Jornal das 12h, edição de 22 de Novembro de 2024

ANGOLA REGISTA SEGUNDO CASO DE VARÍOLA DOS MACACOS A UMA CRIANÇA DE DOIS ANOS E TEM NESTA ALTURA 9 CASOS SUSPEITOS DA DOENÇA;

– DELEGADOS AO NONO CONGRESSO ORDINÁRIO DA JMPLA ESCOLHEM HOJE O NOVO PRIMEIRO SECRETÁRIO NACIONAL DO BRAÇO JUVENIL DO MPLA;

– UNITA MARCHA AMANHÃ EM LUANDA CONTRA A PROBLEMÁTICA DA FOME E DA POBREZA EM ANGOLA;

– REINO UNIDO CONGELA BENS DE ISABEL DOS SANTOS E PROÍBE EMPRESÁRIA DE ENTRAR NO TERRITÓRIO;

– PRIMEIRO-MINISTRO ISRAELITA E LÍDER DO HAMAS ALVOS DE MANDADO DE CAPTURA DO TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL, SOB ACUSAÇÃO DE CRIMES DE GUERRA E CONTRA A HUMANIDADE.

JINGLE MIX 

Jornal ao meio dia de sexta-feira, 22 de Novembro de 2024, Dia Nacional do Educador em Angola. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edmundo Simões e Paulo Miranda Filho, edição e apresentação de Zacarias Congo.

JINGLE “AS NOTÍCIAS”

Angola continua em alerta pelo registo do segundo caso de Mpox, ou simplesmente varíola dos macacos, a uma criança de 2 anos, filha do primeiro caso, registado no dia 14 deste mês, em Luanda.

As duas doentes estão internadas no Centro de Tratamento de Endemias e Pandemias.

Segundo a Direcção Nacional de Saúde Pública, o país tem nesta altura 9 casos suspeitos da doença.

Sobre a varíola dos macacos, o médico especialista em saúde pública, Jeremias Agostinho, reforça a necessidade de se observarem as medidas preventivas.

JEREMIAS AGOSTINHO – 52” 12H 22 11 2024 

Jeremias Agostinho, médico especialista em saúde pública.

A Mpox, mais conhecida como varíola do macaco, é uma doença que se manifesta através de febre, dor de cabeça, dor muscular, dor nas articulações, manchas, lesões ou bolhas na pele, e ainda lesões nas mucosas. 

O período de incubação da doença varia de 5 a 21 dias.

PONTO

O Governo britânico anunciou, esta quinta-feira, sanções à empresária angolana Isabel dos Santos e dois dos seus associados, incluindo a proibição de entrar no território e o congelamento de activos.

As sanções constituem o primeiro passo da nova campanha do Ministério dos Negócios Estrangeiros para combater a corrupção e o financiamento ilícito.

Para além de Isabel dos Santos, são ainda alvo de sanções a sócia da empresária, Paula Oliveira, e o ex-diretor financeiro da SONANGOL, Sarju Raikundalia.

Para o analista MFM para as questões e jurídicas, Joaquim Jaime, a medida resulta de uma reclamação do estado angolano para a devolução de activos tomados de forma ilegal.

JOAQUIM JAIME – 01′ 56” 12H 22 11 2024

Joaquim Jaime, analista MFM para os assuntos políticos e económicos.

Em reação, a empresária Isabel dos Santos considera a decisão injustificada e volta a negar que se tenha apropriado indevidamente de dinheiro da petrolífera estatal SONANGOL ou da operadora de telecomunicações UNITEL.

Isabel dos Santos já prometeu que vai recorrer das sanções, por entender que a medida é incorreta.

– ADICIONAR JOAQUIM JAIME

PONTO MPLA

Os delegados ao nono congresso ordinário da JMPLA escolhem hoje o novo primeiro secretário nacional do braço juvenil do MPLA, em substituição de Crispiniano dos Santos.

Estão em disputa Justino Capapinha e Adilson Hach, um dos dois será anunciado amanhã como novo primeiro secretário nacional da JMPLA.

E ontem, no discurso de abertura do congresso, o presidente do MPLA, João Lourenço, disse que o seu partido sempre esteve junto da juventude angolana em toda a sua plenitude.

JOÃO LOURENÇO 01 – 01′ 16” 12H 22 11 2024

João Lourenço, presidente do MPLA, no discurso de abertura do nono congresso ordinário do MPLA;

E o primeiro secretário nacional cessante, Crispiniano dos Santos destacou no seu discurso dos pontos altos do seu consulado;

CRISPINIANO DOS SANTOS – 01´ 38´´ 12H 21 11 2024

Crispiniano dos Santos, primeiro secretário nacional cessante da JMPLA.

Os mil e 795 delegados escolhem hoje o novo líder do braço juvenil do MPLA, mas os resultados só serão divulgados amanhã.

PONTO UNITA

É já amanhã que a UNITA realiza em Luanda uma marcha de protesto contra a problemática da fome e da pobreza, em Angola. 

A saída às ruas vai contar com a participação dos dirigentes da Frente Patriótica Unida, tal como confirma o secretário provincial do maior partido na oposição em Luanda, Adriano Sapinãla.

ADRIANO SAPINÃLA – 01′ 21” 12H 22 11 2024

Adriano Sapinãla confirma que as questões organizativas foram acauteladas.

ADRIANO SAPINÃLA 02 – 01′ 19” 12H 22 11 2024

Adriano Sapinãla, secretário provincial da UNITA em Luanda, e marcha que terá lugar amanhã, em protesto contra a problemática da fome e da pobreza.

Sobre a problemática da fome, o mais recente relatório da FAO, Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, divulgado há três meses indicou que em Angola pelo menos 11 milhões de pessoas passam fome ou têm dificuldades para o acesso aos alimentos.

PONTO ISENÇÃO

Há restrições no abastecimento de água potável no Distrituro Urbano do Zango, devido a dificuldades enfrentadas pela Estação de Tratamento de Águas de Calumbo.

Segundo o porta-voz da EPAL, Wladimir Bernardo, em causa as fortes chuvas que têm caído nos últimos dias e estão a alterar a característica da água bruta.

WLADMIR BERNANRDO – 01′ 14” 12H 22 11 2024

Wladimir Bernardo, porta-voz da EPAL.

E Luanda tem um novo Vice-governador para os Serviços Técnicos e Infra-Estruturas. Trata-se de Calunga Quissanga, nomeado ontem pelo Presidente da República.

Antes então, Calunga Quissanga exercia o cargo de director do gabinete de infra-estrutura do Governo da Província da Luanda.

PONTO ECONOMIA

O director-geral do INE, José Calengi, insiste em referir-se à “repescagem” do CENSO, ao contrário de “prorrogação”, como apontam algumas vozes.

Segundo ele, a repescagem consiste em retornar a casas que não puderam ser recenseadas por diversas razões, como ausência de moradores ou problemas com os questionários. 

No entanto, dados apontam que 77% da população foi recenseada, o que significa que 23% ficou de fora. 

Segundo classificações internacionais, um CENSO é considerado aceitável quando omite apenas 2 a 4% da população, e regular ou mau quando ultrapassa os 9%.

De acordo com o analista MFM, Carlos Rosado de Carvalho, embora o director-geral afirme que a continuidade do trabalho é parte do plano inicial, foi necessário adicionar adendas aos contratos dos recenseadores, o que levanta dúvidas sobre a natureza planejada da ação;

CARLOS ROSADO DE CARVALHO 12H INE 

PONTO

O SIC em Luanda deteve um cidadão por tentativa de transferência bancária de mais de trezentos milhões de kwanzas, com recurso a documentos falsos.

O implicado é integrante de uma rede criminosa que se dedicava a defraudação de contas bancárias com recurso a documentos falsos, de acordo com o porta-voz do Serviço de Investigação Criminal, Superintendente-chefe Manuel Halaiwa.

MANUEL HALAIWA – 46’’ 12H 22 11 2024

Superintendente-chefe Manuel Halaiwa, porta-voz do Serviço de Investigação Criminal, e a detenção de um cidadão por tentativa de transferência bancária de mais de trezentos milhões de kwanzas, com recurso a documentos falsos.

E a Polícia capturou no Kwanza Sul um cidadão, acusado no crime de homicídio, em que foi vítima uma mototaxista.

O crime ocorreu na província do Bengo, mas o implicado foi detido no Kwanza Sul, onde se encontrava foragido, tal como esclarece o porta-voz da Polícia Nacional no Bengo, Superintendente Paulo Miranda de Sousa.

PAULO MIRANDA DE SOUSA 01 – 50” 12H 22 11 2024

O Superintendente Paulo Miranda de Sousa confirma igualmente a detenção de um professor, que terá abusado sexualmente a própria sobrinha de apenas 12 anos.

PAULO MIRANDA DE SOUSA 02 – 01′ 28” 12H 22 11 2024

Superintendente Paulo Miranda de Sousa, porta-voz da Polícia Nacional no Bengo, e as últimas operações realizadas pela corporação naquela província.

PONTO DESPORTO

O treinador dos Palancas Negras, Pedro Gonçalves, diz que é um grande estímulo para Angola defrontar uma poderosa selecção como a Argentina. 

Para o técnico Português, que reagia ao anúncio do confronto amigável entre Angola e a campeã mundial Argentina, feito esta quinta-feira pelo Presidente João Lourenço, o duelo será também uma mais valia, na construção dos objectivos classificativos, para o campeonato do mundo que terá lugar na América do Norte em 2026.  

PEDRO GONÇALVES – 01′ 13” 12H 22 11 2024

Pedro Gonçalves, selecionador nacional.

Sobre este amistoso, o Ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, fez saber que o pacote negocial já está fechado, devendo a seleção de Lionel Messi chegar a Luanda em 2025 para defrontar Angola, no âmbito das celebrações dos 50 anos da Independência Nacional.

PONTO INTERNACIONAL

O Tribunal Penal Internacional emitiu um mandado de captura contra o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyah, sob acusação de crimes de guerra e contra a humanidade.

Estão igualmente referenciados para captura o antigo ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, e o líder do Hamas, Mohammed Deif.

Na reação, tanto o Hamas como Benjamin Netanyah conderanaram o pedido Tribunal Penal Internacional. O primeiro-ministro de Israel acusou mesmo o procurador que o assina de vergonhoso e contra os judeus.

Também o presidente dos EUA, Joe Biden, criticou o procurador e reiterou que Israel tem o direito de se defender contra o Hamas.

Por seu turno, a secretária-geral da Amnistia Internacional saudou a emissão de mandados internacionais de captura para o primeiro-ministro e o ex-ministro da Defesa de Israel e o chefe do braço militar do Hamas, afirmando que constituem “avanços históricos da Justiça”.

Segundo a responsável da organização de defesa dos direitos humanos, os mandados de detenção devem assinalar o início do fim da impunidade persistente e generalizada que está no cerne da crise dos direitos humanos em Israel e nos Territórios Palestinianos Ocupados.

O ex-Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, confirmou, esta quinta-feira, que está entre os 37 indiciados pela Polícia Federal pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa.

Bolsonaro apresentou igualmente críticas ao juiz relator do processo no Supremo Tribunal Federal.

Data de Emissão: 22-11-2024 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
PUB RADIO PLAY

Relacionados