Noticias às 12 horas, edição de 11 de Julho de 2022

ANTIGO PRESIDENTE DA REPÚBLICA JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS COMEÇA A SER HOMENAGEADO PELOS ANGOLANOS NA PRAÇA DA REPÚBLICA; 

CORPO DE JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS JÁ FOI AUTOPSIADO A INFORMAÇÃO É AVANÇADA PELA AGÊNCIA FRANCE PRESS.

ELEIÇÕES GERAIS DE 24 DE AGOSTO; FORMAÇÃO DE FORMADORES NACIONAIS PARA MEMBROS DAS MESAS DE ASSEMBLEIA DE VOTOS COMEÇA HOJE.

PAÍS PODE CONHECER EM BREVE NOVO TARIFÁRIO DE ENERGIA, GARANTE MINISTRO DA ENERGIA E ÁGUAS; 

LUANDA REGISTA OITO MORTOS PROVADOS POR 27 ACIDENTES DE VIAÇÃO NO ÚLTIMO FIM DE SEMANA; 

JINGLE ELEIÇÕES

Jornal da Tarde da MFM, segunda-feira 11 de Julho de 2022, tem o suporte técnico de Edson Machado e Edmundo Simões, coordenação de Alves Fernandes, edição de Abílio Cândido, apresenta-lhe às notícias o Tony Fancy. 

JINGLE NOTÍCIAS 

O presidente da república, João Lourenço, rendeu hoje ás 10 horas, homenagem à figura do Ex-presidente José Eduardo dos Santos, na praça da República, adjacente ao memorial António Agostinho Neto, na Nova Marginal de Luanda, com a abertura do livro de condolências.

Na sequência foram prestadas, igualmente, homenagem a José Eduardo dos Santos os Órgãos de Soberania, Auxiliares do Titular do Poder Executivo, Procurador-geral da República, Provedoria de Justiça entre outras instituições do estado.

O Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade “Nando” recorda José Eduardo dos Santos, quando o indicou ao cargo de primeiro-ministro da República de Angola em 2002.

FERNANDO DA PIEDADE 12H00

Para a presidente do Tribunal de Contas, Exalgina Gamboa, José Eduardo dos Santos, deixou um legado notável para África e Mundo, pelos feitos conquistados como estatista angolano.

EXALGINA GAMBOA 12H00

E o nacionalista, Lopo do nascimento, considera a morte de Eduardo dos Santos, de profunda tristeza para a família e aos angolanos.

LOPO DO NASCIMENTO 12H00

Já o Ministro das Obras Públicas e Ordenamento do Território, Manuel Tavares, diz que o Jose Eduardo dos Santos, desempenhou um papel fundamental para a conquista da independência de Angola.

MANUEL TAVARES 12H00

No entanto, o secretário de Estado para Relações exteriores, Domingos Vieira Lopes, realça que José Eduardo dos Santos, deve várias conquistas na diplomacia angolana, pelo facto de assumir o cargo de primeiro-ministro das relações exteriores do País

DOMINGOS VIEIRA LOPES 12H00

E a ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança Sambo, diz que é momento para que os angolanos estejam focados aos legados de José Eduardo dos Santos.

MARIA DO ROSÁRIO SAMBO 12H00

Já o Ministro do Comércio e Indústria, Victor Fernandes, entende que dos Santos, doou a sua juventude em prol do desenvolvimento de Angola.

VICTOR FERNANDES 12H00

E o Primeiro secretário Provincial do MPLA em Luanda, Bento Bento, diz que, depois da morte de Agostinho Neto, o país perde uma das maiores personalidades.

BENTO BENTO 12H00

Presidente da república, João Lourenço, rendeu hoje, homenagem à figura do Ex-presidente José Eduardo dos Santos, na praça da República.

A partir das 14 horas o local estará aberto ao público para homenagem a José Eduardo dos Santos.

PONTO

O corpo do ex-presidente da República, José Eduardo dos Santos, já foi autopsiado. A informação é avançada esta segunda-feira pela agência AFP.

Jornalista Manuel Vieira; boa tarde

MANUEL VIEIRA 12H00

PONTO

A formação de Formadores Nacionais, para os Membros das Mesas das Assembleias de voto começou hoje.

