Jornal das 12h, edição de 28 de Julho de 2025
CAOS EM LUANDA: PARALIZAÇÃO DOS TAXISTAS RESULTA EM ACTOS DE VANDALISMO, PILHAGENS E VIAS BLOQUEADAS;AS AUTORIDADES AINDA NÃO SE PRONUNCIARAM;
GREVE POR DUAS SEMANAS NOS CAMINHOS DE FERRO DE MOÇAMEDES. TRABALAHADORES EXIGEM MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO;
DIA MUNDIAL DA HEPATITE. AUTORIDADES ANGOLANAS FALAM EM DOENÇA SILENCIOSA COM MILHARES DE VITIMAS;
MPLA REUNE DEPUTDAOS EM JORNADAS PARLAMENTARES NO KUANZA SUL;
JINGLE MIX / PUBLICIDADE
Jornal ao meio dia de 28 de Julho de 2025. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e Ayrton Kulonga.
JINGLE MVIEIRA
Situação complicada em algumas zonas de Luanda. A cidade de Luanda amanheceu, com filas extensas nas paragens e reclamações generalizadas por parte dos cidadãos, devido à escassez de táxis, resultante do início da greve dos taxistas.
Em zonas como Cazenga, Viana, Benfica, Rocha Pinto e Talatona, a circulação de táxis foi bastante reduzida ou quase inexistente.
A consequência foi o aglomerado de passageiros, atrasos em massa e um aumento significativo da procura por meios alternativos como mototáxis e viaturas privadas;
VOX POPULI 12H
Na estrada de Catete eram relatados também problemas no trânsito. Um dos taxistas falava de uma situação caótica;
TAXISTA 12H
O presidente da associação de taxis comunitários, Rafael Inácio, apela a não vandalização de espaços públicos devido a greve dos taxistas;
RAFAEL INACIO 12H 1
Rafael Inácio mostra-se solidário com a greve dos taxistas por algumas cidades do país;
RAFAEL INACIO 12H 2
…
Enquanto isso, o Governo Provincial de Luanda afirma estar aberto ao diálogo e pede contenção por parte dos grevistas, para evitar situações de desordem e vandalismo.
…
O analista Carlos Rosado de Carvalho diz que a situação precisa de ser revista pelas associações;
CARLOS ROSADO DE CARVALHO 1 ( 02.26”)
O analista Carlos Rosado de Carvalho apela ainda ao presidente da republica a convocar rapidamente do conselho nacional de concertação social para tratar da situação dos taxistas e a pressão social;
CARLOS ROSADO DE CARVALHO ( 02.13”)
…
No entanto, varias pessoas saíram às ruas de Luanda, no fim de semana para protestar contra o aumento extremo do custo de vida, tendo especial foco o aumento dos preços dos combustíveis e dos transportes públicos.
A manifestação promovida pelo Movimento contra a Subida do Preço dos Combustíveis teve o apoio de diversos setores da sociedade, incluindo taxistas, zungueiras e pessoas com deficiência.
Um manifesto foi veiculado pelos organizadores, com os principais pontos de reinvindicação são, Reajuste justo dos preços dos combustíveis e dos táxis, Consulta pública antes de decisões sobre subsídios, auditoria e transparência nas políticas de preços, Libertação dos ativistas Osvaldo Kaholo e Gonçalves Frederico.
PONTO ECONOMIA
Os trabalhadores dos Caminhos de Ferro de Moçâmedes (CFM) anunciaram uma greve de duas semanas, com a paralisação de toda actividade laboral.
A greve, com inicio nesta segunda-feira, tem como motivos, segundo comunicado o alegado incumprimento por parte da entidade patronal dos acordos firmados há dois anos
De acordo com a nota da Comissão Sindical do CFM, assinada pelo seu 1º Secretário, Helândio Firmino, os trabalhadores reivindicam melhorias nas condições de trabalho a nível remuneratório, equipamento de segurança individual, transporte para trabalhadores, seguro de saúde, progressão na carreira, pagamento de subsídios, cumprimento no incremento salarial de 75% e atrasos salariais.
A nota indica também que a greve abrangerá todos os estabelecimentos e serviços da empresa, de 28 de Julho a 8 de Agosto, e vai afectar os comboios mistos Lubango/Menongue, Lubango/Tchamutete e Namibe.
Os grevistas, reafirmam o compromisso de manter o diálogo e reconhecem o impacto que a greve vai trazer a vida dos utentes. Reafirmam, igualmente, que “não tiveram outra saída para pressionar o Conselho de Administração a implementar mudanças, dado que o caderno reivindicativo foi entregue em Outubro de 2023”.
O Caminho de Ferro de Moçâmedes estende-se num traçado de 806 quilômetros, entre Namibe, Huíla e Cubango, passando por 56 estações, e tem perto de 1500 trabalhadores, e a sede está na cidade do Lubango.
PONTO MPLA
O Grupo Parlamentar do MPLA quer usar a memória das conquistas históricas como base para impulsionar o futuro do país.
Este é o foco da terceira edição das Jornadas Parlamentares do partido, que decorrem de 28 a 31 de Julho de 2025, na província do Cuanza Sul, sob o lema: “Preservar e valorizar as conquistas alcançadas, construindo um futuro melhor”.
O primeiro Secretário do Grupo Parlamentar do MPLA, Jorge Ribeiro Uefu, afirmou que o encontro visa “reflectir sobre as vitórias da luta pela independência, promover o patriotismo e consolidar o papel dos parlamentares na edificação de um país cada vez mais desenvolvido e justo”.
O evento pretende reunir deputados, quadros e membros da sociedade civil para debater temas ligados à governação, desafios económicos, coesão nacional e desenvolvimento sustentável, num momento em que o país enfrenta pressões sociais e económicas.
As Jornadas incluem visitas a empreendimentos sociais e económicos da província, sessões de formação política e encontros com a população local, numa tentativa de aproximar o Parlamento dos cidadãos.
PONTO
Este é o Dia Mundial da Hepatite. Todos os dias a hepatite viral crônica mata 3,5 mil pessoas, o mesmo que a tuberculose.
Os tipos B e C estão se espalhando silenciosamente com 6 mil novas infecções por dia. O Medico José Vandunem fala sobre o impacto da doença entre os angolanos;
JOSÉ VANDUNEM 12H
PONTO ECONOMIA
Caiu o pano sobre a FILDA. O sexto e último dia da 40.ª edição da Feira Internacional de Angola (FILDA 2025), que decorreu desde terça-feira, na Zona Económica Especial Luanda, em Calumbo, província de Icolo e Bengo, foi dedicado dedicado à família e balanço.
A SONANGOL é a grande vencedora da 40.ª edição da Feira Internacional de Angola (FILDA 2025) que encerra este domingo, na Zona Económica Especial, em Calumbo, província de Icolo e Bengo.
A edição de 2025 tem a particularidade de se desenrolar num ano em que se comemora o 40º aniversário da FILDA e os 50 anos de independência do país.
Na edição de 2024 estiveram representadas cerca de 1.770 empresas, de 19 países, estimando-se que o evento tenha gerado um volume de negócios superior a 60 milhões de dólares.
PONTO DESPORTO.
O árbitro da Federação Internacional de Vela, Pedro Rodrigues sugeriu a Federação Angolana dos Desportos Náuticos a realizar provas de Team Racing de dois em dois anos.
Questionado sobre a arbitragem angolana, Pedro disse que precisa desenvolver mais, formando jovens, com ajuda de países que estão mais desenvolvidos nesta matéria, como Portugal e Brasil.
RD-PEDRO RODRIGUES-PARTE 1.
Pedro Rodrigues O árbitro da Federação Internacional de Vela sugeriu a Federação Angolana dos Desportos Náuticos a realizar provas de Team Racing de dois em dois anos.
No basquetebol, a Selecção nacional sénior feminina está obrigada a vencer a Costa do Marfim, na segunda jornada do campeonato africano de basquetebol, para garantir de forma segura a sua continuidade no Afrobasquete que está a decorrer NA Costa Do Marfim.
Na prova continental, Angola estreou-se com derrota ontem, diante do Egipto por 70-54. As egípcias já levavam 12 pontos de vantagem ao intervalo (35-23).
Sara Caetano foi a melhor cestinha da equipa nacional com 18 pontos marcados, tendo ainda ganho 7 ressaltos. Alexia Dizeko marcou 11 pontos e capturou 5 ressaltos.
……………………………………….
INTERNACIONAL.
A União Europeia (UE) e os Estados Unidos chegaram a um acordo comercial que prevê a aplicação de tarifas de 15% sobre as exportações europeias, anunciou este domingo o Presidente norte-americano Donald Trump.
“Temos boas notícias. Chegamos a um acordo. E penso que será ótimo para ambas as partes”, anunciou o Presidente dos EUA, acrescentando que se trata de “um acordo gigante com muitos países, porque, como sabem, a Ursula representa muitos países, não apenas um.”
Donald Trump e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, estiveram reunido seste domingo (27.07), na Escócia, para discutir um acordo comercial, face à ameaça dos EUAde avançar com tarifas de 30% sobre os produtos europeus já a partir da próxima sexta-feira, 1 de agosto.
No final do encontro, a presidente da Comissão Europeia admitiu que 15% não é um valor que “possa ser subestimado”. Ainda assim, Ursula von der Leyen congratulou-se com o “bom acordo” alcançado.
…
França anunciou que vai reconhecer formalmente o Estado palestiniano em setembro, durante a Assembleia-Geral da ONU em Nova Iorque, e apela a outros países para se juntarem a esta iniciativa.
O Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Jean-Noel Barrot, afirmou que a França irá aproveitar a conferência internacional nas Nações Unidas, que começa esta segunda-feira, para apelar a outros países para que se juntem ao reconhecimento de um Estado palestiniano. O apelo acontece numa altura em que há cada vez mais países a reconhecerem o Estado da Palestina.
“Lançaremos um apelo em Nova Iorque para que outros países se juntem a nós e iniciem uma dinâmica ainda mais ambiciosa e exigente, que culminará a 21 de setembro”, afirmou Barrot, numa entrevista publicada no jornal “La Tribune Dimanche“.
Esta segunda-feira, na sede da ONU em Nova Iorque, o objetivo será traçar um roteiro para a solução de dois Estados, incluindo parâmetros para o estatuto da Palestina e garantias para a segurança de Israel.
França tenciona reconhecer formalmente o Estado palestiniano em setembro, durante a Assembleia-Geral anual da ONU em Nova Iorque – uma decisão anunciada na semana passada pelo Presidente Emmanuel Macron.