Noticias 12 horas, edição de 06 de Julho de 2023

TRABALHADORES DE SAUDE MARCAM GREVE PARA O DIA 18. PARALIZAÇÃO VAI ABRANGER TODA A CAPITAL.  

PRESIDENTE DA REPUBLICA VISITA DO CENTRO DE VIGILANCIA MARITIMA. JOAO LOURENÇO APONTA ESTRATÉGIA PARA A SEGURANÇA NOS MARES ANGOLANOS.  

FUNDO SOBERANO COM RESULTADOS NEGATIVOS. ANALISTA PEDE RESPONSABILIDADES.

ANGOLA ACOLHE MAIS DE 56 MIL REQUERENTES DE ASILO.  

FUGA DE GAS MATA 16 OPESSOAS EM JOANESBURGO.  

JINGLE MV 

O Presidente da República encontra-se a trabalhar, neste momento, no município de Belas, em Luanda, para se inteirar do grau de andamento das obras do Centro Nacional de Vigilância Marítima da capital, cujo objectivo é garantir o controlo da costa  angolana. 

A referida obra localiza-se na zona dos Ramiros, a cerca de nove quilómetros da Barra do Cuanza, e está a ser erguida numa área de aproximadamente 160 mil metros quadrados. 

JOAO LOURENÇO 1 

A instituição vai dispor de capacidade para acomodar equipamentos técnicos para assegurar a vigilância marítima da costa da província de Luanda. 

JOÃO LOURENÇO 2

A obra, orçada em mais de 60 milhões de dólares, teve início em Setembro de 2019 e tinha previsão de conclusão em Dezembro de 2020.

… o escritor Jose Luís Mendonça, diz que deve  o pais ter outro rumo. O convidado desta semana para a grande entrevista da MFM falou sobre a politica e a economia. 

JLUIS MENDONÇA 1 

PONTO 

Fundo Soberano de Angola (FSDEA) terminou o exercício de 2022 com resultados negativos, situando-se em 196,6 milhões de dólares, representando uma aparatosa perda de cerca de 168,5 milhões, indicam consultas do Valor Económico ao relatório da instituição só agora publicado.

O resultado negativo sinaliza a queda do rendimento do Fundo que, em 2021, fechou com resultados, embora positivos, a cair para os 62,9 milhões, menos 11,6 milhões em comparação aos 74,6 milhões encaixados em 2020. A analise de Carlos Rosado de Cravalgho.

CARLOS ROSADO 12H 

PONTO CORRIDO

Angola acolhe 56 mil e 95 refugiados e requerentes de asilo, anunciou, esta quarta-feira, em Luanda, a representante da Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), Yuko Maeno.

Do número indicado, 54 por cento são requerentes de asilo, 46 por cento refugiados (dos quais 6,527 estão no assentamento de refugiados do Lóvua, na Lunda Norte).

Yuko Maeno avançou estes dados quando falava sobre a protecção dos refugiados durante o workshop de formação e sensibilização em tráfico de seres humanos para os profissionais da comunicação social.

Conforme a responsável, o poder da inclusão é o tema da acção global em prol das pessoas refugiadas e requerentes de asilo, como forma de garantir o acesso a documentos de registo, direitos e serviços.

Por outro lado, a coordenadora residente da Organização das Nações Unidas (ONU), Zahira Virani, explicou que a formação enquadra-se no projecto SAM, que tem como objectivo melhorar a gestão da migração na África Austral e na Região do Oceano  Índico, visando o desenvolvimento sustentável.

A formação, disse, visa ainda construir um caminho para o garante da defesa e da protecção de todas as pessoas, em particular das mais vulneráveis. 

 

O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, considerou esta terça-feira, satisfatório o grau de execução física das obras de construção das barragens do Ndué e de Calucuve, dois dos projectos estruturantes de combate à seca na província do Cunene.

Trata-se da construção de duas barragens dos Lotes 03 e 05, inseridas na bacia do Cuvelai, que após conclusão vão beneficiar 136 mil pessoas, 260 mil cabeças de gado, para além de permitir a irrigação de 11 mil 600 hectares de terrenos agrícolas.

Em declarações à Imprensa, o governante disse que, apesar de alguns constrangimentos registados no início do projecto, os trabalhos decorrem em bom ritmo, prevendo a sua conclusão até 2025.

-.-

Um total de 1.513 angolanos está inscrito na Jornada Mundial da Juventude 2023, que vai decorrer, entre 1 a 6 de Agosto, em Lisboa.

As declarações foram proferidas, esta quarta-feira, pelo director nacional da Pastoral Juvenil da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), padre Armando Pio Alberto. 

A delegação nacional vai ser chefiada pelo bispo de Cabinda e presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Juvenil, Escutismo e Pastoral Vocacional da CEAST, Belmiro Chissengueti.

-.-

A vacina contra a malária será distribuída, pela primeira vez, a 12 países africanos, nos próximos dois anos, anunciaram, esta terça-feira, a Organização Mundial de Saúde, a Aliança Global para Vacinas e a UNICEF.

Segundo a Lusa, desde 2019 que o Ghana, Quénia e Malawi aumentaram significativamente a administração da vacina contra a malária através de um programa piloto, que chegou a mais de 1,7 milhões de crianças nestes três países, demonstrando ser segura e eficaz.

PONTO

No âmbito do Programa de Fortalecimento da Protecção Social – KWENDA, o Departamento Provincial do Instituto Desenvolvimento Local FAS, em Benguela, realizou nos dias 4 e 5, nas Comunas de Capupa e Tumbulo, Município do Cubal, o acto público de continuidade das Transferências Sociais Monetárias aos 80.255 Agregados Familiares inscritos no Programa.

Dos 80.255 agregados, 17.496 já beneficiaram das Transferências Sociais Monetárias, estando, para estes, agendada a recorrência. 

Actualmente presente em 61 municípios do País, o Programa KWENDA é da iniciativa do Governo de Angola que visa apoiar as famílias em situação de pobreza e vulnerabilidade, comportando quatro componentes.

A diretora do FAS, em Benguela, Jasmine Datimano, disse que os funcionários públicos, privados e os Sobas, que recebem uma renda mensal ou subsídio não beneficiam da transferência.

RD… JASMINE DATIMANA 

Jasmine,  avançou que está já agendado para se saber, como é que os beneficiários tem aplicado os valores atribuidos.

RD… JASMINE DATIMANA 

Os beneficiários mostraram-se satisfeitos com os pagamentos.

VOX POP

De recordar que o acto é Implementado pelo FAS. O Programa KWENDA é avaliado em 420 milhões USD, sendo 320 milhões USD pelo Banco Mundial e 100 milhões USD pelo Tesouro Nacional.

INTERNACIONAL

Dezasseis pessoas morreram quarta-feira à noite, na sequência de uma fuga de gás num bairro de lata em Boksburg, a cerca de 40 quilómetros a leste de Joanesburgo, disseram os serviços de emergência, citados hoje pela Reuters.

“Confirmámos a morte de 16 pessoas no local”, oito homens, cinco mulheres e três crianças, disse o porta-voz dos serviços de emergência, William Ntladi, acrescentando que mais 16 pessoas ficaram feridas.

Entre os feridos, quatro estão hospitalizados em estado crítico, 11 estão estáveis, indicou.

Ntladi disse que as primeiras conclusões apontam para “uma fuga de gás de uma botija, que é óxido de nitrato, um gás altamente tóxico que afectou os residentes deste assentamento informal em Boksburg”.

Data de Emissão: 06-07-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
PUB RADIO PLAY

Relacionados