Noticias às 12 horas, edição de 18 de Julho de 2022

FIM-DE-SEMANA SANGRENTO NAS ESTRADAS DE LUANDA. QUINZE MORTOS E 34 FERIDOS GRAVES EM 35 ACIDENTES;

EXISTE INEFICIÊNCIA NOS MÉTODOS DE FISCALIZAÇÃO E PRESTAÇÃO DE CONTAS DOS PARTIDOS POLÍTICOS CONCORRENTES ÀS ELEIÇÕES GERAIS NO PAÍS, REVELA ECONOMISTA; 

ANALISTAS APRESENTAM FACETAS NEGATIVAS E POSITIVAS SOBRE NELSON MANDELA. HOJE É O DIA INTERNACIONAL DO ANTIGO PRESIDENTE DA ÁFRICA DO SUL;  

UNIÃO EUROPEIA APOIA COM 25 MILHÕES FORÇAS ARMADAS DO NÍGER; 

JINGLE NOTÍCIAS

Jornal ao Meio Dia da MFM, segunda-feira, 18 de Julho de 2022, tem o suporte técnico de Edson Machado e Edmundo Simões, coordenação de Alves Fernandes, edição de Abílio Cândido, apresenta-lhe às notícias o Tony Fancy.

JINGLE ELEIÇÕES

O método de inspecção e a prestação de contas dos partidos políticos concorrentes às eleições gerais no País, tem sido uma grande dificuldade após a realização do pleito eleitoral. Quem assim defende é o economista, Carlos Rosado, quando falava na manhã desta segunda-feira no espaço “Economia sem Makas”.

Jornalista, Romão de Jesus;

ROMÃO DE JESUS 12H00

PONTO

Foram capacitados mais de cinquenta cabos eleitorais, no último fim de semana, no município de Cacuaco em Luanda, numa acção promovida pela Coligação Ampla de Salvação CASA-CE.

O objetivo desta formação é munir os jovens da CASA CE, a terem instrumentos capazes de mobilizar os eleitores a exercerem os seus direitos de cidadania, de acordo com o coordenador Nacional da referida coligação, Maconda André.

MACONDA ANDRE 12H00

Por sua vez, Miguel Kimbenze, coordenador Provincial da Campanha Eleitoral da CASA-CE, avança, que a coligação, precisa de dois milhões de votos para vencer as eleições em Luanda, maior praça eleitoral do País.

MIGUEL KIMBENZA 12H00

Secretariado Nacional Executivo da CASA-CE capacita militantes em Cacuaco, Província de Luanda.

PONTO

A FILDA Feira internacional de Luanda cumpre hoje o seu terceiro dia.

O destaque para esta segunda-feira vai para as oportunidades de negócios no sector dos petróleos.

Abordagem sobre o evoluir do sector petrolífero no país e um ciclo de três conferências sobre a inclusão digital na economia vão marcar o terceiro dia da 37ª edição da Feira Internacional de Luanda FILDA/2022, que decorre de 16 a 20 de Julho, na Zona Económica Especial.

Este domingo no segundo dia, o certame deu todo destaque a realização da Conferência sobre o Mercado de Capitais, e o lançamento do Sistema de Atendimento Virtual da Administração Geral Tributária

A administradora da AGT, Mirex Taty, explica os procedimentos de funcionamento da plataforma digital.

MIREX TATY 12H00

O Feito segundo a ministra das Finanças Vera Deves, vai facilitar o pagamento de imposto que será de forma rápida.

VERA DAVES 12H00

E na abertura da FILDA, o ministro de Estado para a Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior, enalteceu as empresas nacionais e estrangeiras participantes, dizendo, que a economia angolana continua a crescer.  

MANUEL NUNES JÚNIOR 12H00

A FILDA Feira internacional de Luanda cumpre hoje o seu terceiro dia.

PONTO

Durante o fim-de-semana quinze pessoas perderam a vida nas estradas de Luanda e 34 ficaram gravemente feridas, de acordo com a informação divulgada nesta segunda-feira pelo Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional. 

Negligência dos peões e o desrespeito dos automobilistas às regras de trânsito são apontadas como as principais causas de acidentes, conforme avança o Director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa da Polícia na capital do País, superintendente, Nestor Goubel.

NESTOR GOUBEL 1 12H00  

Durante as últimas 72 horas, referentes aos dias 15, 16 e 17, a corporação procedeu à apreensão de onze armas de fogo, à recuperação de várias viaturas, bem como à detenção de 158 cidadãos suspeitos pela prática de crimes de natureza diversa.

NESTOR GOUBEL 2 12H00

Fim-de-semana sangrento nas estradas de Luanda. Quinze mortos e 34 feridos graves em 35 acidentes.

PONTO

Celebra-se hoje à escala global o Dia Internacional Nelson Mandela, em reconhecimento pelo empenho do estadista sul-africano pela busca da paz, respeito e salvaguarda dos direitos civis.

A data, que foi criada pela Organização das Nações Unidas em novembro de 2009, é uma homenagem ao legado de Mandela, defensor dos direitos humanos e consagrado pela luta da garantia da justiça, igualdade social, política e económica das pessoas negras.

O consenso de 192 países membros da ONU levou à aprovação da Resolução 64/13, que tornou possível o reconhecimento da efeméride, que só em 2010 viria a ser celebrada pela primeira vez.

O jurista, defende que esta data, foi instituída com o propósito de serem encontrados modelos de homens que incentivam o perdão. 

O Docente Universitário, diz ainda, que esta efeméride, exalta uma figura heroica construída numa falsidade de desculpa em prejuízo de pessoas que legitimante tinham capacidade para negociar com o Partido Nacional do Apartheid.     

PAULO GAMBA 1 12H00

Para Paulo Gamba, a figura de Nelson Mandela, foi criada por pessoas, que durante logos anos infringiram direitos e liberdades de pessoas negras.

PAULO GAMBA 2 12H00

Por sua vez, o especialista em Relações Internacionais, Orlando Victor Muhongo, considera Nelson Mandela como Herói Sul Africano.

ORLANDO MUHONGO 1 12H00

Para Orlando Victor Muhingo, a referida data instituída como dia internacional de Nelson Mandela, não foi uma decisão unanime entre os membros das Nações Unidas.

ORLANDO MUHONGO 2 12H00

Desde então, são realizadas a 18 de julho, anualmente e em todo mundo, homenagens a um dos mais notáveis filhos de África e impulsionador da democracia e de relações inter-raciais equilibradas.

PONTO

A Televisão Pública de Angola, lança hoje, o primeiro canal de notícias no país, denominado “TPA Notícias”, num evento a decorrer na Central de Produção de Conteúdos Ernesto Bartolomeu, em Camama.

De acordo com o Director da Informação da Televisão Pública, a TPA Notícias” tem como principal desafio, o de levar as informações sobre o país 24 horas por dia, nas comunidades das diásporas e pelo País

CABINGANO MANUEL 12H00

DESPORTO

A seleção nacional sénior masculina de andebol não estará no mundial da modalidade em 2023 numa organização da Polónia e Suécia.

A actualidade desportiva com o Hilário Leonardo, boa tarde;

HILÁRIO LEONARDO 12H00 

INTERNACIONAL

Pelo menos doze pessoas morreram este fim de semana devido às inundações e chuvas torrenciais registadas nas províncias chinesas de Sichuan e Gansu, informou hoje a imprensa estatal.

Em Sichuan, pelo menos seis pessoas morreram no domingo e outras 12 estão desaparecidas, depois de as chuvas terem provocado “inundações repentinas” que deixaram ainda cerca de mil e 300 pessoas desalojadas, segundo a televisão estatal CGTN.

Na cidade de Longnan, pertencente à província de Gansu, registaram-se mais seis mortes e 3.000 pessoas foram retiradas, indicou o mesmo meio de comunicação.

Nas últimas semanas, outras partes da China, como a província de Hunan, sofreram inundações que deixaram dezenas de mortos e mais de um milhão de desabrigados.

::::::

O Conselho da União Europeia aprovou hoje um apoio de 25 milhões de euros, ao abrigo do Mecanismo Europeu de Apoio à Paz, para reforçar as capacidades das Forças Armadas do Níger na luta contra “a crescente ameaça terrorista”.

Em comunicado, o Conselho, instituição na qual estão representados os 27 Estados-membros, e que está hoje reunido em Bruxelas ao nível de ministros dos Negócios Estrangeiros, indica que “o objetivo desta medida de assistência é reforçar as capacidades e a resiliência das Forças Armadas do Níger, a fim de lhes permitir defender a integridade territorial e a soberania do país e proteger melhor a população civil contra a crescente ameaça terrorista”.

Sublinhando que “o Níger desempenha um papel importante nas iniciativas destinadas a reforçar a paz e o desenvolvimento no Sahel, incluindo a Estratégia Integrada da União Europeia, a Coligação do Sahel e a Parceria para a Segurança e Estabilidade no Sahel, bem como a Aliança do Sahel”, a UE observa que, através desta medida de assistência, solicitada pelo Níger em março passado e que durará 36 meses, está a cumprir o seu compromisso no âmbito destas iniciativas.

FIM/FIM 

Data de Emissão: 18-07-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados