Jornal das 12h, edição de 23 de Dezembro de 2022

MANCHETES 

PROVEDORA DE JUSTIÇA GARANTE RIGOR NA SUA MISSÃO PARA O PROXIMO ANO.

PREÇOS DOS PRODUTOS DA CESTA BASICA AUMENTAM EM GRANDE ESCALA EM LUANDA. ECONOMISTA CONVIDA AUTORIDADES A MAIOR GIROR. 

EM VESPERAS DE NATAL, POLICIA EM LUANDA ALERTA PARA A SUA PRONTIDAO PARA CONTER O CRIME.

UNIAO AFRICANA CONDENA COM TERMOS DUROS TENTATIVA DE GOLPE DE ESTADO NA GAMBIA. ANALISTAS MFM FALAM DE MAIS UM MOMENTO NEGRO NA VIDA POLITICA AFRICANA.

JINGLE

Jornal ao meio dia de 23 de Dezembro 2022. Coordenação de Alves Fernandes, técnica Edson Machado e Mauro Fernandes.

NOTCIAS COM MV 

A Provedora de Justiça, Florbela Araújo, apelou os funcionários a priorizarem a defesa da justiça e das ideias do Estado Democrático de Direito, denunciando qualquer prática incompatível com os seus valores éticos, deontológicos e morais.

Na sua mensagem de fim do ano esta quinta-feira, Florbela Araújo reiterou o compromisso da instituição na defesa dos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos, tendo afirmado que o actual mandado será cumprido com elevação, intensidade e rigor.

FLORBELA ARAUJO – 1 – J012H23122022

Em gesto de balanço, Florbela Rocha Araújo, realçou o papel que a Instituição desempenhou no corrente ano, à nível nacional e internacional, não só como Directora do Instituto Internacional dos Provedores de Justiça, mas também como Presidente da Rede dos Provedores de Justiça da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

FLORBELA ARAUJO – 2 – J012H23122022

Provedora de Justiça, Florbela Araújo. 

PONTO

O maior partido da oposição quer adequar a lei do Orçamento Geral do Estado “aos novos e importantes desafios de Angola”. Atrasos na apresentação de relatórios e prazos apertados são alguns dos problemas apontados.

O líder do grupo parlamentar da UNITA, Liberty Chiaka, convocou esta quinta-feira a imprensa para apresentar o ponto de vista do partido sobre os relatórios de balanço de execução do primeiro e segundo trimestres do Orçamento Geral do Estado de 2022.

Liberty Chiaka disse que os documentos foram discutidos e votados no dia 19 deste mês, tendo os mesmos passado com votos favoráveis do grupo parlamentar do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), partido maioritário, e votos contra dos deputados da UNITA.

LIBERTY 12H 

Na comunicação, o líder do grupo parlamentar explicou as razões que levaram os deputados da UNITA “a rejeitarem, mais uma vez, as práticas reiteradas de obstrução que impedem o deputado de cumprir os seus deveres de auscultação ao cidadão e de fiscalização das atividades do executivo, nomeadamente uma verdadeira fiscalização da boa execução ou não, do Orçamento Geral do Estado”.

PONTO

Os preços na quadra festiva já estão a fazer das suas ou seja aumentar como é costume nesta época. Segundo o economista Carlos Rosado de Carvalho, a tendência especulativa também continua marcada por falta de rigor das autoridades em conter as ondas de mercado.

CARLOS 1

 Por outro lado, o comentarista MFM alertou a as consequências da especulação no mercado nacional

CARLOS 2

O Governo descarta a proposta de pausa laboral colectiva que, segundo um documento decorreria de 23 de Dezembro a 3 de Janeiro de 2023.

Deste modo, os funcionários públicos deverão cumprir o normal funcionamento das instituições nos horários e dias úteis laborais, contrariando a informação anteriormente publicada.

O Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional, procedeu a apreensão de (05) armas de fogo, sendo, (03) do tipo metrelhadora AKM, (02) do tipo Pistola, a recuperação das viaturas de marca Mitsubishi do modelo Pajero de cor branca, Toyota do modelo Corolla (vulgo Rabo de Pato) de cor cinzenta e deteve (70) cidadãos suspeitos de praticar diversos crimes.  

Os dados são das ultimas 24 horas em luanda. 

Os dados do balanço da policia nacional com o inspector chefe Euler Matari.

EULER MATARI PORTA VOZ 12H

 E os ouvintes MFM foram chamados esta manha a falara sobre uma das consequências das festas, a poluição sonora.

OUVINTES 12H   

PONTO

Angola e o Gabão assinaram, esta quinta-feira, em Libreville, capital gabonesa, dois instrumentos para reforçar a cooperação e os laços entre os dois países, no quadro da visita do Presidente da república, João Lourenço.

Trata-se de um memorando que permite consultas políticas bilaterais e um acordo de superação de vistos em passaportes de serviço e diplomáticos.