A acção formativa vai durar cinco dias, tendo sido já aprovado pelo Plenário da CNE, o manual dos Membros das Assembleias e mesas de voto, que vai servir como suporte durante a formação e com o qual os agentes eleitorais vão trabalhar no período das eleições gerias de 24 de agosto.

O porta-voz da CNE, Lucas Quilundo, afirma que aquele órgão espera recrutar mais de 105 mil agentes eleitorais que vão funcionar nas Assembleias de voto.

LUCAS QUILUNDO 12H00

E a Comissão Nacional Eleitoral determinou, na última semana, em Luanda, que para as eleições gerais do dia 24 de Agosto estarão disponíveis 13 mil e 238 Assembleias de voto, constituídas por 26 mil e 488 mesas.

De acordo com o porta-voz da instituição, Lucas Quilundo, deste número, funcionarão no país 13 mil e 212 Assembleias de Voto, 26 mil e 443 mesas e no exterior 26 Assembleias e 45 mesas de voto.

LUCAS QUILUNDO – J01309072022

PONTO

O ministro da Energia e águas avançou recentemente em entrevista à TPA a intenção do Governo em rever o tarifário de energia praticado no páis. O Jornalista Romão de Jesus tras os detalhes da informação. 

Jornalista; Romão de Jesus; 

ROMÃO DE JESUS 12H00

PONTO

Oito pessoas mortas vítimas de 27 acidentes de viação em Luanda no último final de semana.

A Informação foi avançada pelo porta-voz do comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional, Nestor Goubel.

NESTOR GOUBEL 12H00

INTERNACIONAL

Um partido político próximo do Kremlin sugeriu que Vladimir Putin passasse a ser descrito como sendo o “governante” da Rússia e não o seu “presidente”, reporta a Sky News.

O Partido Liberal Democrático da Rússia, à direita no espetro político, argumentou a este propósito que o termo “governante” encaixaria melhor no estatuto de Putin e que seria o termo correto a utilizar.

Em causa está um partido que conta com 22 lugares na Duma (parlamento russo) e que é frequentemente utilizado pelo Kremlin para trazer ao debate político algumas das suas ideias mais extremadas antes de optar por adotá-las.

De recordar que o termo “presidente” foi brevemente utilizado por Mikhail Gorbachev, o último líder da União Soviética. Antes disso, os líderes soviéticos eram descritos como sendo os “dirigentes ou secretários-gerais do Partido Comunista”, responsável pela liderança do país.

A medida foi proposta numa altura em que .a Rússia está a promover a remoção do uso de produtos, marcas e palavras ocidentais no país, após este ter sido atingido por diversos pacotes de sanções provenientes do Ocidente – como consequência da invasão sobre a Ucrânia.

::::::

O número total da população da União Europeia voltou a baixar este ano, para 446,8 milhões de pessoas, anunciou hoje o serviço estatístico comunitário, o Eurostat, atribuindo a redução à pandemia de covid-19.

Numa publicação a propósito do Dia Mundial da População, que hoje se assinala, o Eurostat divulga que, “após um primeiro declínio no crescimento da população em 2020 devido ao impacto da pandemia de covid-19, a população da UE diminuiu novamente em 2021, de 447 milhões a 01 de janeiro de 2021 para 446,8 a 01 de janeiro de 2022”.

De acordo com o serviço estatístico europeu, verificou-se também, pelo segundo ano consecutiva, uma situação de mudança natural negativa, com mais mortes do que nascimentos, “muito provavelmente devido ao impacto da pandemia”.

Assim, a primeira estimativa sobre este ano indica que se registaram, na UE, mais 531.000 mortes em 2020 do que em 2019, a comparar com 113.000 mais mortes em 2021 do que em 2020.

A população da UE cresceu de 354,5 milhões em 1960 para 446,8 milhões em 01 de janeiro de 2022, um aumento de 92,3 milhões de pessoas, mas este crescimento tem vindo a diminuir gradualmente nas últimas décadas.

FIM/FIM

Data de Emissão: 11-07-2022 às 12:00
Género(s): Noticiário
 

Relacionados