Jornal das 12h, edição de 23 de Julho de 2025
PRESIDENTE JOAÕ LOURENÇO AFIRMA QUE NAÕ QUER DEIXAR O PODER A UMA QUALQUER INDIVIDUALIDADE;
PARLAMENTO PODE ENCERRA HOJE DISCUSSÕES SOBRE PACOTE LEGISLATIVO ELEITORAL;
CONFERENCIAS TEMATICAS E INTENÇÕES DE NEGOCIOS MARCAM SEGUNDO DIA DA FEIRA INTERNACIONAL DE ANGOLA “FILDA/2025”.
CANOAGEM ANGOLANA SURPREENDE COM SEXTO LUGAR NO CAMPEONATO DO MUNDO QUE ESTÁ A DECORRER EM PORTUGAL.
INICIAM-SE NEGOCIAÇÕES DE PAZ, MESMO NUM CLIMA DE ATAQUES RUSSOS A UCRANIA;
JINGLE MIX
Jornal ao meio dia de 23 de Julho de 2025. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e Airton Kulonga.
JINGLE MVIEIRA
O Presidente Joao Lourenço disse ontem que pensa na sua sucessão do cargo de chefe de estado, mas não quer deixar no poder um militantequalquer.
Numa entrevista da CNN Portugal, o presidente angolano abordou vários aspectos do país e relações internacionais.
João Loureço respondia a uma questão sobre a sua sucessão;
JLO SUCESSÃO 12H
O chefe de estado angolano reafirmou que neste momento Angola não tem condições para realização de eleições autárquicas;
JLO AUTARQUICAS 12H
Sobre as manifestações o presidente da republica diz ser a favor, mas alerta que as autoridades não vão tolerar qualquer tipo de arruaças;
JLO MANIFESTAÇÕES 12H
O presidente continua a defender o aumento gradual do preço dos combustíveis, om realce para a gasolina;
JLO 12H COMBUSTIVEIS
O Presidente angolano, que realiza, no final desta semana, uma visita oficial de três dias a Portugal.
…
Na analise a entrevista de ontem, o jornalista Carlos Rosado de Carvalho disse que da entrevista ficou mais uma vez claro que não haverá múltiplas candidaturas no próximo congresso do MPLA;
CARLOS ROSADO CANDIDATOS 12H
O analista politico Agostinho Sikato disse que sobre as autarquias do presidente foi claro dar a entender que as eleições locais acontecem depois das eleições gerais;
AGOSTINHO SIKATO 1 AUTARQUICAS
Em sua opinião, Carlos Rosado de Carvalho apontou ainda do facto do presidente ter previsto que o próximo presidente da republica será do MPLA;
CARLOS ROSADO DE CARVALHO 2
Agostinho Sikato disse, por outro lado, que está lançada ainda a questão da sucessão do presidente da publica, que está no seu ultimo mandato;
AGOSTINHO SIKATO 2 SUCESSÃO
PONTO
A proposta de Lei Orgânica sobre as Eleições Gerais pode ficar concluída hoje, na especialidade, e incorpora contribuições dos partidos da oposição.
Trata-se de um dos seis instrumentos jurídicos que compõem o pacote legislativo eleitoral em discussão nas comissões especializadas da assembleia nacional e que visa reforçar a transparência e a confiança no processo eleitoral.
JINGLE FILDA
Está no segundo dia a FILDA. O certame é a porta de entrada para o mercado angolano e um evento essencial para consolidar a sua presença neste mercado.
O segundo dia da Feira Internacional de Angola (FILDA2025), que iniciou,terça-feira, na Zona Económica Especial, em Calumbo, província de Icolo e Bengo, será marcado com várias conferências.
Durante os seus 6 dias de celebração reúne uma média de 50.000 visitantes que participam tanto na feira como nas múltiplas atividades paralelas.
Os sectores representados na Feira Internacional de Luanda (FILDA) vão desde a agricultura ou saúde, à química, design gráfico, tabaco ou têxteis e vestuário.
No certame, Marlene José, PCA da FOODCARE, primeira empresa angolana que exporta regularmente produtos alimentares “ MADE IN ANGOLA” para os EUA falou sobre a dinâmica de mercado;
MARLENE JOSÉ PCA FOODECARE 12H
…
José Severino da AIA destaca crescimento da FILDA;
JOSE SEVERINO AIA ( 01.30”)
…
Do Brasil, a representante a agencia estatal de exportações Eugênio Bartel, fala da importância estratégica da FILDA;
EUGENIA BARTEL 12H
Ainda do Brasil, Emerson Rayor falou da FIlda e a da importância nos negócios com aquele país sul americano.
…
Já abriu em Luanda a 2.ª Conferência Ministerial da ONU Turismo e da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO) sobre Turismo e Transportes Aéreos em África, reunindo líderes governamentais de todo o continente africano.
O evento pretende ser um fórum de alto nível para debater o papel do turismo e do transporte aéreo na integração económica do continente, no desenvolvimento das infra-estruturas, na mobilidade da população africana e no crescimento sustentável das economias nacionais.
As discussões centram-se em temas como a conectividade aérea, políticas de isenção de vistos, investimento em infra-estruturas, inovação tecnológica e sustentabilidade.
A abertura dos trabalhos decorre esta segunda-feira, 22 de Julho, com uma reunião técnica e workshops que reúnem especialistas de várias organizações e autoridades africanas, focando-se nos mecanismos disponíveis para transformar o turismo e o transporte aéreo no continente.
O programa inclui ainda sessões dedicadas ao impacto da tecnologia na reformulação das viagens, ao desenvolvimento do transporte aéreo através do turismo e ao investimento conjunto em turismo e infra-estruturas.
Na quinta-feira, 24 de Julho, os participantes continuam os trabalhos com sessões sobre sustentabilidade e crescimento do turismo em África. Está igualmente prevista uma visita guiada pela cidade de Luanda e um estudo de caso case cultural, destinado a promover a diversidade e a riqueza cultural angolana.
Angola regista mais de 500 casos de violência sexual contra criança no primeiro semestre deste ano no país.
Mais de 500 casos de violência sexual contra menor foram registados no primeiro semestre deste ano.
Os dados foram avançados pela organização Ngana Nzenza que reuniu nesta terça feira lideres religiosos e a sociedade civil.
Durante o encontro presidido pela primeira Dama da República Ana Dias Lourenço, foi discutida medidas urgentes para acabar com a violência contra criança, um mal que tem causado muitas vitimas.
A primeira Dama da República , Ana Dias Lourenço afirma que os dados apresentados são preocupantes e defende ainda que o combate contra este fenómeno que muitas vezes tem ocorrido no seio da família ou nas igrejas na qual fazem parte.
RD ANA DIAS LOURENÇO 1 12H
PONTO DESPORTO
O canoísta angolano Domingos Pacavira conseguiu, o sexto lugar no campeonato do mundo de Canoagem sub 23, júnior, que está a decorrer em Portugal, garantido uma estreia positiva na competição.
Na eliminatória dos 500 metros em C1, realizada hoje de manhã, Domingos Pacavira teve o tempo de 2minutos, 2 segundos e 12 milésimos, numa prova em que competiram nove canoístas.
O vice-presidente executivo da Federação Angolana dos desportos Náuticos, Domingos Pemba que está acompanhar de perto a prova, disse a MFM, que o sexto lugar é um resultado que supera as expectativas.
RD-DOMINGOS PEMBA-PARTE 1
Canoísta angolano Domingos Pacavira conseguiu, o sexto lugar no campeonato do mundo de Canoagem sub 23, júnior, que está a decorrer em Portugal, garantido uma estreia positiva na competição.
INTERNACIONAL
Ocorreram novos ataques entre a Rússia e a Ucrânia. A cidade de Odessa, no sul da Ucrânia, foi alvo de novos tiros de drones russos. As forças ucranianas atacaram por sua vez dispositivos de defesa russos.
Estes combates acontecem na véspera de uma terceira ronda negocial entre a Rússia e a Ucrânia.
Segundo o Estado-maior do exército ucraniano, 42 drones foram disparados pelos russos, 26 foram intercetados e 7 não atingiram o alvo, 9 drones atingiram 3 alvos. Os danos não foram comunicados pelas autoridades ucranianas.
Estes ataques acontecem na véspera do terceiro encontro entre a Ucrânia e a Rússia.
Os representantes dos dois países reúnem-se na Turquia para negociarem os termos da paz.