Noticias 12 horas, edição de 07 de Junho de 2023

FAMILIAS DESALOJADAS DA SAMBA PASSAM A VIVER NO ICOLO E BENGO. O REALOJAMENTO EM CURSO. 

TAXISTAS DENUNCIAM LENTIDAO NA ATRIBUIÇAO DE CARTOES PARA COMBUSTIVEL NO PAIS, QUANDO UNITA E ORGANIZAÇOES NÃO GOVERNAMENTAIS CRITICAM PROCESSO QUE CULMINOU EM MORTE E FERIDOS, DEPOIS DE MANIFESTAÇOES.  

SONANGOL FACTURA OITOCENTOS MIL MILHOES DE DOLARES EM 2022. ANALISTA ESTIMA QUE CONJUNTURA MUNDIAL IMPEDIU LUCROS MAIORES. 

GESTAO DA FRONTEIRA COMUM REUNE GOVERNOS A DE ANGOLA E RDC. 

JINGLE 

Jornal ao meio-dia com a coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edmundo Simões e Edson Machado

JINGLE MVIEIRA 

O presidente da Associação Nova Aliança dos Taxistas de Angola (ANATA) disse que o Governo desburocratizou o processo de emissão de cartões de subvenção à gasolina, que permitirá uma produção diária de 500 cartões.

Francisco Paciente disse que, desde sexta-feira, data em que começou a vigorar o novo preço da gasolina, até hoje, foram produzidos cerca de 400 cartões.

O Governo angolano anunciou a retirada gradual do subsídio aos combustíveis, que iniciou com a gasolina, mantendo a subvenção aos outros derivados de petróleo.

O responsável referiu que aguardam os relatórios das províncias da Huíla, Huambo, Namibe, onde boa parte dos veículos são a gasolina, ao contrário de Luanda, que tem 80% de veículos a gasóleo.

Para Francisco Paciente, o atraso na emissão dos cartões, também, esta a contribuir para o desgaste e a perca de esperança dos taxistas. Acrescentado que, a o seu órgão tem contabilizado 400 cartões até ao momento.

RD: FRANCISCO PACIENTE 2

A província angolana da Huíla registou uma paralisação dos serviços de táxi, devido à subida do preço da gasolina e a polícia está a tentar conter a situação.

Nas redes sociais estão a ser partilhados vídeos com as paragens de táxis lotadas, taxistas parados e moto taxistas em manifestação, um dos quais um autocarro com os pneus a arderem, na localidade de Nambambe, Lubango. 

Uma convocatória de grupos da sociedade civil da Huíla, divulgada nas redes sociais, dá conta que haverá no dia 10 de junho uma marcha contra a subida do preço do combustível e contra a proposta de lei que visa controlar o funcionamento das Organizações Não-Governamentais.

 

Ainda em relação a subvenção dos preços dos combustíveis, o maior partido na oposição, UNITA, lamenta as mortes ocorridas no huambo e afirma que o governo falhou no procedimento de retirada da subvenção dos preços de combustíveis.

De acordo com a Mihaela Weba, membro do grupo parlamentar da UNITA, não foi o mecanismo adequado e devia ser acautelado certas situações.

RD: MIHAELA WEBA – MANIFESTACOES 

E ontem as manifestações continuaram em alguns pontos da cidade do Lubango, de acordo com informações, taxistas e motoxistas, paralisaram os serviços de transportes. como resultado, vários cidadãos não conseguiram chegar aos seus locais de trabalho. 

Bonifácio Daniel é um dos responsáveis das associações de táxis no Lubango e conta que felizmente durante a manifestação de ontem, não houve registos de detidos ou feridos.

RD: BONIFACIO DANIEL 

 

A Associação Mãos Livres responsabilizou o Governo angolano pelos protestos contra a subida do combustível, que resultaram em cinco mortos e oito feridos na província do Huambo, considerando esta uma “decisão política precipitada”.

A ONG vem “lamentar por mais uma vez o Estado violar gravemente os direitos humanos de pacatos cidadãos. o que aconteceu no Huambo é resultado de políticas menos corretas, de tomada de decisões precipitadas”, disse hoje o presidente das Mãos Livres, Guilherme Neves. 

GUILHERME NEVES 12H 

Para o responsável desta organização não-governamental, os protestos de taxistas e mototaxistas, ocorridos na segunda-feira na província angolana do Huambo, é também “resultado de insuficiências e incapacidade de organização do executivo na resolução dos problemas que afetam a população”.

Recordo que o Governo angolano anunciou a retirada gradual do subsídio aos combustíveis, que começou pela gasolina, mas isentando taxistas, moto taxistas, pescas e agricultura.

Aos taxistas e moto taxistas, embarcações de pesca artesanal licenciados, o Governo prometeu a entrega de cartões personalizados, com um plafond diário de 7.000 kwanzas que cobrirá o diferencial entre os 160 kwanzas o litro da gasolina e os atuais 300 kwanzas o litro da gasolina.

Segundo o Governo, a isenção a esta classe e a não alteração do preço do gasóleo visou proteger as famílias e a subida de preços da cesta básica, bem como permitir melhorias sociais.

PONTO ECONOMIA

A Sonangol obteve um lucrou pelo menos 838 mil milhões de Kwanzas no exercício económico de 2022, o que representa uma diminuição de quase 37,3%. 

O dado em referência consta do “Relatório Anual & Contas” de 2022 que também apresenta o resultado líquido do exercício económico de 2021, cifrado em pelo menos 1,3 biliões de Kwanzas, segundo um comunicado da petrolífera. 

A analise de Carlos Rosado de Carvalho.

CARLOS ROSADO DE CARVALHO 12H SONANGOL  

A Sonangol terminou o exercício económico transacto com o volume de negócios de 6,2 biliões Kz, um aumento de 50%, face ao período homólogo.      

PONTO 

Cerca de 163 famílias vítimas do incêndio, no povoado da Samba, recebem as chaves das casas, nos próximos dias, na Urbanização de Caxicane, no município do Icolo e Bengo, informou o Governo Provincial de Luanda (GPL).

A comunicação foi feita através da página de Facebook, numa publicação onde pode ler-se que a referida urbanização conta com 220 moradias do tipo T2 e que brevemente terá disponíveis os principais serviços para o bem-estar da população.

A garantia foi dada pelo administrador municipal de Icolo e Bengo, Nelson Funete, durante a visita de constatação realizada, esta terça-feira, pelo vice-governador para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas de Luanda, Cristino Ndeitunga, que chefiou uma delegação que avaliou, igualmente, as obras de uma escola de 14 salas de aula, no Distrito Urbano de Catete, com uma execução física de 56%.

E os moradores prédios do lote 1 na prenda, reclamam da forma estão a ser tratados pelas autoridades. As reclamações foram feitas ao grupo parlamentar da UNITA que efeituou ontem uma visita de constatação naquele distrito.

De acordo com os mesmos até ao momento só lhe foi apresentado como principal destino o projeto MAYE MAYE, o que segundo conta porta-voz do grupo de moradores do grupo de moradores. 

 Licénio QUEIROS apelou a um tratamento condigno.

RD: LICINIO QUEIROS

A Deputada Mihaela Weba, disse que a visita serviu para constatar o grau de andamento das conversações entre os moradores e o estado, acrescentando ser importante que o quem de direito trate com celeridade do processo de realojamentos dos moradores.

RD: MIHAELA WEBA- MORADORES DO LOTE 1

Já o deputado, Olívio Kilumbo, diz ser importante que o estado trate com igualdade e respeitos os seus cidadãos.

RD: OLIVIO KILUMBO 

E os antigos vendedores do mercado de são Paulo estão a ser transferidos para o mercado do combustível no Cazenga. O GLP avançou a informação, destacando a necessidade destas pessoas serem melhor acomodadas como diz Dorivaldo Adao, do GPL.

