Notícias às 12 horas, edição de 20 de Julho de 2022

CONSORCIO EUROPEU GANHA EXPLORAÇAO DO CAMINHO DE FERRO DE BENGUELA. ANALISTA ESPERA TRANSPARENCIA E DESENVOLVIMENTO.

PRESIDENTE LOURENÇO INAUGURA CENTRAIS DE ENERGIA EM BENGUELA.

COMEÇA REPATRIAMENTO DE REFUGIADOS CONGOLESES EM ANGOLA. COORDENAÇAO DOS REPATRIAMENTOS FALA EM NECESSIDADE DE MAIS RESPEITO AOS DIREITOS HUMANOS.

RUSSIA GANHA APOIO DE PESO NA GUERRA CONTRA A UCRANIA. TRATA SE DO IRAO CUJO LIDER FIRMA APOIO A MOSCOVO.

PREÇO DO PETROLEO CAI LIGEIRAMENTE NOS PRINCIPAIS MERCADOS MUNDIAS.

Jornal ao meio-dia com Edmundo Simões e Edson Machado na técnica, numa coordenação de Alves Fernandes.

JINGLE MVIEIRA

O Presidente da República, João Lourenço esta em Benguela, para inaugurar duas centrais de energia fotovoltaicas.

A visita de algumas horas à província de Benguela.

As duas centrais, localizadas nos municípios do Biópio e da Baía, fazem parte do megaprojecto fotovoltaico e de baterias em Angola, que produzirão 370 megawatts.

A central de produção de Biópio, o maior dos sete projectos, tem uma capacidade de produção prevista de 188 megawatts.

A central da Baia Farta tem capacidade de  96,7 MW.  Jornalista Ramiro ALEIXO EM benguela…

RAMIRO ALEIXO 12H DIRECTO

No entanto, Cinco dos projectos que integram este megaprojecto estarão ligados à rede energética principal, enquanto os restantes dois estarão ligados as áreas rurais.

As demais centrais estarão em Saurimo, na Lunda Sul, Luena, no Moxico ,Cuito, no Bié, Bailundo, no Huambo (7,99 MWp) e Lucapa, na Lunda Norte.

O Presidente João Lourenço regressa ainda hoje à capital do país.

A vila da Muxima, no município da Quiçama, vai sofrer uma requalificação que visa essencialmente, a melhoria das condições de vida das populações locais e potenciar a actividade turística.

O Presidente da República João Lourenço explicou que o projecto maior é o da requalificação da vila da Muxima, que incluirá o santuário muito mais moderno com a nova catedral.

JOÃO LOURENÇO – J07H20072022

O projecto de requalificação contempla também a construção de um centro médico, administração local, Comando da Polícia Nacional, escola, centro comunitário, edifício do clero, área de loteamento para residências familiares e campo de campismo na Muxima, situada a 130 quilómetros da cidade de Luanda.

PONTO ECONOMICO

O consórcio Mota-Engil/Trafigua/Vecturis ganhou a concessão do corredor do Lobito, Angola, no valor de 100 milhões de dólares, e vai gerir a exploração e manutenção do transporte ferroviário de mercadorias entre Lobito e Luau durante 30 anos.

Segundo um comunicado do Ministério dos Transportes angolano, o valor do prémio de assinatura – cerca de 97,5 milhões de euros – está em linha com o montante de outras concessões no setor dos transportes em Angola, tendo permitido diferenciar os concorrentes com base na sua capacidade financeira face à dimensão dos ativos em causa.

Com as rendas negociadas, o Estado angolano vai arrecadar mais de 2 mil milhões de dólares. A analise de Carlos Rosado de Carvalho

ROSADO 12 H

Já o concessionário vai investir 256 milhões de dólares em infraestruturas, 73 milhões em equipamentos e material circulante e um valor adicional de 4,3 milhões de dólares em atividades diversas.

Ao nível da carga a transportar, as previsões apontam para 1.678 toneladas no quinto ano de concessão, 2.982 toneladas no 10.º ano, 4.979 toneladas no vigésimo ano, e 4.979 toneladas no 30.º e último ano.

A concessão tem a duração de 30 anos, podendo ser extensível a 50 anos caso o concessionário opte por construir o ramal ferroviário Luacano (Moxico) — Jimbe (Zâmbia).

PONTO

O programa de repatriamento voluntário dos refugiados do Kasai, República Democrática do Congo (RDCongo) foi hoje retomado, com a saída de 88 pessoas concentrados no assentamento do Lôvua, província angolana da Lunda Norte.

De acordo com uma nota do Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), a que agência Lusa teve acesso, o processo está a ser conduzido em parceria com os governos de Angola e da RDCongo, a Organização Internacional para as Migrações (OIM) e dos parceiros Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo (ADPP), Igreja Evangélica dos Irmãos em Angola (IEIA), Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS) e World Vision.

O primeiro grupo de 88 refugiados e dependentes saiu do assentamento do Lôvua hoje e deve atravessar a fronteira para a RDCongo na quarta-feira. O coordenador dos refugiados em angola, Mussenguele Kopele falou sobre os contornos do regresso.

KOPELE 1

O ACNUR informa que a primeira viagem será realizada pela fronteira de Chicolondo, prevendo-se que outros grupos deixarão Angola pela fronteira de Chissanda.

“Em seguida, refugiados e familiares seguirão em direção às províncias de Kasai, Kasai Central, Kwilu, Sankuru, Lomami, Lualaba e Kinshasa”, sublinha-se na nota.

KOPELE 2

Já nas suas áreas de origem, os refugiados vão ser recebidos pelo ACNUR da RDCongo, em conjunto com as autoridades congolesas democráticas e parceiros, que estão a trabalhar para criar condições no sentido da sua reintegração.

PONTO

Juventude de Luanda realiza um debate neste fim de semana para tratar dos contornos das próximas eleições em angola. A plataforma a caminho das eleições que tratar de levar para as comunidades de Luanda mais conhecimentos sobre o momento político de angola.

Um dos mentores da iniciativa Machado Mendes falou sobre a actividade.

MACHADO MENDES 1

Por outro lado, o activista diz esperar por uma participação massiva dos moradores do Rocha Pinto.

MACHADO MENDES 2

A ADRA – Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente realiza esta quinta-feira um dia Diálogo Social com o tema: Visão dos Partidos Políticos sobre a Agricultura Familiar e Comércio Rural em Angola no Auditório das Irmãs Paulinas, em Luanda.

Segundo Carlos Cambuta Director Geral da ADRA, o diálogo insere-se no programa de educação cívica da ONG que dirige.

CARLOS CAMBUTA – J07H20072022

A ADRA realiza esta quinta-feira um dia Diálogo Social com os Partidos Políticos sobre a Agricultura Familiar e Comércio Rural em Angola no Auditório das Irmãs Paulinas, em Luanda.

Angola será o primeiro país africano de língua portuguesa a acolher entre Outubro e Novembro de 2023, a assembleia-geral da União Interparlamentar (UIP) que movimenta mais de mil deputados de todo o mundo.

O anúncio foi feito terça-feira, na cidade da Praia, em Cabo Verde, pelo presidente UIP, Duarte Pacheco, reforçando que para o ano, o encontro vai ser realizado em Angola.

INTERNACIONAL

O líder supremo iraniano, Ali Khamenei, manifestou esta terça-feira um apoio firme ao Presidente russo, Vladimir Putin, ao defender que caso Moscovo não tivesse invadido a Ucrânia, a NATO teria atacado a Rússia mais tarde.

Estas declarações alinham-se com a retórica de Putin para justificar a invasão do país vizinho e a postura do líder supremo iraniano e mostram também os laços cada vez mais estreitos entre Moscovo e Teerão, visto que ambos os países enfrentam fortes sanções pelo Ocidente.

Os aliados da Aliança Atlântica reforçaram a sua presença militar na Europa Oriental e forneceram à Ucrânia armas para ajudar a combater o ataque russo, com Ali Khamenei a acusar o Ocidente de ser contra uma Rússia “independente e forte”.

“Se o caminho estivesse livre para a NATO, esta não reconheceria nenhum limite e fronteira”, salientou Khamenei a Putin, à margem da reunião do chamado Grupo de Astana, que junta Rússia, Turquia e Irão, e que decorreu em Teerão.

Na sua segunda viagem ao estrangeiro desde que a Rússia iniciou a operação militar na Ucrânia, no final de fevereiro, Putin debateu com o Presidente iraniano, Ebrahim Raisi e o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, o conflito na Síria, onde os três países se comprometeram a combater o “terrorismo” naquele país afetado pela guerra.

Perspetiva de subida dos juros pelos bancos centrais aumenta receios de recessão ou abrandamento económico. Petróleo cede quase 2% antes de EUA anunciarem stocks.

Os preços do petróleo recuam quase 2% esta quarta-feira, pressionados pelos esforços dos bancos centrais para travar a escalada da inflação e com os investidores à espera de uma subida dos inventários nos EUA.

Em Londres, o barril de Brent para entrega a 29 de julho cai 1,7% para 105,53 dólares. Do outro lado do Atlântico, o crude WTI que expira ao final do dia cai 1,75% para 102,4 dólares. Ambos valorizaram mais de 1% na véspera perante os sinais de aperto na oferta.

Entretanto, a perspetiva de subida das taxas de juro pelos bancos centrais para conter a subida dos preços, nomeadamente na Zona Euro, com o Banco Central Europeu (BCE) a preparar-se para anunciar esta quinta-feira uma subida de 25 ou mesmo 50 pontos base nas suas taxas, aumenta os receios de um abrandamento ou recessão económica, com impacto na procura por energia.

 

 

 

Data de Emissão: 20-07-2022 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados