Jornal das 7h, edição de 04 de Agosto de 2022

COMEÇA HOJE A PEREGRINAÇÃO A MAMA MUXIMA, ORGANIZAÇÃO ESPERA MAIS DE 1000 FIÉIS 

 

CAÇA AO VOTO CONTINUA PELO PAIS – HOJE É O DECIMO SEGUNDO DIA DA CAMPANHA ELEITORAL

 

 

INTERNACIONAL

 

5 MORTOS E 50 AGRESSÕES NA CAMPANHA ELEITORAL NO QUÉNIA

 

 

Jornal Síntese da MFM, quinta-feira 04 de Agosto de 2022, Coordenação de Alves Fernandes, Suporte técnico de Edson Machado e Edmundo Simões, edição e microfone de Tony Fancy.

 

JINGLE

 

Mais de 100 mil peregrinos são esperados a partir desta quinta-feira, na vila da Muxima, município Quissama, com o fito de participar na peregrinação ao Santuário da Nossa Senhora da Muxima.

O evento, de carácter anual, acontece de 4 a 7 deste mês sob o lema: “Mama Muxima, em tuas mãos, colocamos o povo de Angola”.

A vila da Muxima dista a 130 quilómetros do centro da cidade de Luanda, onde está localizado a capela da Nossa Senhora Imaculada da Conceição, padroeira de Angola.

De acordo com o programa, está reservado, para hoje a inauguração da Casa do Santuário e missa solene de abertura a ser presidida pelo Bispo auxiliar da Arquidiocese de Luanda, Dom Fernando Francisco.

O porta-voz dos serviços de proteção civil e bombeiro, Faustino Mingues, garantiu que a corporação está preparada para o asseguramento do evento com 300 efectivos .

 

FAUSTINO MINGUES – J07H04082022

 

 

Para domingo, último dia do evento, o programa reserva a celebração Eucarística Pontifical a ser presidida por Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias.

 

PONTO MPLA

 

No Dundo, província da Lunda Norte, o candidato do partido MPLA a Presidente da República, João Lourenço, prometeu mais investimento no sector energético, visando o aumento da produção de energia elétrica, num investimento de 212 milhões de dólares.

Num acto de massas, reiterou que o MPLA vai continuar a priorizar a construção e reabilitação de vias estruturantes, com vista a acelerar o combate às assimetrias regionais, reafirmando que o seu partido é o mais interessado na institucionalização das autarquias locais, porque o seu foco está no desenvolvimento harmonioso do país.

 

 

PONTO UNITA

 

O candidato da UNITA a Presidente da República, Adalberto Costa Júnior, destacou esta quarta-feira, na cidade do Cuito, província do Bié, a importância das eleições, que considerou uma “festa da democracia”, para o desenvolvimento do país.

O político, que se encontra naquela província desde terça-feira, falava num acto de massas, diante de militantes, simpatizantes e amigos desta formação política, no âmbito das eleições gerais de 24 do mês em curso.

Na sua intervenção de mais de uma hora, defendeu a necessidade de “tratamento igual”, por parte da comunicação social, a todas as formações políticas que concorrem ao próximo pleito.

 

PONTO FNLA

 

 Depois de Mbanza Kongo, Nimi a Simbi, cabeça-de-lista pela Frente Nacionalista para a Libertação de Angola seguiu, esta quarta-feira, ao município do Cuimba, onde orientou um acto político de massas e manteve encontros com os antigos guerrilheiros desse partido e com as autoridades tradicionais locais.

 

Na vila do Cuimba, situada a 62 quilómetros a Nordeste da cidade histórica de Mbanza Kongo, o candidato da FNLA disse que a sua formação quer resgatar o lugar que sempre ocupou no xadrez político angolano, como partido de peso, nos momentos áureos que granjeou na década de 1970.

 

INTERNACIONAL

 

A Comissão Nacional de Direitos Humanos do Quénia revelou esta quarta-feira haver registo de cinco mortos e mais de 50 agressões, principalmente contra civis, desde o início da campanha para as eleições gerais do Quénia em 09 de agosto.

Face ao previsível aumento da tenção, os Estados Unidos da América emitiram um alerta de segurança para os seus cidadãos.

Nesse alerta, a embaixada norte-americana recorda que “o Quénia regista periodicamente violência pré-eleitoral durante os ciclos eleitorais”.

 

Data de Emissão: 04-08-2022 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados