Noticias 12 horas, edição de 26 de Janeiro de 2024
MAIS ASSASSINATO EM LUANDA EM PLENA LUZ DO DIA. DESTA VEZ, A VÍTIMA É UM OFICIAL DAS FORÇAS ARMADAS ANGOLANAS LICENCIADO À POLÍCIA NACIONAL.
– QUATRO PESSOAS MORRERAM NAS ÚLTIMAS 24H EM LUANDA, VÍTIMAS DE SEIS ACIDENTES DE VIAÇÃO;
– CENTRAIS SINDICAIS REUNIDAS EM LUANDA PARA DECIDIREM CONVOCAÇÃO DE GREVE GERAL NOS PRÓXIMOS DIAS;
– NOVA DIVISÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA NÃO IMPEDIR A REALIZAÇÃO DE ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS EM ANGOLA, GARANTE MINISTRO DA ADMINISTRAÇÃO DO TERRITÓRIO;
– PALANCAS NEGRAS ENTRAM EM CAMPO AMANHÃ, DIANTE DA NAMÍBIA, COM OLHOS POSTOS NOS QUARTOS-DE-FINAL DO CAN DA CÔTE D’IVOIRE.
JUNGLE MIX
Jornal ao meio dia de sexta-feira, 26 de Janeiro de 2024, Dia Nacional do Médico Angolano. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e Mauro Fernandes, edição e apresentação de Zacarias Congo.
JINGLE
Um ex-oficial superior das Forças Armadas Angolanas, licenciado à Polícia Nacional, de 54 anos de idade, foi morto a tiro por marginais, em plena via pública, no município do Cazenga. Um dos implicados já foi detido, segundo o Serviço de Investigação Criminal. Reportagem com a jornalista Maria Humba;
PEÇA MARIA HUMBA 12H
Trabalho da jornalista Maria Humba, sobre o assassinato de um oficial superior das Forças Armadas Angolanas, no município do Cazenga.
…
De mortes não é tudo…
Quatro pessoas morreram e cinco outras ficaram feridas, em consequência de seis acidentes de viação, ocorridos na capital angolana. Segundo Heuler Matari, do Departamento de Comunicação, Institucional e Impressa do Comando Provincial da Polícia Nacional.
POLÍCIA 02 – ACIDENTES – 57” 12H 260124
Heuler Matari, do Departamento de Comunicação, Institucional e Impressa do Comando Provincial da Polícia Nacional, falando sobre a morte de quatro pessoas, nas últimas 24h, em Luanda, em consequência de seis acidentes de viação.
E no mesmo período, 57 pessoas foram detidas nas últimas em Luanda, suspeitas de cometerem crimes diversos. Na sequência, foram apreendidas três armas de fogo.
POLÍCIA 01 – CRIMES – 46” 12H 260124
Heuler Matari, do Departamento de Comunicação, Institucional e Impressa do Comando Provincial da Polícia Nacional, confirmando a detenção de 57 pessoas foram detidas nas últimas em Luanda, suspeitas de cometerem crimes diversos.
…
E acontece neste momento a 1ª Sessão Ordinária do Conselho Nacional da Viação e Ordenamento do Transito, sob orientação da vice-Presidente da República, Esperança da Costa.
E quem também está reunido é o Plenário do Tribunal Supremo que aborda os preparativos da abertura do Ano Judicial 2024, bem como a emissão de pareceres dos diplomas legais do poder judicial, tal como fez saber o porta-voz do Tribunal Supremo, Leandro Lopes.
LEANDRO LOPES – REUNIÃO – 37” 12H 260124
Leandro Lopes, porta-voz do Tribunal Supremo, falando sobre a agenda da reunião do Plenário daquela instância, que vai abordar a abertura do Ano Judicial 2024.
PONTO
As centrais sindicais podem decidir a convocação de uma greve geral nos próximos dias. Reunidas em Luanda, as centrais debatem à volta das negociações em curso, sobre o caderno reivindicativo apresentado em Setembro último. Entre os pontos constantes, está o aumento salarial na função pública na ordem dos 250 mil kwanzas, tal como fez saber na última semana o secretário-geral do SINPROF, Amar Jinguma.
ADMAR JINGUMA 01 – SINPROF – 01′ 14” 12H 180124
Admar Jinguma, secretário-geral do SINPROF.
As centrais sindicais estão reunidas neste momento para decidirem a convocação ou não de uma greve geral, nos próximos dias.
E a Política Salarial, tendo em vista o Impacto do Aumento dos Salários da Função Pública em 5%, as Exigências do Movimento Sindical e a Estrutura dos Salários no Sector Privado, estarão em debate amanhã, no programa o “ESTADO DA NAÇÃO” da MFM, com a presença dos líderes das centrais sindicais angolanas, dos analistas MFM e outros convidados.
…
O presidente do Sindicato dos Médicos Angolanos lamenta que profissionais da classe continuem a debater-se com inúmeros problemas, desde à falta de condições nos hospitais, péssimos salários e falta de capacitação técnica. Adriano Manuel falava à MFM por ocasião do Dia Nacional do Médico Angolano, assinalado, hoje, 26 de Janeiro.
ADRIANO MANUEL – MÉDICO – 02′ 03” 12H 260124
Adriano Manuel, presidente do Sindicato dos Médicos Angolanos, lamentando a condição actual dos profissionais da classe, numa altura em que é assinalado o Dia Nacional do Médico Angolano.
E a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, saúda profissionais da Saúde por ocasião do Dia Nacional dos Médicos que se celebra hoje.
Em mensagem divulgada pelo seu gabinete, Sílvia Lutucuta louva o espírito de abnegação e resiliência com que, todos cumprem a missão a que foram obrigados pelo Juramento de Hipócrates.
Segundo a responsável, nos últimos cinco anos, o número de profissionais do Serviço Nacional de Saúde cresceu a todos os níveis de prestação de serviços, permitindo o incremento de 40,5% do total da força de trabalho do Sector, 80% dos quais estão colocados nos Municípios, no sentido de fortalecer o primeiro nível de atendimento em saúde, constituído pelos Cuidados Primários de Saúde.
PONTO ISENÇÃO
A nova Divisão Político-Administrativa não vai impedir a realização das eleições autárquicas em Angola. A garantia foi dada pelo ministro da Administração do Território, Dionísio da Fonseca, durante a décima segunda edição do Café CIPRA.
DIONÍSIO DA FONSECA – DPA – 02′ 18” 12H 260124
Dionísio da Fonseca, ministro da Administração do Território, esclarecendo que a nova Político-Administrativa não vai impedir a realização das eleições autárquicas em Angola.
E o governador do Cuando Cubango, José Martins, assegurou que as populações locais reagiram positivamente à proposta, que prevê a divisão da província em duas.
JOSÉ MARTINS 01 – PROPOSTA – 01′ 55” 12H 260124
José Martins, governador do Cuando Cubango, sublinhando que as populações da sua província aprovaram a proposta da nova Divisão Político-Administrativa do país.
No mesmo sentido, o governador do Moxico, Ernesto Muangala, considera que a nova Divisão Político-administrativa vai ajudar a acelerar o crescimento da província, criando novas oportunidades de emprego, sobretudo aos jovens.
ERNESTO MUANGALA – CRESCIMENTO – 02′ 52” 12H 260124
Ernesto Muangala, governador do Moxico, afirmando que a nova Divisão Político-administrativa vai criar novas oportunidades de emprego aos jovens da província.
Com a proposta, que já se encontra na Assembleia Nacional depois de apreciada pelos Conselhos de Ministros e da República, o nosso país passará a ter 20 províncias e 325 municípios, a partir de 2025.
PONTO ECONOMIA
Angola e os Estados Unidos da América assumiram o compromisso de continuarem a fortalecer os laços de cooperação política, diplomática, económica e empresarial, com vista ao bem-estar de ambos os Estados e povos.
O ministro das Relações Exteriores, Téte António, que falava durante a conferência de imprensa conjunta com o secretário de Estado americano, Antony Blinken, assinalou o bom ambiente que se vive nas relações entre os dois países, com 15 acordos já assinados.
TETE ANTONIO- DIPLOMACIA – 01′ 24” 12H 260124
Téte António, ministro das Relações Exteriores, confirmando o bom momento da cooperação entre Angola e os Estados Unidos da América.
Por seu turno, o secretário de Estado Norte-americano, Antony Blinken, manifestou a disposição do seu Governo em continuar a apoiar a estabilidade política, segurança, boa governação e a salvaguarda dos direitos humanos no continente africano, particularmente em Angola.
ANTONY BLINKN – COOPERAÇÃO – 01′ 04” 12H 260124
Antony Blinken, Secretário de Estado Norte-americano, afirmando que Angola continua a ser um actor importante na manutenção da paz e da estabilidade em África.
A visita de Antony Blinken a Angola enquadra-se num périplo que efectua a alguns países africanos, designadamente Cote d’Ivoire, Nigéria e Cabo Verde.
…
E o analista MFM para os assuntos económicos, Carlos Rosado de Carvalho, diz haver confusão entre os conceitos “investimento” e “empréstimo”. Na visita do Secretário de Estado Norte-americano, Antony Blinken, estas duas situações foram novamente verificadas.
O analista MFM disse que as duas situações poderiam ser melhor compreendidas, para se perceber melhor o que se está a fazer com o dinheiro americano em Angola, mendiante o recurso a linhas de credito;
CARLOS ROSADO DE CARVALHO – INVESTIMENTO – 01’ 54’’ 12H 260124
Carlos Rosado de Carvalho, analista MFM para as questões económicas, considerando que deve se perceber melhor o que se está a fazer com o dinheiro americano em Angola, mendiante o recurso a linhas de crédito;
PONTO DESPORTO
A luta por uma vaga aos quartos de final do campeonato africano de futebol começa amanhã com Angola a defrontar a Vizinha Namíbia as 18horas no estádio da Paz na cidade de Bouke.
Apesar do favoritismo que recai para a selecção nacional, os Palancas Negras voltam hoje a trabalhar na melhoriar de alguns aspectos que apresentaram fragidalidades nos últimos tres jogos para evitar supresas.
O jornalista desportivo Marcial Batunina diz que Angola deve traduzir em campo o favoritismo diante da Namíbia um adversário que no seu entender não vai facilitar.
RD-MARCIAL BATUNINA.
A Namíbia é um adversário de boa memória para Angola que não perde nos últimos cinco jogos, foram três vitórias e dois empates, em jogos amigaveís.
E o antigo craque dos Palancas Negras Pedro Mantorras diz que Angola já é vencedor só pelo facto de atingir os oitavos de final num campeonato onde competem selecções poderosas.
RD-MANTORRAS.
Para o confronto deste sábado, o selecionador Pedro Gonçalves não poder contar com o defesa esquerdo Núrio Fortuna deixou hoje a seleção angolana de futebol, por lesão, e regressou à Bélgica, onde vai dar continuidade aos tratamentos, divulgou o jogador.
A presença nos oitavos de final permitiu Angola arrecadar 800 mil dólares e em caso de apuramento aos quartos vai receber 1,3 milhões de dólares.
PONTO INTERNACIONAL
E em Moçambique, as autoridades sanitárias registam todos os dias mais de 50 novos casos de cólera no norte do país, num surto que em menos de quatro meses provocou 25 mortos e 12.250 infectados.
De acordo com a mais recente actualização sobre a progressão da doença, são contabilizados no país mais de 10 mil casos de cólera, desde Outubro último.