Noticias às 12 horas, edição de 11 de Agosto de 2022

CNE CREDENCIA MAIS DE 270 MIL DELEGADOS DE LISTA, E DIZ QUE TINTA INDELÉVEL VAI PROVAR QUE MORTOS E ELEITORES NÃO ESCRITOS NÃO VÃO INTERFERIR NO PROCESSO ELEITORAL.  

:::::::

LEI PERMITE QUE CIDADÃO PODE ESPERAR RESULTADOS DEPOIS DE VOTAR FUNDAMENTA ESPECIALISTA EM ELEIÇÕES BASEADO NA LIBERDADE DA LEI DO SUFRÁGIO ELEITORAL 

:::::::

UNITA EXPLICA FONTES DE FINANCIAMENTOS PARA A CAMPANHA EM RESPOSTA AO DISCURSO DE JÃO LOURENÇO QUE ACUSA MAIOR PARTIDO NA OPOSIÇÃO DE RECEBER FINANCIAMENTOS ILÍCITOS

:::::::

LÁ FORA…

MALI OBSERVA TRÊS DIAS DE LUTO APÓS ATAQUES QUE MATARAM DEZENAS DE MILITARES

JINGLER ELEIÇÕES

Jornal da tarde da MFM, Quinta-feira 11 de agosto de 2022, suporte técnico de Edmundo Simões, Coordenação de Alves Fernandes, edição de Romão de Jesus apresentação de Tony Fancy

JINGLER NOTÍCIAS

O presidente da Comissão Nacional Eleitoral, Manuel Pereira da Silva, fez chegar aos mandatários das formações políticas, concorrentes às Eleições Gerais de 24 deste mês.

O porta-voz da CNE, Lucas Quilundo, disse que o número de credenciais entregues é proporcional ao número de delegados de lista inscritos pelas formações políticas, entre efectivos e suplentes que qualificou como sendo um passo importante entre as fases dos processos eleitorais.

LUCAS KILUNDO 1

Lucas Quilundo disse ainda que o número considerável de delegados inscritos vai possibilitar maior controlo do processo eleitoral reduzindo as desconfianças sobre falta de transparência e lisura nas eleições de 24 deste mês pelo uso da tinta indelével que vai provar que os cidadãos mortos e não inscritos nos cadernos eleitorais não vão interferir na qualidade da festa da democracia 

LUCAS QUILUNDO 2

O Porta Voz da CNE apela a responsabilidade dos cidadãos para evitar qualquer situação de instabilidade durante o pleito de 24 deste mês

LUCAS QUILUNDO 3

CNE credencia mais de 270 mil delegados de lista, e diz que tinta indelével vai provar que mortos e eleitores não escritos não vão interferir no processo eleitoral.  

PONTO

O Director executivo do Instituto Angolano de Sistemas Eleitorais e Democracia e coordenador do Observatório Eleitoral Angolano, Luís Jimbo explica que os cidadãos durante o dia de voto têm toda a legitimidade de aguardar os resultados em função do princípio do sufrágio eleitoral.

O especialista em eleições diz que não deve haver qualquer tipo de coação contra o cidadão no dia do voto.

LUÍS JIMBO 1

Luís Jimbo explica os meandros que especificam de acordo a lei o proceder do cidadão e das forças da ordem que estarão supervisionar o processo e faz menção da possibilidade de algum distúrbio a julgar pela forma como esta montada a estrutura para que os cidadão exerçam o seu direito de voto

LUÍS JIMBO 2

O Especialista em eleições diz que o cidadão tem toda a legitimidade de constatar os resultados depois da votação ao fim das operações eleitorais por ser um direito fundamental

LUÍS JIMBO 3

Lei permite que cidadão pode esperar resultados depois de votar fundamenta especialista em eleições baseado na liberdade da lei do sufrágio eleitoral

PONTO

O Presidente João Lourenço acusou a UNITA de receber financiamentos de antigos dirigentes corruptos que estão a contas com a justiça. Durante o comício realizado ontem em Malange, no âmbito da campanha eleitoral, o candidato do MPLA disse claramente que o seu principal adversário é financiado por indivíduos corruptos que fugiram de Angola depois de terem saqueado os cofres do Estado.

JOÃO LOURENÇO – J07H11082022

Em resposta a esta acusação o Porta Voz da UNITA Esclareceu esta manhã durante a conferencia de imprensa que decorre na sede da Unita em Luanda, que o seu partido tem fontes legais de financiamentos vindos todos do orçamento geral do estado.

MARCIAL DACHALA 1

Em Relação a acusação de se ter juntado ao apartaid, o Porta-Voz da Unita disse que isto revela as reais manifestações deste género que são visiveis pelos actos de exclusão do partido governante 

MARCIAL DACHALA 2

Além da resposta às acusações feitas pelo Presidente João Lourenço, a UNITA está neste momento, em conferência de imprensa, a denunciar uma série de irregularidades e supostas violações cometidas pelos órgãos da administração eleitoral, com realce para a CNE, considerando que a integridade e a lisura do processo estão seriamente comprometidos. Quem está a acompanhar a conferência de imprensa da UNITA é o jornalista da MFM Alves Fernandes, para quem vai o nosso sinal. Alves, boa tarde…

ALVES DIRECTO…

Unita explica fontes de financiamentos para a campanha em resposta ao discurso de João Lourenço que acusa maior partido na oposição de receber financiamentos ilícitos.

PONTO

Em Luanda o acto de caça ao voto dominam a agenda da Convergência Ampla de Salvação de Angola – Coligação Eleitoral CASA CE, no âmbito da campanha eleitoral tendo em vista às eleições de 24 deste mês.

A Vice-presidente da CASA-CE e candidata a deputada à Assembleia Nacional, Sesinanda Xavier, esteve em contacto com os populares dos mercados do Catintom e da Madeira no distrito da Maianga.

RD…SESINANDA XAVIER

Já o cabeça de lista do círculo provincial de Luanda da CASA CE, Hélder Chihuto, prometeu maior dignidade a mulher zungueiracaso a CASA CE, vença as eleições que se avizinham.

RD…HELDER CHIUTO

CASA CE, intensifica caça ao voto nos distritos de Luanda.

PONTO

O SIC, através do seu Departamento de Investigação Criminal do Porto de Luanda, em coordenação operativa com a Direcção Central de Operações, Direcção Nacional de Combate ao Narcotráfico e outras forças do sistema de segurança do Porto de Luanda, com destaque para PNA e a AGT vão amanhã apresentar os resultados operativos no âmbito do combate ao Narcotráfico segundo avançou o Porta Voz do gabinete de comunicação e imprensa dos serviços de investigação criminal Manuel Halaiwa

MANUEL HALAIWA

SIC apreende mais de 150 kilos de cocaína dissimulada em caixas de frango provenientes do brasil via marítima e detém dois cidadãos um brasileiro/libanês e um palestiniano

INTERNACIONAL

As autoridades malianas decretaram três dias de luto nacional a partir de hoje, depois de dois ataques terroristas terem matado dezenas de militares e polícias em todo aquele país da África Ocidental.

O Exército do Mali disse que um ataque no domingo na região norte de Gao matou 42 soldados. Num comunicado, adiantou que o ataque foi realizado por extremistas islâmicos que usaram drones, artilharia e viaturas armadilhadas.

Também no mesmo dia, cinco polícias foram mortos no sul do país, quando radicais atacaram uma esquadra perto da fronteira com o Burkina Faso. Três outros agentes continuam desaparecidos após a ofensiva à esquadra da polícia da fronteira de Sona, disse o director-geral da polícia nacional, Soulaimane Traore.

-.-

O incêndio que consumiu pelo menos metade de uma grande instalação de armazenamento de petróleo no Oeste de Cuba foi dado como controlado após quase cinco dias, anunciaram, ontem, as autoridades locais.

As chamas, que consumiram, na terça-feira, o quarto tanque da instalação em Ma-tanzas, foram quase extintas, embora o terceiro tanque ainda esteja a ser destruído pelo fogo, segundo um bombeiro cubano não identificado.

O incêndio matou pelo menos uma pessoa e feriu outras 128, com 14 bombeiros ainda desaparecidos. Também forçou as autoridades a retirar mais de 4.900 pessoas e a fechar uma importante central termoeléctrica após ter ficado sem água.

De forma cautelosa, o Presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, comemorou o trabalho dos bombeiros e das equipas especiais enviadas pelo México e pela Venezuela, que cederam embarcações, aviões e helicópteros para combater o fogo, cujo fumo tóxico podia ser visto na capital, Havana.

 

  

Data de Emissão: 11-08-2022 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados