Jornal das 12h, edição de 25 de Março de 2025

JORNAL 12H/MV

MANCHETES

PALANCAS NEGRAS E TUBARÕES AZUIS EM CONFRONTO DECISIVO NO ONZE DE NOVEMBRO. O JOGO CONTA PARA O APURAMENTO AO MUNDIAL DE 2026 QUE ACONTECE NOS ESTADOS UNIDOS, MÉXIDO E CANADÁ;   

CÓLERA ALASTRA-SE A MAIS DUAS PROVINCIAS: BIÉ E LUNDA SUL REPORTAM PRIMEIROS CASOS DA DOENÇA,  QUE JÁ CONTAMINOU MAIS DE 8 MIL E QUINHENTAS MIL PESSOAS, TENDO PROVOCANDO TREZENTAS E 35 MORTES ; 

GENERAIS KOPELIPA E DINO VOLTAM AO BANCO DOS RÉUS. É HOJE RETOMADO O JULGAMENTO DOS GENERAIS; 

ENSINO GERAL ARRANCA PROVAS TRIMESTRAIS COM DIFICULDADES DE MONTA, DENUNCIA SINDICATO; 

EX  CANDIDATO PRESIDENCIAL MOÇAMBICANO VENANCIO MONDLANDE APELA A POPULAÇÃO A PARAR COM MANIFESTAÇÕES DE RUA;

JINGLE MIX

Jornal ao meio dia de 25 de Março de 2025. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Joao Congo.

JINGLE MVIEIRA

Angola e Cabo Verde medem força hoje pela segunda vez no grupo D, na corrida ao campeonato do mundo de futebol de 2026. O duelo referente à sexta jornada acontece as 17horas, no estádio 11 de novembro.

O treinador dos Palancas Negras Pedro Gonçalves diz que Cabo Verde  tem a mesma ambição que Angola, mas que será a selecção nacional a impor o seu jogo e conseguir  a vitória.

RD-PEDRO GONÇALVES

O último confrontro entre as duas equipas realizado na cidade da Praia terminou com empate a zero no arranque da qualificação.  Com dez pontos na liderança do grupo, o treinador dos Tubarões Azuís, Pedro Bobista diz que Cabo Verde veio a Luanda para ganhar e reforçar a liderança.

RD-PEDRO BOBISTA.

 

Pedro Budista treinador da selecção de futebol de Cabo Verde confiante para o jogo de mais logo, diante de Angola.  Os Palancas Negras ocupam a quarta posição, com  sete pontos, fruto de uma vitória e quatro empates.

……

A FIFA confirmou a legalidade de André Vidigal para jogar por Angola, confirmou, esta segunda-feira, o selecionador de futebol do país, o português Pedro Gonçalves, após impasse criado pelo facto de o jogador já ter representado as seleções jovens de Portugal.

Assim, o extremo-avançado luso-angolano, que atua no Stoke City, da Inglaterra, poderá estrear-se na seleção angolana no confronto de terça-feira diante da congénere de Cabo Verde, da sexta jornada do Grupo D de qualificação africana para o Mundial2026 de futebol.

PONTO

A cólera continua a avançar em Angola com as províncias do Bié e da Lunda Sul a juntarem-se às regiões afetadas, acumulando agora 8.543 casos, com 252 novas infeções e 11 mortes reportadas.

Luanda e Cuanza Norte continuam a registar o maior número de novos casos e de mortes por cólera, que já se instalou em 16 das 21 províncias angolanas e causou 329 mortes, segundo os boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde.

Desde o início do surto, a 07 de janeiro, foram notificados 8.543 casos nas províncias: Luanda (4.143), Bengo (2.485), Icolo e Bengo (813), Cuanza Norte (490).

Benguela conta com  (222), Malanje (211), Zaire (52), Cabinda (41), Cuanza Sul (36), Huambo (23), Uíge (15), Huíla (sete), Bié (dois), Cunene (um), Cubango (um) e Lunda Sul (um), com idades compreendidas entre os 2 e os 100 anos.

 

Ocorreram desde o início do surto 329 óbitos, com a taxa de letalidade a situar-se atualmente nos 3,8%, acima do indicador de 1% que a Organização Mundial de Saúde define como padrão.  

Mais de metade das mortes ocorreram na província de Luanda, 95 no Bengo, 38 no Cuanza Norte, 21 no Icolo e Bengo, 9 em Benguela, 6 em Malanje, 3 no Cuanza Sul, 2 no Zaire e 1 em Cabinda.

PONTO

O julgamento dos generais “Kopelipa” e “Dino” retomou  esta manha no Tribunal Supremo, depois de ter sido novamente suspenso na semana passada, pelo facto dos intérpretes do réu Yiu Haiming terem apresentado dificuldades em traduzir alguns termos jurídicos do processo ao então diretor da China International Fund, acusado de participar no esquema fraudulento que lesou o Estado em mais de mil milhões de dólares.

Sabe-se igualmente que o Ministério Público deve responder a algumas questões prévias apresentadas pela defesa.

Na semana passada, o advogado Benja Satula tinha dito que não entende a posição do Tribunal Constitucional que deu permissão ao Tribunal Supremo para avançar com o julgamento, apesar de não se ter pronunciado ainda sobre o pedido de recurso ordinário de inconstitucionalidade.

BENJA SATULA – 39” 12H 25 03 2025

Advogado Benja Satula.

Julgamento dos generais “Kopelipa” e “Dino” retoma hoje no Tribunal Supremo.

PONTO

Está detido em Luanda um efectivo do SIC que ameaçou com granada fiéis de uma mesquita, no  Mártires do Kifangondo.

A sua detenção foi possível através de um vídeo que se tornou viral nas redes sociais, onde o implicado aparece com uma granada e um colecte não orgânico com inscrições “SIC”.

Segundo o porta-voz do Serviço de Investigação Criminal, Superintendente-chefe Manuel Halaiwa, tudo aconteceu após desentendimento entre fiéis daquela comunidade islâmica, da qual o efectivo também faz parte.

MANUEL HALAIWA – 01′ 33” 12H 25 03 2025

Superintendente-chefe Manuel Halaiwa, porta-voz do Serviço de Investigação Criminal.

PONTO

O Presidente da República, João Lourenço, inaugura hoje a nova circular de Saurimo, que vai permitir uma ligação mais rápida entre as províncias da Lunda Sul, Lunda Norte, Moxico e Moxico Leste. 

Também hoje, o Presidente João Lourenço visita as obras de construção do futuro Instituto Superior Politécnico de Saurimo.

Este é o segundo e último dia da visita de trabalho do Chefe de Estado à província da Lunda Sul, onde orientou ontem uma reunião do Conselho de Governação Local.

O governador da Lunda Sul, Daniel Félix Neto, disse que o Presidente da República encontra uma província em vias de desenvolvimento e destaca os ganhos com a inauguração da nova circular de Saurimo;

DANIEL FÉLIX NETO – 01′ 21” 12H 24 03 2025

Daniel Félix Neto, governador da Lunda Sul, e a visita que o Presidente da República, João Lourenço, iniciou ontem à sua província.

No entanto, o ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos Alberto dos Santos, disse que a nova circular de Saurimo vai permitir uma ligação mais rápida entre as províncias da Lunda Sul, Lunda Norte, Moxico e Moxico Leste. 

CARLOS ALBERTO DOS SANTOS 01 – 01’ 08’’ 12H 25 03 2025

O ministro Carlos Alberto dos Santos confirma para breve a inauguração de novas circulares em outras regiões do país, a começar por Sumbe e Lubango.

CARLOS ALBERTO DOS SANTOS – 40’’ 12H 25 03 2025

O governo angolano espera colocar à disposição da população, até 2027, um milhão de lotes de terrenos, no quadro do Programa de Autoconstrução Dirigida, modalidade de promoção habitacional, em que os custos de construção são reduzidos com a mão-de-obra dos proprietários.

O programa, aprovado em 2023 tem na  primeira fase a  identificação de terrenos já urbanizados em 19 centralidades, em 16 províncias, com disponibilidade de energia eléctrica e acessos.

No entanto, o analista Carlos Rosado de Carvalho diz que a autoconstrução de casa própria e criação de lotes infraestruturados bandeiras do governo para o sector da habitação estão muito longe dos objetivos;

CARLOS ROSADO DE CARVALHO 12H

PONTO

Começam hoje em todo o país as provas do segundo trimestre do ano lectivo 2024/2025 no Ensino Geral, que vão decorrer até à próxima semana.

No entanto, as instituições de ensino, sobretudo públicas, continuam a debater-se com problemas como falta de folhas de prova e de enunciados, tal como lamenta o secretário nacional para os assuntos jurídicos e laborais da Federação dos Sindicatos da Educação, Cultura, Desporto e Comunicação Social, Zacarias Jeremias.

ZACARIAS JEREMIAS 01 – 01′ 10” 12H 25 03 2025

Face ao agravamento da situação social em Angola, Zacarias Jeremias defende que a classe de trabalhadores tudo de fazer para que tenha um representante no Parlamento, em 2027.

ZACARIAS JEREMIAS 02 – 01′ 19” 12H 25 03 2025

Zacarias Jeremias, secretário nacional para os assuntos jurídicos e laborais da Federação dos Sindicatos da Educação, Cultura, Desporto e Comunicação Social, e a falta de condições nas escolas públicas, numa altura em que começam hoje as provas do segundo trimestre no Ensino Geral.

PONTO

A AMOTRANG, associação dos motoristas e transportadores e angola, reconhece um grande déficit de conhecimento por parte de vários moto taxistas   em Luanda.

A principal consequência tem sido o grande numero de acidentes registados.

O presidente de direção da AMOTRANG, Bento Rafael, disse a MFM que a resposta passa pelo incremento de expansão de salas de formação;

BENTO RAFAEL 1

O presidente de direção da AMOTRANG, Bento Rafael, apela ainda as administrações municiais a não passarem licenças á automobilistas que não apresentem certificados da sua formação;

BENTO RAFAEL 2 

Bento Rafael, presidente da direção da AMOTRANG. 

INTERNACIONAL

O ex-candidato presidencial Venâncio Mondlane chegou a acordo com o Presidente moçambicano para cessar a violência, inclusive contra polícia e membros do partido FRELIMO, e garantias de assistência médica aos feridos durante protestos.

Mondlane anunciou  na sua página do Facebook que Daniel Chapo assumiu a responsabilidade perante o Estado moçambicano em empenhar-se para garantir que a violência seja estancada; 

VENÂNCIO MONDLANE – 01’ 15’’ 12H 25 03 2025

Em comunicado, a Presidência explicou que o encontro, o primeiro entre os dois divulgado publicamente depois do início da contestação nas ruas que se seguiu às eleições gerais de 09 de Outubro, aconteceu em Maputo e inseriu-se “no esforço contínuo de promover a estabilidade nacional e reforçar o compromisso com a reconciliação e a unidade dos moçambicanos.

Entretanto, há ainda muita expectativa quanto à reação da população ao pedido de Venâncio Mondlane, uma vez que muitas manifestações têm sido realizadas de forma espontânea, tal como reporta o jornalista moçambicano, William Mapote, correspondente da VOZ da América em Maputo.

WILLIAM MAPOTE –

Venâncio Mondlane apontou também consensos com o Presidente moçambicano sobre garantias de assistência médica e medicamentosa gratuita a todas as pessoas que ficaram feridas, durante os protestos pós-eleitorais e anunciou também consensos com o Presidente de Moçambique para conceder indultos aos cidadãos ora detidos

Desde Outubro, pelo menos 361 pessoas morreram, incluindo cerca de duas dezenas de menores, de acordo com a Plataforma Decide, uma organização não-governamental moçambicana que acompanha os processos eleitorais.

O Governo moçambicano confirmou pelo menos 80 óbitos, além da destruição de 1.677 estabelecimentos comerciais, 177 escolas e 23 unidades sanitárias durante as manifestações.

Os Médicos Sem Fronteiras (MSF) denunciaram hoje uma escalada na deslocação forçada de pessoas e na destruição de campos de refugiados palestinianos na Cisjordânia ocupada nunca visto há décadas, segundo um comunicado da organização não-governamental.

As forças israelitas realizam há dois meses uma ofensiva militar na Cisjordânia ocupada.

Os MSF apelaram à interrupção imediata da deslocação forçada de palestinianos — que totaliza pelo menos 40 mil pessoas das suas casas nos campos de Jenin, Tulkarem e Nur Shams, segundo o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) — e um maior acesso a serviços básicos.

No campo de refugiados de Jenin, agora uma cidade fantasma da qual foram deslocados 21.000 habitantes, o cerco israelita prolonga-se há 63 dias consecutivos, com ruas completamente destruídas, falta de alimentos e ‘drones’ a sobrevoar o acampamento e a cidade com o mesmo nome, segundo fontes locais.

Em 19 de março, Israel anunciou que iria demolir 66 novos edifícios no campo, o equivalente a cerca de 300 casas no total. Embora tal ainda não tenha acontecido, o exército israelita confirmou à agência de notícias EFE que um dos objetivos desta operação militar é “abrir rotas” nos campos para “estabilizar a zona” e impedir o regresso dos militantes.

As negociações entre as autoridades norte-americanas e russas sobre o conflito na Ucrânia terminaram ontem à noite, após mais de 12 horas, e os dois países vai emitir hoje uma declaração conjunta sobre o processo.

Estas negociações à porta fechada visaram, em particular, estabelecer uma trégua parcial na Ucrânia após mais de três anos de ofensiva russa.

A declaração será divulgada esta terça-feira pela Casa Branca e pelo Kremlin, de acordo com as autoridades russas.

FIM/FIM

 

Data de Emissão: 25-03-2025 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados