Jornal das 7h, edição de 15 de Agosto de 2022

 

 

HELICÓPTERO COM MATERIAL DA CNE CAI NO ALTO ZAMBEZE

 

GOVERNO PROÍBE SUBIDA DE PROPINAS NAS ESCOLAS NO ANO LECTIVO 2022/2023 – SINPROF APROVA A MEDIDA

 

ASSEMBLEIA NACIONAL ENCERRA HOJE QUINTO ANO PARLAMENTAR

 

INTERNACIONAL

 

MAIS DE 80 JORNALISTAS DETIDOS E TORTURADOS NUM ANO DE REGIME TALIBÃ

 

Jornal Síntese da MFM, segunda-feira 15 de Agosto de 2022, Coordenação de Alves Fernandes, Suporte técnico de Edson Machado e Edmundo Simões, edição e microfone de Tony Fancy.

 

JINGLE

 

Um helicóptero da Força Aérea Nacional, com material da Comissão Nacional Eleitoral, despenhou-se este domingo, na comuna do Lóvua, município do Alto Zambeze, província do Moxico, sem causar vítimas.

 

O presidente da Comissão Municipal Eleitoral, José Augusto, revelou à ANGOP que o aparelho transportava material eleitoral para a comuna do Lóvua, que dista 79 quilómetros do Cazombo, capital do município do Alto Zambeze,

Segundo José Augusto, um problema técnico terá estado na origem do incidente com o aparelho, que transportava também 15 pessoas, entre os quais cinco tripulantes.

O município do Alto Zambeze, que dista 519 quilómetros do Luena, capital da província, tem mais de 56 mil eleitores distribuídos em seis comunas.

 

PONTO

 

As instituições públicas e privadas de ensino em todo o país estão proibidas de aumentar os preços das propinas e emolumentos no ano lectivo 2022/2023.

Um comunicado do Instituto de Gestão de Activos e Participação do Estado (IGAPE, divulgado na última semana, esclarece que o único cenário que pode se registar é a redução do valor das propinas.

Segundo o comunicado, quem violar este instrutivo arrisca-se a uma penalização criminal e civil.

O Secretario Geral do Sindicato Nacional de Professores, Ademar Jinguma considerou positiva e medida e deixou alguns recados ao governo.

 

ADEMAR JINGUMA – J013H13082022

 

 

Instituições públicas e privadas de ensino em todo o país estão proibidas de aumentar os preços das propinas e emolumentos no ano lectivo 2022/2023.

 

PONTO CORRIDO

 

A Assembleia Nacional realiza, esta segunda-feira, a sessão solene de encerramento do quinto e último Ano Parlamentar da Quarta Legislatura.

O encerramento do ano parlamentar será marcado pelo discurso do presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, e a apresentação do relatório das actividades realizadas durante a legislatura.

O último ano parlamentar da Quarta Legislatura foi marcado pela conclusão do pacote legislativo eleitoral, que sustenta a realização das Eleições Gerais de 24 de Agosto.

-.-

A circulação de comboios do Caminho de Ferro de Moçâmedes (CFM), entre o Namibe e o Lubango (Huíla), está suspensa por tempo indeterminado, em consequência de danos causados na linha, pelo descarrilamento de uma composição de vagões vazios.

A empresa do CFM esclareceu, este sábado, que a circulação retoma apenas quando terminarem os trabalhos técnicos para a reposição da linha destruída pelo descarrilamento, ocorrido, na última sexta-feira, na estação da Bibala, província do Namibe.

 

 

A nota refere que o incidente se deu, por volta das 14h25, quando 26 dos 34 vagões vazios da composição recuaram na posição sentido Moçâmedes e descarrilaram naquela zona do município da Bibala.

A empresa ferroviária de Moçâmedes esclarece, ainda, que o incidente provocou a danificação de cerca de 200 metros de linha férrea.

 

INTERNACIONAL

 

Mais de 80 jornalistas foram presos e torturados no Afeganistão no espaço de um ano, desde que os talibãs regressaram ao poder, por relatarem protestos pacíficos, revela a Amnistia Internacional num relatório publicado hoje.

Só em maio e junho, o Comité para a Proteção dos Jornalistas registou 11 detenções no Afeganistão, refere a organização de defesa dos direitos humanos, que denuncia “impunidade generalizada” para crimes como tortura e assassinatos por vingança.

 

 

 

 

 

 

 

 

Data de Emissão: 15-08-2022 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados