Noticias às 12 horas, edição de 05 de Julho de 2022

TERMINA HOJE PRAZO LEGAL PARA PARTIDOS POLÍTICOS E COLIGAÇÕES SUPRIREM INSUFICIÊNCIAS COMPROVADAS EM SEDE DAS CANDIDATURAS; 

ESTADO DE SAÚDE DE JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS CONTINUA PREOCUPANTE. DEPUTADO RECOMENDA DIÁLOGO ENTRE FILHOS DO EX-PRESIDENTE E EXECUTIVO ANGOLANO;

DOIS ANOS DEPOIS REABERTA FRONTEIRA COMUM ENTRE ANGOLA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO;  

POLÍCIA NACIONAL DETEVE 13 ELEMENTOS INTEGRANTES DE UMA REDE BURLADORES EM CABINDA QUE LESARAM MILHÕES DE KWANZAS EM DIVERSAS PESSOAS; 

PRESIDENTE TUNISINO REJEITA QUE NOVA CONSTITUIÇÃO ABRA CAMINHO A DITADURA; 

JINGLE ELEIÇÕES

Jornal da Tarde da MFM, terça-feira 05 de julho de 2022, tem o suporte técnico de Edson Machado e Edmundo Simões, coordenação de Alves Fernandes, edição de Abílio Cândido, apresenta-lhe às notícias o Tony Fancy. 

JINGLE NOTÍCIAS

Termina hoje o prazo legítimo para os partidos e coligações de partidos políticos suprirem as insuficiências comprovadas em sede das candidaturas, numa altura em que faltam 50 dias para realização das eleições gerais em Angola.    

Nos próximos dias, Tribunal Constitucional, pode pronunciar-se sobre a validação das candidaturas às eleições gerais reservadas para o dia 24 de agosto deste ano.

O Director do Gabinete dos Partidos Políticos, Mauro Alexandre, afirma que, da deliberação do plenário que valida ou invalida as candidaturas, cabe recurso por parte dos partidos e coligações concorrentes.

MAURO ALEXANDRE 12H00

Termina hoje o prazo legítimo para os partidos e coligações de partidos políticos suprirem as insuficiências comprovadas em sede das candidaturas.

PONTO

A fronteira comum entre Angola e a República Democrática do Congo reabre nesta terça-feira, dois anos depois. 

De acordo com Vasco da Gama, do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do Ministério do Interior, a cerimónia, que assinala a reabertura da fronteira comum entre os dois países, acontece no posto fronteiriço do Luvo. 

O Acto vai ser presidido pelo Ministro do Interior, Eugênio César Laborinho, e contará com a presença dos Governadores do Zaire, Uíge, e da Lunda-Norte.

VASCO DA GAMA 12H00

PONTO

A Polícia Nacional através do Departamento de Investigação de Ilícitos Penais anunciou hoje, a detenção de 13 elementos, na província de Cabinda, integrantes de uma associação criminosa que lesaram milhões de Kwanzas em diversas pessoas em todo território nacional, sobretudo em Luanda.

A informação foi avançada hoje a MFM pelo director adjunto da Direcção Nacional de Comunicação Institucional e Imprensa do Comando Geral da Polícia Nacional, subcomissário Mateus Rodrigues, dando conta que o grupo composto por duas mulheres e 11 homens, todos residentes em Cabinda, após as suas detenções, foram conduzidos para província de Luanda, que, entretanto, ficaram em prisão preventiva, medida de coacção mais gravosa, aplicada pelo magistrado do Ministério Público junto do DIIP-Luanda.

Os suspeitos, de acordo com o oficial, estão indiciados na prática de crimes de associação criminosa, burla qualificada e burla informática.

MATEUS RODRIGUES 12H00

As vítimas comovidas com a situação dos falsos amigos, faziam transferências bancárias e só mais tarde se davam conta que foram burladas”, descreveu.

PONTO

O deputado da UNITA, Nelito Ekuikui, criticou esta manhã, o governo angolano, pela forma como está a garantir o tratamento ao ex-presidente da República, José Eduardo dos Santos, internado há mais de duas semanas em estado crítico numa clínica de referência em Espanha.

O político, diz ainda, que existe alaridos entre alguns membros da família do ex-presidente angolano e o executivo, factores, que no entender de Nelito Ekukui, não ajudam em nada.

Nelito Ekukui, realça que os contactos do executivo para se inteirar sobre o estado de saúde de José Eduardo dos Santos, não seriam com a ex primeira-dama, Ana Paula dos Santos, por esta, não fazer parte da convivência diária do esposo, há cerca de quarto anos.

O deputado a Assembleia Nacional, diz também, que o método usado pelo governo de Angola, gerou desconfiança no seio dos filhos de José Eduardo dos Santos.

NELITO EKUKUI 1 12H00

O membro da maior força política na oposição, apela o diálogo entre os filhos de José Eduardo dos Santos os membros do executivo, com o propósito de não se levantar desconfianças.

NELITO EKUKUI 2 12H00

PONTO

A Comissão da Carteira e Ética, em colaboração com o Sindicato dos Jornalistas Angolanos e o MISA, promove esta quarta-feira nas Irmãs Paulinas, uma avaliação sobre o posicionamento Ético dos Jornalistas em período eleitoral. Todos os jornalistas estão convidados.

O coordenador do referido evento, jornalista Honorato Silva, descreve os propósitos essenciais, dizendo que o certame está aberto para jornalistas e públicos em geral.

HONORATO SILVA 12H00 

PONTO CORRIDO

O Ministério da Energia e Águas apresenta hoje, na Província de Luanda, em Conferência Internacional, a situação das energias renováveis em Angola. 

No fórum, de iniciativa da Associação Lusófona de Energias Renováveis, será feito também o enquadramento institucional e legal das energias renováveis do país.

::::::

A ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula do Sacramento Neto, apelou hoje, segunda-feira, no Huambo, para uma postura positiva e exemplar dos jovens durante as eleições gerais de 24 de Agosto próximo.

A governante falava durante um encontro com os líderes das associações e organizações juvenis e desportivas da província do Huambo, no quadro de uma jornada de trabalho de dois dias que cumpre nesta região do Planalto Central.

Declarou que as eleições gerais constituem um momento histórico e bastante desafiador para o povo angolano, daí a necessidade do engajamento dos jovens para que o pleito tenha o êxito desejado.

::::::

O governo Provincial do Bengo anuncia que já há dinheiro, para a reabilitação do troço Kifangondo/Caxito e Onzo Muxaluando. A reabilitação destes importantes troços rodoviários vai facilitar a ligação por estrada, com as províncias do Zaire e Uíge.

PONTO

O Sindicato das Indústrias Petroquímicas e Metalúrgicas de Angola SIPEQMA, anunciou o fim da greve do coletivo de trabalhadores da Empresa do ramo petrolífero SONADIET, que durou três semanas em todas as áreas de actividades da empresa Projeto Paz Flor e Clov, Projeto Esso Quizomba A e B e o Bloco 15, nesta segunda-feira em Luanda, após terem chegado a determinados acordos, que satisfazem algumas exigências.

De acordo com o Secretário-Geral do Sindicato, Luís Manuel, uma das causas que terá motivado a reivindicação é a situação da taxa de inflação. 

LUÍS MANUEL 1 12H00

O sindicalista, assegura, por outro lado, que nos próximos dias, os trabalhadores retomam as suas actividades laborais.

LUÍS MANUEL 2 12H00

Sindicato SIPEQMA, anuncia fim da greve do coletivo de trabalhadores da Empresa do ramo petrolífero SONADIET.

DEPORTO

Palancas Negras começam hoje operação Taça COSAFA diante das Ilhas Comores. Hilários Leonardo, Boa tarde, 

HILÁRIO LEONARDO 12H00 

INTERNACIONAL 

Os 30 embaixadores da NATO assinaram esta terça-feira, em Bruxelas, os protocolos de adesão da Suécia e da Finlândia, que terão de ser ratificados por cada um dos membros da Aliança, anunciou a organização.

A Suécia e a Finlândia deram esta terça-feira mais um importante passo na sua adesão à NATO, com a assinatura do protocolo de adesão à Aliança.

Os documentos foram assinados na presença dos chefes da diplomacia da Suécia, Ann Linde, e da Finlândia, Pekka Haavisto, na sede da NATO, a sigla em inglês da Organização do Tratado do Atlântico Norte.

A partir de agora, os estados-membros da Aliança vão proceder à ratificação do processo.

O protocolo assinado hoje significa que Helsínquia e Estocolmo podem participar nas reuniões e ter maior acesso aos dados dos serviços secretos da NATO, mas não estão protegidos pelo Artigo 55, que estipula que um ataque a qualquer membro significa um ataque a todos.

O acordo foi facilitado pelo Secretário-Geral da NATO, Jens Stoltenberg, e terminou um bloqueio de um mês por Ancara, abrindo o caminho para os dois novos membros da organização.

:::::::

O Presidente da Tunísia, Kais Saied, defendeu hoje o seu polémico projeto de Constituição face a acusações de desvio autoritário, após ter sido desautorizado pelo jurista a quem tinha sido confiada a redação do documento.

Sadok Belaid, chefe da comissão encarregada de redigir a nova Constituição, apresentou o projeto que redigiu no passado dia 20 de junho, mas o Presidente da Tunísia publicou na quinta-feira uma versão completamente revista, estabelecendo um sistema que concede poderes muito amplos ao chefe de Estado.

Belaid, respeitado jurista tunisino, disse numa carta aberta publicada pela imprensa no passado domingo que a versão de Saied está longe de ser a que tinha sido elaborada, alertando que o projeto que vai ser submetido a referendo no dia 25 de julho pode “abrir caminho a um regime ditatorial.

Data de Emissão: 05-07-2022 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados