Jornal das 12h, edição de 20 de Maio de 2025
HOSPITAL DO CAPALANGA SEM ENERGIA ELÉTRICA DA REDE HÁ MAIS DE TRÊS SEMANAS. DIRECÇÃO GARANTE QUE APESAR DISSO TODOS OS SERVIÇOS ESTÃO FUNCIONAIS;
– PRESIDENTE DA REPÚBLICA ANUNCIA QUE GOVERNO VAI DESEMBOLSAR OITO MILHÕES DE DÓLARES PARA APOIAR A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE;
– MINISTRO JOÃO BAPTISTA BORGES JUSTIFICA AUMENTO DOS PREÇOS DE ENERGIA E ÁGUA PELO FACTO DE ANGOLA TER AS TARIFAS MAIS BAIXAS DE ÁFRICA;
– UNITA NEGA ALEGADA SUSPENSÃO DE CINCO DEPUTADOS À ASSEMBLEIA NACIONAL;
– DONALD TRUMP CONFIRMA INTERESSE DO VATICANO EM ACOLHER NEGOCIAÇÕES DE PAZ ENTRE A RÚSSIA E AUCRÂNIA.
JINGLE MIX & PUBLICIDADE
Notícias no jornal ao meio de terça-feira, 20 de Maio de 2025. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e João Congo, edição de Zacarias Congo…
JINGLE “AS NOTÍCIAS”
O Hospital do Capalanga, no município dos Mulenvos, aqui em Luanda, está sem energia elétrica há três semanas, facto que está a condicionar o normal funcionamento da unidade sanitária.
O hospital que é de referencia, conta com serviços que dependem de eletricidade para a sua operacionalização.
A este respeito, o presidente do Sindicato Nacional dos Médicos Angolanos, Adriano Manuel, questiona a falta de resposta ao problema de energia elétrica naquela instituição hospitalar.
ADRIANO MANUEL – 01′ 16” 12H 20 05 2025
Adriano Manuel, presidente do Sindicato Nacional dos Médicos Angolanos, e a falta de energia elétrica no hospital do Capalanga no município dos Mulenvos, há mais de três semanas.
Contada pela MFM, a diretora-geral do Hospital do Capalanga, Emília Cativa, esclareceu que a falta de energia da rede deve-se ao incêndio ocorrido recentemente na Subestação Elétrica de Viana que deixou sem eletricidade parte do município satélite e dos Mulenvos, em Luanda, assim como algumas zonas de Calumbo, no Icolo e Bengo.
Apesar disso, Emília Cativa garantiu que todos os serviços estão funcionais através de fonte alternativa.
EMÍLIA CATIVA 01 – 01′ 48” 12H 20 05 2025
Emília Cativa esclarece que o combustível para os geradores é garantidopor um fornecedor que é pago mensalmente, via ordem de saque, e desmente informações segundo as quais profissionais do hospital e familiares de pacientes estariam a ser obrigados a contribuir para a compra deste bem.
EMÍLIA CATIVA 02 – 01′ 24” 12H 20 05 2025 BOMMM
O Hospital do Capalanga tem capacidade para 145 camas e atende diariamente a mais de mil pacientes provenientes de diferentes pontos de Luanda, Bengo e Icolo e Bengo.
De Janeiro a presente data já foram tratados 150 doentes com cólera, mas é a malária que lidera a lista de patologias.
EMÍLIA CATIVA 03 – 01′ 48” 12H 20 05 2025
Emília Cativa, diretora-geral do Hospital do Capalanga, e as patologias mais frequentes na unidade sanitária.
Por outro lado, a responsável garantiu que apesar do hospital estar sem energia elétrica há três semanas todos os serviços estão funcionais, através de fonte alternativa.
…
Enquanto isso, Angola vai desembolsar oito milhões de dólares norte americanos para reforçar os cofres da Organização Mundial da Saúde, no âmbito dos esforços conjuntos para atenuar os efeitos da saída dos Estados Unidos da organização.
A promessa foi feita esta manha em Genebra, Suíça pelo Presidente da República e da União Africana, João Loureço, na abertura de mais uma conferencia da OMS.
O estadista angolano apelou igualmente os Estados-membros da OMS, a reforçar as suas contribuições num gesto de apoio global, para que a organização continue a proteger a saúde dos povos.
JLO 1 ( 0.46”)
O Chefe de Estado angolano, que discursava em Genebra, avançou ainda que o país tem dado passos positivos no campo das infraestruturas de saúde, com a inauguração de vários hospitais de primeira linha para o apoio às pessoas mais vulneráveis, principalmente da periferia das grandes cidades;
JLO ( 01.27”)
Presidente João Loureço, em Genebra, Suíça, durante a septuagésima oitava Assembleia da Organização Mundial da Saúde (OMS).
A reunião, que arrancou hoje e vai até ao dia 27 deste mês, decorre sob o lema “Um mundo pela saúde”, durante a qual os Estados-membros da OMS vão abordar vários temas globais sobre a saúde, além de assinalar a assinatura do Acordo Histórico sobre a Prevenção, Preparação e Resposta a Pandemias, que vinha sendo preparado e discutido há quatro anos.
…
8 mortos e 228 novos casos de cólera foram notificados durante as últimas 24 horas.
De acordo com o Ministério da saúde, a província do Namibe continua a liderar com 77 casos, seguida do Cuanza Sul com 57, Luanda 38, Benguela 27, Huíla 12, Cuanza Norte 6, 3 em Cabinda, igual número de casos na Lunda Norte e no Cubango e 2 no Icolo e Bengo.
Quanto aos óbitos, 4 foram registados na província do Cuanza Sul, 3 no Namibe e 1 em Benguela.
Atualmente a epidemia já fez um total de óbitos 638 em 21.312 casos de infecções.
PONTO
O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, justificou o aumento dos preços de água e energia a partir de Junho próximo pelo facto de Angola ser o país com as tarifas mais baixas de África e, consequentemente, das mais baixas do mundo.
O ministro João Baptista Borges disse que assim se poderá melhorar o fornecimento de elétrica no país.
JOÃO BAPTISTA BORGES 01 – 59” 12H 20 05 2025
João Baptista Borges garante que foram estabelecidas categorias tarifárias para proteger as famílias de baixa renda.
JOÃO BAPTISTA 02 – 01′ 06” 12H 20 05 2025
O ministro da Energia e Águas admitiu, por outro lado, que cerca de 56% da população angolana não tem acesso à energia elétrica da rede pública.
JOÃO BAPTISTA BORGES 03 – 27” 12H 20 05 2025
João Baptista Borges, ministro da Energia e Águas, falando em Luanda à margem do Fórum sobre o Processo de Eletrificação Nacional e o seu Impacto das Micro e Macro Indústrias, organizado pelo Conselho Nacional da Juventude.
As tarifas da água e da eletricidade em Angola vão aumentar 30% e 11,5%, respetivamente, a partir de Junho próximo, segundo a nova tabela aprovada pelo Instituto Regulador dos Serviços de Eletricidade e de Água.
PONTO
Com 98% dos votos, Abel Chivukuvuku foi eleito esta segunda-feira, 19, primeiro presidente do PRA-JA Servir Angola, recém-legalizado pelo Tribunal Constitucional.
Chivukuvuku venceu assim, Francisco Canga, que obteve 1,5 por cento dos votos, dos 675 delegados votantes no I Congresso constitutivo do PRA-JA, que decorre até esta quinta-feira, 22, em Luanda.
No seu discurso de abertura do Congresso, Abel Epalanga Chivuvukuvu, disse que em 2027 o PRA-JA será governo ou fará parte do governo.
ABEL CHIVUKUVUKU 02 – 01′ 37” 12H 20 05 2025
Entrou hoje para o seu segundo dia o congresso constitutivo do PRA-JA Servir Angola…
Ontem, a cerimónia de abertura foi testemunhada por representantes de outras formações políticas e da sociedade civil.
Na ocasião, o político do MPLA, Mário Pinto de Andrade, considerou que é o surgimento do PRAJA- SERVIR ANGOLA pode ser uma mais valia para a competição politica em Angola;
MARIO PINTO DE ANDRADE 12H
Já o segundo Vice-presidente da UNITA, Simão Dembo, pensa que num futuro próximo haverá a avaliação da permanecia ou não do PRA JÁ na Frente Patriótica UNIDA;
SIMÃO DEMBO 12H
Simão Dembo, segundo Vice-presidente da UNITA, durante a abertura do congresso do PRA-JA Servir Angola que entrou hoje para o seu segundo dia.
…
O Grupo Parlamentar da UNITA negou a alegada suspensão de cinco deputados à Assembleia Nacional, segundo informações divulgadas nas redes sociais, medida esta atribuída à Presidente do Parlamento.
A bancada parlamentar do maior partido político na oposição fez saber ainda que teve apenas conhecimento de um convite da 9ª Comissão de Trabalho Especializada da Assembleia Nacional de Mandatos, Ética e Decoro Parlamentar, endereçado a alguns deputados para esclarecimentos sobre os actos de fiscalização levados a cabo junto da Morgue Central de Luanda e do Hospital Central do Huambo.
O teor do comunicado da UNITA na voz do assessor de imprensa do Grupo Parlamentar, Emanuel Bianco.
EMANUEL BIANCO – 01′ 55” 12H 20 05 2025
Emanuel Bianco, assessor de imprensa do Grupo Parlamentar da UNITA, que nega a alegada suspensão de cinco deputados à Assembleia Nacional.
PONTO ISENÇÃO
O Serviço de Investigação Criminal deteve um cidadão nacional de 40 anos de idade, identificado como o principal suspeito de um esquema fraudulento.
Segundo a cooperação, esta acção terá resultado no desvio de mais de 500 milhões de kwanzas da conta de uma empresa, através da plataforma de Internet Banking.
De acordo com o porta-voz do SIC, Manuel Halaiwa, o indivíduo encontrava-se em fuga, tendo sido localizado e detido no âmbito da sequência investigativa do caso.
MANUEL HALAIWA 1 12H
Superintendente Chefe, Manuel Halaiwa, porta-voz do SIC, confirmando a detenção de cidadão nacional de 40 anos de idade, identificado como o principal suspeito de um esquema fraudulento que resultou no desvio de mais de 500 milhões de kwanzas da conta de uma empresa, através da plataforma de Internet Banking.
PONTO ECONOMIA
A agência de notação financeira FITCH decidiu manter o rating de Angola em B-, prevendo evolução estável, um crescimento de 2,8% este ano e uma quebra do rácio da dívida para 48,1% em 2026.
“O rating de Angola reflete os fracos indicadores de governação, elevada inflação, altos níveis de dívida pública em moeda externa e um dos mais elevados níveis de dependência de matérias-primas entre os países analisados pela FITCH”, lê-se na nota que acompanha a decisão.
Segundo a FITCH, Angola vai também enfrentar nos próximos semestres um preço do petróleo mais baixo, à volta de 65 dólares por barril, o que compara com os 79,5 dólares de média no ano passado, e um “pequeno declínio” na produção, de 1,1 milhões de barris diários em 2024 para 1,07 milhões este ano.
No entanto, o economista Carlos Rosado de Carvalho aponta que a desaceleração do preço do petróleo pode afectar o rating de Angola;
CARLOS ROSADO DE CARVALHO 12H ( 01.28”)
PONTO DESPORTO
Os velejadores não Olímpicos das classes 470 e Ilca 7 do Clube Naval surpreenderam na quarta prova de Vela organizada pelo clube Náutico realizada na baía de Luanda no último domingo.
Na classe 470, Trata-se da dupla Fátima Cacunga e Emílio Chisssingui, a velejadora Fátima, disse que foi para o mar com toda certeza da vitória e com o sonho de se tornar uma atleta olímpica.
RD-FÁTIMA CACUNGA.
Fátima Cacunga faz dupla com o velejador Emílio Chissingui, mais conhecido por Miro, começou por dizer que apesar da vitória a prova foi muito complicada, mas que serviu para aprender muito com a dupla olímpica do clube Náutico.
RD-EMÍLIO CHISSINGUI.
PONTO INTERNACIONAL
O Presidente norte-americano, Donald Trump, diz que a Rússia e a Ucrânia concordaram em iniciar “imediatamente” negociações para um cessar-fogo.
Trump falou, esta segunda-feira, ao telefone com o Presidente russo, Vladimir Putin, durante mais de duas horas.
A seguir, Donald Trump telefonou ao Presidente ucraniano, VolodymyrZelensky, e a vários líderes europeus, e anunciou nas redes sociais que as negociações entre a Rússia e a Ucrânia começariam “de imediato”. Segundo Donald Trump, o Vaticano está “muito interessado” em acolher as conversações.
…
O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, anunciou ontem que Israel “vai assumir a totalidade” da Faixa de Gaza, onde nas últimas horas a ofensiva israelita fez 52 mortos.
Na semana passada, Benjamin Netanyahu já tinha anunciado que o exército ia entrar em Gaza “com toda a força para completar a operação e derrotar” o grupo palestiniano Hamas.