Jornal das 12h, edição de 24 de Julho de 2025

BISPOS CATÓLICOS APELAM À INCLUSÃO DE HOLDEN ROBERTO E JONAS SAVIMBI NO PATAMAR DOS PAIS FUNDADORES DA ANGOLA INDEPENDENTE AO LADO DE AGOSTINHO NETO;

CAMINONISTAS ANUNCIAM AUMENTO DO FRETE PARA O LESTE DO PAÍS, COMO CONSEQUENCIA DA SUBIDA DO PREÇO DO GASOLEO;

INCENDIO NA BASE DA TCUL EM VIANA RESULTA EM OITO AUTOCARROS CARBONIZADOS E AVULTADOS DANOS MATERIAIS;

TERCEIRO DIA DA FILDA MARCADO POR CONFERENCIA SOBRE INVESTIMENTOS NO CORREDOR DO LOBITO;  

CAZENGA REGISTA TRINTA CASOS DE SARAMPO EM TÊS MESES;  

LUTADOR DEMARTE PENA BRILHA EM ABU DABI E GARANTE ENTRADA AO UFC, A MAIOR ORGANIZAÇÃO DE MMA NO MUNDO;

JINGLE MIX+PUBLICIDADE

Jornal ao meio dia de 24 de Julho de 2025. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e Airton Kulonga.

JINGLE MV

Os Bispos Católicos consideram que as celebrações dos 50 anos da independência não terão sentido sem uma profunda reflexão sobre as conquistas alcançadas, os sacrifícios consentidos e as divergências insanáveis, que retardam o pleno desenvolvimento do país.

Por esta razão, a Conferência Episcopal de Angola São Tomé vai realizar em Setembro o Congresso da Paz e da Reconciliação Nacional.

Falando esta manhã ao programa A ÚLTIMA PALAVRA da MFM, o Presidente da CEAST, DOM JOSÉ MANUEL IMBAMBA, realçou que o jubileu dos 50 anos deve envolver cidadãos de todas as sensibilidades e instituições dos mais variados sectores da sociedade, numa profunda reflexão;  

DOM IMBAMBA 01

Quanto as condecorações atribuídas aos combatentes da luta pelaindependência, Dom José Manuel Imbamba defende que Holden Roberto e Jonas Savimbi deviam ser condecorados no mesmo patamar de Agostinho Neto, uma vez que os três lideres dos movimentos de libertação nacional foram signatários dos acordos de Alvor, que determinaram a data e local da proclamação da Independência  nacional;

DOM IMBAMBA 02

O presidente da CEAST considera que as alterações ao pacote legislativo eleitoral deveriam ser analisadas  pela sociedade civil, antes de serem submetidas a  assembleia nacional;

DOM IMBAMA 3

Dom Jose Manuel Imbamba, arcebispo de Saurimo e presente da CEAST falando esta manha ao programa  A ULTIMA PALAVRA da MFM. O ouvinte acompanha a entrevista completa as 13 horas.

PONTO

Incêndio destrói parte da frota desativada de autocarros da TCUL no Zango.

A Empresa de Transportes Colectivos Urbanos de Luanda (TCUL) informou que um incêndio de grandes proporções atingiu a sua Base Operacional do Zango na tarde desta quarta-feira, consumindo completamente oito autocarros antigos já fora de circulação.

A empresa destacou que não houve vítimas e que o incidente não afetará a operação regular de transporte na capital, tal como a MFM Nelson Jorge, presidente do conselho de administração da TCUL;

NELSON JORGE TCUL 1

Por seu turno, o serviço nacional de bombeiros diz que para conter este incêndio de grandes proporções recorreu a 11 operacionais e três viaturas.

Segundo superintendente chefe bombeiro, Wilson Baptista, porta voz do serviço nacional de bombeiros, as autoridades estão a investigar o sinistro, não colocando de parte fogo colocado na vegetação que circunda a zona onde estavam colocados os autocarros;

WILSON BAPTISTA BOMBEIRO 12H

Por outro lado, a administração da TCUL afirmou que as causas estão a ser investigadas pelas autoridades, não descartando a hipótese de ação deliberada.

A TCUL mantém colaboração com os órgãos de investigação e pediu à população vigilância na proteção de bens públicos. O presidente do conselho de administração da TCUL,  aproveitou para diz que as estão em curso as conversações com os trabalhadores que recentemente tencionavam realizar uma greve;

NELSON JORGE TCUL 2

Aumentam preços dos fretes para vários destinos no país.

Em consequência da subida do preço do gasóleo em 33%, no princípio deste mês, os fretes para a transportação rodoviária de mercadoria para os principais troços do país aumentaram em até 61 %, segundo a Associação dos Transportes Rodoviários de Mercadorias de Angola (ATROMA).

O presidente da ATROMA, Antônio Gavião, esclareceu que o aumento deve-se as mexidas no preço dos combustíveis;

ANTONIO GAVIÃO 12H  

PONTO ECONOMIA

A Feira Internacional de Angola edição 2025 entrou hoje, para o seu terceiro dia com foco nos investimentos para o Desenvolvimento do Corredor do Lobito.

O dia de hoje também será reservado para um Workshop sobre o actualestado do Mercado de Capitais angolano.

MFM REPORTAGEM

Termina hoje a Conferência Ministerial da ONU Turismo e da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO) sobre Turismo e Transportes Aéreos em África.

O encontro reúne representantes de governos africanos, especialistas internacionais e delegações de várias organizações regionais e multilaterais, num esforço conjunto para reforçar a integração económica do continente através do turismo e da aviação civil.

A conectividade aérea entre países africanos, as políticas de isenção de vistos, o investimento em infra-estruturas e o papel da inovação e da tecnologia no desenvolvimento do turismo e dos transportes foram alguns dos temas.

O analista MFM, Carlos Rosado de Carvalho fala da importância das ligações no continente, facilitando as deslocações internas, sem optar demais pela Ásia e Europa;

CARLOS ROSADO DE CARVALHO  12H

Hoje nas ultimas sessões com enfoque na sustentabilidade e no crescimento do turismo em África.

O último dia inclui ainda uma visita guiada à cidade de Luanda e um showcase cultural, com o objectivo de evidenciar a diversidade cultural angolana e reforçar a imagem do país como destino turístico.

PONTO

O Presidente angolano, João Lourenço, está a caminho de Lisboa para uma visita com programa oficial apenas sexta-feira e sábado.

João Lourenço, inicia sexta-feira de manhã a visita oficial no Palácio de Belém, onde será recebido pelo Presidente, Marcelo Rebelo de Sousa. 

O chefe de Estado angolano segue depois para a residência oficial do primeiro-ministro, onde se reunirá com Luís Montenegro, seguindo-se um almoço de trabalho.

Na parte da tarde, João Lourenço tem agendados encontros com empresários portugueses, no Palácio das Necessidades, antes da assinatura de quatro instrumentos de cooperação bilateral e da visita à Assembleia da República, onde está previsto um encontro com o presidente do parlamento, José Pedro Aguiar Branco.

O Presidente angolano é o convidado de honra de um jantar oficial oferecido pelo seu homólogo português, no Palácio da Ajuda, reunindo-se, antes, na qualidade de presidente em exercício da União Africana, com o Grupo de Embaixadores Africanos acreditados em Lisboa.

No sábado, segundo dia da visita, João Lourenço e Marcelo Rebelo de Sousa participam, na Universidade NOVA School of Business andEconomics, em Cascais, no “Diálogo entre Presidentes”, no âmbito do EuroaAfrican Forum 2025.

Nesta visita oficial vão ser assinados quatro instrumentos de cooperação bilateral: um memorando de entendimento entre as duas agências, de Portugal e de Angola, de promoção do investimento externo, e um segundo memorando de entendimento entre a Agência Nacional de transportes Terrestres (ANTT) e IP Engenharia (IPE) – Grupo Infraestructuras de Portugal.

Os restantes instrumentos bilaterais são um protocolo de Cooperação entre o Serviço de Proteção Civil e Bombeiros da República de Angola e a Autoridade Nacional de Emergências e Proteção Civil de Portugal e um protocolo de Parceria entre o Ministério do Interior de Angola e o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua Portuguesa para a Implementação do Programa de Cooperação Técnico–Policial e Proteção Civil, para o biénio 2025-2026.

E o presidente Joao Lourenço espera por mais investimento na cooperação entre Angola e Portugal.

Em vésperas de uma visita de alguns dias a Portugal, Joao Lourenço disse que o investimento luso é bem vindo;

JLO 1  NVESTIMENTO

João Lourenço abordou o caso da empresária Isabel dos Santos, negando qualquer tipo de perseguição política por parte das autoridades angolanas.

JLO 2 ISABEL DOS SANTOS

PONTO

Mais de trinta casos de sarampo foram registados no município do Cazenga, neste segundo trimestre deste ano, compreendendo os meses de Maio, Junho e Julho.

Dos dados são da direção municipal de saúde. Adelina Demby;  

ADELINA DEMY 12H

PONTO DESPORTO.

Demarte Pena voltou a brilhar no palco internacional das Artes Marciais Mistas ao vencer o lutador Abay Zhala do Cazaquistão, no Warriors 61, um dos eventos de MMA mais prestigiados do Médio Oriente.

O combate realizado ontem a noite em Abu Dhabi , confirmou acesso de Demarte Pena ao UFC, uma organização de Artes Marciais Mistas (MMA) que produz eventos ao redor de todo o mundo.

Em declarações a imprensa , Demarte Pena não escondeu a sua satisfação pela vitória e revelou que agora vai Estados Unidos para acertar com a organização UFC.

RD-DEMARTE PENA.

Demarte Pena satisfeito com a conquista no Warriors 61,que garantiu a sua entrada no UFC. Atualmente, é a maior e mais popular organização no mundo, reconhecida por ter os melhores lutadores do mundo de MMA.

E na categoria JUVENIL B ate´40 kg, a lutadora angolana StelviaMuhanha sagrou-se campeã mundial, ao alcançar a medalha de ouro, depois de superar, com notável disciplina técnica e determinação competitiva, duas atletas ucranianas.

Stélvia não escondeu a sua satisfação pela conquista da medalha e dedica a todos aqueles que acreditaram no seu trabalho.

RD-STÉLVIA MUNHANHA.

Quem também obteve uma vitória convincente é o lutador Dário Sousa (categoria Juvenil B até 52 kg) frente ao representante do Uzbequistão, Jovohir Khasanov, tendo posteriormente cedido perante o atleta do Tajiquistão, Khurshedjon Shokiron, num combate marcado por elevada intensidade e competitividade.

INTERNACIONAL

Israel está a estudar a resposta do grupo islamita palestiniano Hamas à proposta de cessar-fogo de 60 dias para a Faixa de Gaza, anunciou hoje o gabinete do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu.

“Os mediadores submeteram a resposta do Hamas à equipa de negociação israelita, estando atualmente sob revisão”, referiu o gabinete, num breve comunicado.

A resposta do Hamas incluiu propostas de alterações às cláusulas sobre a entrada de ajuda humanitária, mapas das zonas de onde o exército israelita se deverá retirar e garantias de um fim permanente para a guerra, disse à agência de notícias France-Presse uma fonte palestiniana próxima das negociações em curso em Doha, no Qatar.

“O Hamas acaba de apresentar a sua resposta e a das fações palestinianas à proposta de cessar-fogo aos mediadores”, afirmou hoje o movimento islamista palestiniano, na plataforma de mensagens Telegram.

Os negociadores estão a tentar chegar a acordo sobre uma trégua que permita a libertação de dez reféns israelitas em troca de um número não especificado de prisioneiros palestinianos.

No entanto, as negociações arrastam-se há mais de duas semanas sem qualquer avanço, com cada lado a acusar o outro de se recusar a ceder em exigências importantes.

Para Israel, desmantelar as capacidades militares e governamentais do Hamas é inegociável, enquanto o movimento palestiniano exige garantias firmes para uma trégua duradoura, a retirada total das tropas israelitas e o livre fluxo de ajuda humanitária para a Faixa de Gaza.

Um avião Antonov An-24 com 49 pessoas a bordo desapareceu hoje do radar na região de Amur, no extremo oriente da Rússia, informaram as autoridades locais.

“A comunicação com a aeronave foi perdida a vários quilómetros do aeroporto na cidade de Tynda“, informou o Ministério das Situações de Emergência russo em comunicado.

De acordo com informações preliminares fornecidas pelo governador da região de Amur, Vasili Orlov, o An-24 transportava 43 passageiros, incluindo cinco crianças, e uma tripulação de seis pessoas.

Data de Emissão: 24-07-2025 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados