Notícias às 12 horas, edição de 04 de Agosto de 2022

 

TEM INICIO HOJE A PEREGRINAÇAO AO SANTUARIO DA NOASSA SRA DA MUXIMA. ORGANIZAÇAO FALA EM CONDICOES CRIADAS.

 

CANDIDATO DO MPLA PROMETE MELHORIA NA DISTRIBUIÇAO DE ENERGIA ELECTRICA NA LUNDA NORTE.

 

PRESIDENTE DA UNITA PROMETE EM CASO DE VITORIA DINAMIZAR A AGRICULTURA E RECUPERAR O PARQUE INDUSTRIAL DO BIÉ

 

UNIAO EUROPEIA SUBIDA DA TENSAO ENTRE A CHINA E OS EUA.

 

 

 

Jornal da tarde de quinta-feira 4 de agosto de 2022.Coordenação de Alves Fernandes, técnica Maro Fernandes.

 

 

 

Centenas de milhares de peregrinos são esperados a partir de hoje na vila da Muxima, para participar na peregrinação ao Santuário da Nossa Senhora da Muxima. 

Há dois anos que não se realizava esta que considerada a maior festa católica de Angola devido a pandemia da covid 19.

O evento, vai decorrer até ao próximo domingo dia 7 de Agosto sob o lema: “Mama Muxima, em tuas mãos, colocamos o povo de Angola”.

De acordo com o programa, está reservado, para hoje a inauguração da Casa do Santuário e missa solene de abertura a ser presidida pelo Bispo auxiliar da Arquidiocese de Luanda, Dom Fernando Francisco, tal como confirma o reitor do santuário o padre Vicente de Melo.

 

PE VICENTE DE MELO 12h

 

O porta-voz dos serviços de proteção civil e bombeiro, Faustino Mingues, garantiu que a corporação está preparada para o asseguramento do evento com 300 efectivos.

 

FAUSTINO MINGUES – J07H04082022

 

Para domingo, último dia do evento, o programa reserva a celebração Eucarística Pontifical a ser presidida por Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias. A vila da Kissama esta situada a mais de cem kms de Luanda.

 

PONTO

 

A agenda eleitoral para esta quinta-feira, 11º dia da campanha para o pleito eleitoral de 24 de Agosto, reserva, entre outras, comícios e campanhas mobilização porta-a-porta.

 

BENGO

 

MPLA recebe delegação do Bureau Político

CASA-CE trabalha nos Dembos

Bié

MPLA realiza jantar/conferência com comunidade académica no Cuíto

Cabinda

UNITA continua campanha de mobilização porta-a-porta nos bairros Povo Grande, Lomboa e Comandante Gika

Cuanza Sul

Primeiro secretário do MPLA reúne-se com taxistas e motoqueiros

Cunene

MPLA realiza acto de massas em Mukolongondjo

UNITA apresenta manifesto eleitoral

LUANDA

CASA-CE realiza campanha de mobilização porta-a-porta no Kilamba

Lunda Norte

Presidente do PHA orienta acto de massas no Dundo

UNITA mobiliza eleitores no Cuilo

Malanje

UNITA realiza campanha de mobilização porta-a-porta nos bairros do Ritondo e Campo de Aviação

MOXICO

PRS realiza comício no município do Alto Zambeze

MPLA realiza acto de massas no município de Camanongue

Uíge

UNITA mobiliza eleitores no município de Negage

Zaire

MPLA realiza mobilização de militantes

 

 

PONTO MPLA

 

No Dundo, província da Lunda Norte, o candidato do partido MPLA a Presidente da República, João Lourenço, prometeu mais investimento no sector energético, visando o aumento da produção de energia elétrica, num investimento de 212 milhões de dólares.

Num acto de massas, reiterou que o MPLA vai continuar a priorizar a construção e reabilitação de vias estruturantes, com vista a acelerar o combate às assimetrias regionais, reafirmando que o seu partido é o mais interessado na institucionalização das autarquias locais, porque o seu foco está no desenvolvimento harmonioso do país.

 

JOÃO LOURENÇO – J012H04082022

 

 

PONTO UNITA

 

O candidato da UNITA a Presidente da República, Adalberto Costa Júnior, destacou esta quarta-feira, na cidade do Cuito, o potencial económico da província do Bié, prometendo em caso de vitoria eleitoral dinamizar a agricultura e recuperar o parque industrial.

 

ADALBERTO COSTA JUNIOR – J012H04082022

 

 

O Presidente da UNITA falava num acto de massas, diante de militantes, simpatizantes e amigos desta formação política, no âmbito das eleições gerais de 24 do mês em curso.

 

 

PONTO CASA – CE

 

A Casa – CE está hoje a realizar uma campanha de mobilização porta a porta na capital do país no âmbito da campanha eleitoral.

Miguel Kimbenze, Secretário Provincial da Coligação eleitoral Casa – CE, avançou a MFM que o propósito é garantir em parte o número de eleitores para a sua força política nas eleições de 24 de agosto.

 

MIGUEL KIMBENZE 1

 

O Dirigente, garante que actividade conta com a presença do seu presidente Manuel Fernandes que vai encabeçar a equipa de mebros da coligação que estarão no processo de mobilização porta a porta que nesse momento começa no município do Kilamba Kiaxi

 

MIGUEL KIMBENZE 2

 

CASA – CE realiza em Luanda campanha de mobilização porta a porta no âmbito da campanha eleitoral

 

PONTO FNLA

 

Depois de Mbanza Kongo, Nimi a Simbi, cabeça-de-lista pela Frente Nacionalista para a Libertação de Angola seguiu, esta quarta-feira, ao município do Cuimba, onde orientou um acto político de massas e manteve encontros com os antigos guerrilheiros desse partido e com as autoridades tradicionais locais.

