Noticias 12 horas, edição de 24 de Janeiro de 2024

OPOSIÇÃO PEDE A SECRETARIO DE ESTADO AMERICANO PRESSÃO A LUANDA PARA A REALIZAÇÃO DE ELEIÇÕES AUTARQUICAS;   

PRESIDENTE LOURENÇO APELA  A NOVO INSPECTOR GERAL DO ESTADO A TRABALHO CONJUNTO;  

ANGOLA EM  ALERTA DEVIDO AO ALASTRAR DA COLERA  NA ZAMBIA E RDC;    

ANGOLA ENTRE OS PAISES MAIS SOBRENDIVIDADOS EM AFRICA, ALERTA  ONU;  

EX-PRESIDENTE TRUMP VENCE NU PRIMEIRO ESTADO NAS PRIMARIAS PARA O SEU REGRESSO A CASA BRANCA;  

JUNGLE MIX

Jornal ao meio dia com a coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e João Congo;

JINGLE MVIEIRA 

PONTO DESPORTO. 

Os Palancas Negras cumpriram o primeiro objectivo no campeonato africano de futebol ao vencer o Burkina Faso por 2-0 à conta de um bom golpe de cabeça de Mabululu e de uma recarga certeira de Zini, já nos descontos e garantindo  presença aos oitavos de final e com números inéditos: 

São sete pontos, duas vitórias um empate, seis golos marcados  e apenas  três golos sofridos, terminando na liderança do Grupo D. confirmando a terceira passagem de Angola em nove participações na fase de grupos da CAN.

Nas reações, os adeptos do futebol nacional ouvidos esta manhã voltaram a depositar confiança na Selecção nacional para os próximos jogos. 

RD-ADEPTOS. 

Nos oitavos-de-final, os Palancas Negras vão defrontar o terceiro melhor classificado do grupo B, E ou F (entram em cena esta quarta-feira).

PONTO 

A oposição angolana endereçou hoje uma carta ao secretário de Estado norte-americano, que inicia uma visita Luanda na quinta-feira, a pedir que pressione o Presidente, João Lourenço, a realizar eleições autárquicas antes de 2027.

A carta hoje entregue ao embaixador norte-americano,  é subscrita por protagonistas da oposição angolana, entre os quais os líderes da Frente Patriótica Unida, Adalberto da Costa Júnior (presidente da UNITA), Abel Chivukuvuku (líder do projeto político PRA JA), Filomeno Vieira Lopes (Bloco Democrático), a ativista cívica Laura Macedo e os deputados da UNITA, Francisco Viana e Olívio Nkilumbu.

O chefe da diplomacia dos Estados Unidos, Anthony Blinken, deverá chegar a Angola na quinta-feira, no final de um périplo por vários países africanos, entre eles Cabo Verde.

Os signatários da carta pedem a Blinken que apoie um estado democrático e de direito em Angola e pressione o Presidente angolano a realizar as primeiras eleições autárquicas no país, “o único grande país da região sem líderes eleitos a nível local”, a desmantelar as instituições partidarizadas e a permitir acesso de todos os atores políticos aos meios de comunicação social públicos.

PONTO 

O Presidente da República, João Lourenço, recomendou ao novo inspector geral da Administração do Estado (IGAE), João Manuel Francisco, a cooperar com os outros órgãos, principalmente com a Procuradoria Geral da República, sem nunca substituí-los.

Ao conferir posse a João Francisco, esta terça-feira, no Palácio Presidencial, em Luanda, o Presidente da República alertou que cada um tem o seu momento e espaço de actuação; 

JOAO LOURENÇO TOMADA DE POSSE 

Por seu turno, João Francisco reconheceu que a nova função obriga colaboração com outras entidades vocacionadas, sobretudo em casos de irregularidades administrativas que ponham em causa os princípios da boa governação;  

JOÃO PINTO  07H

Ainda ontem , tomaram posse o ministro do Planeamento, Victor Hugo Guilherme, e os secretários de Estado para o Comércio e Serviços, Augusta de Carvalho Gando Frederico Fortes, para o Planeamento, Luís Kondjimbi Kaíca Epalanga, para o Investimento Público, Ivan Emanuel Marques dos Santos, e para o Orçamento, Juciene Clara Daniel Cristiano de Sousa.

João Lourenço igualmente conferiu posse ao secretário do Presidente da República para os Assuntos Económicos, Milton dos Santos Reis, e ao presidente do Conselho de Administração da Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX), Arlindo das Chagas Rangel.

Na mesma cerimónia tomaram posse Adriano Pereira de Carvalho Júnior, como presidente do Conselho de Administração do Entreposto Aduaneiro de Angola, Francisco Manuel Massango, administrador executivo, e Tuneka Lukau, como administrador executivo.

Um incêndio de  grandes proporções destruiu parcialmente a loja de registo de Cacuaco nesta quarta feira. 

A informação é do serviço provincial de bombeiros, que atribuiu o sinistro a um curto circuito. Sobre danos nada foi avançado. Maira Panzo é a porta voz do serviço provincial de bombeiros em Luanda;

MAYRA PANZO 12H  

Um homem de 20 anos de idade foi detido por homicídio por asfixia de uma cidadã no Hojy ya Henda, em Luanda, depois de ter sido violada. 

O policia de investigação criminal anunciou que a cidadã em causa foi violada e morte por dois cidadãos. A denuncia é do superintendente chefe Fernando Carvalho, por voz do SIC LUANDA;

FERNANDO CARVALHO SIC LUANDA 12H ( 01.31”)

PONTO 

O sistema de vendas de recargas de energia pré-pago, da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE), nos canais não presenciais(virtuais), interrompido há 48 horas, foi restabelecido.

De acordo com uma nota de imprensa, os clientes já podem efectuar a compra de recargas a partir dos ATM ( vulgo multicaixa), Internet banking, multicaixa express e pelas demais plataformas virtuais.

A ENDE refere que a interrupção deveu-se a uma falha na rede de comunicação nacional, a partir do circuito interno, tal como refere Osvaldo Quilo, porta voz da ENDE;

OSVALDO QUILO 12H  

A Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade tem como missão distribuir e comercializar energia eléctrica a nível nacional, no âmbito do Sistema Eléctrico Público  em alta, média e baixa tensão, em regime de serviços públicos nos termos da Lei Geral de Electricidade e seus Regulamentos.

PONTO

Angola está no nível dois de alerta máxima de vigilância da cólera, devido ao surgimento de casos nas zonas fronteiriças, informou esta terça-feira, em Luanda, a directora nacional de Saúde Pública, Helga Freitas .

Helga Freitas fez esse esclarecimento durante um encontro interministerial sobre o plano de contingência de combate à colera, orientado pela ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta.

A directora explicou que o nível dois significa que Angola ainda não regista casos de cólera, mas que deve estar em alerta e criar estratégias de preparação e prevenção em caso de surgimento da doença.

Segundo a directora, o nível três resulta da confirmação efectiva de casos de cólera, como é o caso da Zâmbia e da República Democrática do Congo (RDC), países que fazem fronteira com Angola.

Como acção do programa de contingência, avançou que estão a reforçar o nível de vigilância em todas as províncias que fazem fronteira com esses dois países, assim como uma maior preparação e formação dos técnicos.

De acordo com a responsável, a situação é preocupante a nível da região da SADC. Dos países membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, apenas Angola, Namíbia, Lesoto, Seychelles, Comores  e Madagascar não notificaram casos de cólera .

O surto na Zâmbia decorre desde 2023 e intensificou-se no mês de Janeiro do ano corrente, com o registo de cerca de sete mil casos e aproximadamente quatrocentos óbitos.

A média de casos na Zâmbia é de cerca de quatrocentos casos diários. A RDC, também com um surto desde 2023, tem um acumulado de 42 mil casos.

Com o objetivo de promover a base comunitária e o resgate  da saúde das famílias o governo de Luanda e parceiros   abriram a primeira casa de vacinação de sabe comunitária no bairro Paraíso em Luanda. 

O objetivo é ter uma atenção redobrada na prevenção epidemiológica. 

A iniciativa conta  com o apoio do UNICEF, tal como esclarece a  coordenadora provincial do programada alargado de vacinação,  Felismina  Neto;

FELISMINA NETO 12H   

Directora provincial de saúde, Felismina Neto.

PONTO

Luanda vai acolher no próximo fim de semana o primeiro Festival das Bandas musicais de Angola.

A iniciativa pretende congregar alguns dos mais conceituados agrupamentos musicais do país, como os Kiezos, os Jovens do Prenda, a Banda Maravilha, Banda FM e outros conjuntos que se tornaram verdadeiros obreiros do semba e de outros rirmos típicos de Angola.

Neste momento, os promotores do primeiro Festival das Bandas realizam uma conferência de imprensa num dos espaços culturais de Luanda, onde se encontra o jornalista MFM Alves Fernandes. 

Boa tarde, Alves, como estão os preparativos para o desfile daz principais bandas e conjuntos musicais do nosso país?

ALVES FERNANDES 12H  DIRECTO  

INTERNACIONAL

O Presidente da República, João Lourenço, reiterou, esta terça-feira, em Luanda, que o trabalho em relação ao corredor do Lobito vão continuar para o desenvolvimento da África central e austral.

 Joao Lourenço fala ontem a diplomatas acreditados em Luanda;

JLO 1 LOBITO  

O presidente angolano manifestou, por outro lado, a sua preocupação com as frequentes mudanças inconstitucionais de Governo, em África, e com a impunidade dos seus autores.

Segundo o chefe de Estado angolano, tais ocorrências representam uma “flagrante violação” aos princípios defendidos pela União Africana (UA) e pelas Nações Unidas (ONU). 

Ao falar na cerimónia de cumprimentos de Ano Novo do Corpo Diplomático, João Lourenço atribuiu essa “atitude passiva e contemplativa” aos próprios africanos e aos parceiros internacionais, perante factos, “que encorajam e estimulam a repetição e proliferação deste fenómeno, a todos  os títulos condenável”.

JLO PAZ E SEGURANÇA 2 

Para o estadista, tais fenómenos constituem um grande perigo de retrocesso nas conquistas já alcançadas em termos de estabilidade política e social necessária à boa governação e ao desenvolvimento socioeconómico de África.

Lembrou que Angola, ao assumir a presidência temporária da organização dos estados de África, caraíbas e pacifico, da SADC e dos grandes lagos, se tem engajado seriamente para realizar, com sucesso, as tarefas que se inscrevem no quadro das competências das mesmas.

18 países africanos estão sob endividados , segundo a organização das nações unidades. Em causa está o fraco crescimento econômico. 

O economista Carlos Rosado de Carvalho fala do fraco desempenho de algumas economias;

CARLOS ROSADO DE CARVALHO (02’.09”) 

JINGLE DESPORTO 

A Selecção Nacional terminou na primeira posição e invicta no grupo D, do CAN`2023, que decorre na Côte d`Ivoire, mercê da vitória diante do Burkina Faso, por 2-0, em desafio da 3ª e última jornada desta fase inicial.

Com golo de Mabululu, aos 36 minutos, em jogo decorrido esta terça-feira, no Charles Konan Banny Stadium, em Yamoussoukro, Angola soma sete pontos, contra quatro do Burkina Faso, em segundo, ambos já qualificados para os oitavos-de-final.

O segundo tento de Angola surgiu de uma jogada do estreante Jeremie Bela, que em rotação rematou para a defesa incompleta do guarda-redes adversário e recarga completa de Zine Salvador, aos 90+3`.

Foi a confirmação da segunda vitória do combinado nacional na prova, após empate na estreia com a Argélia (1-1).

Assim, os Palancas Negras voltam à cidade de Bouaké e ao estádio da Paz, onde evoluíram nas duas primeiras partidas do evento continental, para às 17 horas de sábado defrontarem o melhor terceiro classificado do grupo E ou F, nos oitavos-de-final.

INTERNACIONAL 

O  antigo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, venceu as primárias de New Hampshire num confronto direto com a sua única adversária, a ex-governadora da Carolina do Sul Nikki Haley. 

Esta vitória fortalece a probabilidade de Trump enfrentrar o atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, nas presidenciais de novembro.

Apesar da derrota, Haley não desistiu a favor de Trump, como aconteceu na semana passada com Ron DeSantis, o governador da Florida, que suspendeu a campanha e declarou apoio a Trump após a derrota no Iowa.

Com 90% dos votos contados, segundo a CNN, Trump conseguiu 54,6% e Haley 43,2%. Com as vitórias em New Hampshire e Iowa, Trump liderou os dois primeiros atos do ciclo eleitoral de 2024. 

No discurso de vitória, o antigo presidente subiu ao palco para criticar Haley e a decisão da ex-governadora de continuar na campanha. 

 

Pelo menos 70 postos de combustível na África do Sul estão a ser investigados pelo Governo por venderem gasóleo diluído com parafina, anunciou o ministério que tutela a venda de combustíveis no país africano.

Por seu lado, o porta-voz do ministério, Ernest Mulibana, adiantou que a investigação governamental encontrou postos de abastecimento com diesel “falso” a operar em todas as nove províncias do país.

Segundo o porta-voz sul-africano, as regiões que registaram o maior número de incidentes são as províncias de Limpopo, com 15 postos, e de KwaZulu-Natal, com 13 postos de abastecimento de combustível contaminado. Estas duas províncias fazem fronteira com Moçambique.

FIM/FIM  

Data de Emissão: 24-01-2024 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados