Jornal das 12h, edição de 27 de Junho de 2025
MOVIMENTO DOS ESTUDANTES ANGOLANOS CONTESTA AUMENTO DO PREÇO DAS PROPINAS NO ENSINO PRIVADO;
– MAIS DE 320 MIL PESSOAS VIVEM COM O HIV/SIDA EM ANGOLA. AS PROVÍNCIAS DA LUNDA NORTE E LUNDA SUL LIDERAM A LISTA DE CASOS;
– PRESIDENTE DA REPÚBLICA DEFENDE REFORMA URGENTE DO CONSELHO DE SEGURANÇA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA RESPONDER AOS DESAFIOS QUE O MUNDO ENFRENTA;
– ANGOLA ACOLHE A PARTIR DE HOJE A TAÇA INTERNACIONAL DE KARATÉ NA CIDADELA DESPORTIVA;
– RUANDA E REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO ASSINAM HOJE O ACORDO DE PAZ, SOB MEDIAÇÃO DOS ESTADOS UNIDOS E DO CATAR.
JINGLE MIX & PUBLICIDADE
Notícias no jornal ao meio dia de sexta-feira, 27 de Junho de 2025. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de João Congo, numa edição e apresentação de Zacarias Congo.
JINGLE “AS NOTÍCIAS”
Alunos e encarregados de educação mostram-se descontentes com a medida do governo que autoriza as instituições de ensino privadas a aumentar o valor das propinas na ordem dos 20,74%.
Segundo um comunicado conjunto da ANEP, Associação Nacional do Ensino Particular, e da AIESPA, Associação das Instituições do Ensino Superior Privadas Angolanas, para o próximo ano lectivo, o reajuste deverá respeitar o limite máximo de 20,74%, em conformidade com a taxa de inflação homóloga de maio de 2025.
Estudantes e encarregados de educação ouvidos pela MFM mostram-se preocupados com a medida e anteveem momentos difíceis no próximo ano lectivo.
ALUNOS E ENGARREGADOS 9H
Estudantes e encarregados de educação, descontentes com o aumento do valor das propinas no ensino privado na ordem dos 20,74%.
Por este motivo, o Movimento dos Estudantes Angolanos apresenta esta tarde, em conferência de imprensa, o seu posicionamento face ao Decreto Executivo Conjunto que autoriza as instituições de ensino privadas a aumentarem o valor das propinas.
Vamosn actualizar a informação com a jornalista Maria Humba, que acompanha este evento.
– MARIA HUMBA DIRECTO SIMULADO –
Entretanto, a ministra da Educação, Luísa Grilo, advertiu ontem que as instituições de ensino privadas que no próximo ano lectivo subirem os preços das propinas, mais do que o valor estabelecido no Decreto Executivo Conjunto serão penalizadas.
…
Um grupo de alunos e professores foi expulso do Instituto Médio Técnico de Saúde – Fátima Duarte, em Luanda, por dançarem Kuduro durante uma atividade recreativa na instituição escolar.
A medida foi oficialmente comunicada no dia 23 de Junho, gerando debates nas redes sociais entre educadores.
Uma decisão administrativa da Direcção da Rede Nossa Senhora da Anunciação gerou forte repercussão após a expulsão de alunos e professores por dançarem Kuduro durante um evento interno nas instalações do Instituto Médio Técnico de Saúde – Fátima Duarte, em Luanda, organizado em Maio último.
Segundo uma nota oficial emitida pelo Departamento de Comunicação e Imagem da instituição, a reprodução e prática do estilo musical Kuduro foi considerada uma violação grave do Regimento Escolar e do Código de Ética da Instituição, documento que regula as manifestações culturais nos colégios da rede e proíbe expressamente estilos musicais considerados “profanos”, com destaque para o Kuduro.
A este respeito, o secretário para os assuntos jurídicos e laborais da Federação dos Sindicatos da Educação, Cultura, Desporto e Comunicação Social, manifesta preocupação e fala sobre as implicações desta medida na vida dos estudantes e professores expulsos.
ZACARIAS JEREMIAS 01 – 01′ 28” 12H 27 06 2025
Zacarias Jeremias diz que a Federação dos Sindicatos da Educação, Cultura, Desporto e Comunicação Social está disponível para prestar todo apoio jurídico aos estudantes e professores expulsos.
ZACARIAS JEREMIAS 02 – 01′ 01” 12H 27 06 2025
Zacarias Jeremias, secretário para os assuntos jurídicos e laborais da Federação dos Sindicatos da Educação, Cultura, Desporto e Comunicação Social, e a expulsão de um grupo de alunos e professores do Instituto Médio Técnico de Saúde – Fátima Duarte, em Luanda, por ter dançadoKuduro durante uma atividade recreativa naquela instituição escolar.
PONTO
Mais de 320 mil pessoas vivem com o HIV/SIDA em Angola, incluindo 32.000 crianças entre os zero aos 14 anos e 200.000 mulheres.
Os dados foram avançados à MFM pelo diretor-geral adjunto do Instituto Nacional de Luta contra a SIDA, José Carlos Van-dúnem, que esclareceu que atualmente as províncias da Lunda Norte e Lunda Sul lideram a lista de casos.
Repórter Adelina Dembi;
PEÇA ADELINA DEMBI 12H
Trabalho da repórter Adelina Dembi.
Mais de 320 mil pessoas vivem com o HIV/SIDA em Angola.
As províncias da Lunda Norte e Lunda Sul lideram a lista de ocorrências.
PONTO CORRIDO
A agência de saúde pública da União Africana considera que o continente precisa de uma abordagem “mais ampla e coordenada” contra os surtos de cólera que afectam 21 países, entre os quais Angola, com 80 novos casos por dia.
O subdiretor de incidentes do CDC África, o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças de África, Yap Boum. Esclareceu que atualmente há21 Estados-membros afectados, o que destaca a importância de o continente ter uma abordagem mais ampla e coordenada para realmente combater a cólera a nível regional.
Dados do Sistema de Vigilância Epidemiológica da Direção Nacional de Saúde Pública de Angola indicam que o país registou um total de 403 novos casos de cólera nos cinco dias anteriores a segunda-feira, uma média de 80 casos por dia, quando anteriormente eram notificados mais de 100 casos/dia.
No início desta semana, Angola somava 26.723 infeções e 751 óbitos em 18 das 21 províncias do país.
Os maiores casos de cólera foram registados nas províncias de Luanda (6.917), Benguela (4.717), Bengo (3.064) e Namibe com 2.658 infeções.
Também em Moçambique, a cólera provocou quase 4.000 infetados e 62 mortos em oito meses, com surtos ativos em cinco províncias do centro e do norte, segundo o mais recente balanço.
De acordo com o boletim da Direção Nacional de Saúde Pública, do Ministério da Saúde, com dados até 16 de junho, o surto de cólera provocou 3.998 infetados desde 17 de outubro, dos quais 3.466 na província de Nampula, com 40 óbitos, seguindo-se a Zambézia, no centro, com 352 casos e 12 mortos.
PONTO
O activista Luaty Beirão considera que os novos partidos políticos não inspiram confiança, tendo em conta o contexto político em que foram legalizados pelo Tribunal Constitucional.
O coordenador do Movimento Cívico MUDEI fez estes pronunciamentos, ontem, em entrevista ao programa A ÚLTIMA PALAVRA da MFM.
LUATY BEIRÃO 01 – 01′ 31” 12H 27 06 2025
Luaty Beirão, integrante do conhecido grupo 15+2, afirmou que é altura de se tomarem medidas preventivas, no sentido de evitar com que Angola viva um cenário de violência pós-eleitoral em 2027, à semelhança do que aconteceu em Moçambique, no final do ano passado.
No capítulo das ações, o activista dá como exemplo a proposta alternativa ao pacote legislativo eleitoral apresentada por organizações da sociedade civil, congregadas em torno do MUDEI.
LUATY BEIRÃO 02 – 01′ 52” 12H 27 06 2025
Activista Luaty Beirão, coordenador do Movimento Cívico MUDEI, em entrevista ontem ao programa A ÚLTIMA PALAVRA da MFM.
PONTO
O Presidente da República apelou ontem à reforma urgente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, por considerar que o órgão já não reflecte a actual configuração do mundo.
Numa mensagem por ocasião do 80.º aniversário da assinatura da Carta das Nações Unidas, celebrado a 26 de Junho, João Lourenço defendeu reformas de órgãos da ONU, como o Conselho de Segurança, no sentido de se dar respostas adequadas aos actuais desafios.
JOÃO LOURENÇO 01 – 01′ 10” 12H 27 06 2025
Por outro lado, o Presidente em exercício da União Africana destacou o papel da ONU na manutenção da paz, da segurança e da cooperação internacional, nas últimas oito décadas.
JOÃO LOURENÇO 02 – 01′ 29” 12H 27 06 2025
Mensagem do Presidente da República, João Lourenço, por ocasião do 80.º aniversário da assinatura da Carta das Nações Unidas, celebrado a 26 de Junho.
PONTO INTERNACIONAL
Os Presidentes do Ruanda, Paul Kagame, e da República Democrática do Congo, Felix Tshisekedi, assinam hoje o acordo de paz entre os dois países,sob intermediação dos EUA e do Catar, para acabar com o conflito no leste congolês.
Este documento, que será formalmente assinado em Washington, visa acabar com uma situação de instabilidade e crise militar que já dura há décadas, mas observou um agravaemento nos últimos meses com a acçãodos rebeldes do M23 no leste congolês, apoiados pelo Ruanda.
O sucesso da mediação norte-americana e do Qatar serviu ao Presidente Donald Trump para anunciar, na Cimeira da NATO desta semana nos Países Baixos, como uma das suas grandes conquistas para a paz desde que chegou à Casa Branca a 20 de Janeiro para o seu segundo mandato.
Este acordo deverá concluir um processo negocial iniciado já este ano depois do Ruanda e da RDC se terem demarcado da mediação angolana.
– ADICIONAR COMENTÁRIO DE LUÍS DOMINGOS
…
Um tribunal sul-africano suspendeu os planos de enterrar o ex-Presidenteda Zâmbia, Edgar Lungu, numa cerimónia privada na África do Sul, quando estava prestes a começar. Esta é a mais recente reviravolta numa disputa entre o Governo e a família de Lungu sobre seu enterro, depois que a família optou por uma cerimónia privada na África do Sul, em vez de um funeral de Estado na Zâmbia.
O Governo da Zâmbia apresentou um processo urgente no Supremo Tribunal de Pretória, procurando impedir o enterro planeado pela família. O tribunal disse que o funeral não aconteceria após um “acordo entre as partes”, no entanto, parece que qualquer funeral não acontecerá até Agosto, no mínimo.
A polémica segue-se a uma disputa de longa data entre Lungu e o seu sucessor, o Presidente Hakainde Hichilema, com a família de Lungu a dizer que o falecido tinha indicado que Hichilema não podia comparecer no seu funeral.
Após a morte de Lungu na África do Sul, aos 68 anos, a família queria encarregar-se dos preparativos para o funeral, incluindo a repatriação do seu corpo, mas as autoridades zambianas procuraram assumir o controlo do acto fúnebre. O Governo e a família concordaram mais tarde que Lunguteria um funeral de Estado.
Entretanto, pouco depois as relações entre as partes se rompessem, levando a família a optar por um enterro na África do Sul. Desde então, o Presidente Hichilema argumentou que Lungu, como ex-Presidente, “pertence à nação da Zâmbia” e deveria ser enterrado no país.
Nos documentos entregues ao tribunal, o procurador-geral da Zâmbia, Mulilo Kabesha, alega que um funeral de Estado é um evento público formal com honras militares, destinado a homenagear uma pessoa de importância nacional. O procurador está a processar a família, incluindo a ex-Primeira-Dama Esther Lungu e quatro filhos, o advogado da família, Makebi Zulu, e a funerária onde o corpo é mantido.
…
O líder supremo do Irão, o Ayatollah Ali Khamenei, afirmou que o seu paíssaiu vitorioso sobre Israel e deu uma resposta à altura aos Estados Unidos da América.
O discurso, transmitido em vídeo, marcou os primeiros comentários públicos de Khamenei desde que foi declarado um cessar-fogo entre os dois países, mediado pelos EUA, após 12 dias de conflito.
Khamenei disse aos telespectadores que Washington só interveio nos combates porque sentiu que, se não interviesse, o regime israelita seria totalmente destruído.
Khamenei considerou igualmente que os EUA “não obtiveram nenhum ganho com esta guerra”.
PONTO DESPORTO
Angola acolhe hoje e amanhã a taça internacional de Karaté na cidadela desportiva.
Estão previstas competições individuais e por equipas, nesta prova que visa saudar os 50 anos de independência nacional.
A vice-presidente da Federação Angolana de Xadrez Kátia ContreirasBarradas disse hoje a MFM que participam duas selecções nacionais e sete internacionais.
KÁTIA CONTREIRAS – DESPORTO – 28” 12H 27 06 2025
Kátia Contreiras, vice-presidente da Federação Angolana de Karaté e aTaça Internacional da modalidade que começou hoje em Luanda.
PONTO ISENÇÃO
Está reposto o abastecimento normal de combustível nas bombas da Sonangol, na província do Cunene, depois de a petrolífera estatal ter limitado o abastecimento as viaturas para 40 litros diários.
Segundo informações, a medida foi tomada por suspeita do elevado nível de contrabando de combustível na província.
Esta limitação motivou uma paralisação da actividade de táxi nos últimos, uma vez que a medida surpreendeu os automobilistas no Cunene, tal como disse à MFM o presidente da associação dos taxistas naquela província, Rodrigues Joaquim.
RODRIGUES JOAQUIM 01 – 01′ 30” 12H 27 06 2025
Rodrigues Joaquim denuncia existência de frentistas que têm estado alegadamente a favorecer o abastecimento a cidadãos namibianos em troca de dinheiro.
RODRIGUES JOAQUIM 02 – 01′ 09” 12H 27 06 2025
Ainda de acordo com o responsável, o problema da falta de combustível não é novo, mas nos últimos tempos tem estado a agudizar-se.
RODRIGUES JOAQUIM 02 – 23” 12H 27 06 2025
Rodrigues Joaquim, presidente da associação dos taxistas do Cunene, e o problema da falta de combustível na província.