Na vila do Cuimba, situada a 62 quilómetros a Nordeste da cidade histórica de Mbanza Kongo, o candidato da FNLA disse que a sua formação quer resgatar o lugar que sempre ocupou no xadrez político angolano, como partido de peso, nos momentos áureos que granjeou na década de 1970.

 

PONTO

 

OS jovens têm apostado nos últimos dias em novas formas de investimentos para a promoção do autoemprego por conta da expansão das novas ferramentas tecnológicas.

Idianeth Tavares, lidera um projecto de estímulo a promoção do auto -emprego denominado, Negócios para Jovens que segundo avança a jovem empreendedora, a ideia é impulsionar as iniciativas individuais dos jovens para o investimento que promovem a sua autonomia financeira. 

 

IDIANETH TAVARES 1

 

Idianeh Tavares, aconselha aos jovens a aderir as formações técnicas para assegurar a continuidade dos seus negócios sendo que muitos deles podem ser facilitados pelo uso das novas tecnologias digitais

 

IDIANETH TAVARES 2

 

Plataforma para criação de rede de Negócios para jovens empreendedores, congrega mais de 100 jovens na sua primeira edição em Luanda.

 

PONTO  

 

Estão abertas as matrículas e confirmações desde a última segunda-Feira para as escolas públicas e privadas em todo o país. Depois de várias reclamações de escolas sem condições para lecionarem sobretudo os cursos técnicos de saúde

Uma particularidade neste quesito, são o número de escolas de saúde que aumentaram substancialmente nos últimos anos, apesar de várias reclamações pela falta de condições técnicas e pedagógicas por várias dificuldades registadas nas unidades de saúde no processo de estágios dos alunos vindo de várias escolas técnicas de saúde.

O Bastonário da ORDEM dos Enfermeiros de Angola Paulo Luvualu, disse que as condições de fiscalização destas instituições são da inteira responsabilidade do ministério da educação que deve rigorosa e urgentemente ver esta situação.

O Bastonários dos homens da seringa aconselha aos pais e encarregados de educação a terem em conta todos estes aspectos para não defraudar a qualidade técnica dos seus educandos.

 

PAULU LUVUALU 1

 

Paulo Luvualu, avança as condições que devem ser levadas em conta no momento em que os pais estiverem a levar os seus educandos

 

PAULU LUVUALU 2

 

E o Presidente da Associação Nacional dos Estudantes de Enfermagem, Belton Chicato, aconselha ainda aos pais e encarregados de educação a dialogar com os seus educandos no sentido de evitar inscrições por influência ou conveniência de terceiros afetando assim no bom desempenho dos alunos.

 

BELTOM CHICATO

 

Ordem dos enfermeiros de angola aconselha encarregados de educação a atentar para as condições técnicas antes de matricular os seus educandos.

 

INTERNACIONAL

 

A Comissão Nacional de Direitos Humanos do Quénia revelou esta quarta-feira haver registo de cinco mortos e mais de 50 agressões, principalmente contra civis, desde o início da campanha para as eleições gerais do Quénia em 09 de agosto.

Face ao previsível aumento da tenção, os Estados Unidos da América emitiram um alerta de segurança para os seus cidadãos.

Nesse alerta, a embaixada norte-americana recorda que “o Quénia regista periodicamente violência pré-eleitoral durante os ciclos eleitorais”.

O chefe da diplomacia da União Europeia condenou hoje as manobras militares “agressivas” da China no Estreito de Taiwan.

Josep Borrell sustentou que não há “nenhuma justificação” para as ações e que Pequim está a utilizar a visita a Taiwan da congressista americana Nancy Pelosi “como pretexto”.

“É normal para os deputados dos nossos países fazerem viagens internacionais”, escreveu na rede social Twitter a partir da capital do Camboja, à margem de uma reunião de ministros dos Negócios Estrangeiros da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).

O Ministério da Defesa de Taiwan denunciou hoje a incursão de 27 aviões militares chineses na Zona de Identificação de Defesa Aérea na quarta-feira, dia da visita da congressista norte-americana Nancy Pelosi.

Na terça-feira, Taiwan tinha dado conta da incursão de 21 aviões chineses, horas antes de Pelosi aterrar na ilha.

Em ambas as ocasiões, de acordo com o comunicado, o ministério ativou uma patrulha aérea de combate, emitiu avisos de rádio e ativou sistemas de defesa antimísseis para monitorizar as aeronaves chinesas.

A ADIZ não é definida ou regulada por qualquer tratado internacional e não é equivalente ao espaço aéreo de Taiwan, mas cobre uma área maior, que inclui áreas da China continental.

A Rússia procura uma solução negociada para o fim do conflito com a Ucrânia.

Quem o diz é Gerhard Schroeder, ex-chanceler alemão e amigo de Vladimir Putin.

“A boa notícia é que o Kremlin que uma solução negociada”, disse Gerhard Schroeder à RTL/ntv, acrescentando que se encontrou com o amigo Vladimir Putin a semana passada.

Para o ex-chanceler, que liderou o governo alemão entre 1998 e 2005, uma solução para o conflito pode ser encontrada no tempo, “mas talvez não em 99 anos, como em Hong Kong, mas na próxima geração”.

Parte da solução, aponta, pode passar por uma Ucrânia armada, fora da NATO, e neutral, como acontece com a Áustria.

Já sobre o Donbass, no leste da Ucrânia, onde se concentram os combates, a situação pode ser mais complicada.

 

FIM.

Data de Emissão: 04-08-2022 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados