Notícias às 12 horas, edição de 27 de Julho de 2022
FNLA DENUNCIA DETENÇAO DE 33 MILITANTES EM LUANDA, DEPOIS DA ARRUAÇA DOS MOTOQUEIROS NO FIM DE SEMANA.
ORGAOS PUBLICOS DE COMUNICAÇAO SOCIAL RECEBEM 42 MILHOES DE DOLARES PARA A COBERTURA ELEITORAL, REVELA INSTITUTO DE GESTAO E PARTICAÇOES DO ESTADO.
DESCOBERTO NA LUNDA NORTE O MAIOR DIAMANTE EM TREZENTOS ANOS DE EXPLORAÇAO ANGOLA.
ENDIAMA PODE ENTRAR EM GREVE NAS PROXIMAS HORAS. ACONTECE HOJE ASSEMBLEIA GERAL DE TRABALHADORES.
FORTE CHUVA FUSTIGA PAQUISTAO. AUTORIDADES FALAM EM MAIS DE 3OO MORTOS.
JINGLE
Jornal ao meio dia 27 de Julho de 2022. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e Edmundo Simões.
JINGLE MVIEIRA
As empresas de comunicação social receberam no ano passado subsídios de 42 milhões USD.
A justificação oficial para o ajuste do valor em causa, se deve a cobertura do processo eleitoral nas suas mais variadas fases.
As contas forma publicadas pelo IGAPE, instituto para a gestão e participações do estado.
Nos seus comentários Carlos Rosado de Carvalho disse que este alto valor devia ser revisto a bem da democracia.
CARLOS ROSADO DINHEIRO 12H
JINGLE
O presidente do MPLA, João Lourenço, orientou esta manha na província do Cuanza-Sul, um acto político de massas na Centralidade de Quibaula, cidade do Sumbe.
A deslocação de João Loureço ao Cuanza-Sul enquadra-se nas ações da campanha eleitoral para as Eleições Gerais de 24 de Agosto. Entre as promessas de João Lourenço destaque a construção]ao de raiz de um novo hospital.
JOAO LOURENÇO 12H
PONTO UNITA
O candidato da UNITA a Presidente da República, Adalberto Costa Júnior, reiterou esta terça-feira, no Cunene, o apelo ao voto no seu partido, nas eleições gerais de 24 de Agosto.
O político falava na cidade de Ondjiva, durante a apresentação do manifesto eleitoral da UNITA, baseado em quatro eixos estratégicos de governação, nomeadamente emergência nacional, responsabilidade e solidariedade social, reforma do Estado e desenvolvimento económico e sustentável.
CASA – CE
O presidente da CASA-CE, Manuel Fernandes, mobilizou os vendedores e clientes do mercado da Xawande, na província de Malange, no quadro da campanha eleitoral.
Durante um acto político de massas, o candidato da CASA-CE a Presidente da República falou do programa de governo da coligação que lidera, em que pontifica a aposta no sector agrário, afirmando que vai aproveitar as potencialidades hídricas e fertilidade dos solos de Malanje.
…
Dois mil observadores nacionais e estrangeiros, no caso, menos mil observadores em relação ao número do pleito de 2017, estão, desde domingo, habilitados a seguir os passos das eleições gerais de 24 de Agosto.
Os observadores acreditados pela Comissão Nacional Eleitoral têm por lei até 30 dias antes das eleições para seguirem os passos necessários neste processo.
Luís Gimbo, coordenador geral do Observatório Eleitoral Angolano, aponta para impasses no exercício da observação eleitoral por várias dificuldades notadas no processo organizacional levado a cabo pela CNE por falta de credenciamento.
RD – LUÍ JIMBO 1
Luís Jimbo, garante que a sua organização recebeu a carta convite pela CNE para a observação das eleições, mas insiste que a falta de credenciamento vai criar enormes dificuldades.
PONTO
Encontram-se detidos 33 militantes da FNLA , desde sábado, na sequência de detenções efetuadas pela polícia.
No fim de semana Luanda registou vários atos de arruaça, em que milhares de motoqueiros, que sábado circularam com propaganda eleitoral do MPLA reclamavam o pagamento de 10.000 kwanzas que supostamente lhes tinham sido prometidos.
O MPLA escolheu a província de Luanda para a abertura oficial da campanha eleitoral, com a realização, no período da manhã, de um ato de massa no distrito de Camama, município de Talatona
Em vários vídeos postos a circular nas redes sociais foram vistos grupos de motoqueiros a queimar material de propaganda eleitoral do MPLA, nas zonas da Ilha de Luanda, na rua adjacente à entrada da Cidade Alta, Cidadela Desportiva, de pelo menos uma viatura incendiada e outras vandalizadas.
Aponta se também a morte de 3 pessoas. Sobre a detenção de militantes da FNLA, a polícia ainda não se pronunciou.
…
Na análise sobre os acontecimentos do fim de semana. O jornalista Eugénio Clemente disse que a situação delicada.
EUGENIO CLEMENETE 12H
Lito Silva pensa que devia haver mais atenção para a contratação de pessoas para o suporte de algumas pessoas para apoio as atividades políticas.
LITO SIVA 12H
…
O antigo presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, perspectiva que este processo eleitoral em Angola decorra num ambiente tranquilo entre os angolanos, que visa garantir a estabilidade democrática e de desenvolvimento do país.
CARLOS FONSECA 1 12H00
A cooperação, nos diversos domínios, entre Angola e os Estados Unidos da América (EUA) dominou, esta terça-feira a audiência que o Presidente da República, João Lourenço, concedeu ao embaixador americano no país, Tulinabo Mushingi.
A saída da audiência, decorrida no Palácio Presidencial, em Luanda o diplomata disse à imprensa que abordou com o Chefe de Estado angolano assuntos ligados à Cimeira EUA/África, a decorrer em Washington, de 13 a 15 de Dezembro do corrente ano.
TULINABO MUSHINGI – 1 – J07H27072022
Tulinabo Mushingi, disse ainda que cerca de 16 empresas americanas pretendem investir no país e chamou atenção para a necessidade de melhorar o ambiente de negócios em Angola.
TULINABO MUSHINGI – 1 – J07H27072022
Embaixador americano em Angola, Tulinabo Mushingi.
PONTO ECONOMICO
Um diamante rosa de 170 quilates foi descoberto numa mina em Angola pela empresa australiana Lucapa Diamond Company. Chamada “Rosa do Lulo”, a pedra já é reconhecida como a maior dos últimos 300 anos.
A empresa mineira Lucapa Diamond Company anunciou esta quarta-feira (27.07) ter descoberto um diamante rosa puro numa mina em Angola, que acredita ser o maior descoberto nos últimos 300 anos, recebendo o nome de “Rosa do Lulo”.
De acordo com o comunicado da Lucapa, Endiama e Rosas & Pétalas, parceiras na Sociedade Mineira Do Lulo, enviado à agência de notícias Lusa, o diamante de 170 quilates encontrado na mina do Lulo, no nordeste de Angola, é um dos maiores diamantes cor-de-rosa alguma vez descoberto e junta-se aos dois maiores diamantes já descobertos em Angola, também nesta mina.
A descoberta “histórica” deste diamante do tipo IIa, que agrupa pedras particularmente raras e puras, foi saudada pelo governo angolano, o parceiro da mina: “Este recorde e espetacular diamante cor-de-rosa de Lulo continua a mostrar que Angola é um ator importante no panorama mundial da extração de diamantes”, disse o ministro dos Recursos Minerais angolano, Diamantino Azevedo.
…
Pode haver greve na ENDIAMA. A comissão sindical da diamantífera Angola convocou para hoje uma assembleia geral cujo tema principal tem a ver com reivindicações. Reportagem de Romão de Jesus.
ROMAU DE JESUS DIRECTO SIMULADO
INTERNACIONAL
O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergey Lavrov, está de visita a África esta semana, num itinerário que inclui o Egito, a República do Congo, o Uganda e a Etiópia.
Lavrov encontrou-se com o Presidente do Congo, Denis Sassou N’guesso, e com o ministro dos Negócios Estrangeiros Jean-Claude Gakosso, na primeira visita ao país africano de um diplomata de topo da Rússia.
No Egito, no domingo Lavrov disse ao seu homólogo, Sameh Shoukry, que a Rússia iria satisfazer as encomendas de cereais.
…
As cheias provocadas pelas chuvas de monção já fizeram mais de 300 mortos no Paquistão, que está a sofrer com o impacto da precipitação mais forte que o habitual desde o mês de junho.
Segundo o mais recente balanço do governo paquistanês, citado pelo jornal britânico The Guardian, morreram 310 pessoas desde o início da temporada de monções e há centenas de feridos.
Em mais de 14 cidades do país – que fica localizado na ‘fronteira’ do Médio Oriente, tendo o Irão e o Afeganistão a oeste e a Índia a sudeste – foi emitido um alerta de chuvas de monção extremas.
Só na cidade de Karachi, a maior cidade do país em termos de densidade populacional, com mais de 16 milhões de habitantes, a água chega aos joelhos e obrigou ao encerramento de vários serviços públicos e negócios. A situação em Karachi é crítica, obrigando os moradores em bairros completamente submersos a pedir a ajuda de barcos para sair de casa.
FIM.FIM