Jornal das 12h, edição de 21 de Maio de 2025
ADVOGADOS EM BENGUELA INSTAM CONSELHO NACIONAL A INSTAURAR PROCESSO CONTRA OS COLEGAS POR SUPOSTA VIOLAÇÃO DOS DEVERES DEONTOLÓGICOS E ESTATUTÁRIOS DA CLASSE;
SERVIÇO DE PROTECÇÃO CIVIL E BOMBEIROS DIZ QUE ESTÁ A TRABALHAR PARA SE APURAR AS REAIS CAUSAS DA EXPLOSÃO NUMA PLATAFORMA PETROLIFERA EM CABINDA;
MOVIMENTO DE ESTUDANTES MANIFESTA-SE NA HUILA MANIFESTA-SE CONTRA FALTA DE CARTEIRAS E PROFESSORES NA PROVINCIA;
UNIÃO EUROPEIA ADOPTA NOVO PACOTE DE SANÇÕES CONTRA A RUSSIA;
BASQUETEBOL: PETRO E PRIMEIRO DE AGOSTO AJUSTAM CONTAS NA FINAL DO NACIONAL;
JINGLE MIX
Jornal das 12 horas na Radio MFM, com coordenação de Alves Fernandes, técnica final e João Congo.
JINGLE MV
A 17.ª Cimeira EUA- África vai decorrer de 22 a 25 de Junho próximo, em Luanda.
O grande objetivo é servir como um factor catalisador para reduzir a dependência do petróleo em Angola, através da captação de novos investimentos
Segundo as autoridades angolanas, a Cimeira EUA/ AFRICA representa uma oportunidade para Angola fortalecer sectores não petrolíferos, como agricultura, indústria transformadora, energias renováveis, entre outros segmentos relevantes para o desenvolvimento do país.
O certame, enquadrado nas celebrações dos 50 anos de Independência de Angola, vai permitir também o estabelecimento de parcerias com empresas norte-americanas de ponta e facilitar o acesso aos instrumentos financeiros junto de instituições afins.
A cimeira, que reunirá anualmente chefes de Estado africanos, ministros, altos funcionários da administração norte-americana e executivos de empresas dos dois continentes, será uma plataforma crucial para fortalecer os laços comerciais e de investimento entre os Estados Unidos e a África.
22 a 25 de Junho, Luanda vai acolher a 17 ª Cimeira de Negocios EUA -AFRICA. A cimeira tem como tema “Caminhos para a prosperidade: uma visão partilhada para a parceria Estados Unidos – África”.
O evento vai reunir mais de 1500 delegados, abrangendo presidentes africanos, chefes de governo e ministros, altos funcionários do governo dos EUA e líderes de empresas dos EUA e da África.
A secretaria de estado para o comercio e serviços, Augusta Fortes, disse esta terça feira, durante a cerimonia de apresentação, que o a cimeira representa uma oportunidade para angola fortalecer os setores relevantes para o desenvolvimento do País.
AUGUSTA FORTES 10 H
Augusta Fortes, secretaria de estado para o comercio e serviços.
Por sua vez o secretario de estado para comunicação social, Nuno Caldas, garantiu que a nível do plano de cobertura, estão a ser levadas a cabo parcerias entre angola e algumas cadeias televisivas internacionais;
NUNO CALDAS 10 H
Secretario de Estado para Comunicação Social, Nuno Caldas, durante a cerimonia de apresentação do 17 ª cimeira EUA-AFRICA que terá lugar de 22 a 25 de junho próximo.
O evento terá um foco especial em setores estratégicos para o desenvolvimento de Angola, como a energia, a infraestrutura, a agricultura e a tecnologia.
Além disso, o evento contribuirá para fortalecer a cooperação entre os Estados Unidos e a África em questões globais como a segurança alimentar, a segurança energética e a proteção ambiental.
O analista MFM, Carlos Rosado de Carvalho pensa que este é um bom momento ara mostrar angolana conforme ela ´e aproveitar para fazer novos negócios;
CARLOS ROSADO DE CARVALHO 12H ( 02.22”)
Recentemente o Presidente da República, João Lourenço, determinou a criação de um Grupo de Trabalho, encarregue de preparar, coordenar e organizar as tarefas inerentes às responsabilidades de Angola.
O Grupo de Trabalho é coordenado pelo ministro de Estado para a Coordenação Económica, tendo como adjunto o titular da Indústria e Comércio.
O grupo integra ainda os ministros das Relações Exteriores, Interior, Finanças, Planeamento, Transportes, Telecomunicações Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Saúde, Cultura, Turismo, governador da província de Luanda, secretário do Presidente da República para os Assuntos Económicos e o Presidente do Conselho de Administração da Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX).
PONTO
Um grupo de nove advogados e advogados estagiários do Conselho Provincial de Benguela da Ordem dos Advogados de Angola (OAA) manifestou, o seu repúdio à providência cautelar que resultou na suspensão do “Diálogo Nacional sobre o Processo Legislativo Eleitoral”, evento organizado pelo Conselho Nacional da OAA e que deveria realizar-se no dia 8 de Maio, nas instalações da Universidade Católica de Angola, em Luanda.
Os subscritores consideram que a acção judicial, alegadamente movida por colegas da própria classe, constitui um grave atentado aos princípios de coesão institucional da OAA, à liberdade de expressão e ao livre debate jurídico. Para os signatários, a iniciativa comprometeu o papel cívico e profissional da advocacia angolana, num momento sensível de discussão sobre o futuro do quadro legal eleitoral do país.
Em resposta à situação, os advogados interpelaram formalmente o presidente do Conselho Provincial de Benguela da OAA, instando-o a desencadear o competente processo disciplinar contra os colegas envolvidos na iniciativa judicial, por entenderem que tal conduta violou os deveres éticos, deontológicos e estatutários que vinculam a classe.
…
O ministro da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos “Liberdade”, propôs, terça-feira, às chefias militares a coordenarem acções e sinergias que conduzam à realização de exercícios, partilha de informações e boas práticas, para em conjunto combaterem as ameaças transnacionais que colocam em risco a estabilidade, a soberania e o bem-estar das populações da comunidade.
João Ernesto dos Santos “Liberdade”, que falava na abertura da 26ª Reunião dos Chefes do Estado-Maior General das Forças Armadas da CPLP, apontou como ameaças o contrabando, pirataria, pesca ilegal, imigração ilegal, tráfico de seres humanos, tráfico de drogas e a criminalidade transfronteiriça.
JOÃO ERNESTO LIBERDADE 1 12 H
João Ernesto dos Santos “Liberdade”, durante a abertura da 26ª Reunião dos Chefes do Estado-Maior General das Forças Armadas da CPLP, que junta vários chefes do Estado-Maior General das Forças Armadas de Portugal, Brasil, Cabo Verde, Angola e outros.
PONTO ECONOMIA
O Governo angolano vai avançar com a cativação de despesas do Orçamento Geral do Estado (OGE) e está a procurar alternativas à emissão de 1,5 mil milhões de dólares em eurobonds que estava prevista para este ano. A nova estratégia inclui financiamentos junto da banca comercial, com garantia do Banco Mundial, e a renegociação de créditos contratados no final de 2024.
As dificuldades encontradas com o OGE resultam da queda da produção petrolífera, da descida do preço do barril de petróleo e do aumento das taxas de juro da dívida soberana.
Segundo o jornal Expansão, o Executivo apresentou este plano ao Fundo Monetário Internacional (FMI), que esteve em Luanda para avaliar o programa pós-financiamento.
O objectivo da missão do FMI foi analisar a capacidade de pagamento da dívida contraída por Angola junto da instituição, que, no final de 2024, ascendia a cerca de 3,9 mil milhões de dólares. A instabilidade nos mercados e a redução da produção de petróleo, que caiu 18% no primeiro trimestre deste ano, totalizando 6,4 mil milhões de dólares, têm dificultado o financiamento do orçamento.
PONTO
Um incêndio numa plataforma petrolífera em Cabinda, ocorrido na madrugada desta terça-feira, provocou 17 feridos, dos quais quatro em estado grave.
Todos os feridos já se encontram em terra e a receber os devidos cuidados médicos.
Em comunicado, a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis esclarece que o incêndio ocorreu na madrugada de ontem e avança que a causa do acidente está a ser investigada.
Segundo a ANPG, o facto ocorreu num momento em que decorriam trabalhos de manutenção anual, no âmbito de uma actividade de paragem programada, estando toda a produção no local encerrada desde o dia 1 de Maio último.
No entanto, o Serviço de Protecção Civil e Bombeiros diz que está a trabalhar com os responsáveis da plataforma petrolífera para se apurar as reais causas da explosão que fez 17 vítimas, tal como confirma o porta-voz do corpo nacional de bombeiros, Superintendente Wilson Baptista.
WILSON BAPTISTA 8H
Superintendente Bombeiro Wilson Baptista, porta-voz do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros, garantido que a situação na plataforma petrolífera onde se deflagrou um incêndio ontem está controlada.
…
A companhia aérea angolana TAAG anunciou hoje o reforço das ligaçõesaéreas para as principais rotas regionais, com voos adicionais para Maputo (Moçambique), Cidade do Cabo e Joanesburgo (África do Sul) e Brazzaville (República do Congo).
“Esta decisão, visa oferecer maior flexibilidade, conveniência e conectividade aos passageiros, respondendo ao crescimento da procura nestes destinos, facilitando conexões e viagens de lazer ou negócios entre a África Austral e a África Central”, justifica a TAAG num comunicado.
Para a capital moçambicana, Maputo, a partir de 04 de junho, a TAAG passa a oferecer cinco frequências semanais, mais uma do que anteriormente, com voos à terça-feira, quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira e domingo.
A Cidade do Cabo, na África do Sul passa de nove para 10 frequências semanais, com voos bidiários à quarta-feira, sexta-feira e domingo, enquanto Joanesburgo aumenta de sete para nove ligações, com voos bidiários, à quinta-feira e sábado.
Já a capital do Congo, Brazzaville, terá três frequências semanais, com voos à segunda-feira, quinta-feira e sábado.
A companhia aérea adianta que este plano se insere na “otimização da rede e de expansão da companhia, com um impacto multifacetado em setores como o turismo, desenvolvimento da economia local, intercâmbio cultural”.
PONTO
O Movimento dos Estudantes Angolanos na Huíla realiza uma manifestação no próximo sábado para protestar contra a falta de carteiras, de professores e de manuais de ensino nas escolas públicas.
Os estudantes no Lubango exigem igualmente o enquadramento de candidatos não admitidos no último concurso público da educação, mesmo tendo obtido notas positivas.
O secretário provincial do MEA na Huíla, Ngola Mulemba, confirma que as autoridades locais já foram comunicadas sobre a realização da manifestação.
NGOLA MULEMBA – 59” 12H 21 05 2025
Ngola Mulemba, secretário provincial do MEA na Huíla, que realiza no próximo sábado uma manifestação de protesto contra a falta de professores e condições nas escolas públicas.
…
Sob o lema “Universidade, Sociedade e Estado em 50 Anos de Indenpendência”, o IMETRO, Instituto Superior Politécnico Metropolitano de Angola, promove de hoje até à próxima sexta-feira as duas décimas jornadas científicas, aqui em Luanda.
A atividade é realizada em dois domínios, de acordo com o Vice-presidente para os Assuntos Científicos e Pós-graduação do IMETRO, Chocolate Brás.
CHOCOLATE BRÁS – 01′ 50” 12H 21 05 2025
Professor Doutor, Chocolate Brás, do IMETRO, Instituto Superior Politécnico Metropolitano de Angola, que promove hoje até à próxima sexta-feira as duas décimas jornadas científicas.
…
A Epidemiologista da OMS, Raquel Carreira, considera a presença do presidente da republica de Angola EM Genebra como importante, por considerar o evento ideal, para compilação de politicas e busca de soluções para os problemas de saúde no continente africano e no mundo.
Raquel Carreira falava ontem na Província de do Zaire, município de Mbanza Congo para analisar a situação da cólera naquela região;
RAQUEL CARREIRA 1 12 H
Durante o encontro que manteve com as autoridades sanitárias do Zaire para analisar a situação da cólera a nível daquela província, Raquel Carreira reiterou que a OMS, continua comprometida com angola no combate a cólera .
RAQUEL CARREIRA 2 12H
Por seu turno o diretor provincial da saúde, do Zaire, João Bernardo, disse que a província conta ate o momento com mais 100 casos de cólera e 8óbitos.
…
A licença de maternidade é um direito essencial que permite às mulheres gestantes ausentarem-se do trabalho para cuidar do bebé durante tresmeses após o parto.
Normalmente a licença começa quatro semanas antes da data esperada do nascimento do bebé .Este é uma situação que muitas mulheres não tem vivido principalmente por desconhecer os seus direitos .
Em entrevista a MFM, no programa da manha a procuradora da República Neusa de Sousa explica como funciona a licença de maternidade
RD NEUSA DE SOUSA 1´´ 12H
Mas parece que as coisas não funciona bem assim na prática por conta de algumas entidades empregadoras, como contam algumas mulheres que viram os seus direitos violados nas empresas em que trabalharam.
VOX POP 1´´30 12H
Por outro lado a responsável, defende que toda mulher deve ter consciência dos seus direitos.
RD NEUSA DE SOUSA 59´ 12H
PONTO DESPORTO
O pastor dos Palancas Negras Pedro Gonçalves, anuncia hoje, 21, em conferência de imprensa, na Sede da FAF, às 15 horas, os eleitos para o torneio COSAFA 2025.
A utilização da data FIFA do mês de junho visa preparar o CHAN e o apuramento à Copa do Mundo, para analisar os adversários que vão cruzar com Angola na fase de grupos do torneio da Região Austral de África.
Apesar da preparação servir para o Mundial de 2026, alguns atletas angolanos que têm sido regulares nas convocatórias do português poderão estar ausentes da lista dos seleccionados.
BASQUETEBOL NACIONAL.
Petro de Luanda e Primeiro de Agosto começam hoje a desputar a final do campeonato nacional sénior masculino de basquetebol a melhor de sete partidas.
O primeiro duelo tem como palco o pavilhão da cidadela desportiva com início às 18horas. Espera-se mais confronto electrizante, depois da competitividade que as duas equipas mostraram nas meias finais.
Os tricolores, por exemplo, despacharam o Sporting de Luanda vencendo os primeiros três jogos, já os Militares aplicaram-se a fundo para afastar o Interclube por 3-2.
..
MOTOCROSS NACIONAL.
O governador da província do Kwanza Norte João Diogo Gaspar quer mais corridas de Motocross em Ndalatando, para promover o turismo e ocupar os jovens.
O dirigente garante apoio para dar vida à modalidade, revelando que vai conversar com a direcção provincial do desporto e que continuará a trabalhar com a associação na formação de jovens.
RD-JOÃO DIOGO GASPAR-PARTE 1
O governador fez saber que o plano de promover o turismo atraves do desporto na província do Kwanza Norte é para ser executado de forma imediata.
RD-JOÃO DIOGO GASPAR-PARTE 2.
João Diogo Gaspar governador da província do Kwanza Norte quer mais corridas de Motocross em Ndalatando, para promover o turismo e ocupar os jovens.
……………………………………………..
INTERNACIONAL
A União Europeia (UE) adotou o 17.º pacote de sanções contra a Rússia e a chamada “frota fantasma”, além de medidas restritivas dirigidas a entidades e indivíduos russos e estrangeiros que apoiam o esforço de guerra de Moscovo.
A chefe da diplomacia europeia indicou que “estão em preparação mais sanções contra a Rússia”, alertando Moscovo que a continuação da guerra na Ucrânia merecerá uma resposta “mais dura” de Bruxelas.
O novo pacote, que estava em discussão há várias semanas, tem como alvo 189 novos navios “fantasmas” utilizados pela Rússia e entidades acusadas de ajudarem Moscovo a contornar as sanções já implementadas.
No total, 342 navios estão agora na mira da União Europeia, de acordo com um comunicado do bloco comunitário.
A chamada “frota fantasma”, composta por embarcações geralmenteantigas e não registadas, opera sobretudo no Mar Báltico e habitualmente de forma clandestina com equipas inexperientes.
…
Joe Biden, através do seu gabinete oficial anunciou, no passado domingo, 18 de maio, que se encontra a lutar contra “uma forma agressiva” de cancro na próstata. Um dia depois, o ex-presidente dos EUA quebrou o silêncio sobre o seu estado de saúde, agradecendo as várias mensagens de “amor e apoio” que imediatamente lhe chegaram.
Agora, contudo, já se sabem mais detalhes sobre a doença que o político, de 82 anos, se encontra a enfrentar. De acordo com a SIC Notícias, o cancro de Joe Biden pode ser controlado, embora se tenha espalhado para os seus ossos e, neste momento, não resta nenhuma hipótese de cura.
…
Vladimir Putin visitou Kursk pela primeira vez desde que as suas tropasexpulsaram as forças ucranianas da cidade.
O presidente russo esteve reunido com organizações voluntárias e visitou uma central nuclear na região, informou o Kremlin esta quarta-feira.
No final do mês passado, Putin disse que as forças russas expulsaram as tropas ucranianas da região de Kursk, o que encerrou a maior incursão em território russo desde a II Guerra Mundial.
Ainda assim, Putin denunciou que o exército ucraniano estava a destruir tudo na sua retirada da região fronteiriça de Kursk, incluindo igrejas e muito património nacional.
…
Alerta mundial aponta que Febre-amarela pode ser a próxima pandemia e pior que o COVID.
A febre-amarela, uma doença viral transmitida por mosquitos, tem causado surtos mortais há séculos em regiões tropicais da América do Sul, América Central e África. Agora, um novo alerta lançado por especialistas em doenças infecciosas indica que o risco de uma pandemia global de febre-amarela é mais real do que nunca.
Segundo um grupo internacional liderado por Duane Gubler, da Universidade Nacional de Singapura, os surtos recentes em África e nas Américas levantam sérias preocupações sobre a possível chegada do vírus à região Ásia-Pacífico, onde vivem mais de dois mil milhões de pessoas em áreas infestadas pelos mosquitos transmissores.
“Uma pandemia de febre-amarela hoje seria uma crise de saúde pública devastadora, com uma letalidade que faria a COVID-19 parecer insignificante”, alertam os autores.
…
Recordo que os países aprovaram na terça-feira um tratado histórico que visa evitar os erros da pandemia da COVID-19 em futuras crises sanitárias mundiais.
A aprovação formal do tratado na reunião anual da Organização Mundial de Saúde (OMS) ocorreu após uma tensão tardia na segunda-feira, quando a Eslováquia contestou a adoção do tratado apelando para uma votação antecipada – e depois absteve-se, juntamente com a Polónia, Itália e oito outros países.
Mas o tratado acabou por ser aprovado por maioria e adotado na terça-feira.
FIM/FIM