Jornal das 12h, edição de 22 de Agosto de 2022

 

 

MANCHETES

 

MPLA REÚNE MULHERES NO MULTIUSOS DO KILAMBA E UNITA NO CAZENGA NA ÚLTIMA PARTE DA CORRIDA LEITORAL ANTES DE ATINGIR A META;

POLÍCIA NACIONAL ESTÁ PREPARADA PARA GARANTIR ELEIÇÕES TRANQUILAS, AFIRMA COMANDANTE-GERAL;

FINAL DE SEMANA SANGRENTO EM LUANDA DEZANOVE PESSOAS MORTAS, VÍTIMAS DE QUARENTA E DOIS ACIDENTES DE VIAÇÃO;

FAMILIARES DE FUZILEIROS DESAPARECIDOS EM ALTO MAR CONTINUAM PREOCUPADOS DEVIDO A FALTA DE PRONUNCIAMENTOS DA MARINHA DE GUERRA ANGOLANA;

RÚSSIA INCAPAZ DE “AVANÇOS TERRITORIAIS SIGNIFICATIVOS NOS PRÓXIMOS MESES AFIRMA INSTITUTO NORTE AMERICANO;

JINGLE ELEICÕES

Jornal da tarde da MFM, segunda-feira, 22 de Agosto de 2022, tem o suporte técnico de Edson Machado e Mauro Fernandes, coordenação de Alves Fernandes, edição de Abílio Cândido.

JINGLE M. VIEIRA

 

 

JINGLE UNITA

A UNITA realiza neste momento em Luanda o seu último comício da campanha, no campo adjacente da Filda, no Cazenga, onde militantes, amigos e simpatizantes, estão concentrados para ouvir o discurso do presidente do partido e candidato do Galo Negro à Presidência da República, Adalberto Costa Júnior.

 

JINGLE MPLA

O candidato do MPLA a presidente da república, João Lourenço, tem hoje no pavilhão multiusos do Kilamba em Luanda, um encontro alargado com organizações femininas.

Com este encontro, João Lourenço, pretende colher informações para melhorias das suas acções nos mais variados sectores de actividade, em caso de vitória nas eleições gerais de 24 de Agosto.

JOANA TOMA´S  12HOO

 

JINGLE CASA-CE

 

PONTO

A Comissão Nacional Eleitoral, realizou, este domingo, um seminário para os chefes das missões de observação nacionais e internacionais, em que foram apresentadas as normas e princípios que regulam a observação de eleições em Angola.

Segundo o Presidente da Comissão Nacional Eleitoral Manuel Pereira da Silva os conteúdos do seminário tiveram como base o pacote legislativo eleitoral e o regulamento sobre o reconhecimento e a acreditação dos observadores.

MANUEL PERREIRA DA SILVA 7HOO

E o antigo Presidente de Moçambicano, Joaquim Chissano, apelou, este domingo, em Luanda, aos partidos políticos para confiarem nos órgãos eleitorais e esperarem os resultados da votação com calma.

Chissano, que se encontra em Angola na qualidade de observador das eleições gerais da próxima quarta-feira, disse à imprensa que todos devem aceitar os resultados das eleições, mesmo que não concordem com eles, para manter a unidade e a paz e propiciar o progresso de Angola.

 

JOAQUIM CHISSANO 7HOO

PONTO

O Governo angolano determinou, no sábado, o encerramento dos mercados e feiras na próxima quarta-feira, 24, dia da votação em Angola.

Um decreto conjunto dos ministérios da Administração do Território e do Comércio e Indústria refere que a medida se estende às superfícies comerciais que devem, no dia 24, conceder a dispensa necessária aos seus funcionários para que possam exercer o seu direito de voto, ainda que trabalhem em regime de turnos.

De acordo com o documento, a medida é, igualmente, extensiva à venda ambulante e de rua, e tem por objectivo garantir a participação massiva dos cidadãos no dia de votação.

O Director Municipal de Promoção do Desenvolvimento Económico Integrado de Viana, Dorivaldo Adão, apela os comerciantes a cumprirem com o decreto.

DORIVALDO ADÃO 12HOO

 

PONTO

A Polícia Nacional lança hoje a campanha “Eleições Seguras”, para sensibilizar os cidadãos sobre o comportamento a adotar para assegurar que as eleições gerais de 24 de agosto ocorram com civismo.

Durante o acto, que ainda decorre na antiga unidade operativa de Luanda, o Comandante-Geral da Polícia Nacional, comissário-geral. Arnaldo Manuel Carlos, disse, que as acções desenvolvidas pelas forças da ordem durante os períodos de pré-campanha e campanha eleitoral, foram satisfatórias, devido a diminuição de crimes.

ARNALDO CARLOS 12H00  

E a partir da antiga Unidade Operativa, onde acontece uma conferencia de imprensa, reportagem MFM em directo com o Romão de Jesus, boa tarde;

ROMÃO DE JESUS-DIRECTO 12HOO

PONTO

Dezanove pessoas morreram nas principais estradas da capital do país, vítimas de 42 acidentes de viação registados pelo Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional no último fim de semana.

O Director Provincial do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa da Corporação, superintendente, Nestor Goubel, diz, que dos referidos acidentes, 45 pessoas ficaram feridas e causaram danos materiais avaliados em mais de 21 milhões de kwanzas.

NESTOR GOUBEL 12HOO

Dezanove pessoas mortas, vítimas de 42 acidentes de viação no último fim de semana na província de Luanda, de acordo com relatório da Polícia Nacional.

PONTO

Passados cerca de três meses desde o desaparecimento misterioso de dois efectivos militares da Marinha de Guerra de Angola na região sul do país, nomeadamente, tenente César Augusto Campos Kissanga e do segundo cabo Leonardo dos Santos Alberto, que seguiam com mais outros colegas ter naufragado em alto mar, familiares, deslocaram-se á Província de Benguela, onde manifestarem-se preocupados, porque até ao momento não têm mais informações sobre respectivo desaparecimento.

FAMILARES FUZILEIROS 12HOO

De acordo com informação, a Marinha de Guerra terá prometido, o envio de uma comissão oficial às casas dos familiares para esclarecer o assunto.

PONTO

Um grupo de ex-trabalhadores da Sonangol, despedidos entre anos de 2017 e 20220, realizou hoje mais um acto de protestos em frente à sede da petrolífera estatal angolana, para reclamar indemnizações e estabilidade de emprego.

O representante do colectivo de trabalhadores da Sonangol, Vladimiro Pequenino, diz que as reclamações, visam pressionar a entidade, para que se pronuncie após apresentação de uma carta onde estão reflectidas as exigências.

VLADIMIRO PEQUENINO 1 12HOO

Ex-trabalhadores da Sonangol prometem mais protestos para reclamar indemnizações e estabilidade de emprego.

No entanto, o porta-voz da Sonangol, Dionísio Rocha, contacto esta manhã pela MFM para falar sobre o assunto, negou gravar entrevista alegando estar reunido.  

DESPORTO

A seleção nacional júnior masculina de andebol procura hoje a segunda vitória diante da Tunísia, em jogo da segunda jornada do campeonato africano da modalidade que decorre em Kigali, capital do Rwanda.

A actualidade desportiva com o Hilário Leonardo, boa tarde;

HILÁRIO LEONARDO-DIRECTO 12HOO

INTERNACIONAL 

O Instituto para os Estudos da Guerra norte-americano afirma que as forças invasoras russas na Ucrânia “esgotaram o ímpeto” e deverão ser incapazes de “avanços territoriais significativos nos próximos meses”.

No seu mais recente relatório sobre a situação militar no terreno na Ucrânia, a dois dias do Dia da Independência ucraniano e de serem cumpridos seis meses desde o início da invasão russa, o instituto baseado em Washington dá conta de vários ataques das tropas de Moscovo nos últimos dias, mas todos repelidos.

“As operações ofensivas russas no leste da Ucrânia provavelmente esgotaram o ímpeto limitado que ganharam no final de julho e provavelmente estão a culminar”, refere o ISW, que recolhe e analisa informação de fontes russas e ucranianas.

Data de Emissão: 22-08-2022 às 12:00
Género(s): Noticiário
 

Relacionados