Notícias às 12h, edição de 22 de Julho de 2022

REDACÇÃO MFM

J12H22JULHO2022

ABÍLIO CÂNDIDO

 

MANCHETES

PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL APELA PROTECÇÃO DA PAZ E ESTABILIDADE SOCIAL DUANTE AS ELEIÇÕES GERAIS DE 24 DE AGOSTO;

IGREJA CATÓLICA PROMETE ELABORAR UM RELATÓRIO AMPLIADO APÓS OBSERVAR ELEIÇÕES EM ANGOLA;

MAIS DE 50 CANDIDATOS AO CONCURSO PÚBLICO DO MINISTÉRIO DA EDUÇAÇÃO CONTINUAM A REIVINDICAR EQUADRAMENTO DIRECTO NA FUNÇÃO PÚBLICA;

PORTO DO LOBITO DEIXA DE FUNCIONAR COMO OPERADOR DE MANUSEAMENTO DE CARGA E DESCARGA GARANTE CELSO ROSA;

RÚSSIA E UCRÂNIA VÃO ASSINAR ACORDO PARA REABRIR PORTOS, DIZ TURQUIA;

JINGLE NOTÍCIAS

Jornal ao meio-dia da MFM, sexta-feira 22 de Julho de 2022, tem o suporte técnico de Edson Machado e Edmundo Simões, coordenação de Alves Fernandes, numa edição de Abílio Cândido.

JINGLE M. VIEIRA

Discursos para uma incessante protecção da paz e estabilidade social, são recomendações dos parlamentares aos partidos Políticos e Coligações, concorrentes às Eleições de 24 de Agosto

Os deputados a Assembleia nacional, abordaram em planária, a segurança e ordem pública antes, durante e depois das eleições.

Os considerados representantes do povo na casa das leis, encorajaram os cidadãos a denunciar os actos que divergem com os princípios democráticos no período eleitoral.

O Presidente do parlamento angolano, Fernando da Piedade Dias dos Santos “Nando” apelou à calma entre as formações políticas às próximas eleições.

FERNANDO PIEDADE 12H00

Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, apelando à serenidade, entre os concorrentes às eleições de 24 de Agosto.

PONTO

A igreja Católica anunciou nesta quinta-feira, a sua admissão como observador, que vai realizar um trabalho à altura das exigências das Eleições Gerais de 24 de Agosto, colocando-se, assim, na alinha de actuação das demais instituições autorizadas pela Comissão Nacional Eleitoral para ficalizar o processo.

O porta-voz da CEAST, Dom Belmiro Chissengueti, mostrou o compromisso ao País, em conferência de imprensa, dizendo que os 32 observadores católicos, associados aos demais, vão desenvolver um trabalho, que, no final vai produzir um relatório, sobre a forma como o pleito eleitoral decorreu.

BELMIRO CHISSENGUETI 1 12H00

Durante a conferencia de imprensa da CEAST, o sacerdote, apelou aos cidadãos a absterem-se da violência e o respeito à tolerância durante as eleições de 24 de agosto, ao realçar, que o voto não pode beliscar aos laços de amizade.

BELMIRO CHISSENGUETI 2 12H00

Igreja Católica anunciou nesta quinta-feira, a sua admissão como observador, que vai realizar um trabalho à altura das exigências das Eleições Gerais de 24 de Agosto.

PONTO

As forças da ordem estão prontas, para o asseguramento da campanha eleitoral de todas as formações políticas que vão concorrer às Eleições de 24 de Agosto. A garantia é do Ministro do Interior Eugénio Laborinho.

LABORINHO ELEIÇÕES 12H00

Durante a cerimónia de inauguração do novo edifício do Serviço de Investigação Criminal, construído de raiz na Província de Cabinda, o governante, garante, que a infraestrutura, vai permitir um atendimento personalizado e diferenciado aos cidadãos.

Laborinho, reitera aos efectivos do SIC, a estarem cada vez mais empenhados no combate aos crimes de natureza diversa, sobretudo aos destacando, nos contrabandos de combustíveis, um ilícito frequentemente praticado em Cabinda.

LABORINHO SIC 12H00

Ministro do Interior, Eugénio Laborinho, quando falava durante a cerimónia de inauguração do novo edifício do Serviço de Investigação Criminal, construído de raiz na Província de Cabinda.

PONTO

Os financiamentos feitos aos partidos políticos para a subvenção das respectivas campanhas aos concorrentes ao pleito de eleitoral de 24 de agosto, apesar de ter gerado uma ligeira redução no descontentamento das forças políticas concorrentes, suscitou um estudo de outras forças cívicas do país.

O Movimento dos Estudantes Angolanos levou a cabo um estudo sobre o que seria ganho para a educação em Angola, caso essas verbas alocadas aos partidos fossem para a melhoria do ensino no país.

Jornalista Romão de Jesus;

ROMÃO DE JESUS;

PONTO

Nos próximos tempos, o Porto do Lobito vai deixar de funcionar, como operador de manuseamento de carga e descarga de contentores, para assumir apenas o papel de fiscalizador e regulador das actividades marítimas e portuárias, com a implementação do programa Senhorio.

Em entrevista a MFM, o Presidente do Conselho de Administração do Porto do Lobito, Celso Rosa, perspetiva desenvolver um conjunto de acções aplicáveis aos portos, nomeadamente ao código internacional de protecção de navios e de instalações portuárias.

CELSO ROSA 1 12H00

Celso Rosa, diz ainda que os portos, desenvolvem um papel importante no desenvolvimento económico e social, isto porque no seu parecer, facilitam a deslocação de pessoas e mercadorias entre as ilhas, de igual forma que contribuem para a minimização dos efeitos da descontinuidade territorial, facilitando a transferência de produtos.

CELSO ROSA 2 12H00

Presidente do Conselho de Administração do Porto do Lobito, Celso Rosa.

Em 2008, o Porto do Lobito recebeu, através do projecto de requalificação do governo, equipamentos e infraestruturas para que contribuam para o aumento de tráfego e na melhoria das operações portuárias.

PONTO

A zona franca de desenvolvimento integrado da barra do Dande, na Província do Bengo, é uma resposta estratégica para o desenvolvimento económico, sustentável e inclusivo da região, revelou nesta quinta-feira em Luanda, o Ministro dos Transportes, Ricardo de Abreu.

RICARDO DE ABREU 12H00

PONTO

Os Candidatos a professores com notas de admissão no último concurso público realizado em 2020 continuam com as reclamações por enquadramento directo na função pública do sector da educação.

Os mais de 40 jovens, manifestaram-se indignados com o ministério da educação que, de acordo com os candidatos alegam irregularidades no processo.

CANDIDATOS 1 12H00

De acordo com os candidatos ao concurso publico do Ministério da Educação, constavam onze etapas de selecção do pessoal onde os candidatos afirmam ter superadas.

CANDIDATOS 2 12H00

Recentemente, a ministra da educação Luísa Grilo, garantiu que as restantes 7.500 vagas distribuídas por todas províncias, serão preenchidas por candidatos com notas positivas e por esta altura decorre o processo de assinatura de contratos.

RD-ROSA GRILO 12H00

PONTO

Cerca de 180 funcionários da empresa cervejeira SODIBA, reivindicam seis, meses de salários em atraso e subsídios de férias, desde que a empresa passou para o estado angolano, sob gestão do IGAPE, segundo os trabalhadores que denunciam a MFM.

Os funcionários insatisfeitos, dizem que recorreram a direção da empresa, esta alegou que não é da sua responsabilidade fazer pagamentos pelo motivo da empresa estar confiscada pelo IGAPE.

VOX POP SODIBA

Os funcionários da SODIBA, vão sair às ruas no dia 8 de agosto, para manifestar os seis meses de salários em atraso e as férias não gozadas.

INTERNACIONAL

Trinta pessoas morreram queimadas e várias ficaram gravemente feridas na sequência de um despiste de dois autocarros e um carro numa estrada no noroeste do estado nigeriano de Kaduna, anunciaram hoje as autoridades locais.

Os três veículos colidiram na aldeia de Hawan Mai Mashi, ao longo da estrada de 400 quilómetros que liga a cidade de Kano à capital, Abuja, disse Abdurrahman Yakasai, um funcionário local da segurança rodoviária.

“Os três veículos colidiram e pegaram fogo, matando 30 passageiros”, disse.

Vários outros passageiros gravemente feridos foram transferidos para o hospital mais próximo, onde estão atualmente a ser tratados.

De acordo com as autoridades, o excesso de velocidade e a condução imprudente estiveram na origem deste acidente fatal.

Os acidentes rodoviários são comuns na Nigéria, o país mais populoso de África e a maior economia do continente. As causas mais comuns são a condução imprudente, veículos sobrecarregados e más condições das estradas.

::::::

A Rússia e a Ucrânia vão assinar um acordo, esta sexta-feira, para reabrir os portos ucranianos do Mar Negro a exportações de cereais, segundo a Turquia, que moderou as negociações e é citada pela agência Reuters.

Os detalhes completos deste acordo ainda não são conhecidos, sendo que este será apenas assinado esta tarde, segundo o gabinete do presidente turco, Tayyip Erdogan.

Entretanto um porta-voz da ONU, já confirmou a presença do secretário-geral da ONU, António Guterres.

Recorde-se que as Nações Unidas e a Turquia estão a trabalhar há cerca de dois meses para intermediar o que Guterres chamou de um “pacote” para restaurar as exportações de cereais da Ucrânia no Mar Negro e facilitar os embarques russos de cereais e fertilizantes.

 

Data de Emissão: 22-07-2022 às 12:00
Género(s): Noticiário
 

Relacionados