Notícias às 12 horas, edição de 14 de Julho de 2022

REDACÇÃO MFM

J12H14JULHO2022

MANCHETES

PARTIDO HUMANISTA PODE TER VANTAGEM DOS ELEITORES POR SER NÚMERO UM NO BOLETIM DE VOTO, REVELA ANALISTA POLÍTICO;

UNITA E PARCEIROS LANÇAM PROGRAMA PARA RECOLHA DE FUNDO PARA SUPORTAR CAMPANHA ELEITORAL TENDO EM VISTA ELEIÇÕES GERAIS DE 24 DE AGOSTO;

GOVERNO DE MOÇAMBIQUE DECRETA LUTO NACIONAL DE CINCO DIAS PELA MORTE DE JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS;

PRESIDENTE UCRANIANO ANUNCIA CORTE DE RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS COM A COREIA DO NORTE;

JINGLE NOTÍCIAS

Jornal ao meio-dia na MFM, quinta-feira 14 de Julho de 2022, tem o suporte técnico de Edson Machado e Edmundo Simões, coordenação de Alves Fernandes, edição de Abílio Cândido, apresenta-lhe às notícias o Tony Fancy.

JINGLE ELEIÇÕES

Já é pública a lista oficial que apresenta o posicionamento dos partidos Políticos após sorteio realizado nesta quarta-feira pela Comissão Nacional Eleitoral.

A lista divulgada logo a seguir ao sorteio compreende os posicionamentos no boletim de voto e os respectivos tempos de antena.

Jornalista Romão de Jesus;

ROMÃO DE JESUS 12H00

E o analista político, Ângelo Abel, avança que os posicionamentos dos partidos no boletim de voto, não vão interferir de forma significativa na decisão dos eleitores.

ÂNGELO ABEL 1 12H00

Quanto ao tempo de antena, o analista diz que o partido governante tem tido privilégios em detrimento das demais forças políticas concorrentes.

ÂNGELO ABEL 2 12H00

PONTO

A maior força política da oposição na oposição, UNITA, lançou nesta quarta-feira em Luanda, uma campanha, que visa angariar valores monetários com o propósito de reforçar a sua campanha eleitoral tendo em vista as eleições gerais de 24 de agosto.

Com esta acção, a agremiação política do Galo Negro e seus parceiros, alegam que atendem assim, um pedido de populares, que querem alternância política em Angola, face as diferentes preocupações, que não são resolvidas nos últimos anos.

Em conferência de imprensa, o líder da UNITA, Adalberto Costa Júnior, diz que neste período de pré-campanha eleitoral, algumas instituições do estado, continuam a violar os preceitos plasmados da Constituição da República, com procedimento desigual as formações partidárias na oposição.

ADALBERTO JÚNIOR 1 12H00

A UNITA, manifesta-se ainda inconformada pelo facto do partido no poder ter cobertura jornalística privilegiada nos órgãos de comunicação públicos.

ADALBERTO JÚNIOR 3 12H00

Adalberto Costa Júnior, insisti que na prática, os cidadãos nacionais, que vivem no estrangeiro, foram excluídos destas eleições gerais, por clara preferência do Governo.

ADALBERTO JÚNIOR 2 12H00

PONTO

O governo moçambicano decretou luto nacional de cinco dias a partir de quinta-feira pela morte do ex-presidente angolano José Eduardo dos Santos, anunciou o Conselho de Ministros, após reunião extraordinária.

Segundo o governo moçambicano, a decisão foi tomada tendo em conta os laços históricos de irmandade e solidariedade, entre os quais consta a conjugação de esforços para a libertação e consolidação da independência dos dois países, referiu Ludovina Bernardo, porta-voz do Conselho de Ministros.

Moçambique destacou ainda o papel de Eduardo dos Santos na luta pela igualdade racial e na promoção do diálogo, estabilidade e paz entre os povos da região.

Para o especialista em relações internacionais, Osvaldo Mboco, este luto decretado pelo governo de Moçambique, surge em função das ligações históricas existente entre as duas Nações.

OSVALDO MBOCO 12H00

José Eduardo dos Santos morreu em 8 de julho, aos 79 anos, numa clínica em Barcelona, Espanha, após semanas de internamento.

Eduardo dos Santos sucedeu a Agostinho Neto como Presidente de Angola, em 1979, e deixou o cargo em 2017, cumprindo uma das mais longas presidências no mundo, pontuada por acusações de corrupção e nepotismo.

Em 2017, renunciou a recandidatar-se e o actual Presidente, João Lourenço, sucedeu-lhe no cargo, tendo sido eleito também pelo MPLA, partido no Governo desde que o país se tornou independente de Portugal em 1975.

PONTO CORRIDO

Angola participa a partir de hoje, em Lusaka, capital da República da Zâmbia, na quadragésima primeira sessão ordinária do Conselho Executivo da União Africana.

A reunião vai abordar, entre outros assuntos, os relatórios dos Comités Especializados da Comissão da União Africana e o Projecto de Plano Estratégico para a Promoção e Protecção dos Direitos Humanos e dos Povos em África 2022-2031.

Ainda em Lusaka, o Ministro das Relações Exteriores, Teté António, em representação do Presidente da República, João Lourenço, participa, no dia 17 do mês corrente, na quarta Reunião de Coordenação Semestral entre a União Africana, as Comunidades Económicas Regionais e os Mecanismos Regionais.

:::::

O Presidente chinês, Xi Jinping, enviou terça-feira uma mensagem de condolências para o Chefe de Estado, João Lourenço, pelo falecimento do ex-Presidente José Eduardo dos Santos.

