Notícias às 12 horas, edição de 03 de Agosto de 2022
TERMINA HOJE PRAZO PARA CREDENCIAMENTO DE DELEGADOS DE LISTA AS ELEIÇÕES;
MPLA EPHA DISPUTAM ELEITORADO NA LUNDA NORTE, HOJE É O DIA 11 DE CAMPANHA ELETORAL;
UNITA REAGE AO MPLA SOBRE ENCONTRO COM PRESIDENTE DO GALO NEGRO;
VISITA POLEMICA: PRIMEIRO DIA DA VISITA DA CHEFE DO CONGRESSO AMERICANO A TAIWAN CONDENADA PELA CHINA;
PONTO
Jornal ao meio dia com coordenação de Alves Fernandes. Técnica de Edson Machado e Mauro Fernandes.
JINGLE MV
O prazo de recepção das listas de credenciamento dos delegados das formações políticas concorrentes às eleições gerais de 24 de Agosto termina esta quarta-feira, em todo o país, informou fonte oficial .
Na última segunda-feira, 1 de Agosto, a Comissão Nacional Eleitoral (CNE) havia prorrogado para mais três dias a recepção das referidas listas.
De acordo com a CNE, o alargamento do prazo, que terminou sábado (dia 30), serviu para as comissões municipais eleitorais procederem, dentro dos prazos, a impressão das credenciais.
O pedido para a prorrogação do prazo foi feito pelo Partido Humanista de Angola (PHA), que alegou razões técnicas, principalmente dificuldades operacionais com o equipamento disponível para o efeito.
O plenário da CNE, de forma unânime, deliberou o alargamento do prazo que acaba por beneficiar a todos, inclusive às formações políticas concorrentes que não solicitaram o alargamento, acrescenta.
Segundo a A CNE, “até 3 de Agosto todo o equipamento deverá ser depositado nas Comissões Municipais Eleitorais, altura a partir da qual o aplicativo será desativado, tornando impossível a inscrição de mais delegados de lista para o respectivo credenciamento”.
…
A UNITA já reagiu as palavras do secretario para assuntos políticos do MPLA sobre alegada tentativa de um eventual acordo com a UNITA. Marcial Dachala pronunciou-se nestes termos.
MARCIAL DACHALA 1
O secretário do Bureau Político do MPLA para os Assuntos Políticos e Eleitorais, João Martins, desmentiu, o presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, sobre os pronunciamentos proferidos, recentemente, num dos actos de massas, em relação a uma possível negociação para a transição com membros do partido dos camaradas.
O MPLA, perante ao que designou de atitude grosseira, convocou a imprensa para esclarecer a opinião pública nacional e os eleitores, em particular, que Adalberto Costa Júnior estava a fazer aproveitamento de um encontro para mentir aos angolanos.
JOÃO MARTINS – J07H02082022
…
A UNITA alerta ainda aos cidadãos a terem atenção com algumas mensangens que recebem.
MARCIAL DACHALA 2
…
O Candidato da UNITA, a vice-presidente da República as Eleições Gerais do próximo dia 24, Abel Epalanga Chivukuvuku, afirma que João Lourenço, dividiu o MPLA e ACJ, uniu a UNITA.
O Coordenador do PROJETO PRAAJA SERVIR ANGOLA, Abel Chivukuvuku falava durante um encontro com a sociedade civil no auditório do INE MARISTA, na cidade do Kuito.
RD…ABEL CHIVUKUVUKU-1
Por outro lado, o político, Chivukuvuku, desmente o áudio posto a circular nas redes sociais que dá conta que Abel Chivukuvuku é contra a ACJ;
RD…ABEL CHIVUKUVUKU-2
Por sua vez, Justino Pinto de Andrade, vice-presidente do BLOCO DEMOCRÁTICO, apelou a juventude a postar na alternáncia;
RD….JUSTINO PINTO DE ANDRADE.
Abel Chivukuvuku, afirma que João Lourenço dividiu o MPLA e ACJ, uniu a UNITA.
…
PONTO
A agenda eleitoral para esta quarta-feira, 10º dia da campanha para o pleito de 24 de Agosto, reserva, entre outras actividades, comícios com os candidatos e mobilizações nas comunicades.
CUNENE
UNITA mobiliza eleitores em Ondjiva
CASA-CE realiza campanha porta-a-porta nos bairros periféricos de Ondjiva
Lunda Norte
Cabeça-de-lista do MPLA orienta acto de massas no Dundo
Cabeça-de-lista do PHA trabalha no Dundo
BIÉ
Cabeça-de-lista da UNITA orienta acto de massas no Cuito
Benguela
PRS mobiliza nos mercados 4 de Abril, Viva a Paz, Chapanguele e Calumba
BENGO
MPLA mobiliza em Caxito
Cabeça-de-lista da APN encabeça marcha em Caxito
ZAIRE
PRS realiza acto de massa em Mbanza Kongo
CUANZA SUL
CASA-CE apresenta manifesto eleitoral
UNITA realiza acto de massa no município do Seles
MALANJE
CASA-CE realiza acto de massa no município de Massango
Luanda
CASA-CE realiza campanha de mobilização nos municípios
NAMIBE
MPLA apresenta programa de governo em Camucuio
PRS realiza acto de massa em Moçâmedes
CUANZA SUL
MPLA interage com líderes religiosos e com professores
HUÍLA
UNITA realiza conferência de imprensa
LUANDA
UNITA mobiliza nos municípios
PONTO INSENÇÃO NA NOTICIA
O comunicologo Wilson dos Santos, que falava ao espaço Conversas as Quartas disse que a separação da imprensa pública e privada, em muitos casos tem sido injusta.
RD-WILSON DOS SANTOS 1
Enquanto isso, Lito Silva, avaliando os Onze dias da campanha eleitoral da imprensa, disse que aos órgãos da comunicação social público, que deveriam cumprir um dever cívico de informar, foram transformados em órgãos de propaganda.
RD-LITO SILVA 1
Wilson dos santos, disse também que a mudança do paradigma, sobretudo naquilo que é o sistema de comunicação social é não haver nenhuma abordagem de quase todos partidos políticos que podiam apresentar quando chegar ao poder, uma ideia sobre a comunicação publica.
RD-WILSON DOS SANTOS 2
Abordagem de comunicologo Wilson dos santos em relação aos políticos que reclamam, e que não apresentam nenhum plano sobre o sistema de comunicação social.
PONTO
Depois de dezenas de casos nos últimos meses, a coordenadora provincial do Programa Alargado de Vacinação de Luanda Felismina Neto, garante agora que a situação epidemiológica da raiva esta controlada.
RD-FELIZMINA NETO 1
De acordo com a responsável, os menores de um ano e as mulheres gravidas são os grupos-alvos de importância para a vacinação de rotina.
RD-FELIZMINA NETO 2
Para a coordenadora provincial do Programa Alargado de Vacinação de Luanda, a comunicação social é o principal parceiro para o sucesso das acções do Programa Alargado de Vacinação.
RD-FELIZNIMA NETO 3
Coordenadora provincial do programa Alargado de Vacinação de Luanda Felismina Neto, que falou sobre a situação epidemiológica da raiva.
PONTO
O Departamento de Redes do Município de Luanda procedeu a intervenção de várias roturas que estavam a condicionar o abastecimento de água em algumas zonas da cidade capital, segundo a EPAL-EP
De acordo com uma nota da instituição distribuída hoje as equipas da rede trabalharam sem cessar e concluíram as reparações de várias roturas, com destaque nas condutas de diâmetro nominal 80 milímetros, que permitiram a reabertura do circuito repondo o abastecimento de água ao bairro Maculusso.
O documento acrescenta, que a reparação da rotura na conduta de diâmetro nominal 300 milímetros, em Fibro cimento, na Mortala Mohamed ficou igualmente concluída, permitindo a abertura do circuito e o reabastecimento de água a Ilha de Luanda. O porta voz da EPAL, Wladimir Bernardo falou sobre o trabalho.
WLADIIR BERNARDO 12H
Os técnicos trabalham ainda duas roturas na conduta de diâmetro nominal 200 milímetros na rua Francisco Pereira Africano e outra no largo Cesário Verde, na Vila Alice, na conduta de 80 milímetros de diâmetro nominal.
O aumento permanente de pressão nas condutas nesta época fria está na base do crescimento das roturas na cidade.
Saliente-se que a Direcção de Distribuição e Redes criou equipas que trabalham ininterruptamente para atender a demanda.
PONTO ECONOMIA
Aumentam receitas de comunidades angolanas o país. Nos últimos meses, segundas autoridades, mas dinheiro para as famílias de emigrantes. Carlos rosado de Carvalho;
CARLOS ROSADO 12H
INTERNACIONAL
A presidente da Câmara dos Estados Unidos se encontrou a presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen. Desde que avião com a americana pousou na ilha, Pequim tem reagido com contundência.
A visita da presidente da Câmara dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, a Taiwan está apenas no segundo dia, mas já acumula reações contundentes por parte da China. Americanos, por outro lado, minimizam o impacto da viagem.
Em um comunicado nesta terça-feira , o Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que a visita é como “brincar com fogo” e “aqueles que brincam com fogo perecerão por ele”.
Na terça-feira, o governo da China convocou o embaixador dos EUA, Nicholas Burns, e fez um “forte protesto” contra a visita de Pelosi, segundo a agência de notícias chinesa Xinhua.
Ainda de acordo com a agência, o vice-ministro Xie Feng afirmou no encontro que os EUA “pagarão o preço por seus próprios erros”, que as consequências “serão extremamente sérias” e que Washington deveria “tomar medidas práticas para desfazer os efeitos adversos causados pela visita de Pelosi a Taiwan.
…
O Mali deu esta terça-feira 72 horas às “forças estrangeiras” que se encontram no aeroporto de Bamaco para deixarem o local, saindo da base que serve de apoio logístico a militares estrangeiros, incluindo as Nações Unidas.
A detenção em 10 de julho de 49 desses militares no aeroporto de Bamaco, que, segundo Abidjan, integravam um procedimento da ONU de apoio aos seus contingentes, mas para o Mali tratavam-se de “mercenários”, o que desencadeou uma crise diplomática entre Bamaco, Abidjan e a ONU.
RESUMO/ RESUMO