Noticias 12 horas, edição de 27 de Junho de 2023

GOVERNO DE LUANDA ISENTA PROPRIETARIOS DE ARMAZENS DE PAGAMENTO DE RENDA, DEPOIS DE DESALOJADOS DO SÃO PAULO E HOJY YA HENDA.

MAIS UMA CIDADA DETIDA EM LUANDA POR COMERCIALIZAO DE CARNE CANINA PARA O CONSUMO HUMANO. 

DEZENA DE ACTIVISTAS TREINADOS EM LUANDA EM ADVOCACIA SOACILA. 

PAISES VIZINHOS DA BIELORUSSIA FECHAM FRONTEIRAS POR TEMOR DE ENTRDA DE MERCENARIOS DO GRUPO WAGNER NO SEU TERRITORIO.

JINGLE MIX

Jornal ao meio dia de segunda feira, são 26 de junho de 2023. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e Edmundo Simões.

JINGLE MV

Um mês depois do encerramento de mais de 300 armazéns que se dedicavam à comercialização de produtos a grosso e a retalho em vários pontos da capital, o Governo da Província de Luanda  garante já ter disponíveis 200 novos estabelecimentos distribuídos pelos municípios de Cacucaco, Viana e Cazenga, para albergarem os grossistas antes instalados no perímetro urbano.

O director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do GPL, Wilson dos Santos, explica que, após a conclusão do processo de transferências iniciado na semana passada, os comerciantes terão isenção de pagamento da renda dos imóveis durante um período de três meses.

Os referidos estabelecimentos, foram construídos por parceiros privados do GPL, com o intuito de receberem os comerciantes que realizam comércio a grosso nas zonas da Gajajeira, no São Paulo, Hoji-ya-Henda, Pedrinha, Congolenses e em toda a extensão da Avenida Ngola Kiluanje.

PONTO

Gilson da Silva Moreira mais conhecido por “Tanaice Neutro” recebeu ordem de soltura no fim de semana após vários apelos da sociedade civil angolana e da Amnistia Internacional (AI).

A 13 de janeiro de 2022 foi detido nos Serviços de Investigação Criminal (SIC), em Luanda, para onde se deslocou para obter informações sobre outro ativista detido dois dias antes no âmbito da greve dos taxistas.

O rapper e ativista de 35 anos foi preso em conexão com vídeos que gravou em que chamava o Presidente da República de “palhaço” e as autoridades de “ignorantes”.

Em Outubro de 2022 foi julgado e condenado pelo crime de ultraje ao Estado, seus símbolos e órgãos a uma pena suspensa de 15 meses, tendo o juiz ordenado a sua libertação imediata por motivos de saúde o que somente aconteceu agora.

A AI tinha anunciado em abril o começo da campanha com o título “Tome acção” publicando uma carta modelo a ser assinada por qualquer pessoa.

O projeto Voluntariado Internacional para o Desenvolvimento (VIS), organização italiana prevê formar perto de mil jovens filiados as organizações da sociedade civil em matéria de Advocacia Social. 

Por agora, cerca de 70 jovens, de diferentes organizações da sociedade civil no município do Cazenga, foram formados em matéria de Advocacia Social, no âmbito do VIS ANGOLA.

Denominado, workshop sobre ´´Participação e advocacia, o evento vai abranger jovens de Sete dos 9 municípios de Luanda, esta a ser financiado pela União Europeia, e conta com os apoios da AADRA, Missões de salesianos, Dom Bosco.  Mais dados com a jornalista Maria Humba…

MARIA HUMBA 12H

PONTO ECONOMIA

Há um aumento generalizado do preço dos produtos da sexta básica. A entrada em cena da reserva estratégica de angola e agora colocada em questão, no entender de Carlos Rosado de Carvalho.

CARLOS ROSADO 12H 1 RESERVA

No entanto, a agência de notação financeira Fitch Ratings reviu a perspetiva de evolução do ‘rating’ de Angola de Estável para Positivo, deixando antever uma subida da opinião sobre a qualidade do crédito soberano deste país lusófono.