Xi Jinping manifestou “profundos pêsames” em nome do Governo e do povo chinês, afirmando que José Eduardo dos Santos foi um excelente líder de Angola e um velho amigo da China, pois, fez importantes contribuições para o desenvolvimento das relações sino-angolanas.

-.-

O Índice de Preços no Consumidor Nacional registou uma variação de 0,84% de Maio a Junho de 2022.

Comparando as variações mensais de Maio a Junho deste ano regista-se uma desaceleração de 0,09 pontos percentuais, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística.

 As províncias que registaram menor variação nos preços destacam-se o Moxico com 0,62%, Uíge com 0,67% e Bié com 0,74 %.

:::::::

Os bispos católicos angolanos exortaram hoje os políticos a fazerem discursos que “elevem o patriotismo e a cidadania”, reiterando a necessidade da “tolerância” e de “evitarem discursos insultuosos e incendiários, que tendem à banalização”, em ambiente eleitoral.

Épreciso primar “principalmente os políticos, por discursos que despertem a nobreza do patriotismo, da cidadania, da harmonia e amizade social que garantam no povo acreditar num futuro melhor”, afirmou hoje o presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), José Manuel Imbamba.

PONTO

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) considera que Nigéria e Angola, os dois maiores produtores de petróleo na África subsaariana, não vão conseguir produzir o máximo permitido pelas quotas, pelo menos por mais um ano.

De acordo com o último relatório da OPEP sobre a produção petrolífera mundial, os dois maiores produtores da região não vão sequer conseguir atingir o limite de produção acordado há vários anos devido ao “persistente SUB investimento e a problemas de manutenção”.

Angola viu a sua produção cair de quase 2 milhões de barris por dia há cinco anos para pouco mais de um milhão atualmente, tendo produzido apenas 1,16 milhões de barris por dia em maio.

Patrício Kingongo Especialista em Petróleo e Gás e CEO da PETROANGOALA, comentou o assunto para a MFM.

PATRÍCIO KINGONGO – J07H14072022

OPEP alerta. Angola e Nigéria podem não atingir as taxas de produção exigidas ate ao fim do ano.

PONTO

Cerca de cinco milhões de passageiros são transportados mensalmente pela empresa Pública de Transporte Colectivo Urbano de Luanda TCUL, que nesta altura, apresenta na sua frota com a capacidade de mais de duzentos autocarros, que circulam todos os dias nos diferentes pontos do País.

O Presidente do Conselho de Administração da TCUL, Catarino César, diz que o número de utentes que são transportados, não satisfazem as expectativas, acrescentando, que surge a necessidade de um aumento de 5 para 8 milhões de passageiros com intenção de diminuir o aglomerado de pessoas a espera de transporte.

CATARINO CÉSAR 1 12H00

O responsável profere ainda, que o reforço do seguimento de transportes interprovincial é uma das metas a serem concretizadas para o aumento de receitas.

CATARINO CÉSAR 2 12H00

Presidente do Conselho de Administração da TCUL, Catarino César.

Cerca de cinco milhões de passageiros são transportados mensalmente pela empresa de Transporte Colectivo Urbano de Luanda.

DESPORTO

A seleção nacional sénior masculina de andebol confirmou o favoritismo na fase de grupo do campeonato africano que decorre no Egipto. Ao derrotar nesta quarta-feira a RDC por 32-31, em partida da terceira e última jornada do grupo D.

A actualidade desportiva com o Hilário Leonardo, boa tarde;

HILÁRIO DIRECTO 12H00

INTERNACIONAL

O sul da Europa enfrenta tal como Portugal uma onda de calor extrema que está a provocar grandes incêndios florestais na Grécia, Itália, França e Espanha, país onde se tem registado temperaturas recordes.

Os incêndios afetam várias zonas do centro e norte de Itália, que sofre a pior seca dos últimos setenta anos, a ponto de cinco regiões estarem em estado de emergência há dias.

No norte de Bolzano, no Tirol do Sul, um incêndio está a queimar uma área de floresta no Monte Tondo desde quarta-feira e em Colle Greta di Zeri, na Toscana, dois helicópteros e meia dúzia de bombeiros voluntários enfrentam as chamas numa extensa área de pinheiros negros de difícil acesso.

Na Grécia, um helicóptero que transportava quatro pessoas caiu no mar enquanto combatia um incêndio na ilha de Samos. Dois dos tripulantes foram já resgatados com vida.

::::::

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, anunciou o corte de relações diplomáticas com a Coreia do Norte após Pyongyang reconhecer a independência das autoproclamadas Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk.

Numa mensagem vídeo, Zelensky disse que o reconhecimento da Coreia do Norte da chamada “independência das áreas temporariamente ocupadas pela Rússia nas regiões de Donetsk e Lugansk no leste do país não requer sequer uma resposta, porque é muito óbvio para onde a Ucrânia se dirige e para onde os ocupantes se dirigem”.

A Coreia do Norte reconheceu na quarta-feira a independência das autoproclamadas repúblicas populares de Donetsk e Lugansk, no leste da Ucrânia, juntando-se à Rússia e Síria, anunciou a embaixada norte-coreana em Moscovo.

A nota de reconhecimento foi entregue ao embaixador da Rússia em Pyongyang, disse um porta-voz da representação diplomática da Coreia do Norte em Moscovo à agência russa Interfax.

Tal como a Síria, a Coreia do Norte faz parte dos países que se têm recusado a criticar a Rússia e têm manifestado apoio a Moscovo na guerra com a Ucrânia.

Data de Emissão: 13-07-2022 às 12:00
Género(s): Noticiário
 

Relacionados