Noticias às 12h, edição de 25 de Janeiro de 2023

LUANDA COMPLETA HOJE 447 ANOS – GOVERNADOR DA PROVÍNCIA FALA DO FUTURO DA CAPITAL.

ANGOLA DEVE PRESTAR PERMANENTEMENTE ATENÇÃO ÀS FORÇAS ARMADAS, DE MODO A GARANTIR DEFESA E SEGURANÇA DO PAIS … – DIZ JOÃO LOURENÇO.

NUMA ALTURA EM QUE ANGOLA MUDA A SUA ESTRATÉGIA DIPLOMÁTICA, ESTÁ EM LUNDA MINISTRO RUSSO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS – COMENTARISTA MFM, CONSIDERA QUE IRRITANTE NÃO AFETOU RELAÇÃO ENTRE OS DOIS ESTADOS. 

ORDEM DOS MEDICOS APRESENTA A SUA VERSAO SOBRE SUPOSTO FESTEJO DE FILIADOS EM SALA DE OPERAÇOES.

INTERNACIONAL

OITO CRIANÇAS MORREM AFOGADA NO GANA APOS BARCO VIRAR 

PONTO MIX

Jornal da tarde na MFM 25 de janeiro de 2022, Coordenação de Alves Fernandes, suporte técnico de Abedenego Simão, técnica final de emissão de Edmundo Simões, edita e apresenta as notícias o de Tony Fancy.

PONTO AS NOTÍCIAS

A província de Luanda, capital do país, celebra hoje 447 anos de existência.

O Governador de Luanda, Manuel Homem, em entrevista exclusiva a MFM esta manhã, parabenizo os munícipes por mais um aniversario.

A mais de 100 dia afrente dos destinos de Luanda, Manuel Homem, disse que depois de feito o diagnostico, várias intervenções serão feitas para melhorar a qualidade de vida do Luandense com destaque para o saneamento básico, saúde, agua e eletricidade.

MANUEL HOMEM – 1 – J012H25012023 

O governador da província de Luanda, falou do programa de micro e macro drenagem a custo e medio prazos… e da manutenção de infraestruturas de macro drenagem da província, o que permitiu um melhor trabalho das macro valas.

MANUEL HOMEM – 2 – J012H25012023

 

Para o governador de Luanda, a construção de residências nas zonas de passagem natural das aguas, agravou os problemas da passagem das aguas pluviais.

MANUEL HOMEM – 3 – J012H25012023

Governador de Luanda, Manuel Homem

POR OUTRO LADO 

O Secretario provincial da UNITA em Luanda, Nelito Ekuikui, defende a realização de um estudo profundo para se a apurarem as potencialidades económicas de cada um dos 9 municípios, no sentido de garantir o desenvolvimento integrado da província de Luanda. 

NELITO EKUIKUI – 1 – J012H25012023 

Nelito Ekuikui, adiantou que se fosse governador de Luanda, não apostava em grandes obras, que no seu entender não beneficiam a população.

NELITO EKUIKUI – 2 – J012H25012023

A cidade de Luanda foi fundada por Paulo Dias de Novais, na sequência da chegada à região de uma armada de Lisboa, que transportava várias centenas de homens, entre soldados, mercadores e missionários.

A armada chegou à ilha de Luanda em fevereiro de 1575 e Paulo Dias de Novais, após reconhecimento do terreno, decidiu criar um núcleo permanente, a que deu o nome de S. Paulo de Luanda, não na ilha, mas em terra firme devido às boas condições de defesa e, sobretudo, do porto abrigado.

PONTO 

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguey Lavrov, desembarcou ao princípio da noite desta terça-feira em Angola, para uma visita oficial, com vista ao estreitamento do diálogo com as autoridades angolanas e o reforço da cooperação bilateral.

A agenda do ministro russo, reserva um encontro com o Presidente João Lourenço.

O comentarista MFM Joaquim Jaime, considerou que a visita surge numa altura em que o país fez um ajuste da política externa.

JOAQUIM JAIME – 1 – J012H25012023 

Derrubando o irritante diplomático, Joaquim Jaime diz que a visita de Lavrov é  bem-vinda e considera que de ponta de vistas de Estado a Rússia é um parceiro estratégico de Angola 

JOAQUIM JAIME – 2 – J012H25012023

Comentarista MFM Joaquim Jaime.

A África do Sul, criticada pela sua neutralidade ao recusar condenar a Rússia pela invasão da Ucrânia, reforçou hoje em Pretória a proximidade com Moscovo ao declarar-se “amiga”, durante um encontro dos chefes da diplomacia dos dois países.

A manifestação de amizade de Pretória, que na passada quinta-feira anunciou a realização em fevereiro de exercícios navais conjuntos com as marinhas russa e chinesa, foi feita pela ministra dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Naledi Pandor, durante um encontro com o seu homólogo russo, Serguei Lavrov, no qual reivindicou a “soberania” sul-africana para decidir com quem estabelece relações.

PONTO 

O Presidente da República, João Lourenço, disse nesta terça-feira, em Luanda, que Angola deve prestar permanentemente uma atenção particular às Forças Armadas Angolanas, de modo a garantir a defesa e segurança do pais. 

Segundo João Lourenço, que falava na cerimónia de tomada de posse das chefias militares, é no tempo de paz que existem as melhores condições para qualquer Estado se preparar e prevenir.

JOÃO LOURENÇO – J012H25012023

Em breves declarações à imprensa, o novo chefe do Estado-Maior General das FAA, Altino Carlos José dos Santos, apontou como prioridade a restruturação e modernização dos três ramos das Forças Armadas Angolanas cujo processo, iniciado em 2018, vai terminar em 2028.

ALTINO CARLOS JOSE DOS SANTOS 

PONTO 

A ordem dos médicos apresentou esta terça-feira o seu protesto, da sociedade a aquilo que chama exagero, na reação as imagens que circulam na internet em que pessoal medico e de enfermagens surgem supostamente a festejar a realização de uma cirurgia. 

As imagens difundias, foram criticadas por vários sectores da sociedade, mas Adriano Manuel.

Os médicos realizaram 100 cirurgias em três dias e festejavam o sucesso das mesmas. 

O Presidente do Sindicato dos Médicos disse que a sociedade deve entender o contexto em que tal aconteceu, estando o pessoal medico a festejar o sucesso de várias cirurgias realizadas fora de Luanda, durante uma viagem para o efeito.

ADRIANO MANUEL 1

O medico disse ainda a MFM que o ministério da saúde devia virar as suas atenções a outros sectores ao invés de punir os médicos em serviço que salvaram vidas.

ADRIANO MANUEL 2

Adriano Manuel, O Presidente do Sindicato dos Médicos.

PONTO CORRIDO 

O Ministério das Telecomunicações de Informação e Comunicação Social anunciou, esta terça-feira, através de uma nota de imprensa, que vai realizar um evento, em Luanda, no próximo amanhã para assinalar o lançamento do projecto “Sistema de Apoio às Políticas de Combate à Seca no Sul de Angola”.

Segundo o documento, o projecto Sistema de Apoio às Políticas de Combate à Seca no Sul de Angola, a ser executado por um período de três anos, conta com o suporte financeiro da Agência Espacial Norte-americana (NASA) no valor de 550 mil dólares e com a presença da directora do Space Enabled Research Group, Media Lab, Dra. Danielle Wood, que actua como professora no Massachusetts Institute of Technology dos Estados Unidos da América e que ocupou vários cargos na sede da NASA anteriormente.

-.-

O Executivo disponibilizou no Orçamento Geral do Estado cerca de 30 mil milhões de kwanzas para cobrir as despesas relacionadas com a preparação do Censo de 2024, anunciou, no Parlamento, o ministro da Economia e Planeamento.

O Recenseamento da População e Habitação será efectuado em todo o território nacional e abrange cidadãos nacionais e estrangeiros residentes ou ausentes temporariamente e unidades de alojamento.

INTERNACIONAL 

Oito crianças morreram afogadas na terça-feira no leste do Gana, depois de o barco em que viajavam para a escola ter virado no lago Volta, informaram os serviços de resgate ganenses.

Cinco rapazes e três raparigas com idades compreendidas entre os cinco e os 12 anos morreram no incidente, segundo confirmou o diretor do distrito ganês de East Sene, da Organização Nacional para a Gestão de Desastres, Ibrahim Wudonyim.

-.-

VALERII ZALUZNYI, comandante-chefe das Forças Armadas da Ucrânia, recebeu uma herança de um milhão de dólares de um homem com cidadania ucraniana e norte-americana, GREGORY STEPANETS, e decidiu doar o valor aos militares ucranianos.

A informação foi confirmada pelas Forças Armadas da Ucrânia ao New York Times e ao jornal ucraniano UKRAINSKA PRAVDA

FIM 

Data de Emissão: 25-01-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados