Jornal das 12h, edição de 21 de Julho de 2025
ACIDENTE MATA 13 PESSOAS NO BIÉ. PRESIDENTE DA REPUBLICA MANIFESTA PESAR PELA OCORRENCIA;
PARLAMENTO DEBATE PACOTE LEGISLATIVO ELEITORAL;
CASA BRANCA IMACENTE COM PRIMEIRO MINSTRO ISRAELITA DEVIDO A BOMBAREAMENTOS CONSTANTES A TERRITORIO PALESTINIANO;
SPOT NOVO INDEPEDEENCIA
Jornal ao meio dia de 21 de Julho. Coordenação de Aves Fernandes, técnica de Edson Machado…
JINGLE MVIEIRA
A 40.ª edição da Feira Internacional de Angola (FILDA) abre amanhã e vai até ao dia 27 de Julho, na Zona Económica Especial (ZEE), na província de Icolo e Bengo, com a previsão de juntar mais de 1.800 empresas expositoras nacionais e estrangeiras.
Bruno Albernaz da da organização da FILDA falou sobre os últimos preparativos;
BRUNO ALBERNAZ 12H
PONTO
Um acidente de viação ocorrido neste fim de semana, no município do Chinguar, província do Bié, causou a morte de 13 pessoas e deixou outras 12 feridas.
O acidente envolveu o capotamento de um caminhão que transportava várias pessoas, entre adultos e crianças. De acordo com testemunhas, muitas das vítimas estavam a caminho de realizar actividades comerciais quando ocorreu o acidente.
Nesta altura, os feridos recebem assistência médica, e as autoridades acompanham a situação no terreno.
…
O Presidente da República, João Lourenço, manifestou, este domingo, sentimentos de pesar às famílias que perderam membros no acidente de viação, ocorrido na última madrugada, na província do Bié.
Escreveu o presidente que “Ainda abalados pelo recente acidente na Serra da Leba, fomos hoje surpreendidos com a notícia de outra ocorrência sangrenta numa rodovia nacional, com vários mortos e feridos.”
O presidente termina que “ Manifesto, em nome do Executivo e no meu próprio, profundos sentimentos de pesar às famílias que perderam membros seus no trágico acidente registado na última madrugada na província do Bié, desejando rápida recuperação aos feridos.
PONTO
Um dos organizadores dos protestos contra o aumento dos combustíveis e transportes públicos foi detido, no sábado por divulgar, nas redes sociais, um vídeo a mobilizar a juventude a aderir aos próximos actos cívicos e pacíficos.
Trata-se do antigo militar Osvaldo Caholo, de 36 anos, que, pela segunda vez, é preso, 10 anos depois do caso 15+2, onde foi acusado por tentativa de golpe de Estado e associação criminosa.
Em nota distribuída à imprensa, o porta-voz do Serviço de Investigação Criminal (SIC), Manuel Halaiwa, esclarece que o activista foi detido por alegada incitação à violência e rebelião, entre outros crimes.
“O Serviço de Investigação Criminal torna público, que em cumprimento de um mandado de detenção, emitido pelo Ministério Público, procedeu neste sábado, 19 de Julho, à detenção do cidadão nacional, identificado por Osvaldo Sérgio Correia Caholo, também conhecido por Osvaldo Caholo, empresário, de 36 anos de idade, por indícios fortes da prática dos crimes de Rebelião, Instigação Pública ao Crime e Apologia Pública de Crime, consubstanciado na produção de uma live, em directo aonde fez ameaças graves contra a integridade de oficiais Generais, Comissários entre outras entidades”, espelha o comunicado SIC.
O texto do Serviço de Investigação Criminal descreve haver fortes indícios da prática dos crimes e alerta para a gravidade das declarações emitidas, que resultaram na instauração do competente processo criminal, referindo que o activista vai ser presente ao Ministério Público para os trâmites legais.
Por fim, o SIC apela aos cidadãos para o uso correcto das redes sociais, que não devem ser utilizadas para a produção de mensagens de ódio, de instigação à violência, pois os órgãos não vão tolerar estas condutas.
A acusação foi transmitida por Manuel Halaiwa, porta voz do SIC;
MANUEL HALIWA 12h
O analista Carlos Rosado de carvalho falou esta manha sobre as manifestações e o papel da policia;
CARLOS ROSADO DE CARVALHO POLICIA
PONTO
Fenômeno religioso em Angola. Especialistas esperam por melhorias no país.
Durante o debate no programa o estado da nação, o reverendo Antônio Mussaki fez saber que a proliferação de igrejas em angola deve ser discutida com muita cautela.
ANTONIO MENDES MUSSAKI
Osvaldo Mendes, representante do INAR, avançou que atualmente o instituto nacional para os assuntos religiosos controla mais 80 igrejas;
OSVALDO MENDES
O advogado Jose Rodrigues, falou dos atropelos cometidos por muitos confissões religiosas, no que diz respeito a laicidade;
PONTO
Os juízes itinerantes designados ha dois meses pelo conselho superior da magistratura Judicial deram tratamento com maior celeridade aos 128 processos-crime remetidos ao tribunal pelo ministério publico, todos referentes ao contrabando de combustível.
A província do Zaire, é ate o momento considerado o epicentro do contrabando do combustível para republica do congo.
O processos eram todos relacionados com a apropriação publica dos meios motorizados e os milhões de litros de produtos petrolíferos que se encontravam na esfera das autoridades policiais, após detenção e apreensão, e foram todos julgados.
O Juiz presidente da comarca de Mbanza Congo, Felizberto Kapunje, considera o balanço, como satisfatório apontando ser a primeira vez na historia do Pais, que a justiça julga um numero elevadíssimo de processos-crimes em tão pouco tempo.
FELISBERTO KAPUNJE 1 18 H
Ainda de acordo com o Juiz Presidente do tribunal de comarca de MbanzaCongo, mais de 80 por cento dos processos introduzidos em juízo, no tribunal naquele município, na sua maioria, foram convertidos a favor do estado.
FELISBERTO KAPUNJE 2 18H
Felisberto Kapunje, Juiz presidente da comarca de Mbanza Congo,
Juízes itinerantes designados ha dois meses pelo conselho supeior da magistratura Judicial deram tratamento com maior celeridade aos 128 processos-crime remetidos ao tribunal pelo ministério publico, todos referentes ao contrabando de combustível.
PONTO
Deputados debatem na especialidade pacote legislativo eleitoral a partir de segunda-feira.
As Comissões de Trabalho Especializadas da Assembleia Nacional iniciam hoje, a apreciação das propostas de alteração às Leis Eleitorais. O debate na especialidade, que terá lugar na sala Multiuso, estender-se-á até a próxima sexta-feira, dia 25.
Sob coordenação da 1.ª Comissão de Trabalho Especializada e com a participação de todos os deputados, vão passar pelo crivo dos legisladores a Proposta de Lei de Alteração à – Lei Orgânica sobre as Eleições Gerais, o Projecto de Lei de Alteração – Lei Orgânica sobre as Eleições Gerais, e a Proposta de Lei de Alteração a Lei do Registo Eleitoral Oficioso
O pacote inclui, igualmente, a discussão e votação do Projecto de Lei de Alteração a lei do Registo Eleitoral Oficioso, a Lei Orgânica sobre a Organização e Funcionamento da Comissão Nacional Eleitoral.
….
A TAAG assegurou um financiamento no valor de cerca de 297 milhões de dólares do Banco de Exportação e Importação dos Estados Unidos para comprar aviões Boeing 787-10 e motores sobressalentes.
A transacção foi aprovada pelo conselho de administração do Exim, segundo um comunicado do banco americano, a que o VerAngola teve acesso.
“O Conselho de Administração do Banco de Exportação e Importação dos Estados Unidos (EXIM) aprovou uma transacção para exportar aeronaves Boeing e equipamentos de propulsão sobressalentes para Angola”, lê-se na nota.
“O compromisso final de quase 297 milhões de dólares para a TAAG Angola Airlines apoiará a exportação de aeronaves de passageiros Boeing 787-10 e motores sobressalentes da General Electric Aerospace“, acrescenta o comunicado.
Esta transacção vai não só reforçar a empregabilidade nos EUA, como também impulsionar a economia de Angola, considerou James Cruse, presidente em exercício e presidente do conselho do banco.
PONTO
trágica situação em que vivem as populações na parte sul de Angola, é o resultado da estiagem de 2011. Foram afectadas pela estiagem sobretudo as províncias da Huíla, Namibe e Cunene.
Segundo o depoimento do Pe. Pio Wakussanga, Pro Pároco da Paroquia Nossa Senhora de Fátima dos Gambos e presidente da Organização Construindo Comunidades da Igreja Católica, “apesar das acçõesdesenvolvidas pelo Estado, a situação da fome continua extremamente crítica”.
O analista Carlos Rosado de Carvalho pensa que a situação é critica no sul do país;
CARLOS ROSADO DE CARVALHO 12H SECA SUL DE ANGOLA
PONTO DESPORTO.
Os Velejadores Domingos Prazeres, Telmo Cambaletete, Josevaldo Taveira e Manuela Filipe da Angola 2 foram os grandes vencedores do torneio internacional de Vela por equipas, da Classe Optmist.
Derrotaram Angola 1 dos velejadores Pedro Paulo, Vasco Teixeira, Paulo João e Gabriel Calemba, numa final renhida, disputada este domingo a melhor de cinco regatas na Baía de Luanda.
No final da prova também conhecida como Team Racing, o velejador da Angola 2, Telmo Cambaletete disse que o segredo da conquista foi a unidade da equipa durante as regatas.
RD-TELMO CAMBALETETE.
E Domingos Prazeres o pequeno velejador que capitaneou a selecção de Angola 2, disse que foi uma final muito difícil, numa competição que marcou a sua despedida da classe Optmist.
RD-DOMINGOS PRAZERES.
E os velejadores Portugueses que terminaram na terceira posição do torneio disseram que gostaram de ver a organização e a competitividade da competição. A velejadora Laura Pinto confessou que competiu com as equipas mais fortes de Angola.
RD-LAURA PINTO.
Já do lado de Moçambique, as velejadoras ficaram na quarta posição do torneio, perderam com Portugal na luta pelo terceiro lugar, a velejadora Waina Kupinda, fez saber que foi difícil colocar oque se trabalhou durante a fase de preparação.
RD-WAINA KUPINDA.
Waina Kupinda velejadora Moçambicana que ficou na quarta posição do torneio, perderam com Portugal na luta pelo terceiro lugar no torneio de Vela por equipas realizado este domingo na Baía de Luanda.
INTERNACIONAL
Três funcionários da Casa Branca afirmam que começa a haver um ceticismo crescente em relação às políticas de Benjamin Netanyahu, dizendo que as suas ações podem “minar” os esforços de Donald Trump.
Funcionários da Casa Branca estão a começar a ficar ‘impacientes’ com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, cujas ações podem estar a prejudicar esforços do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na mediação do conflito no Médio Oriente.
“A sensação é que todos os dias há algo de novo. Mas que raio?”, disse um segundo alto funcionário dos EUA, depois de Israel ter atingido uma paróquia católica em Gaza, matando três pessoas.
Estavam mais de 400 pessoas deslocadas no interior da igreja, incluindo crianças e pessoas com necessidades especiais. O ataque, que aconteceu na quinta-feira, foi condenado pela comunidade internacional e, este domingo, pelo Papa Leão XIV.