DORIVALDO ADAO GPL 12H 

PONTO 

A visita do Presidente egípcio, Abdel Fattah El-Sisi, a Angola, deverá ter como notas principais dinamizar as relações entre os dois países e o reforço da cooperação bilateral.

No decurso da visita os dois Estadistas deverão trocar impressões sobre os desenvolvimentos políticos e sócio-económicos nos respectivos países, bem como relativas a assuntos de carácter regional e continental de interesse comum. 

No fim da visita, no período da tarde de quarta-feira, o Presidente Abdel Fattha El-Sisi seguirá para a República de Moçambique, depois para a Zâmbia, onde dará continuidade ao seu périplo por esta região da África Austral.

O Primeiro-ministro de Portugal, António Costa, deixou, ao início da noite de ontem Luanda, com destino à África do Sul, no âmbito do reforço da cooperação entre os dois países.

Na África do Sul, onde se encontra já o Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, a agenda inscreve contactos com as autoridades sul-africanas e com a comunidade portuguesa residente.

PONTO

O ministro do interior, Eugénio Laborinho, vai orientar de hoje até sábado, na província de Cabinda, a reunião da Defesa, Segurança e Gestão de Fronteiras entre Angola e a República Democrática do Congo.

O director Nacional Interino do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do Ministério do Interior, superintendente Bernardo dos Santos “vasco da gama”, a reunião vai analisar ao pormenor as questões ligadas à situação político-militar e segurança pública ao longo da fronteira, com destaque para os casos de violação de fronteira, imigração ilegal, contrabando de combustível e de mercadorias diversas.

VASCO DA GAMA 07H 

A delegação angolana é integrada por várias individualidades do Estado, nomeadamente os titulares das pastas das Relações Exteriores, da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria e Administração do Território.

A CG-SILA, realiza hoje o seu terceiro congresso da extraordinário, sob lema salário justo, dignidade social e estabilidade no emprego.

segundo o secretario para área jurídica da CG-SILA, Avelino Calunga, estarão  em abordagem no congresso vários temas, nomeadamente, a revisão dos estatutos da organização sindical.

De acordo com o responsável, este estatuto já existe há mais de 20 anos de existência, e no seu entender, não corresponde e nem atende a realidade atual. 

RD: AVAELINO KALUNGA 

Secretario para área jurídica de CG-SILA, Avelino Calunga. órgão sindical realiza terceiro congresso extraordinário.

PONTO 

Hoje e o dia   Mundial Da Segurança Alimentar que se assinala hoje, o especialista Agostinho, falou a MFM, sobre a importância da segurança alimentar. 

RD: JEREMIAS AGOSTAINHO 1

Jeremias Agostino, falou ainda dos cuidados que se deve ter na ingestão de alimentos de origem duvidosas, e apelou para mais fiscalização por do estado, no sentido de se evitar situações anómalas a saúde das populações.

RD: JEREMIAS AGOSTINHO

INTERNACIONAL

Argélia, Coreia do Sul, Eslovénia, Guiana e Serra Leoa foram eleitos hoje por unanimidade membros não-permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) para o biénio 2024/2025.

O voto secreto na Assembleia-Geral dos 193 Estados-membros resultou em 184 votos para a Argélia, 180 para a Coreia do Sul, 153 para Eslovénia, 191 para Guiana e 188 para a Serra Leoa.

Os cinco novos membros iniciarão os seus mandatos em 01 de janeiro, substituindo cinco países cujos mandatos de dois anos terminam em 31 de Dezembro: Albânia, Brasil, Gabão, Ghana e Emirados Árabes Unidos.

Os recém-eleitos irão juntar-se aos cinco membros permanentes do Conselho com poder de veto – Estados Unidos da América, Rússia, China, Reino Unido e França – e aos cinco países eleitos no ano passado: Equador, Japão, Malta, Moçambique e Suíça.

Data de Emissão: 07-06-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados