Notícias às 12 horas, edição de 19 de Julho de 2022

TERMINA IMPASSE ENTRE ESTADO E FILHOS DO ANTIGO PRESIDENTE DA REPÚBLICA. JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS PODE SER SEPULTADOS EM ANGOLA

::::::

ÁLVARO SOBRINHO ACUSADO POR FRAUDE MILIONÁRIA AO BES ANGOLA; 

COMISSÃO NACIONAL ELEITORAL “CHUMBA” PARTICIPAÇÃO NAS ELEICOES GERAIS DO OBSERVATÓRIA ELEITORAL ANGOLANO. LUÍS JIMBO DIZ DESCONHECER MOTIVAÇÕES; 

SOCIEDADE CIVIL NO HUAMBO DISCUTE CONTORNO DOS PREPARATIVOS VISANDO ELEIÇÕES DE 24 AGOSTO; 

GOVERNOS DE ANGOLA E DA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO E PARCEIROS RETOMAM REPATRIAMENTO VOLUNTÁRIO DE REFUGIADOS; 

PRESIDENTE UCRANIANO DEMITE 28 FUNCIONÁRIOS DOS SERVIÇOS SECRETOS;  

JINGLE-JES 

Jornal ao meio-dia da MFM, terça-feira 19 de julho de 2022, tem o suporte técnico de Edson Machado e Edmundo Simões, coordenação de Alves Fernandes, edição de Abílio Cândido. 

JINGLE M. VIEIRA 

Os filhos mais velhos do ex-Presidente angolano José Eduardo dos Santos comprometeram-se hoje a colaborar na realização de um funeral nacional, mas após as eleições de 24 de agosto e pedem um mausoléu para acolher os restos mortais.

Jornalista, Tony Fancy; 

TONY FANCY 12H00

E o Analista político Joaquim Jaime, garante que a família tem toda a legitimidade de conduzir o processo fúnebre do ex cehefe do estado e que o governo é chamado a intervir sempre, em função da pretensão dos filhos

JOAQUIM JAIME 1 12H00

Joaquim Jaime diz que João Lourenço não abdicar do combate a corrupção amnistiando as filhas do ex chefe de estado havendo acordos com a justiça angolana nesse momento de negociação para a realização das exéquias 

JOAQUIM JAIME 2 12H00

PONTO

Álvaro Sobrinho já está acusado pelo Ministério Público, sabe a CNN Portugal, num despacho com mais de 800 páginas em que os procuradores do DCIAP apontam ao antigo banqueiro, que presidiu ao BES Angola, o desvio de centenas de milhões de euros do banco para contas por ele controladas, nomeadamente na Suíça.

Sobrinho é acusado por crimes como burla agravada, abuso de confiança ou branqueamento de capitais, num esquema com recurso a testas de ferro através da concessão irregular de empréstimos, entre 2009 e 2013, de um total de 6,8 mil milhões de dólares (cerca de 6 mil milhões de euros ao câmbio atual).

O luso-angolano, recorde-se, está atualmente sujeito a uma caução de 6 milhões de euros, que pagou, e sem passaporte – só podendo circular no espaço Schengen. Foram estas as medidas impostas pelo juiz Carlos Alexandre quando Sobrinho for interrogado em março passado. Quanto à acusação, foi proferida no final da última semana, antes da entrada em férias judiciais.

Também Ricardo Salgado, ex-patrão do BES, deverá conhecer hoje nova acusação, por burla no processo de aumento de capital do banco em 2014. São dois processos diferentes, mas ambos correm termos no DCIAP.

JINGLE ELEIÇÕES

Juventude do Huambo vai debater esta semana o caminho que angola esta a trilhar para as próximas eleições de 24 de Agosto. 

A sociedade civil do planalto central vai testemunhar a atividade sob a coordenação da Plataforma juvenil para cidadania. Walter Ferreira falou sobre esta iniciativa que tem como alvo principal a juventude. 

WALTER FERREIRA 1 12H00 

O objecticvo deste debate, que deve juntar jovens das províncias do centro e sul de angola passa por estabelecer as principais ideias que unem a juventude das principais praças políticas do país.

WALTER 2 FERREIRA 12H00

Walter Ferreira e a iniciativa sobre debates em torno das eleições em Angola.  

Para alem do Huambo, debates do género devem ser ainda realizados em outras províncias, com destaque para Luanda, Huila e Bengeula.  

PONTO

Foi recusada a solicitação da plataforma Observatório Eleitoral de Angola OBEA para observar as eleições gerais de 24 de agosto. 

A Comissão Nacional Eleitoral, alega que a associação de Organizações Não Governamentais Angolanas não tem personalidade jurídica para ser credenciada.

A informação foi prestada nesta segunda-feira, pelo porta-voz do órgão da administração eleitoral no País, Lucas Quilundo, após a realização da plenária que visou analisar e aprovar a lista de observadores nacionais.

LUCAS QUILUNDO CNE 1 12H00

A Lei angolana de Observação Eleitoral estabelece que as organizações que solicitam o credenciamento para observar as eleições devem estar legalizadas.

Este não é o caso da Plataforma ObEA, que congrega as ONG Omunga, ADRA, Instituto Angolano de Sistema Eleitoral e Democracia e várias denominações religiosas, entre as quais, a Igreja Católica, cujos bispos manifestaram a intenção de observar o processo eleitoral.

O Coordenador  da plataforma Observatório Eleitoral de Angola, Luís jimbo, diz que no ano de 2012, o OBEA, conduziu a primeira missão de observação com mais de mil observadores, que foram credenciados.

LUÍS JIMBO 1 12H00

Luís Jimbo, diz ainda, que as explicações da Comissão Nacional Eleitoral, não são verdadeiras, porque em nenhum momento o OBEA solicitou o credenciamento.

LUÍS JIMBO 2 12H00

E para o activista, Domingos das Neves, com esta decisão da CNE, Angola está adoptar uma democracia com padrões, que violam os princípios estabelecidos universalmente, dizendo ainda, que o processo eleitoral de uma Nação, deve ter a participação activa dos cidadãos.

DOMINGOS DAS NEVES 1 12H00

Domingos das Neves, avança, que a participação do OBEA, não garante a transparência e credibilidade do processo eleitoral no País, porque compreende existirem factores eivado de vícios das eleições anteriores, que não produzem confiança no actual pelito eleitoral.  

DOMINGOS DAS NEVES 2 12H00

Foi recusada a solicitação da plataforma Observatório Eleitoral de Angola OBEA para observar as eleições gerais de 24 de agosto.

:::::

E a Comissão Nacional Eleitoral, já definiu os tempos e antena para a campanha eleitoral dos partidos políticos e coligações, na rádio e televisão. 

O plenário da CNE, disponibiliza também o mapeamento definitivo das Assembleias de Voto aos partidos políticos concorrentes as eleições de 24 de Agosto, tal como informou o porta-vos da do CNE, Lucas Quilundo.

LUCAS QUILUNDO 12H00

JINGLE-PRS

A solução dos prolemas enfrentados nos últimos anos pelos cidadãos nacionais, passa pela implementação do federalismo. Quem assim defende, é o Presidente do Partido de Renovação Social PRS, Benedito Daniel, quando falava num encontro com académicos nesta segunda-feira em Luanda.

O político, entende que com esta intenção, os angolanos podem almejar dias melhores, em caso de vitória a sua agremiação partidária nas eleições de 24 de agosto.

BENEDITO DANIEL 1 12H00

O candidato a presidente da República, pela lista do PRS, fez uma avaliação sobre a governação de João Lourenço, nos últimos cincos anos, ao reconhecer, que houve redução nos níveis de corrupção no País.

BENEDITO DANIEL 2 12H00

Presidente do PRS, Benedito Daniel no encontro com os académicos nesta segunda-feira em Luanda, onde apresentou os propósitos essenciais tendo em vista as eleições gerais de 24 de agosto.

PONTO CORIDO

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados ACNUR em conjunto com os governos de Angola e da República Democrática do Congo e com a colaboração da Organização Internacional para as Migrações e dos parceiros Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo, Igreja Evangélica dos Irmãos em Angola (IEIA), Serviço Jesuíta aos Refugiados e World Vision está retomar o programa de repatriamento voluntário dos refugiados do Kasai, na RDC.

O primeiro grupo de 88 refugiados e dependentes saiu do assentamento do Lôvua hoje e deve atravessar a fronteira para a RDC amanhã. 

A primeira viagem será realizada pela fronteira de Chicolondo, e outros grupos deixarão Angola pela fronteira de Chissanda. 

Em seguida, refugiados e familiares seguirão em direcção às províncias de Kasai, Kasai Central, Kwilu, Sankuru, Lomami, Lualaba e Kinshasa. 

Do outro lado da fronteira, vão ser recebidos pelo ACNUR da RDC, em conjunto com as autoridades da RDC e parceiros, que estão a trabalhar para criar condições para a reintegração destes refugiados no país de origem.

Até este momento, cerca de 10% da população do assentamento do Lôvua, mostrou ter a intenção de regressar à RDC. Com o reinício do repatriamento voluntário, mais refugiados podem mostrar interesse em regressar. O ACNUR está a acompanhar possíveis novas intenções de retorno.

PONTO

A partir de agora, o alvará comercial em angola passa a ser vitalício, ou seja, tratou uma vez, não precisa renovar. 

O Livrete e o título de propriedade de automóvel são agora um único documento e por fim, Cidadãos deixam de solicitar homologação de títulos académicos pelo Instituto Nacional de Avaliação, Creditação e Reconhecimento de Estudos do Ensino Superior.  

Os dados com o Jornalista Romão de Jesus.

ROMÃO DE JESUS 12H00

INTERNACIONAL

O Comando Militar dos Estados Unidos em África AFRICOM matou no domingo dois combatentes do grupo islâmico Al-Shebab numa zona remota da Somália em resposta a um ataque às forças de segurança do país.

“Aavaliação inicial é de dois terroristas do Al-Shebab mortos em ação, e nenhum civil ferido ou morto, dada a natureza remota do local onde aconteceu o combate”, indicou o AFRICOM num comunicado citado pela agência espanhola de notícias, Efe.

O ataque de domingo contra o Al-Shebab foi levado a cabo em coordenação com o Governo federal da Somália, e faz parte do envolvimento norte-americano nas operações militares no território desde, pelo menos, 2007.

A partir de 2017, os ataques aéreos norte-americanos neste país do Corno de África aumentaram de maneira significativa, mas no final de 2020 o então presidente norte-americano, Donald Trump, ordenou a retirada de cerca de 750 soldados do país.

Este ano, a presença militar norte-americana cresceu novamente depois da decisão do atual Presidente, Joe Biden, de enviar centenas de soldados para ajudar a combater o terrorismo neste país africano.

::::::

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, demitiu 28 funcionários dos serviços secretos – o Serviço de Segurança ucraniano SBU, considerando que estavam a realizar o seu trabalho “de maneira insatisfatória”.

Zelensky pretende realizar uma “análise aprofundada” de todo o serviço, segundo vídeo publicado pelo Presidente ucraniano na segunda-feira à noite.

Tal revisão será feita “em diferentes níveis e diferentes perspetivas”, acrescentou Zelensky no vídeo.

A expulsão dos 28 membros do SBU segue o anúncio da destituição da procuradora-geral, Iryna Venediktova, e do chefe do SBU, Ivan Bakanov, demitidos em 17 de julho.

Ambas as demissões ainda precisam ser ratificadas pelo Parlamento, já que, de acordo com a Constituição ucraniana, o Presidente não tem o poder para os destituir dos seus cargos.

A decisão de Zelensky representou a maior remodelação do seu Governo desde o início da invasão russa, em 24 de fevereiro, e afetou duas pessoas intimamente ligadas à sua carreira política.

 

Data de Emissão: 19-07-2022 às 12:00
Género(s): Noticiário
 

Relacionados