Jornal das 12h, edição de 25 de Julho de 2025
LUANDA REGISTA EM TRÊS MESES QUASE 500 CASOS DE SARAMPO;
POLICIA ANUNCIA DETENÇÃO DE CINCO SEGURANÇAS POR CAUSA DO INCENDIO A BASE DA TCUL NO ZANGO;
RESPONSÁVEL DO BANCO MUNDIAL EM ANGOLA DIZ QUE O PAÍS PRECISA “URGENTEMENTE DE ESTABELECER UM CAMINHO CONSISTENTE PARA UM CRESCIMENTO ROBUSTO”;
COM COMERCIO E IMIGRAÇÃO NA AGENDA PRESIDENTE LOURENÇO RECEBIDO DAQUI A POUCO POR HOMOLOGO LUSO;
FRANÇA ANUNCIA EM BREVE RECONHECIMENTO DO ESTADO PALESTINIANO;
JINGLE MIX+PUBLICIDADE
Jornal ao meio dia de 25 de Julho. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e …
JINGLE MVIEIRA
Kilamba kiaxi, Viana e Kilamba foram os municípios que tiveram maior número de casos de sarampo no primeiro semestre deste ano em Luanda.
Só no primeiro semestre deste ano, os dados apontam em 485 casos de sarampo diagnosticados.
Os municípios do Kilamba kiaxi, Viana, Mulenvos e Kilamba foram os que registaram maior número de infecções no primeiro semestre deste ano.
A chefe do departamento de saúde pública do gabinete provincial da saúde, Neusa Lázary explica sobre os procedimentos utilizados para se evitar o contágio da doença, em caso de ter uma pessoa infectada;
NEUSA LAZARY 1
No entanto com estes registos a especialista em saúde pública, diz que atualmente estão a ser feitas acções de bloqueio nas zonas mais afetadas, para reduzir a propagação;
NEUSA LAZARY 2
Neusa Lazary , chefe do departamento de saúde pública, do gabinete provincial da saúde com o aumento dos casos de sarampo na província de Luanda .
PONTO.
O Serviço de Investigação Criminal, através da sua Direcção Provincial do SIC Icolo e Bengo, no âmbito da Operação Multisectorial de combate a vandalização de bens públicos, procedeu a detenção de vários cidadãos.
O peração teve lugar entre os dias 19, e 23 de Julho, nos municípios de Calumbo, nos bairros kitondo Baia e Cabiri.
Segundo a policia foi detido um total de 20 cidadãos, entre estes uma mulher, com idades entre os 18 e 56 anos, com 4 estrangeiros de nacionalidades, Chinesa, Guineense, Tchadiana e Maliana, por factos que configuram os crimes de vandalismo, furto e Receptação.
Os detidos estão envolvidos na vandalização de 19 postes de energia elétrica de alta tensão, da linha da Barragem de Laúca que liga a subestação do Bita.
De acordo com o SIC, durante a operação, foram desmantelados quatro focos de pesagem de material ferroso, incluindo uma empresa, todos liderados por cidadãos estrangeiros que se dedicavam a compra de material de origem duvidosa e proveniente da vandalização de bens públicos.
…
O chefe de segurança da base operacional da TCUL (Transportes Colectivos Urbanos de Luanda), foi detido nesta quinta-feira, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), após admitir ter sido o responsável pelo incêndio que destruiu oito autocarros no parque de estacionamento da empresa, localizado no Zango.
Segundo declarou às autoridades, o homem identificado por António, afirmou que a sua intenção era apenas queimar o capim seco acumulado na área, por considerar que o mesmo dificultava as operações de segurança. Contudo, a situação acabou por saindo de controle e atingiu os veículos da frota antiga que estavam fora de circulação.
O segurança confessou ainda que não comunicou previamente à direcçãoda TCUL sobre a queima do mato, e que tentou, juntamente com colegas, conter as chamas quando percebeu a gravidade da situação, mas sem sucesso. Manuel Halaiwa é o porta voz do SIC geral;
MANUEL HALAIWA SIC GERAL 12H
A TCUL confirmou que os autocarros queimados pertenciam a uma frota desactivada, mas lamentou os danos materiais e os riscos provocados pelo incidente.
PONTO ECONOMIA
O primeiro fórum internacional sobre responsabilidade social decorre, neste momento, na Feira Internacional de Angola (FILDA 2025), na Zona Económica Especial (ZEE), província do Icolo e Bengo.
…
O responsável do Banco Mundial em Angola disse que o país precisa “urgentemente de estabelecer um caminho consistente para um crescimento robusto”, defendendo uma grande aposta no desenvolvimento financeiro inclusivo para reduzir a pobreza.
“A economia angolana precisa urgentemente de estabelecer um caminho consistente para um crescimento robusto, a fim de enfrentar quase uma década de estagnação e melhorar as condições para a redução da pobreza”, disse Juan Carlos Alvarez na apresentação do relatório sobre a economia de Angola, feito pelo Banco Mundial.
Num fórum económico hoje em Luanda, o Banco Mundial vai apresentar três relatórios sobre Angola: a atualização sobre a economia de Angola, o memorando económico e outro dedicado ao papel do setor privado no desenvolvimento desta economia africana lusófona.
No relatório, o Banco Mundial salienta a importância de promover o desenvolvimento financeiro inclusivo em Angola para combater a desigualdade e a exclusão significativas existentes, especialmente nas zonas rurais, onde o acesso aos serviços bancários formais é limitado e alerta que, “em comparação com outros países da região, as famílias angolanas têm menos acesso ao crédito, à poupança e aos serviços financeiros digitais”.
A inclusão financeira, afirmam os economistas do Banco Mundial, “pode impulsionar a participação económica e a resiliência, levando ao crescimento sustentável e à redução da pobreza”.
A representante do banco mundial em Angola destaca a importância do relatório;
BANCO MUNDIAL 1
Por outro lado, a responsável destacou ainda necessidade de se buscar robustez na economia angola;
BANCO MUNDIAL 2
…
FILDA em mais um dia. Este teceiro dia é marcado por sessões temáticas para além da atividade normal dos feirantes. Em directo Mara Dalva da equipa MFM na FILDA;
FILDA DIRECTO MARA DALVA
PONTO
O presidente angolano, João Lourenço é recebido daqui a pouco pela pelo Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém.
Este é o primeiro ponto da agenda João Lourenço e visita de estado a Portugal.
Na qualidade de presidente em exercício da União Africana, João Lourenço reúne-se também neste primeiro dia de visita oficial com o Grupo de Embaixadores Africanos acreditados em Lisboa.
No sábado, João Lourenço e Marcelo Rebelo de Sousa participam na Universidade NOVA School of Business and Economics, em Cascais, no “Diálogo entre Presidentes”, no âmbito do EuroaAfrican Forum 2025.
O ministro das relações exteriores Tete Antônio apresentou alguns dos pontos da agenda do estadista angolano em terras lusas;
TETE ANTONIO 12H
A visita coincide com o debate à volta da recente aprovação no parlamento português de novas disposições da lei de estrangeiros e João Lourenço já admitiu que existe “algum incómodo”.
Sobre as relações comercias entre Angola e Portugal, o analista Carlos Rosado de Carvalho fez um enquadramento sobre o fluxo comercial entre os dois países;
CARLOS ROSADO DE CARVALHO 12H
PONTIO
A situação social dos angolanos está em regressão, 50 anos depois. O arcebispo de Saurimo, Dom José Manuel Imbamba, dá como exemplo a situação que se vive no interior das lundas com a pobreza gritante e necessidade sociais das populações locais.
O prelado lembra as lideranças da necessidade de um verdadeiro serviço publico;
DOM IMBAMBA 1 SERVIÇO
Os apelo do Arcebispo é para que mais se faça para inverter o quadroapelado ao perdão ;
…
Angola exportou 83,6 milhões de barris de petróleo bruto no segundotrimestre de 2025 e encaixou 5,6 mil milhões de dólares, uma redução de 13,6 por cento quanto ao trimestre homólogo, anunciaram as autoridades.
Segundo dados da produção de petróleo e gás referentes ao segundo trimestre de 2025, tornados públicos esta Quinta-feira pelo Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, o volume de petróleo exportado representa uma diminuição de 3,82 por cento face ao trimestre anterior, ainda assim valendo um encaixe na ordem dos 5,6 mil milhões de dólares.
O valor bruto das exportações no segundo trimestre registou uma diminuição de 12,5 por cento relativamente ao trimestre anterior e em termos homólogos a redução foi de 29,81 por cento.
A China com 55,33 por cento foi o principal destino das exportações petrolíferas nacionais, seguida da Indonésia , Índia e Holanda.
PONTO DESPORTO.
A Selecção Nacional Juvenil de MMA continua imparável no Campeonato Mundial que decorre em Al Ain nos Emirados Árabes Unidos onde voltou ao conquistar mais uma medalha para o País.
A atleta Fernanda Sebastião, da categoria 67 kg Juvenil B, brilhou ao subir ao pódio com a medalha de bronze, mantendo viva a presença de Angola entre os melhores do mundo.
Em declarações a imprensa, a atleta Fernanda Sebastião disse que foi muito difícil conquistar a medalha de bronze.
RD-FERNANDA SEBASTIÃO.
Já os atletas Cláudio Fontoura e Albertina Ntyamba, medalhados com bronze na edição passada do Mundial, não conseguiram alcançar o pódio nesta jornada, mas conseguiram lutar com espírito competitivo.
Para o dia de hoje, 25 de Julho, Angola voltará à arena com mais 2 atletasque prometem dar o seu máximo:
Henrique Ngoma (52 kg Juvenil A e Delfina Alexandre (56,7 kg também Juvenil A).
…
Por outro lado, o responsável da Fábrica de Barcos para os Desportos Náuticos, Paulo Reis, diz estar a precisar de apoio financeiro para construir uma estrutura própria e maior com as melhores condições na zona econômica especial.
O responsável fez saber que a estrutura actual localizada no quilometro 25 junto à via expressa, é arrendada e tem poucas condições de trabalho.
RD-PAULO REIS-PARTE 1.
Paulo Reis, responsável da Fábrica de Barcos para os Desportos Náuticos, Paulo Reis, diz estar a precisar de apoio financeiro para construir uma estrutura própria e maior com as melhores condições na zona econômica especial.
INTERNACIONAL
O presidente francês anunciou esta quinta-feira que França irá reconhecer o Estado da Palestina em setembro. Emmanuel Macron afirmou que o “anúncio solene” irá acontecer na Assembleia Geral das Nações Unidas.
“Fiel ao seu compromisso histórico com uma paz justa e duradoura no Médio Oriente, decidi que a França reconhecerá o Estado da Palestina. Farei o anúncio formal na Assembleia Geral das Nações Unidas em setembro próximo”, escreveu o chefe de Estado francês na rede social X.
Para Emmanuel Macron, “a urgência hoje é acabar com a guerra em Gaza e prestar ajuda à população civil”.
…
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou, em declarações hoje divulgadas, que os negociadores ucranianos e russos começaram a discutir um possível encontro entre os líderes dos dois países.
“Precisamos colocar um fim a esta guerra e isso começa provavelmente com um encontro entre os líderes”, disse Zelensky durante um encontro na quinta-feira com jornalistas, no qual a agência noticiosa francesa AFP esteve presente.
Zelensky acrescentou que os negociadores russos “começaram a discutir o assunto” com o lado ucraniano, referindo que se trata de “um progresso em direção a algum tipo de formato de reunião”.
O lado russo, no entanto, não parece otimista quanto à possibilidade de uma reunião iminente.
As reuniões entre os dois lados, com as suas exigências radicalmente diferentes, produziram poucos resultados até agora e a Rússia continua a avançar na linha da frente.
Zelensky indicou ainda aos jornalistas que a Ucrânia está a trabalhar para financiar 10 sistemas de defesa aérea Patriot, após um acordo com Washington que permite aos países europeus comprar armas norte-americanas destinada a Kiev.
A Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022, numa nova fase da guerra que começou em 2014, com a anexação da península ucraniana da Crimeia pelos russos.