Notícias às 12h, edição de 25de Julho de 2022

 

J12H25JULHO2022

MANCHETES

SINDICATO DOS JORNALISTAS ANGOLANOS APELA INSEÇÃO DA IMPRENSA PÚBLICA NAS ACÇÕES PARTIDÁRIAS DURANTE A CAMPANHA ELEITORAL;

CONCORRENTES AS ELEIÇÕES GERAIS COMEÇAM A APRESENTAR ESTRATÉGIAS PARA CONVENCER OS MAIS DE 14 MILHÕES DE ELEITORES. CNE EXORTA PARTIDOS ABSTEREM-SE DA PRÁTICA DE ACTOS QUE COLOQUEM EM CAUSA PLEITO ELEITORAL; 

CAMINHO DE FERRO DE LUANDA COM  NOVOS COMBOIOS E AUMENTO DE NOVAS FREQUÊNCIAS A PARTIR DESTA SEGUNDA-FEIRA;

PRESIDENTE DA GUINÉ-BISSAU NO BURKINA FASO PARA ACELERAR TRANSIÇÃO DEMOCRÁTICA;

JINGLE ELEIÇÕES

Jornal da tarde da MFM, segunda-feira 25 de Julho de 2022, tem o suporte técnico de Edson Machado e Edmundo Simões, coordenação de Alves Fernandes, edição de Abílio Cândido, apresenta-lhe às notícias o Tony Fancy.

JINGLE NOTÍCIAS

Um dia após o arranque da Campanha eleitoral, tendo em vista as eleições gerais de 24 de Agosto, o Sindicato dos Jornalistas Angolanos, diz, que a crítica, sobre a cobertura jornalística dos órgãos públicos, está a enganar a público com a falta de imparcialidade.

O secretário-Geral do Sindicato dos Jornalistas, Teixeira Cândido, diz que alguns militantes do partido do poder são convidados nos órgãos estatais para tecerem comentários respeitantes ao processo eleitoral, ocultando assim a militância e fazerem-se passar de analistas.

TEIXEIRA CÂNDIDO 1 12H00

Quanto os possíveis debates entre os candidatos a presidentes da República, Teixeira Cândido, defende, que a questão depende das estratégias de cada agremiação política.

TEIXEIRA CÂNDIDO 1 12H00

Secretário-Geral do Sindicato dos Jornalistas, Teixeira Cândido e avaliação da imprensa pública após o arranque da Campanha eleitoral.

PONTO

Foram oficialmente abertas as campanhas eleitorais dos partidos políticos para a mobilização de militantes na corrida às eleições de 24 de agosto que vai contar com 7 partidos políticos e uma coligação de partidos políticos.

O Jornalista Romão de jesus faz a resenha dos actos de massas realizados neste último final de semana;

ROMÃO DE JESUS 12H00

PONTO

Sete partidos políticos e uma coligação têm até ao 24 de Agosto deste ano, mostrarem as reais intenções de governação, para convencerem mais de 14 milhões de cidadãos nacionais aptos a votar nas eleições gerais.

No dia do arranque oficial da campanha eleitoral em Angola, a Comissão Nacional Eleitoral apelou os partidos políticos e coligação de partidos a absterem-se da prática de actos que coloquem em causa o pleito eleitoral.

O presidente da CNE, Manuel Pereira da Silva, pretende que os partidos políticos e coligação de partidos adoptem uma conduta responsável antes e depois da votação.

MANUEL PEREIRA DA SILVA 1 12H00

O responsável do órgão de administração eleitoral, espera que os candidatos às presidenciais se abstenham de actos que possam beliscar a paz social e que encarem o 24 de Agosto, como dia da festa da democracia angolana.

MANUEL PEREIRA DA SILVA 2 12H00

A Comissão Nacional Eleitoral, diz ainda, que as realizações das eleições gerais, com todos os princípios estabelecidos por lei, dependem das acções dos seus actores envolvidos no referido processo.

MANUEL PEREIRA DA SILVA 3 12H00

Nas eleições gerais de 24 de Agosto, os angolanos vão escolher um novo Presidente e deputados à Assembleia Nacional, e na corrida estão sete partidos e uma coligação.

PONTO

Morte de 2 motoqueiros este sábado numa passeata realizada em Luanda.

Jornalista Manuel Vieira;

MANUEL VIEIRA…

Presidente da Associação de Motoqueiros e Transportadores de Angola Amotrang Bento Rafael,

 

—-demarcou-se da passeata realizada, no sábado, em Luanda, por milhares de motoqueiros, que terminou em incidentes.

PONTO

O Caminho de Ferro de Luanda vai aumentar para mais de vinte e duas frequências o número de comboios a circularem na cidade capital já a partir de hoje.

O aumento das frequências acontece com a introdução de novas locomotivas adquiridas recentemente pela empresa.

O Porta-Voz do CFL, Augusto Osório, avança que com as novas locomotivas e frequências abertas abre-se novas perspetivas na mobilidade dos luandenses.

AUGUSTO OSÓRIO 12H00

PONTO

São falsas as informações de que a população da Província da Lunda Sul, vive apenas da produção de diamantes. A revelação é do vice-governador para Área Social e Política da Lunda Sul, Mendes Gaspar, ao realçar, no entanto, que as autoridades daquela região do País têm projectos implementados, que visam a produção agrícola.

MENDES GASPAR 1 12H00

O governante, diz ainda que um dos desafios das autoridades é de incentivar os populares a envidar esforços com propósito de desenvolver acções, que possam ajudar nos programas de cultivos de produtos agrícola, uma realidade que já não se verificava nos últimos anos naquela Província.

MENDES GASPAR 2 12H00  

Vice-governador para Área Política, Social e Económica da Lunda Sul, Mendes Gaspar, ao destacar os avanços dos programas de produção agrícola.

INTERNACIONAL

O Presidente da Guiné-Bissau está no Burkina Faso em nome da Comunidade Económica de Estados da África Ocidental CEDEAO para abordar com a junta militar o processo de transição, na sequência do golpe de Estado de janeiro.

“Obrigado ao Presidente [do Burkina Faso, Paul-Henri Sandaogo] Damiba pela sua calorosa receção em Ouagadougou, onde me encontro desde domingo para uma visita de trabalho como presidente da CEDEAO, escreveu Umaro Sissoco Embaló na sua conta do Twitter.

Na mensagem, Embaló disse estar com o antigo Presidente do Níger Mahamadou Issoufou para reforçar os esforços do bloco regional na aceleração do calendário até às eleições e o regresso à normalidade democrática, depois do derrube do antigo chefe de Estado do Burkina Faso Marc Christian Kaboré.

O encontro com Damiba resultou numa “discussão muito boa” e, diz o Presidente guineense, “há um consenso sobre o prazo de 24 meses [para completar a transição] e foi sublinhada a importância deste prazo”.

Para Embaló, as principais prioridades do Burkina Faso são “o desafio da segurança, as questões humanitárias, o regresso à ordem constitucional e a mobilização de recursos”.

::::::

Pyongyang acusou hoje Washington de preparar armas biológicas em laboratórios secretos na Ucrânia, meses depois de os EUA e a Rússia terem trocado acusações sobre esses recursos, dos quais a ONU assegurou em março não ter registo.

Esta é a segunda vez até agora este mês que a Coreia do Norte apoia abertamente a posição do Kremlin depois de ter reconhecido em meados de julho a independência das autoproclamadas repúblicas de Donetsk e Lugansk, no leste da Ucrânia, num gesto de apoio de Pyongyang a Moscovo, um dos seus principais aliados internacionais.

O artigo publicado hoje pela agência noticiosa oficial norte-coreana KCNA, considerada um dos porta-vozes do Governo norte-coreano, acusa os Estados Unidos de prolongar um programa de armas biológicas na Ucrânia que desenvolveu durante a Guerra da Coreia, na década de 1950.

 

Data de Emissão: 25-07-2022 às 12:00
Género(s): Noticiário
 

Relacionados