Jornal das 12h, edição de 29 de Agosto de 2022
MANCHETES
RESULTADOS DEFINITIVOS DAS ELEIÇÕES GERAIS DE 24 DE AGOSTOS SÃO DIVULGADOS ESTA TARDE PELA COMISSÃO NACIONAL ELEITORAL;
ARRANCARAM HOJE EXAMES DE ACESSO À UNIVERSIDADE AGOSTINO NETO, MOVIMENTO DE ESTUDANTES ANGOLANOS SOLICITA MORATÓRIA;
CHANCELER ALEMÃO APOIA INCLUSÃO DA UCRÂNIA EM ALARGAMENTO DA UNIÃO EUROPEIA;
JINGLE ELEIÇÕES
Jornal da tarde da MFM, 29 de Agosto de 2022, tem o suporte técnico de Edson Machado e Edmundo Simões, edição de Abílio Cândido, apresenta-lhe as notícias o Tony Fancy.
JINGLE M. VIEIRA
O Plenário da Comissão Nacional Eleitoral aprovou nesta segunda-feira, a acta do resultado das Eleições Gerais numa reunião que decorreu esta madrugada.
De acordo com o porta-voz da CNE, Lucas Quilundo, a acta de apuramento do resultado definitivo das Eleições Gerais de 24 de agosto será divulgada durante uma sessão solene pelo Presidente da Comissão Nacional Eleitoral, Manuel Pereira da Silva, que poderá ser realizado ainda nesta segunda-feira.
LUCAS QUILUNDO 12HOO
::::::
Em reacção à divulgação dos resultados provisórios, o presidente do PRS, Benedito Daniel, que falava em conferencia de imprensa, para analisar os resultados provisórios do pleito eleitoral, discorda com os dados apresentados pela Comissão Nacional Eleitoral.
RD- BENEDITO DANIEL 1
O líder do Partido de Renovação Social, admitiu ainda que o seu partido está a ser prejudicado em algumas regiões do país. segundo o político, os resultados divulgados pela CNE não espelham a realidade da votação do povo angolano.
RD-BENEDITO DANIEL 2
Na última actualização provisória de resultados divulgados pela CNE, o PRS encontra-se na terceira posição com 1,18 por cento dos votos, elegendo dois deputados, atrás do MPLA 51,07% e 124 deputados e da UNITA 44,05 e 90 parlamentares respectivamente.
::::::
O presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, foi recebido este domingo em audiência pelo Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, com a situação política no País, marcada pela disputa eleitoral onde o partido do “Galo Negro” exige uma recontagem de votos, como ponto único da conversa.
Acompanhado por Abel Chivukuvuku, candidato a Vice-Presidente nas listas da UNITA, Filomeno Vieira Lopes, e o secretário das relações internacionais da UNITA, Rafael Massanga Savimbi, Adalberto Costa Júnior, segundo uma nota de imprensa do partido, discutiu com Marcelo Rebelo de Sousa, como o Novo Jornal antecipava aqui, o tema do momento que é a exigência de uma contagem dos votos através da comparação das actas síntese reunidas pela UNITA e também na posse da Comissão Nacional Eleitoral.
Na nota não é avançada informação além do anúncio do encontro e da identificação da questão política nacional como tema do encontro, mas em pano de fundo está, agora de forma mais clara, a eventual atribuição a Marcelo Rebelo de Sousa de um papel de facilitador de um diálogo entre o MPLA e a UNITA.
::::::
As eleições realizadas no dia 24 de Agosto no país, continuam a ser questionadas pelos angolanos, sobretudo, pela forma como a CNE, tem divulgado os seus resultados.
No espaço “Estado da Nação” da MFM, a jornalista, Luzia Moniz, diz que a Comissão Nacional Eleitoral, tem cometido vários erros, pelo facto, de apresentar os resultados provisórios das eleições gerais no país, sem as respectivas fichas técnicas.
LUZIA MONIZ 13HOO
Já o jurista, Joaquim Jaime, explica, que a conversão dos votos em mandatos é determinada pelo coeficiente eleitoral, justificando ser o mais imparcial.
JOAQUIM JAIME 13HOO
E a economista, Laura Mizinho, realça, que o posicionamento da CNE, não corresponde com os anseios dos cidadãos, facto, que tem gerado falta de estabilidades e de desconfiança aos órgãos do estado, que no seu entender tem proliferado o ambiente, que se vive.
ÁUREA MOZIN 13HOO
De acordo com o jurista, Ângelo Sapiñala, independentemente de quem vencer as eleições, os dois maiores partidos devem congregar estratégias de governação.
ÂNGELO SAPINÃLA 13HOO
E o jornalista, Ramiro Aleixo, avança, que numa provável recontagem dos votos, a UNITA pode estar em vantagem, destacando, que serão notáveis outras irregulares, que também vão beneficiar outros partidos.
RAMIRO ELEIXO 13HOO
PONTO
Decorrem a partir de hoje exames de acesso à Universidade Agostinho Neto, até a próxima quarta-feira e o Movimento dos Estudantes Angolanos, solicita moratória a direcção da maior universidade pública do país.
Jornalista, Romão de Jesus;
ROMÃO DE JESUS 12H00
Exames de Acesso à Universidade Agostinho Neto arrancam hoje.
PONTO
O Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, leu o elogio fúnebre, em nome do Estado angolano, onde enalteceu o percurso heroico e glorioso de José Eduardo dos Santos.
Para o Estado angolano, José Eduardo dos Santos conduziu o país no momento mais sombrio da história, e preparou gerações para defender e perpetuar as conquistas do seu povo.
ADÃO DE ALMEIDA 1 12HOO
Destaca-se ainda, no elogio fúnebre, a projeção de Angola nos planos regional, continental e global, durante a liderança do estadista José Eduardo dos Santos.
O elogio fúnebre lido pelo Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, revela ainda a dimensão do arquiteto da paz, e com ele aprendeu que Angola é eterna.
ADÃO DE ALMEIDA 2 12HOO
E a filha de José Eduardo dos Santos, antigo Presidente da República, ao ler o elogio fúnebre sublinhou, que é com o coração apertado e com profunda tristeza, que a família rende a última homenagem ao pai, amigo e marido.
Joseane dos Santos diz que para tão emocionado momento, carregado de dor, não existem palavras suficientes, para descrever a dimensão do homem, que era tão somente Pai da Nação.
JOSEANE DOS SANTOS 12HOO
DESPORTO
Os palancas Negras estão muito de garantir presença ao Chan 2023, fruto da vitória sobre a África do Sul, por 2-0, na primeira mão da eliminatória realizada este domingo no estádio 11 de novembro em Luanda.
A actualidade desportiva com o Hilário Leonardo, boa tarde;
HILÁRIO DIRECTO-12HOO
INTERNACIONAL
O chanceler alemão, Olaf Scholz, apelou esta segunda-feira a um alargamento da União Europeia, que incluísse países como a Ucrânia, a Moldávia e a Geórgia, está a noticiar a Reuters.
Perante o atual contexto de guerra que se vive na Europa, marcado pela invasão russa sobre a Ucrânia, o líder da Alemanha instou os 27 Estados-membros do bloco a “cerrar fileiras, resolver antigos conflitos e encontrar novas soluções”.
Olaf Scholz garantiu ainda, de seguida, que a Alemanha manteria o seu apoio a Kyiv “durante o tempo que fosse necessário” e que vai enviar mais armamento para o país nas próximas semanas. Tudo isto foi dito durante um discurso intitulado ‘A Europa é o nosso futuro’, proferido na Universidade Carolina de Praga, na República Checa.
Tendo por base esse mote, o chanceler afirmou que é preciso “dar muito mais força ao peso da nossa Europa unida. A Europa é o nosso futuro. E esse futuro está nas nossas mãos”, declarou.
De seguida, viria ainda a sublinhar o empenho do país que chefia quanto a um alargamento da União Europeia. E considerou, a esse propósito, que os países dos Balcãs Ocidentais, bem como a Ucrânia, a Moldávia e, eventualmente, também a Geórgia, deveriam aderir ao bloco comunitário.
::::::
O Ministério da Defesa russo informou, esta segunda-feira, ter destruído um drone ucraniano que estava a tentar atacar a central nuclear de Zaporíjia.
De acordo com a tutela russa, citada pela agência Reuters, não houve danos graves na maior central nuclear da Europa, mas o drone terá sido abatido perto do recinto de resíduos nucleares da instalação.
Tanto a Rússia como a Ucrânia negaram ter bombardeado a central de Zaporíjia nas últimas semanas, mas ambos se acusam mutuamente de o fazer.
Recorde-se que no âmbito das preocupações constantes com a possibilidade de um acidente nuclear, o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atómica, Rafael Grossi, informou esta segunda-feira, que “está a caminho” a tão esperada missão de especialistas que deve acontecer “no final desta semana”.