Jornal das 12h, edição de 5 de Novembro de 2024
Jornal das 12h, edição de 5 de Novembro de 2024…
A exploração ilegal de madeira soma e segue com prejuízos incalculáveis para a economia nacional e danos irreparáveis para o meio ambiente.
Segundo o Ministro da Agricultura e Florestas, António Francisco de Assis, as exportações de madeira efectuadas legalmente de Janeiro de 2023 até Outubro de 2024, renderam apenas 29 milhões de dólares, um valor bastante irrisório em comparação a grande quantidade árvores abatidas de indiscrimidamente e a dimensão das florestas devastadas.
ANTÓNIO FRANCISCO DE ASSIS
A situação torna-se mais grave na medida em que muitos madeireiros dedicam-se ao abate de arvores protegidas por lei, como mussivi, uma espécie de alto valor comercial, predominante nas províncias do Moxico e Cuando Cubango.
ANTÓNIO FRANCISCO DE ASSIS
Face à gravidade da situação, de acordo com o Ministro da Agricultura e Florestas, o governo vai aumentar o valor das multas e colocar na lista negra as empresas que insistem na exploração de espécies proibidas.
ANTÓNIO FRANCISCO DE ASSIS
António Francisco de Assis, Ministro da Agricultura e Florestas, a propósito os prejuízos causados pelo abate indiscriminado de árvores um pouco por todo o país, não havendo explicações sobre canais por onde saem grandes quantidades de madeira preciosa explorada ilegalmente.