Jornal das 12h, edição de 23 de Abril de 2025
JORNAL 12H/ZC
MANCHETES
– MILHARES DE FIÉIS RENDEM HOMENAGEM AO PAPA FRANCISCO NA BASÍLICA DE SÃO PEDRO. O FUNERAL DO SANTO PADRE ACONTECE SÁBADO PRÓXIMO;
– PROPOSTAS DE ALTERAÇÕES AO PACOTE LEGISLATIVO ELEITORAL EM DISCURSSÃO NA ASSEMBLEIA NACIONAL;
– UNITA PREPARA MANIFESTAÇÕES DE PROTESTO CONTRA TOMADA DE POSSE DO PRESIDENTE DA COMISSÃO NACIONAL ELEITORAL;
– FALTA DE CARTEIRAS E MANUAIS DE ENSINO NAS ESCOLAS PÚBLICAS LEVA MOVIMENTO DOS ESTUDANTES ANGOLANOS A MARCHAR NO PRÓXIMO SÁBADO;
– FMI ALERTA PARA O RISCO DE UMA NOVA CRISE GLOBAL, DEVIDO AO AUMENTO DA INCERTEZA ECONÓMICA;
– CORTES ORÇAMENTAIS DOS ESTADOS UNIDOS OBRIGAM A DESPEDIMENTO DE PESSOAL E A REDUÇÃO DE OPERAÇÕES DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE.
JINGLE MIX
Notícias no jornal ao meio dia de quarta-feira. 23 de Abril de 2025. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e João Congo, edição e apresentação de Zacarias Congo.
JINGLE “AS NOTÍCIAS”
O corpo do Papa Francisco foi trasladado, na manhã de hoje, para a Basílica de São Pedro, onde milhares de fiéis continuam a prestar homenagem ao líder da Igreja Católica, que morreu segunda-feira última.
No entanto, a missa das exéquias será celebrada no próximo sábado, 26 de abril, marcando o primeiro de nove dias de luto e orações em honra ao Pontífice.
Ao final da celebração eucarística, ocorrerão os ritos de despedidas solenes que marcam o encerramento das exéquias. Em seguida, o caixão do Papa será levado novamente para o interior da Basílica de São Pedro e, de lá, transferido para a Basílica de Santa Maria Maior, onde será realizada a cerimônia de sepultamento.
Diversos chefes de Estado e de governo já anunciaram oficialmente sua presença para prestar homenagem ao Santo Padre.
O Papa Francisco faleceu aos 88 anos e ficou 12 anos à frente da Igreja Católica. O relatório de falecimento divulgado afirma que morte de Francisco foi por AVC cerebral, coma e colapso cardiocirculatório irreversível.
PONTO
A Assembleia Nacional procede neste momento à discussão e votação na generalidade de vários diplomas, com destaque para três projectos de lei que integram o pacote legislativo sobre o processo eleitoral, de iniciativas do Titular do Poder Executivo e do Grupo Parlamentar da UNITA.
Entre os diplomas está o Projecto de Lei de Alteração à Lei Orgânica sobre as Eleições Gerais; a proposta de alteração à Lei Orgânica sobre a Organização e Funcionamento da Comissão Nacional Eleitoral, assim como o Projecto de Lei de Alteração à Lei do Registo Eleitoral Oficioso.
…
Entretanto, a UNITA convida os cidadãos a participarem de manifestações de protesto contra a tomada de posse de Manuel Pereira da Silva como presidente da Comissão Nacional Eleitoral de Angola.
Em conferência de imprensa esta terça-feira, o presidente do Grupo Parlamentar do maior partido político na oposição, Liberty Chiyaka, considerou como cumplice o silêncio de outras forças políticias quanto a este assunto e disse que as manifestações devem ser convocadas nos próximos dias pelo líder da UNITA, Adalberto Costa Júnior.
LIBERTY CHIYAKA – 01′ 01” 12H 23 04 2025
Liberty Chiyaka, presidente do Grupo Parlamentar da UNITA, que convida os cidadãos a participarem de manifestações de protesto contra a tomada de posse de Manuel Pereira da Silva como presidente da Comissão Nacional Eleitoral de Angola.
Por seu turno, o deputado do MPLA, Virgílio Tyova, disse hoje no Parlamento que inviabilizar a tomada de posse do presidente da CNE seria ilegal.
VIRGÍLIO TYOVA – 01′ 05” 12H 23 04 2025
O presidente da Comissão Nacional Eleitoral foi reconduzido depois de ter sido declarado vencedor do concurso curricular promovido pelo Conselho Superior da Magistratura Judicial.
A UNITA contestou esta decisão por considerar que o regulamento do concurso curricular esteve viciado alegadamente para favorecer a recondução de Manuel Pereira da Silva, também conhecido por Manico, que exerce o cargo de presidente da CNE desde 2020.
PONTO ISENÇÃO
De manifestações não é tudo…
O Movimento dos Estudantes Angolanos sai às ruas no próximo sábado, 26 de Abril, para protestar contra falta de carteiras nas escolas, insuficiência de professores, péssimo abastecimento de água potável nas instituições, bem como a problemática da falta de manuais de ensino.
Por outro lado, o MEA fala sobre uma alegada tentativa de sabotagem da atividade, pelo partido no poder, que terá convocado igualmente os jovens para um evento em Luanda, no mesmo dia em que deve acontecer a marcha, tal como avança o secretário provincial adjunto do Movimento dos Estudantes Angolanos em Luanda, História Augusto.
HISTÓRIA AUGUSTO – 01′ 04” 12H 23 04 2025
História Augusto, secretário provincial adjunto do Movimento dos Estudantes Angolanos em Luanda, e a marcha de protesto contra os problemas por que se debatem as instituições de ensino, marcada para o próximo sábado, 26 de Abril.
…
E no terceiro dia de aulas do último trimestre do ano lectivo 2024/2025, muitas escolas continuam a registar pouca presença de estudantes e professores.
A MFM passou por algumas instituições de ensino de Luanda e do Icolo e Bengo e ouviu alguns estudantes que se mostram satisfeitos pelo regresso às aulas, ao mesmo tempo em que apelam aos colegas que ainda estão em casa para retoma da atividade lectiva.
VOX POP 12H
E o professor da escola número 8 mil e 57, localizada na Urbanização Nova Vida, Gilberto Terezinha, diz que há presença massiva dos estudantes e espera que o rítmo se mantenha para o resto do ano.
PROFESSOR GILBERTO 12H
Por outro lado, o também professor, Vitorino Domingos, da escola número três mil e trinta e nove, na zona do Kifangondo, província de Icolo e Bengo, lamenta a fraca presença dos alunos na primeira semana de aulas do terceiro trimestre.
VICTORINO DOMINGOS 12H
Professores e alunos, e a primeira semana de aulas do terceiro trimestre do ano lectivo 2024/2025.
PONTO
Angola vai ter ainda este ano um novo mapa, na sequência da nova divisão político-administrativa, que fez com que o país saísse de 18 para 21 províncias.
Já decorrem os trabalhos técnicos para conformar os novos limites geográficos das províncias, municípios e comunas, tal como garante Ministro da Administração do Território, Dionísio da Fonseca.
DIONÍSIO DA FONSECA – 33” 12H 23 04 2025
Dionísio da Fonseca, Ministro da Administração do Território, garantindo que o país vai ter ainda este ano um novo mapa, na sequência da nova divisão político-administrativa.
…
“Pelos Caminhos da Independência: dos Cravos do 25 de Abril de 1974 a Dipanda de 11 de Novembro de 1975” é o tema de uma mesa redonda que a OFICINA DO CONHECIMENTO promove na tarde de hoje, em Luanda.
O evento terá como prelectores o político e antigo presidente da FNLA, Lucas Ngonda, o presidente do Bloco Democrático, Filomeno Vieira Lopes, o ex-deputado à Assembleia Nacional pela bancada parlamentar da UNITA, Ernesto Mulato, bem como o antigo Comandante Geral da Polícia Nacional, Paulo de Almeida, tal como confirma o Osvaldo Mboco, promotor da atividade.
OSVALDO MBOCO – 01′ 46” 12H 23 04 2025
Osvaldo Mboco, da OFICINA DO CONHECIMENTO, e a mesa redonda que acontece esta tarde, em Luanda.
…
(ACTUALIZAR HORÁRIO)
Angola registou mais 6 mortes e 297 novos casos de cólera nas últimas 24 horas.
Destes casos, 114 foram notificados em Benguela, actual epicentro da doença, Cuanza Norte 55, Luanda, 54 e a província de Malanje, teve um total de 32 novos casos de cólera.
Desde 7 de Janeiro, o país já registou 14.671 casos e 519 mortes pela epidemia de cólera, que afecta 17 das 21 províncias.
Ora, Angola está em terceiro lugar na escala global de mortes por cólera, segundo informação avançada, ontem, pela directora nacional de Saúde Pública, Helga Freitas.
De acordo com Helga Freitas, que falava durante um workshop de capacitação sobre as medidas de prevenção, combate e tratamento da cólera, destinado à classe empresarial do país, este quadro epidemiológico é muito preocupante, apesar dos esforços colectivos para mitigar e conter a propagação da doença.
E tudo acontece numa altura em que a UNITA criticou o que chama de “incapacidade do governo” em enfrentar a epidemia de cólera que se expande pelo país, salientando que este é o pior surto dos últimos 30 anos em Angola.
Segundo o ministro da Saúde do “governo sombra” da UNITA, Anastácio Rúben Sicato, face ao elevado número de casos registados no país já não se trata de um simples surto de cólera.
RÚBEN SIKATO 01 – 01′ 07” 12H 23 04 2025
Rúben Sikato disse que a epidemia de cólera reflecte a péssima qualidade de vida das populações, agravada com os problemas no sector da saúde.
RÚBEN SIKATO 02 – 01′ 06” 12H 23 04 2025
Anastácio Rúben Sicato, o ministro da Saúde do “governo sombra” da UNITA, e a epidemia de cólera, que contabiliza mais de 14.374 casos desde 07 de Janeiro e pelo menos 513 óbitos.
PONTO ECONOMIA
O Fundo Monetário Internacional alerta para o risco de nova crise global, impulsionada em grande parte pelo aumento da incerteza econômica em torno do comércio e de outros fatores geopolíticos.
No seu Relatório semestral sobre a Estabilidade Financeira Global, o FMI advertiu que o aperto das condições financeiras, junto do aumento da incerteza, está elevando os riscos financeiros em todo o mundo, e pode agravar a desaceleração económica que se tem vindo a sentir desde 2022.
A última atualização do FMI no seu indicador de riscos financeiros ocorre após a eleição do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e seus esforços para impor tarifas abrangentes aos parceiros comerciais em todo o mundo.
O relatório chega no momento em que o FMI e o Banco Mundial promovem a sua reunião semestral em Washington, nos Estados Unidos, da qual participa a ministra das Finanças, Vera Daves, em representação do governo de Angola.
…
O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde afirmou hoje que os cortes orçamentais dos Estados Unidos estão a deixar as contas da agência da ONU no vermelho, obrigando-a a reduzir operações e a despedir pessoal.
Segundo o responsável, a recusa dos Estados Unidos em pagar as suas contribuições para 2024 e 2025, combinada com os cortes na ajuda pública ao desenvolvimento de alguns outros países, significa que a organização enfrenta um défice na folha de pagamentos para o biénio 2026-2027 entre 560 e 650 milhões de dólares.
A agência de saúde das Nações Unidas prepara-se há já algum tempo para a retirada total dos Estados Unidos, historicamente de longe o seu maior doador, em janeiro próximo.
Os Estados Unidos cortaram 83% dos programas da agência de desenvolvimento norte-americana, a USAID, que era responsável por 42% da ajuda humanitária desembolsada em todo o mundo.
Em 10 de abril a OMS alertou para perturbações nos serviços de saúde em 70% das delegações nacionais inquiridas, “resultado das suspensões e reduções súbitas da ajuda pública ao desenvolvimento para a saúde”.
…
A empresa moçambicana de capitais chineses Dugongo é um dos candidatos escolhidos para o leilão promovido pelo Estado angolano para a privatização da unidade de cimento do grupo empresarial chinês China International Fund (CIF).
Em comunicado, o Instituto de Gestão de Ativos e Participação do Estado indica que vão a leilão, nos próximos dias, cinco empresas das áreas de bebidas, cimentos, logística e automóvel.
Na mesma nota o IGAPE refere que foram admitidos os relatórios finais de qualificação submetidos pelas Comissões de Negociação, referentes à Fábrica de Cimento CIF e Centro de Logística CIF, Fábrica de Cerveja (CIF Lowenda) e à Unidade de Montagem de Automóveis CIF SCG.
A CIF é uma empresa privada chinesa com sede em Hong Kong e um escritório em Pequim, fundada em 2003 para financiar projetos de reconstrução nacional e desenvolvimento de infraestruturas nos países em desenvolvimento, principalmente em África.
…
Há dificuldades no pagamento de contas do estado a parceiros privados.
A constatação geral foi feita num encontro realizado recentemente em Luanda. Empresários de vários ramos de actividades continuam a exigir ao governo o pagamento de serviços prestados, mesmo mediante um concurso publico.
Segundo Carlos Rosado e Carvalho, analista econômico MFM, o “calote” do estado, em alguns casos, determina a falência ou não de empresas nacionais;
CARLOS ROSADOD E CARVALHO 12H
…
DUBAI aposta em investimentos privados em Angola.
A câmera de Comércio e Indústria do Dubai realiza uma missão empresarial com empresas de vários sectores à Angola.
Tudo isto acontece em colaboração com a câmara de comércio e Indústria de Angola, para a preparação do Fórum de Negócios Dubai-Angola.
O Presidente, Câmara de Comércio e Indústria de Angola, Vicente Soares, disse que o objetivo do evento é de fortalecer os laços comerciais entre Angola e Dubai, promovendo parcerias estratégicas e o intercâmbio de conhecimentos entre os dois países;
VICENTE SOARES 1
Mohamed Lotta, presidente e responsável pelas câmaras de Comércio do Dubai disse que, 20 empresas que participam do referido fórum.
Acrescentou que é pela primeira vez que realizam encontros entre empresários de Angola e Dubai;
MOHAMED ALI RASHED LOTTA 1
De vários sectores apresentados destacam-se das pescas e da agricultura, segundo fez saber o Administrador Executivo da Agência de Promoção do Investimento e Exportações de Angola, AIPEX, Jerónimo Pongolola;
JERÓNIMO PONGOLOLA 1
A câmera de Comércio e Indústria do Dubai realizou em Luanda, uma missão empresarial com empresas de vários sectores do Dubai à República de Angola, em colaboração com a câmara de comércio e Indústria de Angola, para em sede do Fórum de Negócios Dubai-Angola.
PONTO DESPORTO
Angola estreou-se com uma impressionante vitória por 5-2 sobre a Guiné, na primeira edição do campeonato africano de futsal feminino, que está a decorrer em Rabat, Marrocos.
O duelo começou equilibrado com a selecção nacional a pressionar alto e abrir o placar no 1º minuto, numa partida em que Angola assumiu o controlo do jogo, diante de uma Guiné que teve de lutar para responder de forma eficaz a desvantagem.
O treinador de futsal Rui Sampaio disse que Angola confirmou o seu favoritismo perante uma Guiné frágilizada, sem um sistema ofensivo e defensivo.
RD-RUI SAMPAIO-PARTE 1.
O próximo jogo é na quinta-feira contra o Egito, partida que pode confirmar sua vaga para a próxima fase. Rui Sampaio diz que é um adversário mais a sério, mas que não terá facilidades.
RD-RUI SAMPAIO-PARTE 2.
Rui Sampaio treinador de futsal confiante na vitória de Angola diante do Egipto no confronto que acontece amanhã, a contar para a segunda jornada do campeonato africano de futsal feminino, que está a decorrer em Marrocos.
PONTO INTERNACIONAL
Um juiz federal norte-americano ordenou a administração de Donald Trump a repor a emissão Voz da América e outros media estatais internacionais financiados pelo Congresso, considerando a medida “destituída de análise”.
O juiz distrital Royce Lamberth deliberou que a administração exigiu ilegalmente que a Voz da América (VOA) cessasse as operações, pela primeira vez desde a sua criação há mais de 80 anos.
Os advogados dos funcionários e contratados da VOA haviam pedido ao juiz que restabelecesse a capacidade de a rádio transmitir tal como o fazia antes de o Presidente Donald Trump cortar o seu financiamento.
Lamberth concordou em grande parte com os acusantes, ordenando que a administração restaure a emissão da VOA e duas das redes de transmissão independentes operadas pela Agência dos EUA para os Media Globais (USAGM) – Rádio Ásia Livre e Rede de Difusão para o Médio Oriente – até que os processos judiciais sejam dirimidos.