“Os preços mais elevados do petróleo e a nossa expetativa de uma contínua restrição orçamental vão sustentar uma melhoria na perspetiva de evolução orçamental”, lê-se na nota que acompanha a explicação da mudança da perspetiva de evolução do ‘rating’, que é mantido em B-, abaixo do nível de recomendação de investimento.

CARLOS ROSADO DE CARVALHO RATING 

O secretário-geral da UNITA, Álvaro Chikwamanga Daniel, exortou, em Luanda, a Direcção da Liga das Mulheres Angolanas (LIMA) no sentido de preparar os seus membros para as eleições autárquicas, visando uma maior representação feminina daquele partido nos lugares de decisão pública.

Álvaro Chikwamanga Daniel fez este apelo quando discursava no acto central das comemorações do 51º aniversário da LIMA, decorrido no complexo Sovismo, no município de Viana.

O secretário-geral da UNITA disse que o seu partido espera que haja uma maior adesão das mulheres no processo de preparação e candidatura às eleições autárquicas.

Por isso, pediu mais engajamento e trabalho da direcção do braço feminino do maior partido da oposição junto das bases, sobretudo nas comunidades.

ALVARO UNITA 12H

PONTO

O mercado nacional comprou a totalidade dos 321 milhões de dólares que o Banco Nacional de Angola (BNA) colocou à disposição dos interessados através da Bolsa de Dívida e Valores de Angola.

De acordo com o comunicado do BNA na sua página institucional, a operação resulta da disponibilização da carteira de títulos do Banco Nacional de Angola em moeda estrangeira.

Na última reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Nacional de Angola, o banco central havia anunciado a decisão de colocar à disposição do mercado cambial títulos de mais de 300 milhões de dólares.

Para alguns analistas, tratou-se de uma intervenção indirecta ao mercado, que, nos últimos dois meses, tem ressentido de uma eventual escassez de divisas como resultado da redução do preço do barril de petróleo nos mercados internacionais.

As nações unidas, em 1987, a data visa a conscientizar a população a respeito dos problemas desencadeados pela venda e pelo consumo de drogas.

 Em Angola, entre as drogas mais consumidas está a cannabis, a famosa liamba, com apreciadores de todos os níveis sociais.

Os números crescem todos os anos. Uma realidade que, para o sociólogo Lúcio Marques  preocupa.

O sociólogo aponta as províncias do kuanza Norte Malanje e Uige as maiores produtora do estupefaciente. O seu entender, devia ser travada com a criação de políticas que desencorajem o consumo de droga por parte dos mais jovens.

RD: LUCIO MARQUES

O INAC nas últimas duas semanas registou cerca de 374 casos de violência contra criança em todo o país. 

Rosalina Domingos, porta voz do INAC diz que dos casos mencionados 118 são de fugas a paternidade e disputa de guarda, 53 casos de violência física e psicológica, 40 casos de trabalho infantil, 22 casos de abusos sexual, 9 casos de abandono de criança; 

RD ROSALINA DOMINGOS 12H

INTENACIONAL

Um inquérito estima que tenham morrido ou desaparecido cerca de 1.200 pessoas no ataque rebelde a Palma, norte de Moçambique, em março de 2021 e na violência dos dias seguintes, disse hoje à Lusa o autor, o escritor e jornalista norte-americano Alex Perry.

Alex Perry diz que aquilo que classifica como “um massacre” em Palma vai dar origem a um livro que espera lançar no prazo de dois anos, com uma “reconstituição detalhada” dos factos e uma visão global sobre “o comportamento da indústria de petróleo e gás, em que pergunto porque é que está tão associada à violência”.

Os países vizinhos da Bielorrússia estão a rever a segurança das suas fronteiras, depois de o chefe do grupo Wagner ter anunciado um acordo para se exilar no país, pondo fim ao seu “motim” na Rússia.

Na Polónia, o primeiro-ministro e o ministro da Defesa foram inspecionar as tropas no nordeste do país.

Estamos conscientes destas ameaças e respondemos antecipando os ataques.

Há dois anos que estamos a lidar com um ataque híbrido na fronteira polaca

A Finlândia, a Estónia, a Lituânia e a Letónia introduziram medidas coordenadas e reforçadas de controlo das fronteiras com a Rússia e a Bielorrússia.

Data de Emissão: 27-06-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados