Noticias às 12 horas, edição de 13 de Julho de 2022

ANGOLA FICA A SABER HOJE POSIÇAO DOS PARTIDOS E COLIOGAÇOES NO BOLETIM DE VOTO. CNE REALIZA ESTA TARDE SORTEIO PARA AS ELEIÇOES. 

PROCURADORIA GERAL DA REPUBLICA ACUSA FORMALMENTE DOIS GENERAIS DE PECULATO E ASSOCIAÇAO CRIMINOSA.  

OPEP ALERTA. ANGOLA E NIGERIA PODEM NÃO ATINGIR AS TAXAS DE PRODUCAO EXIGIDAS ATE AO FIM DO ANO.

INCENDIO DE GRANDES PROPORCOES CONSOME DEZ KMS DE VEGETACAO NA KISSAMA. 

INFLAÇAO EM ANGOLA DESCE PARA MINIMOS DESDE A DOIS ANOS. ANALISTA ALERTA QUE AINDA NÃO  E ALTURA DE FESTEJOS. 

REVELAÇAO. CONSELHEIRO IMPLICA ANTIGO PRESIDENTE AMERICANO EM GOLPES DE ESTADO PELO MUNDO. 

NOTICIAS MFM 

Jornal ao meio dia na MFM. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e … 

JINGLE NOTICIAS COM MV

Inflação em Angola desce para 22,96% em junho, o valor mais baixo em quase dois anos. 

De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), a “variação homóloga situa-se em 22,96%, registando um decréscimo de 2,36 pontos percentuais em relação a observada em igual período do ano anterior (junho de 2021)”.

Este é o valor mais baixo desde agosto de 2020, altura em que a inflação estava nos 23,41%.

De maio a junho deste ano a inflação variou 0,84%, uma desaceleração de 0,09 pontos percentuais, comparando as variações mensais, enquanto em termos homólogos (comparando junho de 2021 e junho de 2022) verificou-se uma desaceleração de 1,46 pontos percentuais. A analise de Carlos Rosado de Carvalho… 

CARLOS CARVALHO 12H  

Entre as doze classes de despesas analisadas, a saúde registou o maior aumento de preços face ao mês anterior, com uma variação de 1,78%, destacando-se também os incrementos no vestuário e calçado (1,59%), mobiliário, equipamento doméstico e manutenção (1,40%) e bebidas alcoólicas e tabaco (1,38%).

Banco de comércio e indústria (BCI) pode nos próximos dias encerrar agências e despedir vários funcionários. Sindicato negoceia hipótese de rescisão de contrato por mútuo acordo.

Dados da instituição bancaria indicam que decorre um processo de despedimentos e dispensa de colaboradores, enquadrado na estratégia do seu plano de restruturação, com vista a reduzir os custos operacionais, no seguimento da privatização do banco. 

O Jornalista Romão de Jesus trás os detalhes da notícia.   

ROMAO DE JESUS 12H  

PONTO ECONOMIA

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) considera que Nigéria e Angola, os dois maiores produtores de petróleo na África subsaariana, não vão conseguir produzir o máximo permitido pelas quotas, pelo menos por mais um ano. 

De acordo com o último relatório da OPEP sobre a produção petrolífera mundial, os dois maiores produtores da região não vão sequer conseguir atingir o limite de produção acordado há vários anos devido ao “persistente subinvestimento e a problemas de manutenção”.

Angola viu a sua produção cair de quase 2 milhões de barris por dia há cinco anos para pouco mais de um milhão atualmente, tendo produzido apenas 1,16 milhões de barris por dia em maio.

“A produção de Angola tem estado numa trajetória descendente e consistente por causa de problemas técnicos e operacionais nalguns campos, agravada pela falta de investimentos e de incentivos para a prospeção de novos poços”, acrescenta-se numa análise da agência de notação financeira Standard & Poor’s ao relatório.

A receita bruta com a exportação de petróleo atingiu os 10 122,0 milhões de dólares norte-americanos, nos primeiros três meses deste ano, com a exportação de 98,4 milhões de barris.

De acordo com dados preliminares publicados pelo Banco Nacional de Angola (BNA), a que ANGOP teve acesso, os volumes de petróleo foram exportados ao preço de 102,9 dólares norte americanos, com o principal destino a China, com um volume monetário na ordem dos USD 6 412,6 milhões.

Se comparado com o período homologo, observa-se um incremento de mais de quatro biliões de dólares. No primeiro trimestre de 2021, as receita foi de 6 080,3 milhões de dólares, com a exportação de 98,6 milhões de barris de crude ao preço de 61,7 dólares/barril.  

Entre outros destinos, depois da China no top, segue a Índia, com volumes cifrados em USD 954,0 milhões.

Generais angolanos acusados de peculato, associação criminosa e trafico de influências. 

Tratam; se de Manuel Helder Vieira Dias e Leopoldino Fragoso do Nascimento.  Mais dados com o Tony fancy. 

TONY 12H   GENERAIS  

Na análise Carlos Cabaça disse que este desenvolvimento no processo dos generais vem trazer novidades… nomeadamente na luta contra a impunidade.

CARLOS CABAÇA 12 H  

PONTO JINGLE ELEIÇOES 

A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) realiza hoje, o sorteio para o posicionamento no boletim de voto dos concorrentes às eleições de 24 de Agosto e definir o tempo de antena.

A informação foi prestada pelo porta-voz CNE, Lucas Quilundo, no final da 11.ª reunião extraordinária do plenário da CNE, depois da entrega pelo Tribunal Constitucional das listas definitivas das candidaturas concorrentes às eleições.

Lucas Quilundo salientou que não houve impugnações na apreciação que o Tribunal Constitucional fez das candidaturas apresentadas, consequentemente as listas foram entregues à CNE.

LUCAS QUILUNDO – J07H13072022 

O Especialista em Eleições Luís Jimbo, considerou ser fundamental a divulgação da posição dos Candidatos nos boletins de votos.

LUIS JIMBO – J07H13072022

Comissão Nacional Eleitoral realiza, nesta quarta-feira, o sorteio para o posicionamento no boletim de voto dos concorrentes às eleições de 24 de Agosto e definir o tempo de antena.

A população angolana está estimada em 33 milhões 97 mil e 671 habitantes, segundo dados recentes divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística.

O INE indica que o crescimento da população angolana, nos últimos anos, se deve à melhoria das condições de vida, sendo que a maior percentagem dos habitantes do país é representada por mulheres (16 milhões 938 mil e 633).

Avança ainda que a maior parte da população angolana é extremamente jovem (64,9 por cento), estimando-se em mais de 21 milhões pessoas com idade inferior a 25 anos.

PONTO

Crise ambiental na quissama devido a largas zonas de vegetação queimadas ontem. 

O Incêndio que decorreu as 21 horas no município da Quiçama nas proximidades do parque, onde aproximadamente 10 kms de vegetação foi afectada.  

A confirmação e do corpo nacional de bombeiros. Faustino Mingueis [e o porta voz. 

BOMBEIROS 12H  

Fruto de alguns investimentos nos últimos dois anos, através do accionista maioritário “Estado”, por via do Ministério dos Transportes, a Empresa de Transportes Colectivos Urbanos de Luanda, TCUL, conseguiu ultrapassar diferentes inquietações, que afectavam o normal funcionamento da companhia de transportes.

De acordo com o Presidente do Conselho de Administração da TCUL, Catarino César, a empresa goza actualmente de maior equilíbrio financeiro, que tem permitido dar solução as actividades operacionais, liquidação de dívidas no Instituto Nacional de Segurança Social INSS, pagamentos regulares de salários e outras complexidades, que já não se verificam na referida instituição.

*RD- CATARINO CÉSAR 1 12H*

Com os meios disponibilizados pelo executivo, Catarino César, diz ainda, que a TCUL, conseguiu nos últimos tempos, impulsionar as suas acções, que possibilitaram a companhia ampliar o volume de negócios, que viabilizou o pagamento de uma dívida na ordem dos 700 milhões de kwanzas.

*RD- CATARINO CÉSAR 2 12H*

Presidente do Conselho de Administração da TCUL, Catarino César, quando falava no âmbito do Trigésimo Quarto aniversário da companhia de transportes, assinalado neste 12 de Julho.

INTERNACIONAL

O líder do Estado Islâmico na Síria, que é considerado um dos cinco principais líderes do grupo extremista, foi morto num ataque aéreo levado a cabo pelos Estados Unidos da América, anunciou esta terça-feira o exército norte-americano em comunicado, noticia a Reuters.

Nesse comunicado, o Comando Central dos Estados Unidos da América adiantou que Maher al-Agal foi morto na sequência de um ataque com um drone que decorreu no noroeste da Síria.

O antigo conselheiro de segurança nacional durante a administração do ex-Presidente Donald Trump assegurou que “participou no planeamento de golpes de Estado” fora dos Estados Unidos.

A declaração foi feita na cadeia de televisão CNN, onde comentava as audições da comissão parlamentar sobre o ataque ao Capitólio.

Em resposta à afirmação da jornalista de que um responsável pelo ataque ao Capitólio não tinha de ser “brilhante para tentar um golpe”.

Bolton afirmou ainda que a invasão a 6 de janeiro de 2021 não foi uma tentativa de golpe de Estado por parte de Trump, que estava “apenas a mudar de uma ideia para outra”.

Conhecido pela sua posição bélica na diplomacia, Bolton, que serviu como conselheiro de segurança nacional da Casa Branca em 2018, antes de ser demitido pelo Presidente republicano em setembro de 2019, não especificou de que golpes estava a falar.

Contudo, referiu-se à tentativa falhada na Venezuela de expulsar o Presidente, Nicolás Maduro, do poder em 2019 pelo líder da oposição Juan Guaidó, apoiado por Washington.

Data de Emissão: 13-07-2022 às 12:00
Género(s): Noticiário
 

Relacionados