Notícias às 12h, edição de 21 de Julho de 2022

COMUNICAÇÃO SOCIAL NO PAÍS ENFRENTOU UM DOS PIORES MOMENTOS DA SUA HISTÓRIA QUANDO JOÃO LOURENÇO EXERCIA CARGO DE SECRERTÁRIO PARA INFORMAÇÃO DO MPLA, DIZ DOCENTE UNIVERSITÁRIO;
RECENTES INAUGURAÇÕES DE INFRAESTRUTURAS NO PAÍS CONSTITUEM RAZÕES DE CAMPANHA POLÍTICA, REVELAM ANALISTAS;
COMANDANTE-GERAL ORDENA ESTUDANTES DE CIENCIAS POLICIAIS E CRIMINAIS A MANTER ORDEM E TRANQUILIDADE DURANTE ELEIÇÕES GERAIS DE 24 DE AGOSTO;
JINGLE NOTÍCIAS
Jornal ao meio-dia da MFM, quinta-feira 21 de Julho de 2022, tem o suporte técnico de Edson Machado e Edmundo Simões, coordenação de Alves Fernandes, numa edição de Abílio Cândido.
JINGLE M. VIEIRA
Dois parques solares de produção de energias fotovoltaicas com capacidade para gerar 285 megawatts entraram nesta quarta-feira em funcionamento, nos municípios da Catumbela-Biópio e Baía Farta, na província de Benguela, depois de inaugurados pelo Presidente da República, João Lourenço.
O projecto é o maior programa integrado de intervenção em energia renovável pública na África Subsaariana e foi pensado com o objectivo de gerar um impacto ambiental, social e económico positivo em Angola, marcando o futuro da energia sustentável no país.
JOÃO LOURENÇO 7H00
Na ocasião, o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, lembrou que a substituição da energia térmica por solar representa uma poupança de 275 milhões de litros de combustível diesel por ano.
JOÃO BAPTISTA BORGES 12H00
Com a inauguração das duas centrais fotovoltaicas nas localidades do Biópio e da Baía Farta, por João Lourenço, o especialista em políticas públicas, David Kissadila, fala em aproveitamento político em período de pré-campanha eleitoral;
DAVID KISSADILA 7H00
E o analista Edson Neto, no espaço da MFM “Governo de Transição” diz que, com estas inaugurações em período de pré-campanha, viola os princípios estabelecidos na lei eleitoral.
EDSON NETO 12H00
Já o analista, Dorivaldo Adão, diz que é missão do governo garantir o bem-estar dos cidadãos independentemente do período que o país enfrenta.
DORIVALDO ADÃO 12H00
PONTO
Será difícil os angolanos terem eleições livres e justas. A revelação é do docente universitário Olívio Kilumbo, que antevê um pleito eleitoral muito difícil, por que entente, que os órgãos de comunicação social, público e privados, estão sob controlo do partido governante, MPLA.
OLÍVIO KILUMBO 1 12H00
De acordo com o também analista político, os dados da história revelam que a comunicação social angolana, enfrentou momentos complexos, quando João Lourenço, exercia o cargo de Secretário para Informação do MPLA
OLIVIO KILUMBO 2 12H00
Por outro lado, Olívio Kilumbo defende que a força da sociedade civil é um vetor de transformação social.
OLÍVIO KILUMBO 3 12H00
Docente Universitário, Olívio Kilumbo, prevê eleições gerais difíceis em Angola no dia 24 agosto.

PONTO
Mais de 450 estudante do Instituto Superior de Ciências Policiais e Criminais Osvaldo Serra Van-Dúnem, foram exortados pelo Comandante-geral da Polícia, Arnaldo Manuel, a manter a ordem e tranquilidade pública durante as eleições de agosto próximo.
O Comissário-geral, falava nesta quarta-feira durante a cerimónia de encerramento do ano lectivo 2021-2022.
ARNALDO MANUEL 12H00
Por sua vez, director do Instituto Superior de Ciências Policiais e Criminais, Osvaldo Serra Van-Dúnem, comissario-chefe, Luís Cadete, lamenta a morte de três estudantes durante o ano letivo.
LUÍS CADETE 12H00
Mais de 450 estudante do Instituto Superior de Ciências Policiais e Criminais Osvaldo Serra Van-Dúnem, foram encorajados a manter a ordem e tranquilidade publica durante as eleições de 24 Agosto.
PONTO
Juventude de Luanda realiza um debate neste fim de semana para tratar dos contornos das próximas eleições em angola. A plataforma a caminho das eleições que tratar de levar para as comunidades de Luanda mais conhecimentos sobre o momento político de angola.
Um dos mentores da iniciativa Machado Mendes falou sobre a actividade.
MACHADO MENDES 1
PONTO
O programa de repatriamento voluntário dos refugiados do Kasai, República Democrática do Congo (RDCongo) foi hoje retomado, com a saída de 88 pessoas concentrados no assentamento do Lôvua, província angolana da Lunda Norte.
De acordo com uma nota do Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), a que agência Lusa teve acesso, o processo está a ser conduzido em parceria com os governos de Angola e da RDCongo, a Organização Internacional para as Migrações (OIM) e dos parceiros Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo (ADPP), Igreja Evangélica dos Irmãos em Angola (IEIA), Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS) e World Vision.
O primeiro grupo de 88 refugiados e dependentes saiu do assentamento do Lôvua hoje e deve atravessar a fronteira para a RDCongo na quarta-feira. O coordenador dos refugiados em angola, Mussenguele Kopele falou sobre os contornos do regresso.
KOPELE 1
O ACNUR informa que a primeira viagem será realizada pela fronteira de Chicolondo, prevendo-se que outros grupos deixarão Angola pela fronteira de Chissanda.
PONTO
Os angolanos continuam a chorar a perda irreparáveis do nacionalista Miguel N´Zau Puna. Os restos mortais de N´Zau Puna, serão enterrado neste sábado, no Cemitério dos Nobre, na Província de Cabinda. O corpo do nacionalista sairá hoje a tarde, da Clínica Girassol para a sua residência na Urbanização Nova Vida, na Província de Luanda.
Para o dia de amanhã, os órgãos de soberania, familiares e amigos, vão despedir-se de N´Zau Puna com homenagens a decorrer no Quartel do Estado Maior do Exército, ex-R20.
No período da tarde, os restos mortais do deputado à Assembleia Nacional pelo Grupo Parlamentar do MPLA, seguem para Província de Cabinda, onde também estão reservadas homenagens da sociedade civil no Pavilhão da Escola Barão Puna.
PONTO
O grande prémio “Leão de Ouro” da 37ª edição da Feira Internacional de Luanda (FILDA), realizada de 16 a 20 deste mês, na Zona Económica Especial (ZEE), foi conquistado pela empresa de telefonia móvel Unitel.
A empresa recebeu igualmente o Prémio Melhor Participação Telecomunicações e Tecnologia de Comunicação, enquanto o galardão Personalidade da FILDA foi entregue ao ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João.
O tema apresentado pela empresa na FILDA esteve assente no desenvolvimento de soluções inovadoras, face ao compromisso da qualidade, junto dos seus clientes e ao contributo que a empresa proporciona em várias esferas como na educação, saúde e empreendedorismo económico.
Na ocasião, o ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, considerou ser a melhor edição da FILDA, desde o início da sua jornada, tendo sido feito um trabalho intenso, identificando muitos desafios pela frente.
Já o presidente do Conselho de Administração do Grupo Eventos Arena, Bruno Albernaz, considerou o balanço “extremamente positivo”, por ter registado mais de 33 mil visitantes.
E o representante da ENSA-Seguros, Juelson Valente, fez uma avaliação positiva da FILDA.
JUELSON VALENTE 12H00
A FILDA registou aumento da participação em cerca de 40% e mais de 8 missões internacionais, comparando com a edição anterior.
PONTO CORRIDO

A Província do Bengo ganhou hoje um projecto integrado a ser construído na Zona da Barra do Dande. A zona vai acolher várias infraestruturas de desenvolvimento socioeconómico, vai ser entregue a gestão privada, cuja assinatura do acordo aconteceu hoje.
:::::
A quarta legislatura da Assembleia Nacional termina hoje, com a votação final global da Nova Lei de Base da Função Pública. O diploma legal, vai resolver a situação de muitos trabalhadores, sobretudo daqueles que, mesmo já tendo concluídos a formação, ainda continuam a receber salários como técnicos de nível inferior.
DESPORTO
Primeiro de Agosto e Interclube centralizam as atenções da quarta jornada do campeonato nacional sénior feminino de basquetebol. o duelo tem início as 16horas, no pavilhão 28 de fevereiro.
A actualidade desportiva com o Hilário Leonardo, boa tarde;
HILÁRIO LEONARDO 12H00

INTERNACIONAL
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov afirmou, esta quinta-feira, numa conferência de imprensa citada pela agência Reuters que, Vladimir Putin, está bem de saúde descartando assim os rumores de que estaria doente.
Segundo o porta-voz do Kremlin, que admite que existem especulações no Ocidente sobre a saúde do presidente nos últimos meses, os relatos sobre a saúde de Putin são “nada além de falsos”.
Recorde-se que esta polémica advém do facto do presidente russo ter tossido durante uma aparição pública, na quarta-feira, quando a agência de notícias Interfax o citou a referindo que estava com uma leve constipação que tinha apanhado na viagem ao Irão.
“Estava muito quente em Teerão ontem, mais de 38.ºC, e o ar condicionado era muito forte. Por isso, peço desculpas”, disse Putin, na altura.
::::::
O governo dos Estados Unidos da América (EUA) acusou esta quarta-feira 60 funcionários e ex-funcionários governamentais em El Salvador, Honduras, Guatemala e Nicarágua, bem como juízes e procuradores nesses países, de corrupção.
Numa declaração, o Secretário de Estado Antony Blinken acusou estes indivíduos de “corrupção significativa”, obstrução a investigações e de minarem os processos e as instituições democráticas dos respetivos países, contribuindo ainda para “a migração irregular e a desestabilização das sociedades”.
Estes elementos foram incluídos na chamada “lista Engel” de agentes corruptos e antidemocráticos, aos quais será negada a entrada nos EUA e não será possível obter vistos para viajar para o país.
Ao contrário da lista de 2021, que não incluía nenhum cidadão do Nicarágua, este ano as autoridades norte-americanas decidiram incluir 23 juízes e procuradores deste país. Foram ainda acusados seis salvadorenhos, 16 guatemaltecos e 15 hondurenhos.
FIM/FIM

Data de Emissão: 21-07-2022 às 12:00
Género(s): Noticiário
 

Relacionados