Notícias às 7h, edição de 15 de Julho de 2022

 

FAO VAI GASTAR  42 MILHÕES DE DOALRES NA GESTÃO DE QUEIMADAS EM ANGOLA 

PETRÓLEO ANGOLANO FOI O TERCEIRO MAIS CARO DO MUNDO EM JUNHO

INTERNACIONAL 

SADC PRORROGA “PROVISORIAMENTE” MISSÃO MILITAR EM MOÇAMBIQUE

Jornal Síntese da MFM, sexta-feira 15 de julho 2022, Coordenação de Alves Fernandes, Suporte técnico de Edson Machado e Edmundo Simões, edição e microfone de Tony Fancy.

JINGLE

A província de Malange figura entre as regiões do país com um nível elevado de Queimadas e incêndios florestais. Por este motivo especialistas do Ministerio do Ambiente e da FAO trabalham em Malange,para a recolha de dados das queimadas ao longo do Parque Nacional de Kangandala e Reserva Integral do Luando,com vista a elaboração de um relactorio suatentavel de fogo.

Segundo Luis Constantino, reprentantes do Ministerio do Ambiente as florestas em Angola tem estado a sofrer com as queimadas e a implementação do projecto vai reduzir o impacto ambiental negativo de gases de efeito estufa.

LUIS CONSTANTINO – J07H15072022 

E a representante da FAO, Ludmila Sayovo, revelou que o projeto de gestão sustentável de fogos no país, está orçado em quase 42 milhões de dólares norte americanos.

LUDMILA SAYOVO – J07H15072022 

FAO vai gastar  42 milhões de doalres na gestão de queimadas em Angola.

PONTO CORRIDO

O petróleo brent, que serve de referências às exportações angolanas foi o terceiro mais caro do mundo entre 13 crudes dos membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), apenas ultrapassado pela Argélia e Guiné Equatorial.

De acordo com relatório mensal da OPEP publicado esta semana, entre os 13 tipos de petróleo que integram o cabaz de referência da OPEP, a rama Girassol angolana atingiu os 127,03 dólares em Junho, tendo também a maior subida em termos mensais (11,5% face a Maio).

-.-

O secretário-geral do MPLA, Paulo Pombolo, exortou, esta quinta-feira, ao trabalho intenso na mobilização da população para vencer as eleições de 24 de Agosto próximo.

O dirigente partidário comentava à imprensa sobre a oitava posição do partido no boletim de voto, resultante do sorteio realizado pela Comissão Nacional Eleitoral (CNE)  na última quarta-feira. 

-.-

A República de Angola assinou esta quinta-feira, na sede do Banco Mundial, em Washington DC, Estados Unidos da América (EUA), a Convenção de Adesão ao Centro Internacional de Resolução de Disputas sobre Investimentos.

Na ocasião, o embaixador de Angola nos EUA, Joaquim do Espírito Santo, em representação do Chefe de Estado, João Lourenço, frisou que a assinatura desse instrumento de adesão é um forte sinal do compromisso do Executivo, que “tem realizado um trabalho árduo de alinhamento com os mais altos padrões internacionais de condução dos negócios”. 

INTERNACIONAL 

A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) prorrogou, esta quinta-feira, provisoriamente a sua missão militar que combate grupos armados no norte de Moçambique, anunciou a organização.

A decisão foi tomada durante uma cimeira extraordinária da “troika” dos chefes de Estado e de Governo da SADC, reunida, esta quinta-feira, em formato virtual e em que Moçambique foi representado pelo seu chefe de Estado, Filipe Nyusi.

FIM 

Data de Emissão: 15-07-2022 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados