Jornal das 7h, edição de 26 de Julho de 2022

CNE APROVA REGULAMENTO SOBRE ORGANIZAÇÃO DO CENTRO DE ESCRUTÍNIO

PROJECTO EDUCACIONAL, TODOS UNIDOS PELA PRIMEIRA INFÂNCIA, BENEFICIA EM SEIS PROVÍNCIAS MAIS DE 26 MIL CRIANÇAS 

SINDICATO DOS JORNALISTAS ANGOLANOS APELA INSEÇÃO DA IMPRENSA PÚBLICA NAS ACÇÕES PARTIDÁRIAS DURANTE A CAMPANHA ELEITORAL

INTERNACIONAL 

Jornal Síntese da MFM, terça-feira 26 de julho 2022, Coordenação de Alves Fernandes, Suporte técnico de Edson Machado e Edmundo Simões, edição e microfone de Tony Fancy.

JINGLE

O regulamento sobre a organização e funcionamento do Centro de Escrutínio para as eleições gerais de 24 de Agosto próximo foi aprovado, esta segunda-feira, em Luanda, pela Comissão Nacional Eleitoral.

O porta-voz da CNE, Lucas Quilundo, que deu a conhecer o facto no final de uma reunião plenária extraordinária, disse que o regulamento foi adequado às alterações ocorridas na Lei Orgânica sobre as Eleições Gerais, constantes da Lei 30/21, de 30 de Novembro de 2021.   

Referiu que o Centro de Escrutínio é uma estrutura da CNE, que funciona especialmente nos períodos eleitorais, com a particularidade de que para o mesmo convergirem as actas e demais informações provenientes das Assembleias de Voto, que permitem o processamento das informações, que dão ao Plenário da CNE o exercício da função de apuramento das eleições.

PONTO 

Mais de 11 mil famílias e cerca de 26 mil crianças estão a ser beneficiadas com o projecto Todos Unidos pela Primeira Infância que decorreu em seis províncias com o apoio do UNICEF, a informação foi apresentada esta segunda-feira em Workshop em Luanda.

A ministra da educação Luísa Grilo, falou na ocasião da importância deste projecto adequado as comunidades rurais. 

LUISA GRILO – J07H26072022 

Projecto educacional, todos unidos pela primeira infância, beneficia em seis províncias mais de 26 mil crianças.

PONTO 

Após o arranque da Campanha eleitoral, tendo em vista as eleições gerais de 24 de Agosto, o Sindicato dos Jornalistas Angolanos, diz, que a crítica, sobre a cobertura jornalística dos órgãos públicos, está a enganar a público com a falta de imparcialidade.

O secretário-Geral do Sindicato dos Jornalistas, Teixeira Cândido, diz que alguns militantes do partido do poder são convidados nos órgãos estatais para tecerem comentários respeitantes ao processo eleitoral, ocultando assim a militância e fazerem-se passar por analistas.

TEIXEIRA CÂNDIDO – J07H26072022 

Sindicato dos jornalistas angolanos apela inserção da imprensa pública nas acções partidárias durante a campanha eleitoral.

PONTO CORRIDO 

As receitas do petróleo em Angola subiram 71,1% no primeiro semestre, em comparação com os primeiros seis meses do ano passado, apesar de a produção ter aumentado apenas 3,3%, de acordo com a consultora Oxford Economics Africa.

Num comentário aos números da produção de petróleo em Angola, os analistas da Oxford Economics, estimam um aumento da produção este ano, de 1,13 milhões de barris diários em 2021, para 1,18 milhões este ano.

-.-

O Banco Nacional de Angola aplicou, no segundo trimestre deste ano, sanções no valor de 829 milhões de kwanzas a instituições financeiras bancárias  e não bancárias.

Num relatório publicado na página oficial do banco central é informado que, no âmbito dos procedimentos de averiguação e acção sancionatória, foram encerrados 47 processos, por incumprimento das normas prudenciais e de conduta financeira.

INTERNACIONAL 

Data de Emissão: 26-07-2022 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados