Jornal das 12h, edição de 27 de Maio de 2025

AUMENTA O NUMERO DE PACIENTES ABANDONADOS NOS HOSPITAIS DE REFERENCIA EM LUANDA.

SECTOR PRETROLIFERO LIDERA INVESTIMENTO ESTRANGEIRO EM ANGOLA;

ESPECIALISTAS E INTERESSADOS ABORDAM IMPACTO DOS ACORDOS DE BICESSE NA HISTORIA RECENTE DE ANGOLA;  

POPULAÇÃO ANGOLANA CADA VEZ MAIS JOVEM: ESTUDO INDICA QUE PAÍS TEM APROXIMADAMENTE 100 JOVENS POR CADA CINCO IDOSOS;

PRESIDENTE NORTE-AMERICANO DECIDE ADIAR ENTRADA EM VIGOR DE TARIFAS SOBRE OS PRODUTOS COMPRADOS DA UNIÃO EUROPEIA;

JINGLE MIX

Jornal ao meio dia de 297 de Maio de 2025. Coordenação de ALVES Fernandes, Técnica de Edson Machado e João Congo…

JINGLE MIX  

Aumenta o numero de pacientes abandonados nos hospitais de referencia em Luanda.

O hospital Josina Machel registou mais de 50 pacientes abandonados, nos ultimo meses. Entre os abandonados destacam-se  crianças e idosos. Reportagem MFM, com Maria Humba ;

HUMBA DIRECTO SIMULADO

PONTO ECONOMIA  

O sector petrolífero continua a ser o centro de investimento estrangeiro em Angola com um peso de 98% do total do capital investido para 2 503, 7 milhões de dólares, entre Janeiro e Junho de 2024.

O Investimento Directo Estrangeiro atingiu 2 548, 5 milhões de dólares no primeiro semestre do ano passado, um aumento de 13% em comparação com o mesmo período de 2023, segundo dados do BNA.

Este assunto estará em destaque na 19.ª edição do CaféCIPRA que vai analisar os desafios de Angola no centro da diplomacia africana.

O diálogo será facilitado pelos ministros das Relações Exteriores, TéteAntónio; da Indústria e Comércio, Rui Miguêns de Oliveira; e pela Administradora Executiva da AIPEX, Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações, Cláudia Gonçalves Pedro.

Numa das mais recentes edições do debate MFM O ESTADO DA NAÇÃO, o Administrador da AIPEX, Gerónimo Pongolola, fez saber que a Agência registou no ano passado 595 projectos avaliados em cerca de 13,2mil milhões de dólares.

GERÓNIMO PONGOLOLA 01 – 01′ 31” 12H 27 05 2025

Gerónimo Pongolola apontou igualmente os sectores prioritários do investimento estrangeiro.

GERÓNIMO PONGOLOLA 02 – 34” 12H 27 05 2025

Gerónimo Pongolola, Administrador da AIPEX, Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações, falando recentemente à MFM.

As oportunidades de investimento do sector privado a nível interno, com impacto no continente, os passos para integração regional com a entrada em funcionamento da Zona de Livre Comércio Continental e do Corredor do Lobito, e o papel dos jovens como agentes de mudança em prol da paz em África serão alguns dos destaques de mais uma edição do CaféCIPRA.

PONTO

A OFICINA DO CONHECIMENTO promove hoje à tarde uma mesa redonda subordinada ao tema “Acordos de Bicesse – 31 de Maio de 1991: O início de uma nova era, em tempos de mudanças geopolíticas globais”.

O evento terá como prelectores o general na reforma, Pegrenino Wambu Chindondo; os políticos Mário Pinto de Andrade, do MPLA; Eugénio Manuvakola, da UNITA; o Reverendo Ntoni Nzinga, assim como o professor Daniel Mingas.

Está tudo pronto para a realização desta mesa redonda, tal como fez saber Osvaldo Mboco, da OFICINA DO CONHECIMENTO.

OSVALDO MBOCO –  01′ 48” 12H 27 05 2025

Osvaldo Mboco, coordenador da OFICINA DO CONHECIMENTO.

Os Acordos de Bicesse foram assinados a 31 de Maio de 1991 na localidade portuguesa de Bicesse, por José Eduardo dos Santos, pelo MPLA, e por Jonas Savimbi, pela UNITA, com o objetivo de pôr fim à guerra civil em Angola.

PONTO ECONOMIA

No analista Carlos Rosado de Carvalho disse que os Novos acordos entre Brasil e Angola que envolvem segurança, energia, direitos humanos e agricultura são uma mais valia para o país.  

Lula e João Lourenço celebraram recentemente os 50 anos de relações diplomáticas com parceria estratégica reforçada e ampliação da presença brasileira no continente africano. Carlos Rosado de Carvalho destaca este empenho;

CARLOS ROSADO DE CARVALHO 12H

Angola tem aproximadamente 100 jovens por cada cinco idosos, proporção que não se alterou significativamente na última década, apesar do crescimento gradual da população com 65 ou mais anos, que terá atingido as perto de 900 mil pessoas em 2024.

O Relatório Temático sobre as Características dos Idosos em Angola, publicado recentemente pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), indicaque o número de idosos terá crescido 46% entre 2014 e 2024, passando de 612.430 para 895.554 pessoas com 65 ou mais anos.

Apesar deste aumento, os idosos continuam a representar uma fração reduzida da população angolana: apenas 2,4% em 2014 e com um índice de envelhecimento de 5%, o que significa que existiam 100 jovens por cada cinco idosos – proporção que terá subido ligeiramente para 5,8% em 2024.

O INE salienta que o relatório tem como principal fonte de dados os resultados definitivos do Censo Populacional de 2014, complementados por informações do Inquérito de Indicadores Múltiplos e de Saúde (2015-2016) e do Inquérito de Despesas e Emprego em Angola (2018-2019).

Segundo o Censo de 2014, da população residente com 65 ou mais anos de idade, 43,3% eram homens e 56,7% mulheres, sendo a área rural a que concentrava o maior número de idosos, refere o estudo.

As províncias de Luanda e Huíla são as que, em termos absolutos, detinham o maior número de idosos, enquanto Cunene e Bengo são as províncias que apresentam maior proporção de idosos em relação à sua população total, com cerca de 4%.

PONTO

O SIC frustrou uma tentativa de exportação ilegal de minerais e apreendeu 100 contentores carregados de quartzo que tinham como destino à República Popular da China.

A operação ocorreu na noite do dia 19 de Maio e envolveu uma empresa nacional que pretendia exportar, de forma fraudulenta, cerca de 100 contentores do mineral, segundo o porta-voz do Serviço de Investigação Criminal, Superintendente-chefe Manuel Halaiwa;

MANUEL HALAIWA 01 – 01′ 03” 12H 27 05 2025

Por outro lado, o porta-voz do SIC confirma também a detenção de um cidadão de 25 anos, ex-funcionário da empresa Mota Tavares, envolvido no rombo financeiro de mais de quinhentos milhões de kwanzas da conta da empresa, através do aplicativo bancário Internet banking;  

MANUEL HALAIWA 02 – 01′ 26” 12H 27 05 2025

Superintendente-chefe Manuel Halaiwa, porta-voz do Serviço de Investigação Criminal, e as últimas da criminalidade um pouco por todo o país.

PONTO

Deu entrada hoje na assembleia acional a proposta alternativa de alteração ao pacote legislativo eleitoral.  A inciativa de organizações da sociedade civil, congregadas em torno do MUDEI.

O activista do MUDEI, Jaime Domingos falou sobre este momento;

JAIME DOMINGOS MUNDEI 12H

 

DESPORTOS NAÚTICOS.

A presidente da federação angolana dos Desportos Náuticos Paula Lima disse a MFM que o boletim técnico do campeonato africano de Canoagem que Luanda vai acolher em Setembro deste ano, está a ser fechado.

A dirigente foi taxativa em dizer que já foram dados passos concretos em termos de logistica e de organização e que nesta altura falta apenas confirmar o campeonato africano de Surf.

RD-PAULA LIMA-PARTE 1.

Questinada sobre o envolvimento de algumas modalidades náuticas nos jogos africanos da juventude que o país vai acolher em Dezembro também deste ano.

Paula Lima admitiu preocupação com alguns pormenores que neste momento já deviam estar fechados.

RD-PAULA LIMA-PARTE 2.

Paula Lima presidente da Federação Angolana dos Desportos Náuticos admitindo preocupação com alguns pormenores dos jogos africanos da juventude que neste momento já deviam estar concluídos.

………………………………….

INTERNACIONAL

O novo sistema de ajuda em Gaza abriu, esta segunda-feira, os seus primeiros centros de distribuição e começou a entregar alimentos no enclave palestiniano, alvo de um bloqueio israelita de quase três meses, adiantou um grupo apoiado pelos Estados Unidos.

A Fundação Humanitária de Gaza está a assumir a gestão da ajuda, apesar das objeções das Nações Unidas, e o grupo disse que camiões de alimentos, sem especificar quantos, foram entregues nos seus centros e que a distribuição aos palestinianos começou.

A ONU e os grupos de ajuda humanitária opuseram-se ao novo sistema, que é apoiado por Israel e pelos Estados Unidos. Afirmam que Israel está a tentar usar a comida como arma e dizem que um novo sistema não será eficaz.

Israel pressionou para um plano alternativo de entrega de ajuda porque diz que deve impedir o Hamas de confiscar a ajuda. A ONU negou que o grupo militante tenha desviado grandes quantias.

A fundação iniciou as suas operações um dia após a demissão do seu diretor executivo. Jake Wood, norte-americano, disse que era claro que a fundação não teria permissão para operar de forma independente.

De acordo com a AP, também não é claro quem está a financiar o grupo, que é composto por ex-oficiais humanitários, governamentais e militares.

O presidente norte-americano, Donald Trump, decidiu adiar as tarifas de 50% sobre os produtos comprados da União Europeia para 9 de julho.

A medida foi adotada após o líder norte-americano conversar com Ursulavon der Leyen, presidente da Comissão Europeia.

Trump diz que recebeu uma ligação de Ursula von der Leyen solicitando uma extensão do prazo de 1.º de Junho para a tarifa de 50% em relação ao comércio e à União Europeia e fez saber que concordou com o adiamento para  9 de Julho próximo.

Israel terá rejeitado a mais recente proposta dos EUA para um cessar-fogo de dois meses em Gaza em troca de 10 reféns vivos, disse à agência Efe fonte israelita que preferiu o anonimato.

A mesma fonte indicou que recusa se deve ao facto de “o [movimento islamita palestiniano] Hamas não ter qualquer desejo real de avançar com um acordo”.

O Governo israelita terá rejeitado assim a mais recente proposta que tinha sido acordada pelo mediador palestiniano-americano, Bishara Bahbah, e pelo enviado especial dos EUA para o Médio Oriente, Steve Witkoff.

A proposta inclui um cessar-fogo de 60 dias e a libertação de 10 reféns israelitas vivos, enquanto o Hamas exigiu um cessar-fogo de 70 dias em troca da libertação de 10 prisioneiros – cinco vivos e cinco mortos – em duas rondas.

“O primeiro lote (de cativos) seria libertado no primeiro dia de entrada em vigor do acordo, enquanto o segundo sairia no sétimo dia com a chegada de mil camiões de ajuda diariamente”, explicou a autoridade israelita.

A Faixa de Gaza continua a sofrer de uma grave escassez de alimentos, medicamentos e ajuda humanitária em geral, uma vez que a carga dos poucos camiões que entram — após um cerco que durou quase três meses — é descarregada e reexaminada no lado palestiniano do enclave, onde pode permanecer detida pelas autoridades israelitas.

A proposta inclui ainda um compromisso israelita de negociar o fim da guerra durante o período de cessar-fogo, com a garantia pessoal do Presidente norte-americano, Donald Trump, bem como uma promessa do movimento islamita Hamas e das fações palestinianas de não ameaçar a segurança de Israel.

O Japão perdeu para a Alemanha, após 34 anos, o estatuto de maior credor mundial, apesar de os seus ativos externos líquidos terem atingido um recorde em 2024, em parte devido à depreciação do iene, anunciaram hoje as autoridades nipónicas.

FIM/FIM  

 

 

Data de Emissão: 27-05-2025 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados