Jornal das 12h, edição de 21 de Abril de 2025
JORNAL 12H/MV
MANCHETES
DEPUTADOS DA UNITA ABANDONAM SESSÃO PLENARIA DA ASSEMBLEIA NACIONAL EM PROTESTO CONTRA A TOMADA DE POSSE DO PRESIDENTE DA CNE;
MUNDO CHORA A MORTE DO PAPA FRANCISCO, CONSIDERADO O REFORMADOR DA IGREJA CATOLICA;
A MAIOR PARTE DOS JOVENS ANGOLANOS, JÁ PENSOU EM DEIXAR O PAÍS, REVELA SONDAGEM DO AFROBAROMETRO;
BENGUELA É O NOVO EPICENTRO DA EPIDEMICA DE COLERA EM ANGOLA, QUE JÁ MATOU MAIS DE 500;
ILEGALIZADO PARTIDO DE KABILLA NUMA ALTURA EM QUE O EX PRESIDENTE REGRESSOU A RDC;
JINGLE MIX
Jornal ao meio dia de 21 de Abril de 2025. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e Joao Congo…
MVIEIRA
Mundo lamenta a morte do papa Francisco, aos 88 anos.
Batizado como Jorge Mario Bergoglio, Sumo Pontífice desde março de 2013, Francisco iniciou uma nova era no Vaticano, marcada pela simplicidade, a humildade e um percurso de proximidade ao mundo.
Jorge Mario Bergoglio foi o primeiro papa do continente americano, o primeiro pontífice do hemisfério sul, o primeiro chefe da Igreja Católica não europeu desde há mais de 1.200 anos e também o primeiro jesuíta a assumir as funções no Vaticano.
Entre as estreias em Roma, foi também o primeiro papa com o nome Francisco, em referência a São Francisco de Assis, simbolizando humildade e compromisso com os pobres.
O mandato do papa Francisco foi, aliás, marcado por um estilo pastoral próximo do povo, com foco na justiça social e uma tentativa de abertura ao diálogo interreligioso.
Francisco ficou destacou-se dos antecessores, principalmente, pela sua simplicidade.
…
Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, é o ducentésimo, sexagésimo, sexto Papa, sucedendo ao Papa Bento XVI.
É o primeiro papa nascido na América, o primeiro latino-americano, o primeiro pontífice do hemisfério sul, o primeiro papa a utilizar o nome de Francisco, o primeiro pontífice não europeu em mais de 1 200 anos e também o primeiro papa jesuíta da história.
PAPA FRANCISCO ANUNCIO 12H
Tornou-se arcebispo de Buenos Aires a 28 de fevereiro de 1998 e foi elevado ao cardinalato a 21 de fevereiro de 2001.
Foi eleito papa a 13 de março de 2013.
…
Na sua reação, o Núncio Apostólico de Angola e São Tomé, Dom Crispin Dubiel, diz que a igreja tomou conhecimento da morte do Papa com bastante tristeza e descreveu o Santo Padre como um homem que dedicou toda a sua vida ao serviço do Senhor.
DOM CRISPIN DUBIEL 01 – 01’ 11’’ 12H 21 04 2025
Dom Crispin Dubiel deixa uma mensagem de conforto à igreja angolana que muita esperava pela visita do Papa Francisco.
DOM CRISPIN DUBIEL 02 – 01’ 09’’ 12H 21 04 2025
Dom Crispin Dubiel, Núncio Apostólico de Angola e São Tomé.
E o presidente da comissão episcopal de justiça e paz da igreja católica, Padre Celestino Epalanga, disse que Francisco parte depois de já ter demostrado alguns sinais de fraqueza na missa do domingo de pascoa no Vaticano;
PE CELESTINO EPALANGA 12H
…
Reações pelo mundo… Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, lamentou a morte do Papa Francisco numa mensagem publicada na rede social X.
A líder europeia desejou que os católicos “encontrem consolo na ideia de que o legado do Papa Francisco continuará a guiar-nos em direcção a um mundo mais justo, pacífico e compassivo”.
…
Recordo que a ultima visita oficial do presidente da República, João Lourenço ao Vaticano foi em 2023. Visita marcada pela audiência com o Papa Francisco.
Na altura João Lourenço, visitou o túmulo do primeiro embaixador de Angola (na altura Reino do Kongo) no Vaticano, uma visita a Basílica de São Pedro, a maior Catedral da Igreja Católica em todo o mundo, o Museu do Vaticano.
Angola e o Vaticano, mantêm relações de amizade a mais de quatro séculos, sendo que os Papas que antecederam ao Papa Francisco, efectuaram visitas a Angola, Papa João Paulo II, em 1992 e o Papa Bento XVI, em 2012.
PONTO
Os deputados da UNITA abandonaram a sessão plenária em protesto contra a tomada de posse do presidente da comissão nacional eleitoral, Manuel Pereira da Silva.
Por alguns momentos, a sessão foi interrompida por apupos dos deputados da UNITA.
Primeiro presidente de mesa da assembleia nacional Manuel Lopes Dembo convocava, assim, Manuel Pereira Manico, para a tomada de posse;
PROTESTO UNITA 12H
O protesto da UNITA surge do facto de apesar da providência cautelar interposta pela UNITA junto do Tribunal Constitucional para impedir realização da cerimónia de investidura do presidente da CNE e demais comissários indicados pelos partidos MPLA, PRS, FNLA e PHA.
A UNITA não indicou os representantes na CNE por considerar que a composição do órgão responsável pela organização e condução dos processos eleitorais é ilegal.
Por esta razão, o maior partido na oposição acusa o partido no poder de ter dado um golpe constitucional, ao atribuir-se nove comissários, ficando a UNITA com apenas quatro, enquanto cada um dos outros três partidos com assento parlamentar, PRS, FNLA e PHA, têm direito a um comissário na CNE.
O presidente da Comissão Nacional Eleitoral foi reconduzido depois de ter sido declarado vencedor do concurso curricular promovido pelo Conselho Superior da Magistratura Judicial.
A UNITA contestou esta decisão por considerar que o regulamento do concurso curricular esteve viciado alegadamente para favorecer a recondução de Manuel Pereira da Silva, também conhecido por Manico, que exerce o cargo de presidente da CNE desde 2020.
…
A Assembleia Nacional aprovou, na última quarta-feira, na especialidade e por unanimidade, três projectos de lei que integram o pacote legislativo sobre o processo eleitoral, com destaque para as iniciativas do Grupo Parlamentar da UNITA que visam o reforço da transparência e da participação cidadãos nas eleições em Angola.
Entre os diplomas aprovados está o Projecto de Lei de Alteração à Lei Orgânica sobre as Eleições Gerais; a proposta de alteração à Lei Orgânica sobre a Organização e Funcionamento da Comissão Nacional Eleitoral, assim como o Projecto de Lei de Alteração à Lei do Registo Eleitoral Oficioso.
A este respeito, o presidente do Observatório Eleitoral Angolano, Luís Jimbo, falou sobre o impacto destes diplomas de inciativa do Titular do Poder Executivo, mas também propostos pelo Grupo Parlamentar da UNITA;
LUÍS JIMBO – 02′ 14” 12H 21 04 2025
Por sua vez, o jurista e analista político, Joaquim Jaime, sublinha que tanto o governo como a UNITA sugerem alterações que favorecem os seus interesses;
JOAQUIM JAIME – 02′ 24” 12H 21 04 2025
Alterações propostas pelo Titular do Poder Executivo e pela bancada parlamentar da UNITA à Lei Orgânica sobre as Eleições Gerais, Lei da Composição e Funcionamento da CNE, bem como à Lei Registo Eleitoral Oficioso, estiveram em destaque durante a última edição do debate MFM O ESTADO DA NAÇÃO.
PONTO
A maior parte dos angolanos, num total de 57 por cento, já pensou em deixar o país, basicamente devido a dificuldades económicas que impõem a procura de oportunidades, sendo a Europa a preferência dos potenciais emigrantes, indica um estudo do Afrobarómetro.
Na análise ao que garante ser uma amostra nacionalmente representativa, a rede de pesquisa pan-africana dá a conhecer que entrevistou 1200 cidadãos adultos entre março e abril deste ano, apontando que o facto curioso é a existência de jovens com algum poderio económico a pretender abandonar Angola.
O estudo revelou que a imigração se deve grandemente a dificuldades económicas e a busca por oportunidades melhores, sendo a Europa o destino preferido.
A pesquisa realizada destacou que até mesmo jovens com poder económico pensam em emigrar de Angola.
No entanto, muitos já migraram, com Portugal, com uma comunidade angolana de quase 56 mil pessoas a ser um dos destinos mais populares.
O estudo apontou que 60% dos homens expressam vontade de deixar o país, com América do Norte e África do Sul a serem também destinos cotados.
O assunto mereceu a reflexão de Carlos Rosado de Carvalho;
CARLOS 12H
PONTO
A epidemia de cólera em Angola provocou até ao momento 505 mortes, com o registo de 5 novos óbitos nas últimas 24h.
No mesmo período, foram notificados mais 272 casos, elevando assim o número de ocorrências para 14.090.
Dos novos casos, 175 foram registados em Benguela, actual epicentro da doença, 37 em Luanda, 25 em Malanje, 11 no Kwanza Norte, 7 na Huíla, 5 no Icolo e Bengo, 4 no Bengo, enquanto as províncias de Cabinda, Kwanza Sul e Namibe registaram 3 casos cada.
Desde 7 de Janeiro, foi reportado um total de 14.090 caos de cólera, que provocaram 505 mortos.
E a ministra da Saúde, Sílvia Lutukuta, garantiu este fim de semana em Benguela que os recursos financeiros para as acções de combate à cólera vão ser reforçados no âmbito de uma autorização feita pelo Presidente da República.
SÍLVIA LUTUCUTA – 01′ 22” 12H 21 04 2025
Sílvia Lutucuta, ministra da Saúde, falando à imprensa no fim da visita que efectuou no fim de semana à província de Benguela, actual epicentro da cólera.
…
O Serviço de Investigação Criminal, através da sua Direcção Nacional de Combate ao Narcotráfico, mediante uma investigação aturada, que decorre há mais de 8 meses desmantelou, no município do Camama, uma estufa Clandestina, no interior de uma residência no condomínio vereda das Flores, plantas da droga do tipo skunk, também conhecida por GAMBA.
As informações foram confirmadas por Manuel Halaiua, porta voz do SIC GERAL;
MANUEL HALAIWA 07H
INTERNACIONAL
As autoridades congolesas suspenderam as atividades do partido do antigo Presidente Joseph Kabila, acusado de um “silêncio cúmplice” face ao grupo armado M23, apoiado pelo Ruanda, no leste da República Democrática do Congo (RDC), anunciou hoje uma fonte governamental.
Esta decisão surge num contexto político muito tenso entre as autoridades de Kinshasa e o campo de Kabila, que anunciou recentemente o seu regresso ao leste da RDC, parcialmente controlado pelo M23 (Movimento 23 de Março), apoiado pelo Ruanda e pelo seu exército.
As atividades do Partido Popular para a Reconstrução e a Democracia “foram suspensas em todo o país”, de acordo com um comunicado de imprensa do Ministério do Interior assinado no sábado.
O Ministério do Interior denunciou igualmente a “atitude ambígua” de Kabila, que “nunca condenou” a rebelião do M23 nem o apoio do Ruanda a este grupo armado antigovernamental.
Condenou igualmente a “escolha deliberada” do antigo chefe de Estado de “regressar ao país através da cidade de Goma, que está sob controlo inimigo e que, curiosamente, garante a sua segurança”.
Num outro comunicado de imprensa, o Ministério da Justiça declarou que tinha pedido ao procurador-geral do Tribunal de Cassação (Supremo Tribunal de Justiça) “que iniciasse um processo judicial” contra Joseph Kabila “pela sua participação direta” no M23.
O partido de Kabila ainda não reagiu.
…
A China considerou esta segunda-feira que os Estados Unidos estão a abusar nas tarifas e alertou os países contra fazerem acordos com os Estados Unidos à conta da China, avança esta segunda-feira a agência noticiosa Reuters.
A China reforçou que se iria mostrar contra qualquer país que faça um acordo com o Estados Unidos às “custas” da China, e que caso isso aconteça a China vai tomar “contramedidas de uma maneira resoluta e recíproca”, avançou o ministro do Comércio chinês.
…
Na plataforma de mensagens Telegram, a força Aérea ucraniana deu conta do envio de `drones` kamikaze russos Shahed para várias regiões do centro, sul e leste da Ucrânia.
A agência de notícias pública noticiou explosões em quatro regiões.
De acordo com as autoridades da província de Kherson, três pessoas morreram nesta região nas últimas horas, em consequência de ataques russos. A fonte não especificou se as mortes ocorreram antes ou depois do término da trégua.
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, denunciou a violação do cessar-fogo de 30 horas pela Rússia – declarada desde a tarde de sábado à meia-noite de domingo para segunda – em quase 3.000 ocasiões, com ataques de artilharia, de `drones` e dezenas de ataques de infantaria terrestre.
FIM/FIM