Tertúlias Essenciais - Edição de 13 de Maio de 2023
CONVERSAS ESSENCIAS
O País ainda está sob o trauma do que aconteceu ou não ao Presidente da República na sua ida a Londres, onde era suposto assistir à coroação do Rei Carlos III, quando lhe cai à cabeça outra pedrada, cujo protagonista é, também, o Presidente da República.
Com efeito, numa entrevista que concedeu à cadeia televisiva gaulesa France 24, o Presidente João Lourenço faz suspense sobre se disputará ou não um terceiro mandato. Num país, cuja Constituição estabelece em dois o número de mandatos presidenciais, a tergiversação de João Lourenço a respeito legitima receios de que ele não se conforma com os actuais limites impostos e que estará disposto a esticar a corda.
Atordoados com as tergiversações do Presidente da República, os angolanos tomaram, também, ciência de que o aparentemente intocável Joel Leonardo, presidente do Tribunal Supremo e do Conselho Superior da Magistratura Judicial incluiu um jurista, Carlos Cavuquila, no Júri do Concurso Público Curricular para Recrutamento de 5 Juízes para o Tribunal de Contas.
Condenado a ressarcir o Estado em aproximadamente 30 milhões de kwanzas e estando a ser julgado num outro processo em que o Estado lhe exige a devolução de mais de 1 bilião de kwanzas, a Carlos Cavuquila não se pode reconhecer idoneidade para participar da escolha de juízes do Tribunal de Contas.
O quinteto que irá a jogo esta semana em Conversas Essenciais será composto pelo advogado Sérgio Raimundo, Ana Maria Simões, jornalista, e Cláudio Silva, analista político.
A partir da cidade portuguesa do Porto, André Tiago Lopes, especialista em Relações Internacionais e comentarista da CNN Portugal, gravou para o Conversas Essenciais um curto áudio em que identifica o que lhe parecem ser os principais “buracos” na política externa de Angola, de que têm resultado sucessivos e constrangedores dissabores.
José Luís Mendonça, jornalista, escritor, professor universitário, mas, sobretudo, um angolano que compartilha as dores dos concidadãos, vem a este programa para responder a esta pergunta: O quê é que provoca a contínua degradação das condições de vida dos angolanos?
São os governantes que não prestam; são as instituições que se demitiram das suas responsabilidades ou e a nossa passividade que permite que sejamos tratados como gado na nossa própria terra?
No Conversas Essenciais desta semana as honras da casa serão feitas por Graça Campos e Teixeira Cândido, na sua dupla condição de jogador e árbitro.