Notícias às 12 horas, edição de 15 de Julho de 2022

REDACÇÃO MFM

J12H15JULHO2022

ABÍLIO CÂNDIDO

 

 

MANCHETES

ANGOLANOS CUMPREM ÚLTIMO DIA DE LUTO PELA MORTE DO ANTIGO PRESIDENTE DA REPÚBLICA JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS;

UNITA E PARCEIROS CHAMAM IMPRENSA NACIONAL E ESTRANGEIRA PARA APRESENTAÇÃO DO MANIFESTO ELEITORAL VISANDO ELEIÇÕES DE 24 DE AGOSTO;

IGREJA CATÓLICA APELA CONVÍVIO DEMOCRÁTICO SAUDÁVEL DURANTE ELEIÇÕES GERAIS; BISPOS DA CEAST REUNIDOS EM ASSEMBLEIA PLENÁRIA;

ROUBO DE 71 MILHÕES DE KWANZAS A PARTIR DE FURTOS DE CARTOES MULTICAIXAS. BURLADOR TENTA CORROMPER AGENTE DO SIC COM UM MILHÃO DE KWANZAS PARA SOLTAR CABECÍLHA DO GRUPO;

GOVERNO JAPONÊS APONTA FALHAS À ATUAÇÃO DA POLÍCIA NA MORTE DE SHINZO ABE;

JINGLE ELEIÇÕES

Jornal ao meio-dia na MFM, sexta-feira 15 de Julho de 2022, tem o suporte técnico de Edson Machado e Edmundo Simões, coordenação de Alves Fernandes, edição de Abílio Cândido.

JINGLE M. VIEIRA

O País cumpre, esta sexta-feira, o último dia do luto nacional, pela morte do antigo Presidente da República, José Eduardo dos Santos.

O luto nacional começou a ser observado no dia 9 de julho, por um período de 7 dias com a bandeira nacional colocada a meia haste e o cancelamento de todos os espetáculos e manifestações públicas.

O presidente da República, João Lourenço, fundamentou em Decreto Presidencial a homenagem com o facto de José Eduardo dos Santos ter sido “uma figura ímpar da Pátria Angolana, à qual se dedicou desde muito cedo, tendo tido relevante participação na luta contra a colonização, na conquista da Independência Nacional, na consolidação da Nação Angolana, na sua afirmação no contexto das Nações, na conquista da paz e reconstrução e reconciliação nacionais”.

No âmbito do programa das exéquias, o Governo criou espaços públicos nas 18 províncias para a apresentação de condolências.

Em Luanda, o local oficial é a Praça da República, que recebeu desde segunda-feira várias centenas de cidadãos, entre entidades políticas, diplomáticas, eclesiásticas e outras.

O programa abriu com a homenagem do Chefe de Estado angolano, João Lourenço, ao que se seguiram manifestações de pesar dos deputados, magistrados, sociedade civil, membros de partidos políticos e diplomatas estrangeiros residentes em Angola.

No entanto, as Forças de Defesa e Segurança rendem hoje, homenagem ao antigo Comandante-em-chefe, José Eduardo dos Santos, no sétimo e último dia de Luto Nacional.

O velório, que decorre na Praça da República, junto ao Memorial Dr. António Agostinho Neto, continua a receber entidades políticas, empresariais e a sociedade civil.

O presidente da Bancada Parlamentar do MPLA, Virgílio de Fontes Pereira, enalteceu a figura de José Eduardo dos Santos, como promotor da paz e da reconciliação nacional.

VIRGÍLIO PEREIRA 12H00

E a vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, diz, que Eduardo dos Santos, merece as devidas homenagens, pelo facto de ser considerado, um homem que marcou a história do país com os seus feitos dentro e fora de Angola.

LUÍSA DAMIÃO 12H00

José Eduardo dos Santos morreu aos 79 anos em Barcelona, Espanha, após doença prolongada.

José Eduardo dos Santos sucedeu a Agostinho Neto como Presidente de Angola em 1979 e deixou o cargo em 2017.  Em 2017, renunciou a candidatar-se e o actual Presidente, João Lourenço, sucedeu-lhe no cargo, tendo sido eleito também pelo MPLA, que governa o país desde a independência de Portugal, em 1975.

PONTO

A UNITA e parceiros chamaram nesta sexta-feira imprensa nacional e estrangeira para apresentação do manifesto eleitoral visando eleições de 24 de agosto;

Reportagem em directo com Alves Fernandes, boa tarde;

ALVES FERNANDES 12H00

PONTO

A Convergência Ampla de Salvaçao de Angola CASA-CE, iniciou ontem, em Luanda, a formação de formadores de delegados de lista que terá a duração de dois dias, a formação está a decorrer em todo país.

Em declarações à nossa reportagem, o secretário para os Assuntos Políticos Eleitorais a nível de Luanda, Angelino Chivinda, explicou que, na cidade capital estão a ser formados mais de cem formandos. Angelino, disse que o objetivo da formação é capacitar os delegados para garantirem o controlo nas mesas de Assembleia de votos.

ANGELINO CHIVINDA.

CASA-CE, começa a formar mais de 100 formadores de delegados de Lista para mesas de Assembleia de votos

PONTO

No dia 24 de Agosto desde ano, os angolanos serão chamados a viver um dos mais importantes momentos da sua história, as quintas eleições, desde o estabelecimento da democracia no país.

No segundo dia da II Assembleia Plenária anual dos Bispos da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé e Principe, que decorre em Luanda, o Presidente da CEAST e Arcebispo de Saurimo, Dom José Manuel Imbamba, diz que a igreja Católica, espera que durante o pleito eleitoral, os angolanos, possam viver momentos de verdadeira democracia.

DOM IMBAMBA 1 12H00

A Conferência Episcopal de Angola e São Tomé e São Tomé e Príncipe, reitera os apelos para elevação dos níveis de tolerância durante as eleições.

DOM IMBAMBA 2 12H00

Aos órgãos de comunicação social, Dom Manuel Imbamba, pede maior controlo nos conteúdos a serem divulgados.

DOM IMBAMBA 3 12H00 

Palavras do presidente da CEAST, Dom José Manuel Imbamba, nesta quinta-feira, na abertura da II Assembleia Plenária dos Bispos, que entra hoje no segundo dia de trabalhos e termina no dia 21 deste mês.

PONTO

A necessidade de se continuar a trabalhar na mobilização das forças, com vista a garantir o processo de segurança das eleições gerais de 24 de Agosto com êxito, consta das acções prioritárias do Comando Provincial da Huíla da Polícia Nacional.

O Comandante da corporação nas terras da Chelas, Comissário, Divaldo Martins, diz que as actividades operacionais, que garantam um ambiente político tranquilo naquela região do País, já começaram a ser desenvolvidas desde o período do registo eleitoral.   

DIVALDO MARTINS 2

Durante o acto de Conselho de Comandantes, órgão de natureza construtiva, que analisa as questões relacionadas com a segurança pública, realizado no município da Chibia, província da Huíla, o oficial, garantiu, que nos últimos meses, houve uma redução da criminalidade.   

DIVALDO MARTINS 1

Comandante Provincial da Huíla da Polícia Nacional, Comissário, Divaldo Martins, avança, que todas unidades estão em prontidão para o asseguramento das actividades eleitorais, enquadradas como de grande relevância na cobertura operacional aos eventos de massa. 

PONTO

Foram detidos nove elementos altamente perigosos por roubo de 71 milhões de Kwanzas através de furtos de cartões multicaixas, em diversos pontos de Luanda.

Entre os detidos, segundo o director do gabinete de comunicação institucional e imprensa do SIC-Luanda, superintendente-chefe Fernando de Carvalho, consta um elemento que tentou subornar o investigador do SIC-Luanda, com a quantia de um milhão de Kwanzas para pôr em liberdade o cabecilha do grupo.

FERNANDO CARVALHO 1 12H00

As vítimas, adiantou, o responsável, na sua maioria são idosos, o grupo de cariz internacional, na sua maioria congoleses democráticos, realizam estás acções criminosas há mais de oito meses.

FERNANDO CARVALHO 2 12H00

Detidos nove elementos altamente perigosos por roubo de 71 milhões de Kwanzas através de furtos de cartões multicaixas, em diversos pontos de Luanda.

PONTO

O petróleo brent, que serve de referências às exportações angolanas foi o terceiro mais caro do mundo entre 13 crudes dos membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo OPEP, apenas ultrapassado pela Argélia e Guiné Equatorial.

Romão de Jesus;

ROMÃO DE JESUS 12H00

DESPORTO

O campeonato africano sénior masculino de andebol que decorre no Egipto reserva hoje um duelo lusófono entre Angola e Cabo Verde referente aos quartos de final da competição.

A actualidade desportiva com Hilário Leonardo, boa tarde;

HILÁRIO DIRECTO 12H00

INTERNACIONAL

O primeiro-ministro da Hungria, o ultranacionalista Viktor Orbán, voltou hoje a criticar a União Europeia pelas sanções impostas contra a Rússia pela invasão da Ucrânia, medida que, na sua opinião, vai causar uma recessão.

Na Europa há preços determinados pela guerra. A guerra não se formou apenas nas frentes, mas também na economia, através da luta por energia e por preços suportáveis”, disse Orbán, no seu discurso semanal na rádio pública húngara.

Face a esta situação, “o mais importante é que em Bruxelas se apercebam que cometeram um erro. As sanções têm o efeito contrário”, defendeu.

O primeiro-ministro húngaro, conhecido como o melhor aliado do Presidente russo, Vladimir Putin, na UE, sempre criticou as sanções, embora tenha dado a sua aprovação aos primeiros seis pacotes de medidas.

:::::::

O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, culpou hoje a desadequada proteção policial pela morte do ex-primeiro-ministro Shinzo Abe, que foi atingido a tiro na semana passada enquanto discursava num comício eleitoral do Partido Liberal Democrático.

Shinzo Abe, 67 anos, foi alvejado pelas costas com uma arma de fogo, num atentado que chocou o país, conhecido pela baixa taxa de criminalidade.

Fotos e vídeos do tiroteio mostram que o atirador conseguiu aproximar-se de Abe por trás, quando os seguranças estavam focados na frente.

“Acho que houve problemas com as medidas de segurança”, disse o primeiro-ministro do Japão.

Funcionários da Comissão Nacional de Segurança Pública e da Agência Nacional de Polícia estão a investigar o que correu mal e vão reunir medidas de resposta, acrescentou o Kishida.

“Peço-lhes que façam uma inspeção minuciosa e consertem o que o que for necessário consertar, enquanto também estudam exemplos de outros países”, disse Fumio Kishida.

Kishida anunciou ainda planos para a realização do funeral de Estado de Shinzo Abe, salientando o seu contributo para o país e no reforço da aliança de segurança com os Estados Unidos.

Data de Emissão: 15-07-2022 às 12:00
Género(s): Noticiário
 

Relacionados