Noticias 12 horas, edição de 02 de Março de 2023
NÃO EXISTE CRISE INSTITUCIONAL EM ANGOLA – DIZ PRESIDENTE DA REPUBLÍCA
CHEFE DE ESTADO FRANCÊS CHEGA HOJE A LUANDA – ANALISTA MFM, CONSIDERA VISITA DE MACRON O INICIO DE UMA NOVA ERA NAS RELAÇÕES FRANÇA – ÁFRICA
NA HUILA CIDADÃO DEFLAGRA ENGENHO EXPLOSIVO E PROVOCA QUATRO MORTOS
INTERNACIONAL
QUASE 600 MORTOS POR CÓLERA NO HAITI, DIZ RELATÓRIO DA OMS
PONTO MIX
Jornal da tarde na MFM, 02 de Março de 2023, Coordenação de Alves Fernandes, suporte técnico de Edson Machado e Edmundo Simões, edição de Tony Fancy e apresenta as noticias Manuel Vieira
PONTO AS NOTÍCIAS
O Presidente da República, minimizou o impacto dos escândalos ocorridos no poder judicial, descartando a existência de uma crise institucional em Angola.
JOÃO LOURENÇO – 1 – J07H00
Em declarações à Rádio France Internacional, João Lourenço esclareceu que não procedeu à abertura do Ano Judicial 2023, prevista para ontem, dia 1 de Março, devido aos problemas detectados no Tribunal de Contas que, como se sabe, determinaram à renúncia da Juíza -Presidente desse órgão do poder judicial, Exalgina Gambôa, que já foi constituída arguida, acusada de crimes de Peculato, Extorsão e Corrupção.
JOÃO LOURENÇO – 2 – J07H00
Quando às denúncias de irregularidades e praticas condenáveis imputadas ao Juiz-Presidente do Tribunal Supremo, Joel Leonardo, o Chefe de Estado angolano afirmou que nada foi provado até ao momento, adiantando que não se pode agir com base apenas no que se diz nas redes sociais.
JOÃO LOURENÇO – 3 – J012H02032023
Presidente da República afirmando que não há provas de irregularidades alegadamente praticadas pelo Presidente Do Tribunal Supremo.
PONTO
O Chefe de Estado francês chega hoje a Luanda com uma comitiva de empresários apostados em investir em sectores estratégicos como a agricultura e o agro-negócio.
Na capital angolana, Emmanuel Mácron vai reunir à porta-fechada com o Presidente João Lourenço, devendo participar também num fórum empresarial com cerca de uma centena de homens de negócios dos dois países.
O Presidente da República João Lourenço, espera que a França contribua para a diversificação económica do país.
JOÃO LOURENÇO – 4 – J012H02032023
Angola é o segundo país, depois do Gabão, que Emmanuel Mácron visita nesta sua digressão pelo continente africano, que o levará também à República do Congo e à República Democrática do Congo.
O Comentarista MFM, para a Política Internacional, Osvaldo Mboco, considerou que a vista de Mácron a Africa inscrevesse numa estratégia francesa de aumentar a sua expressão no continente Berço.
OSVALDO MBOCO – 1 – J012H02032023
Osvaldo Mboco, falou dos ganhos para os dois países com a vista do Chefe de Estado francês a Angola.
OSVALDO MBOCO – 2 – J012H02032023
Comentarista MFM, para a Política Internacional, Osvaldo Mboco,
PONTO
Finalmente, depois de várias hesitações, a Presidente do tribunal Supremo, Exalgina Gamboa, formalizou o seu pedido de renuncia, tendo sido aceite pelo Presidente da Republica.
A este respeito, o analista Carlos Rosado de Carvalho sublinhou que o facto de Exalgina Gamboa e o seu filho Hailé da Cruz, terem sido constituídos deve merecer uma profunda reflexão para a moralização do poder judicial.
CARLOS 1
Sobre a questão da confiança política para a nomeação de Exalgina Gamboa, o analista Carlos Rosado de Carvalho diz não ser relevante.
CARLOS – CONFIANÇA
PONTO
A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, defendeu, esta quarta-feira, a necessidade de uma promoção plena e igualitária do acesso e da participação da mulher e das meninas à ciência no país.
Na abertura do Fórum “Mulheres e Jovens Mulheres na Ciência em Angola “, Esperança da Costa lembrou que a promoção da igualdade no género é um imperativo constitucional, sendo uma das tarefas fundamentais do Estado angolano.
ESPERANÇA DA COSTA – J012H02032023
Vice-Presidente da República, Esperança da Costa
…
Assinala se hoje, 2 de Março, o dia da mulher angolana, uma data que não e consensual porque algumas forças politicas consideram que esta associada a organização feminina do MPLA.
Sobre esta questão a secretaria geral da OMA, Joana Tomas, esclarece que o 2 de Março e o dia em que as heroínas foram mortas durante a luta de libertação nacional, devendo simbolizar todas as mulheres angolanas.
JOANA TOMAS 12H
Joana Tomas, secretaria geral da OMA.
PONTO
Quatro mortos e seis feridos é o resultado da deflagração de um engenho explosivo, detonado por um cidadão de 31 anos de forma propositada, numa aldeia da província da Huíla.
De acordo com as autoridades o homicida, que também morreu durante a tragedia pretendia matar o soba da referida aldeia.
Toda a História a seguir com o Comandante da Policia no Município do Kuvango Manuel Correia.
MANUEL CORREIA – J012H02032023
Quatro mortos e seis feridos é o resultado da deflagração de um engenho explosivo, detonado por um cidadão de 31 anos de forma propositada, numa aldeia da província da Huíla.
INTERNACIONAL
Os Estados Unidos pediram à Rússia para renovar o acordo para a exportação de cereais ucranianos que expira este mês.
Entretanto, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia acusou o Ocidente de estar a “enterrar” o acordo para a exportação de cereais da Ucrânia.
Serguey Lavrov proferiu as acusações a margem do encontro dos chefes da diplomacia do G20 que decorre em Nova deli, onde também se encontra o secretario de estado norte americano, Antony Blinken.
A Ucrânia e um dos maiores produtores mundiais de cereais. Caso a Rússia não permita a exportação de trigo, milho e outros grãos produzidos na Ucrânia nas próximas semanas, haverá uma nova subida do preço dos alimentos e o flagelo da fome poderá afectar varias regiões do planeta, em particular africa, cujas populações dependem essencialmente da importação de bens alimentares.
…
E o fim do jornal do meio-dia da MFM, que teve como destaque as declarações do presidente João Loureço, descartando a existência de uma crise institucional em angola.
JOAO LOUREÇO 1