Os dois instrumentos jurídicos foram assinados pelo ministro das Relações Exteriores de Angola e pelo ministro dos Negócios Estrangeiros do Gabão, Teté António e Michael Moussa Adamo, respectivamente, em cerimónia testemunhada pelos Presidentes João Lourenço e Ali Bongo.

Segundo o ministro das Relações Exteriores, Teté António, que falava à imprensa, o primeiro instrumento é um acordo quadro que abrange todos os domínios, abrindo caminho para o reforço da cooperação nos mais variados sectores.

Teté António salientou que durante as conversações os dois presidentes trocaram impressões e experiências no domínio económico, questões regionais e globais.

TETE ANTONIO 12H

PONTO CORRIDO

O novo secretário da UNITA na província do Huambo, Apolo Yakuvela, iniciou, hoje, quinta-feira, às funções, depois de ter sido apresentado aos membros do Governo local e aos militantes da organização política.

Apolo Yakuvela, nomeado recentemente pelo presidente da UITA, Adalberto Costa Júnior, em substituição de Albertina Navita Ngolo, procedeu igualmente a troca de pasta com a sua antecessora, foi apresentado pelo secretário-geral desta formação político-partidária, Álvaro Tchikwamanga Daniel.

Na ocasião, Álvaro Tchikwamanga Daniel fez saber que a nomeação de Apolo Yakuvela faz parte do plano de rotatividade de quadros da UNITA, para que tenha um melhor funcionamento, tendo em vista o alcance dos objectivos preconizados.

O partidário solicitou ao Governo da província do Huambo e às demais instituições público/privadas da região, assim como aos quadros, militantes e simpatizantes da UNITA, maior apoio e colaboração com o novo secretário da organização.

A explosão de um engenho não detonado provocou a morte de uma criança e o ferimento de outras quatro no Huambo.

Segundo relatos no incidente, ocorrido no bairro Santo António, morreu uma criança de dois anos, enquanto as restantes foram socorridas para o Hospital Geral do Huambo.

Uma testemunha, tia de uma das vítimas, contou que as crianças terão recolhido numa lixeira alguns ferros para comercialização.

PONTO

No âmbito das suas responsabilidades pastorais e sociais, a comissão episcopal de justiça e paz e migrações da CEAST realizou uma monitoria a 7 hospitais nacionais de referência de Luanda, a fim de apurar  o acesso da população aos serviços de saúde.

O Padre Celestino Epalanga, Secretário-Geral da Comissão Episcopal de Justiça, Paz e Migração, durante a cerimónia de lançamento do relatório sobre esta monitoria, focou o objectivo e como melhorar o sistema de saúde.

O Padre Celestino, referiu-se também a diferença da acessibilidade em relação à informação, recepção e atendimento dos sete hospitais visitados.

RD: PADRE CELESTINO 2

CEAST realiza monitoria em 7 hospitais de Angola a fim de monitorar o acesso da população aos serviços de saúde.

INTERNACIONAL

A União Africana (UA) e a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) condenaram “veementemente” a alegada tentativa de golpe de Estado anunciada pelo Governo da Gâmbia na quarta-feira.

Condeno veementemente a tentativa de desestabilização do Governo da Gâmbia.

A União Africana rejeita veementemente qualquer tomada de poder pelas armas e mantém-se solidária com o Governo da Gâmbia”, disse na quarta-feira o chefe de Estado senegalês e presidente em exercício da UA, Macky Sall, na rede social Twitter.

O analista Osvaldo Nboko, condena mais esta tentativa da subversão da ordem constitucional num pais africano.

OSVALDO NBOKO 12H

 E o analista Lutina Santos aproveita para lembrar a historia dos golpes de estado em africa.

LUTINA SANTOS 12H 

Numa entrevista a vários jornais internacionais, o presidente francês, Emmanuel Macron, mostrou-se reticente à entrada da Ucrânia na NATO, a aliança militar intergovernamental.

m entrevista a vários jornais internacionais, o presidente francês, Emmanuel Macron, mostrou-se reticente à entrada da Ucrânia na NATO, a aliança militar intergovernamental.

Para Emmanuel Macron, a entrada da Ucrânia na NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte), seria vista pela Rússia como um confronto direto.

O presidente francês quer que sejam dadas “garantias de segurança” tanto à Ucrânia como à Rússia, quando a guerra acabar, para que a negociação com ambas as partes seja possível.

Presidente da RENAMO … Ossufo Momade está retido, na Gorongosa, por antigos guerrilheiros insatisfeitos com o rumo do processo de Desmilitarização, Desmobilização e Reintegração, DDR. A direcção do partido desmente os guerrilheiros.

A auto-proclamada, Renam Democrática, partido em criação, veio através do seu presidente interino, Vitano Singano, tornar público, em Maputo, que Ossufo Momade está retido na Serra da Gorongosa, desde terça-feira, 20 de Dezembro de 2022, pelos guerrilheiros insatisfeitos com o rumo do DDR. 

FIM.FIM

Data de Emissão: 23-12-2022 às 12:00
Género(s): Noticiário
 

Relacionados