Noticias 12 horas, edição de 25 de Janeiro de 2024

NOS 448 ANOS DE EXISTÊNCIA DA CAPITAL ANGOLANA… ANCIÃO DE 89 ANOS CONSIDERA QUE A SOLUÇÃO PARA LUANDA PASSA POR MAIS INVESTIMENTOS NO INTERIOR DO PAÍS, PARA ATRAIR OS MILHARES DE JOVENS QUE DEAMBULAM PELA CIDADE CAPITAL.

– GOVERNADOR PROVINCIAL PROMETE MELHORIAS NO SANEAMENTO BÁSICO, COM A CONSTRUÇÃO DE INFRAESTRUTURAS PARA MACRODRENAGEM;

– REFORÇO DA COOPERAÇÃO ENTRE ANGOLA E ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA MARCA ENCONTRO ENTRE PRESIDENTE DA REPÚBLICA E SECRETÁRIO DE ESTADO NORTE-AMERICANO;

– ANGOLA DEFRONTA A NAMÍBIA, NO PRÓXIMO SÁBADO, COMO FOCO NO APURAMENTO AOS QUARTOS-DE-FINAL DO CAN DA CÔTE D’IVOIRE.

JUNGLE MIX

Jornal ao meio dia de quinta-feira, 25 de Janeiro de 2024, Dia em que são assinalados os 448 anos de existência da província de Luanda. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e Mauro Fernandes, edição e apresentação de Zacarias Congo. 

JINGLE 

O saneamento básico, a segurança pública e as vias de acesso, estão entre as questões que os citadinos de Luanda esperam ver melhoradas nos próximos dias. Falando à MFM por ocasião dos 448 anos de existência da capital angolana, assinalados hoje, os cidadãos destacaram os principais desafios de Luanda. 

VOX POP LUANDA – 02′ 36” 12H 250124

Citadinos falando sobre os principais desafios da capital angolana. 

O mais antigo despachante oficial em efectividade de funções em Angola defende um aumento considerável dos investimentos públicos no interior do país para descongestionar a província de Luanda. Falando esta manhã ao programa A ÚLTIMA PALAVRA, Eurico Pires, de 89 anos, considera que a capital do país não terá solução se não houver alternativas para os milhões de jovens que deambulam pela cidade por falta de condições nas suas zonas de origem.

EURICO PIRES 01 – LUANDA – 01′ 55” 12H 250124 BOM

Quanto às responsabilidades em torno da degradação de Luanda e de outras cidades e vilas do país, Eurico Pires aponta o dedo ao seu próprio partido, o MPLA, por considerar que não tem sido suficientemente rigoroso na escolha de militantes e quadros que são nomeados para diferentes cargos na governação do país.

EURICO PIRES 02 – MPLA – 01′ 15” 12H 250124 BOM

Eurico Pires, despachante oficial de 89 anos de idade e militante do MPLA há 50 anos, lamentando aquilo que considera ser falta de rigor na escolha dos quadros nomeados para a governação do país. Os ouvintes poderão acompanhar a entrevista completa na repetição do programa A ÚLTIMA PALAVRA, logo mais às 20 horas.

No entanto, o governador de Luanda, Manuel Homem, garante melhorias ao nível do saneamento básico, com a construção de infraestruturas para macrodrenagem. 

MANUEL HOMEM 01 – SANEAMENTO – 21” 12H 250124

Em relação à segurança pública na capital angolana, Manuel Homem assegura que a situação é estável.

MANUEL HOMEM 02 – SEGURANÇA – 40” 12H 250124

Por outro lado, o governador provincial anuncia para ainda este ano alteração dos nomes de algumas regiões de Luanda, depois de ser concluído o processo de auscultação a diversas sensibilidades. 

MANUEL HOMEM 03 – TOPONÍMIA – 29” 12H 250124

Manuel Homem, governador de Luanda, anunciando, para ainda este ano, a alteração dos nomes de algumas regiões de Luanda, com a distinção de várias figuras. 

“Fiscalização de Empreitadas de Obras Públicas” é o título do livro do engenheiro angolano, Antonio do Venâncio, que foi lancado   hoje, na Escola Nacional de Admnistracao e Políticas Públicas.

Em declarações à MFM, António Venâncio fez saber que a obra foi escrita com o propósito de ajudar os cidadaos a entederem melhor sobre como devem ser feitas as obras públicas, com destaque para a sua fiscalização.

ANTONIO VENANCIO – LIVRO – 02′ 41” 12H 250124

Engenheiro António Venâncio, falando sobre o seu livro intitulado “Fiscalização de Empreitadas de Obras Públicas”, lancado hoje, na Escola Nacional de Admnistracao e Políticas Públicas.

PONTO

O Presidente da República, João Lourenço, recebeu em audiência, na manhã desta quinta-feira, no Palácio Presidencial, o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, no quadro do reforço da cooperação entre os dois países.

