA

É licenciada em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Bernardo do Campo, Estado de São Paulo (República Federativa do Brasil), em 1993, jornalista da Televisão Pública de Angola (TPA), desde 1995, é a actual secretária Geral da OMA , eleita a  26 de Março de 2021 , com  95,5 porcento dos votos das delegadas ao sétimo  Congresso da Organização da Mulher Angolana. 1.295 votos a favor e 56 contra.

Data de Emissão: 16-03-2022 às 00:00
Género(s): Entrevista
Tópicos(s): MPLA
Discurso Directo comLúcio Marques, Pastor Evangélico e sociólogo

Convidado:

Lúcio Marques, Pastor Evangélico e sociólogo

Data de Emissão: 09-03-2022 às 00:00
Género(s): Entrevista
 
Discurso Directo com o Médico Euclides Sacomboio

Pós-doutor em Ciência de Saúde pela Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Parana(BR), Estágio Pós-doctoral pelo Instituto Gulbenkian de Ciência(PT), Doutor em Ciência de Saúde pela Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Parana(BR), Mestre em Bioquímica e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Paraná(BR), Especialista em Microbiologia Médica e Vigilância Epidemiológica Pontifícia Universidade Catolica do Parana(BR), Licenciado em Enfermagem pelo Instituto Superior de Ciências de Saúde/UAN(ANG), Licenciado em Pedagogia pela Faculdade Wescelau Brás(BR), docente pela ISCISA/UAN. Artigos em revistas internacionais 22, em nacionais 13, capítulos de livros 2, participação eventos científicos +30.

 Graduação em ENFERMAGEM pelo INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE da UNIVERSIDADE AGOSTINHO NETO (ISCISA/UAN) em 2010.Graduação em PEDAGOGIA pela FACULDADE DE CIÊNCIAS DE WENCESLAU BRAZ (FACIBRA) em 2017. É estudante pós-doutorando em Ciências da Saúde pela escola de Medicina da PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ(PUCPR). Atualmente é professor do INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE/ UNIVERSIDADE AGOSTINHO NETO. Tem experiência na área de Enfermagem Geral, com ênfase em Cuidados de Urgências e Emergências, Saúde Publica e Cuidados Intensivos. Tem experiência em administração dos serviços e chefia de equipes de enfermagem, especialmente em Cuidados de Urgências e Emergências e atuou também em cuidados intensivos. Tem experiência em Bioquímica e Biologia Molecular e Microbiologia Geral, atuando principalmente em docência, pesquisa em laboratório e assistência hospitalar. Trabalha com projetos de pesquisa voltados a comorbidade e mortalidade na malaria, Lesão Renal Aguda na malária, DRC, Polimorfismo de grupos sanguíneos e susceptibilidade a malaria, anemia falciforme e malaria e outros projetos.

Data de Emissão: 23-02-2022 às 00:00
Género(s): Entrevista
 
Edição 16 de Fevereiro 2022
 

Convidado : Padre Celestino Muatile, Superior dos padres Saletinos em Angola

Data de Emissão: 16-02-2022 às 00:00
Género(s): Entrevista
 
Edição 9 de Fevereiro 2022
 

Convidado: Dom Zacarias Kamwenhu, Arcebispo Emérito do Lubango

Data de Emissão: 09-02-2022 às 00:00
Género(s): Entrevista
 
Edição de 2 de Fevereiro 2022
 

Convidado: Padre Bonifácio Chimboto, sacerdote do Clero diocesano de Benguela, Pároco de São Pedro no Lobito e professor  

Data de Emissão: 02-02-2022 às 00:00
Género(s): Entrevista
 
Edição 02 de Fevereiro de 2022
 

Discurso Directo o Convidado foi o Padre Bonifácio Tchimboto nasceu 1965 sacerdote da diocese de Benguela.

Data de Emissão: 02-02-2022 às 00:00
Género(s): Entrevista
 
Entrevista com Teixeira Cândido - Secretario Geral do Sindicato dos Jornalistas
Edição 12 de Janeiro 2022
 

Convidado: 

Rafael Inácio -Presidente da Associação dos Taxistas de Angola 

Data de Emissão: 12-01-2022 às 00:00
Género(s): Entrevista
 
Edição 5 de Janeiro 2022
 

Convidado: 

Rei da Baixa de Cassange Soba Cassanje Dianhengakulaxingo

Data de Emissão: 05-01-2022 às 00:00
Género(s): Entrevista
 
Edição de 22 de Dezembro 2021
 

Convidado: Presidente do Sindicato dos médicos 

Data de Emissão: 22-12-2021 às 00:00
Género(s): Entrevista
 
Padre Celestino Epalanga Jrs 1 de Dezembro

Director Nacional do Serviço Jesuíta para os Refugiados em Angola, Coordenador da Comissão de Justiça Paz e Migrações da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST)

Padre Olivio Filipe 24 de Novembro 2021

Director da Rádio Maria Uige e Paroco da Comunidade do Quimbele, Diocese do Uige 

Data de Emissão: 24-11-2021 às 00:00
Género(s): Entrevista
 
Discurso Directo com Francisco Sozinho Chiuissa 

Edição de 7 de Novembro 2021, com o convidado : Presidente da ACGD- Associação Cristã de Gestores e Dirigentes 

Francisco Sozinho Chiuissa 

Data de Emissão: 17-11-2021 às 00:00
Género(s): Entrevista
 
Pascoal Baptistini
 

Director Geral da Organização Não Governamental “Missão de Beneficiencia Agropecuaria do Kubango Inclusão Tecnologias e Ambiente-MBAKITA

Data de Emissão: 03-11-2021 às 13:00
Género(s): Entrevista
 
Pe. Fausto de Carvalho Rosado
 

Em Angola as diferentes dioceses que compõe a Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) e as suas respectivas comunidades cristãs, já vivem as experiências do Sínodo dos Bispos, a semelhança do que acontece em outras dioceses do mundo.

Hoje o Convidado do Discurso Directo é o Pe. Fausto de Carvalho Rosado

Coordenador Diocesano do Sínodo dos Bispos e membro do secretariado

Data de Emissão: 2021-10-21 13:00:00
Género(s): Entrevista
 

Relacionados