Ainda hoje, Antony Blinken manterá um encontro em privado com o ministro das Relações Exteriores, Téte Antonio, antes de as duas entidades co-presidirem às conversações entre as delegações dos dois países, seguidas de uma conferência de imprensa.

E mais cedo, o Secretário de Estado Norte-americano esteve no Centro de Ciências de Luanda, tendo deixado garantias de mais investimentos do seu país no sector científico e tecnológico de Angola. Segundo a ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança, estão criadas todas as condições para o reforço da cooperação com os Estados Unidos. 

MARIA SAMBO 01 – COOPERAÇÃO – 01′ 03” 12H 250124

A ministra do Ensino Superior confirma que estão avançados vários projectos no domínio espacial com o apoio do governo norte-americano. 

MARIA SAMBO 02 – TECNOLOGIA – 01′ 03” 12H 250124

Maria do Rosário Bragança, ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, a quando da visita do Secretário de Estado Norte-americano, Antony Blinken, ao Centro de Ciências de Luanda. 

E o diretor-geral do Centro de Ciências de Luanda, Domingos Neto, fala sobre o funcionamento da instituição, inaugurada em Dezembro pelo Presidente da República.

DOMINGOS NETO – CENTRO – 02′ 09” 12H 250124

Domingos Neto, diretor-geral do Centro de Ciências de Luanda, assegurando que a instituição, inaugurada em Dezembro pelo Presidente da República, já funciona. 

A criação do Ministério do Planeamento teve como objetivo reduzir a sobreposição de tarefas entre os departamentos ministeriais e garantir mais eficiência na prestação de serviço público. O esclarecimento foi feito pelo Secretário do Presidente da República para a Reforma de Estado, Pedro Fiete. 

PEDRO FIETE 01 – PLANEAMENTO – 01’ 06’’ 12H 250124

Pedro Fiete explica que o Ministério da Indústria e Comércio vai assumir as acções relativas ao empresariado nacional, ao passo que o Ministério das Finanças deixará de exercer a gestão de carteira de investimento público. 

PEDRO FIETE 02 – INDÚSTRIA – 46” 12H 250124

Pedro Fiete, Secretário do Presidente da República para a Reforma de Estado, esclarecendo que a criação do Ministério do Planeamento teve como objetivo reduzir a sobreposição de tarefas e conferir mais eficiência na prestação de serviço público.

PONTO ECONOMIA

Existem muitas empresas em Angola que têm registado no balanço, os seus imóveis, os seus activos e esses activos estão registados ao custo de aquisição. 

A empresa está subavaliada, estes activos valem mais do que efectivamente está registados nas contas das empresas.

É uma prorrogativa que vem na lei do Orçamento Geral do Estado para 2024, segundo Carlos Rosado de Carvalho;

CARLOS ROSADO 12H 

PONTO DESPORTO

Está definido o quadro dos oitavos de final do CAN da Côte d’Ivoire. Nesta fase do mata-mata, Angola vai defrontar a Namíbia já este sábado, às 18horas no estádio da Paz, localizado na cidade de Bouké.

Quem vencer este jogo vai defrontar o vencedor do confronto de pesos pesados africanos, entre Nígeria e Camarões, que também jogam no sábado, mas às 21horas. 

A vizinha Namíbia vem do grupo E como um dos melhores terceiros classificados com 4 pontos, enquanto Angola chega a esta fase com estatuto de lider do grupo D com 7 pontos.

O comentador para o futebol nacional, João Morais, diz que para o confronto com a Namíbia Angola tem de apresentar-se melhor, sobretudo na posse de bola e no aspecto ofensivo. 

JOÃO MORAIS – DESPORTO – 01′ 54” 12H 250124 

Nos últimos cinco jogos entre as duas selecções, a Namíbia não conseguiu vencer Angola, são três vitórias a favor dos Palancas Negras, e dois empates a zero, em quatro jogos amigaveís e apenas um numa competição na Taça Cosafa em 2004.

PONTO INTERNACIONAL

O Departamento Principal de Inteligência do Ministério da Defesa da Ucrânia disse nesta 4ª feira que o Kremlin não solicitou a segurança do espaço aéreo de Belgrod, no sul da Rússia, onde caiu um avião que transportava 65 prisioneiros ucraniano e 74 pessoas morreram. Moscovo acusa Kiev de atacar a aeronave. 

As informações são do canal oficial do serviço ucraniano. Segundo o comunicado, o país liderado por Volodymyr Zelensky disse não ter informações sobre quem estava a bordo da aeronave, e que a Rússia deveria garantir a segurança dos prisioneiros ucranianos.

Por outro lado, a Ucrânia alega ter cumprido todos os requisitos do acordo que envolvia troca de prisioneiros de guerra entre os países. Kiev também afirma que militares russos que estavam mantidos presos foram entregues em segurança ao país de origem. 

A Ucrânia ainda afirmou que as acusações russas de ataque a aeronave são “ações planejadas da Federação Russa visando desestabilizar a situação na Ucrânia e enfraquecer o apoio internacional a Kiev”. 

Data de Emissão: 25-01-2024 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados